“CPI da Lava Toga representaria interferência abusiva na independência do Judiciário”

Ministro aposentado, Carlos Velloso diz que a CPI da Lava Toga, da forma como proposta no Senado, seria prontamente repelida pelo próprio Supremo Tribunal Federal.

“Os fatos ditos como determinados [para serem investigados] dizem respeito à função jurisdicional. Representaria portanto uma interferência abusiva na independência do Poder Judiciário”, disse a O Antagonista.

O pedido de CPI no Senado tem por objeto pedidos de vista que impedem decisões, uso político do tempo para julgamentos e decisões monocráticas que se eternizam.

Velloso consideraria viável, no entanto, uma comissão parlamentar de inquérito que apurasse problemas administrativos dos tribunais, relativos à gestão de recursos e pessoal, por exemplo.

Descubra Como Funciona O “Jogo Sujo” do Congresso Veja aqui!

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 116 comentários
    1. Do ponto de vista jurídico ele está certo. Começar pelas beiradas até achar delatores suficientes para pedir prisão do dito “ministro salafrário”. Como foi feito pelos agentes do estado, em C

  1. Grande novidade que o STF repeliria investigações sobre si, prova disso é esta querela do Beiçola com a Receita Federal. O que interessa saber é se é CONSTITUCIONAL. Se for, bola prá frente. Ve

  2. As togas do Toffoli , do Gilmar e do Lewandodolares, quando recolhidas, precisarão de ácido sulfúrico para serem limpas, de tão empesteadas de sujeira grossa. Devem estar quase em putrefação to

  3. Sr. Ministro Carlos Velloso, O STF que temos hoje, por todas as decisões no mínimo equivocadas, merece ser investigado! O que o sr. achou do arranjo de Renan e Lewandowski? E da “mesada”de Tóffo

    1. Já pensou manchar a repu tação do STF, por onde este “santo” passou?! Guarde seus conselhos para seus comparsas! Não passa de mais um corporativista abelhudo!

  4. Não é interferência!O que se busca saber é se as pessoas no poder judiciário não estão envolvidas em atividades criminosas.Todos podem ser investigados nesse país,o STF não está acima da lei

  5. Erradíssimo, Velloso é muito supeito, ele faz parte do esquema…!! É a última pessoa a ser consultada…!!! Qdo o Congresso aumenta os salários dos carnavalescos de toga, ñ há problema…!!!!!

    1. Ocorre é uma tabelinha entre a esquerda e os ministros do STF que foram colocados pela… esquerda. Em uma democracia séria, todos o STF já teria sido trocado (impichados)

    2. O JOSÉ para conformado com o STF. Esses olimpianos fake são uns tiranos. Os caras mesmos decidindo se podem ser investigados ou não, os caras mesmos se julgam. De pedidos…

    3. Mas os congressistas só fazem burradas! As leis tem que ser aplicáveis.! Se são contraditórias e desafiam sistema legal só o STF para corrigir de plano. Do contrário fica a cada juiz em cada cau

  6. CPI no congresso, em qualquer das casas, sempre foi uma palhaçada. Assim nao perdemos dinheiro nem tempo. CPI serve para achacar os reus e virar propina aos congressistas e respectivos laranjas….

  7. Um país que tem um $TF ®️ tão empenhado em soltar bandidos como faz o Gilmar que solta compadre$ jamais terá uma justiça JUSTA! Aquilo é vergonhoso e revoltante! Prisão aos CORRUPTOS!

  8. Alguém tem que parar o STF, que se julgam deuses, que se colocam acima da constituição, interferindo no legislativo, interpretando leis conforme o réu! É um absurdo que não se faça nada a respe

  9. O problema é que quem banca essa “independência”, aí, somos nós! Então, é vital que coloquemos o lixo para fora. Só nos permitam fazer isto de forma republicana ou o que sobra? O CB e o SD…

  10. Se entende, nas entre linhas quer dizer q ninguém pode ou deve averiguar as decisões individuais dos deuses do Olimpo?, os deuses ñ são eleitos, os congressistas sim, então q o congresso tem prer

    1. O tiririca, o frota, os kajurus, Renan, Collor… Soberanos? Kkkkkk Que o grande e todo poderoso Deus nos livre dessas pragas!

  11. #PRISAOdosCORRUPTOS. Quase todos os ministros que passaram pelo STF nas últimas décadas, prevaricaram. Arquivarem processos de políticos corruptos. São responsáveis pela corrupção disseminada n

  12. Ministro do STF é o melhor cargo dessa República podre. Não pode ser investigado, fazem o que querem muitas ignorando a constítuição. Soltam bandidos sempre que podem e nunca prendem ninguem.

    1. Fiscal da SRF é a mesma coisa: tem a vida de todo mundo em mãos, controla o fluxo de mercadorias nas fronteiras, manda prender, faz vista grossa para os amigos, etc…

  13. Parece uma piada de mal gosto afirmar em interferência no Judiciário. Logo este Poder que nunca interfere no Legislativo(!), de quem corre feito quem corre da cruz. O que sobra aí é medo muito!

  14. Só há Investimentos Externos se os investidores confiarem na Justiça, e como pode haver confiança com um STF com histórico de vendilhões do templo? A reforma da previdência deve ser irmã da la

  15. Esta CPI da Lava Toga não passou de idéia de um imbecil que não soube bem definir o seu propósito. Idiotas como ele, Bia Kicis e outros deveriam parar de falar besteira e trabalhar a sério.

  16. Carlos Velloso e se Ministros do Supremo estivessem vendendo decisões? Quem iria apurar o próprio Supremo? Não é de hoje que o Supremo prevarica! Nós temos que investigar todos sejam quem for!

  17. “Independência” do Judiciário, mas com a MINHA GRANA, não é Veloso? Pq eu tenho que sustentar a MAMATA de Magistrado ganhando 100 mil mês, férias de 90 dias ano e aposentadoria integral?