Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

CPI identificou “jogo de planilha” em pagamentos da VTCLog, diz Renan

A empresa de logística foi apontada pela CPI como a responsável por alimentar um propinoduto que beneficiou parlamentares do PP
CPI identificou “jogo de planilha” em pagamentos da VTCLog, diz Renan
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou há pouco, durante a leitura de seu relatório final, que o colegiado identificou o que ele chamou de “jogo de planilhas”, em relação ao suposto esquema de corrupção envolvendo a VTCLog.

“Esse é um artifício utilizado para possibilitar que um licitante vença o certame de maneira aparentemente legal e, posteriormente, ao longo da execução contratual, passe a manipular preços unitários com o intuito de aumentar demasiadamente o valor do contrato, mediante termos aditivos, em prejuízo ao erário. Não se pode descartar corrupção para funcionários permitirem tal jogo”, afirmou o relator (foto).

A empresa de logística foi apontada pela CPI como a responsável por alimentar um propinoduto que beneficiou parlamentares do PP, em troca de contratos no Ministério da Saúde.

“O uso desse artifício aponta para a tentativa de ocultar a destinação do dinheiro, que provavelmente serviu para o pagamento de propina. Verificou-se também que boletos de Roberto Ferreira Dias [ex-diretor do Ministério da Saúde] foram pagos pela VTCLog com dinheiro proveniente desses saques, o que constitui sério indício de corrupção nas transações entre o Ministério da Saúde e a empresa”, declarou Renan.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO