“Crescimento das despesas previdenciárias e com pessoal pode paralisar o país”

Ao recomendar a aprovação com ressalvas das contas do governo de Michel Temer, o ministro Vital do Rêgo, do TCU, cobrou a adoção de reformas estruturais para reduzir gastos públicos, registra o G1.

Segundo Vital do Rêgo, com o crescimento das despesas com pessoal e com Previdência, o país teria que zerar as despesas com saúde, educação, investimentos públicos e manutenção de serviços públicos – despesas discricionárias – em março de 2024 para cumprir a regra do teto de gastos.

Em 2017, de acordo com o ministro, o cumprimento do teto foi feito graças ao contingenciamento dos gastos discricionários, de modo que, com a tendência de elevação da Previdência e dos gastos com pessoal, o contingenciamento das despesas discricionária também deve aumentar.

“O cenário que se avizinha é preocupante. O crescimento das despesas previdenciárias e com pessoal pode, a curto prazo, paralisar o país”, afirmou Vital do Rêgo.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 39 comentários
  1. O problema é a famigerada constituição suicida de 1988. O país inteiro afundará junto em um grande abraço socialista. Eu começo a acreditar que este país só vai mudar de após um apocalipse socialista com milhões de mortos. Ou um Pinochet dá vida tomar o poder no Brasil e impor uma economia de mercado goela abaixo do povão que vive no Fantástico Mundo de Bastiat.

  2. Bando de vagabundos! O Brasil precisa acabar com a estabilidade funcional, estipular planos e metas no funcionalismo público, informatizar todos os processos, acabar com esse negócio de carimbo pra tudo quanto é lado, reduzir em 50% a quantidade de pessoal, cortar em 30% pelo menos os vencimentos de quem ganha acima de R$ 20 mil e aumentar a contribuição previdenciária dos Barnabés dos Três Poderes até que o déficit da Previdência seja zerado. É simples assim.
    Mas é preciso lembrar que os trabalhadores rurais também não contribuem com absolutamente nada! Isso é outro absurdo! Está na hora desses malandros serem chamados a pagar a conta também.
    E todo mundo terá que trabalhar mais 2 ou 3 anos, pois todos viveremos mais.

  3. Mas esse Presidente esta se saindo muito pior que a encomenda, e o impacto da gastanças com viagens dos políticos e familiares, os hotéis, esse monte de ministérios que não servem além de acumular cargos, cartões corporativos distribuídos sem critérios, a farra da Dilma com as verbas publicas, os gastos com LulaPreso… isso não paralisa?? Ou a Previdencia é mais um meio de surrupiar o cidadão??? Cortem seus gastos que garanto que sobrará para todos. Que cada indivíduo pague suas despesas pessoais. É muita cara de pau colocar o rombo que pode paralisar o Brasil nas costas da previdência. A Previdência se sustenta por si só…

  4. “O cenário que se avizinha é preocupante. O crescimento das despesas previdenciárias e com pessoal pode, a curto prazo, paralisar o país”, afirmou Vital do Rêgo.

    SIM VAMOS ABAIXAR:
    SALARIOS DE JUÍZES
    PENDULICALHOS
    EXTINGUIR TRIBUNAIS DE CONTAS
    ACABAR COM OS CONCURSOS NO JUDICIÁRIO
    ELIMINAR A MAQUINA PUBLICA E SALARIOS DOS CANALHAS DO ESTADO.

    QUANDO ESSE JUIZ VIRAR UM SIMPLES ADVOGADO, O PAÍS ESTARÁ A SALVO.

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA: COLOCAR PRA FORA QUEM NÃO PAGOU E RECEBE.

  5. Caro “não vamos te sustentar Cris” !
    Vão ter que baixar os juros na marra, isto sim…
    Vão ter que privilegiar o setor produtivo que produz riquezas e gera empregos ao invés de repetir mantras dos parasitas do mercado, isto sim…
    Vão ter que sonhar um país (porque não para de nascer brasileirinhos) , e não simplesmente planejar comprar a sua cobertura com piscina, isto sim…
    Vão ter que parar de acreditar que quem ferra o próprio país vira automaticamente europeu ou americano , isto sim…
    Vão ter que parar de acreditar que vestir um terno Giorgio Armani e sapatos italianos , usar uma Mont Blanc e ser metrosexual confira respeitabilidade quando suas ações são de um “orra meu” , isto sim…
    Se liga … mané !!!

  6. Até agora só Bolsonaro teve coragem de falar a verdade .
    ” Meu plano de Governo será o pior , não será feito por Marqueteiros , será técnico e objetivo ”
    Só ele terá coragem de enfrentar o sistema corrupto , acabar com o toma lá da cá , cortar os desperdícios e privilégios .
    Só depois disso , o governo terá moral para pedir algum sacrifício da Sociedade .

  7. Para isso foi criado o Teto de Gastos .
    Não é para paralisar o país , é para evitar que ele quebre de vez .
    Se já tivéssemos o Teto , não teria o desperdício da Copa , nem o descalabro das Olimpíadas .
    O Congresso mais caro do planeta 10.3 bilhões
    O Judiciário mais caro do 🌎
    A maior corrupção 200 bilhões .
    148 Estatais deficitárias .
    Mais de 5000 municípios , apenas para criar vagas de prefeitos e vereadores , em sua grande maioria corruptos e ineptos .
    Aposentadoria para quem nunca contribuiu .

  8. Ou farão uma reforma cheia de certezas para quem recebe uma merreca e outra cheia de dúvidas para os privilegiados do serviço público federal, judiciário em especial.

  9. Sabem o que vai acontecer???
    Vão arrebentar com o teto de gastos aprovando uma MP ou uma PEC qualquer . . . só isso. E vamo que vamo, empurrando com a barriga cheia da grana arrancada do contribuinte. É dinheiro de investimento público? Aaaaaahhh . . . então é de ninguém!
    Jamais mexerão no poderoso Estado inchado e corporativista. Não tem testículos para tal.

  10. Se Temer não conseguir a reforma previdenciária após as eleições, não fiquem satisfeitos, por que o próximo terá de fazê-la ainda mais radical. Não tem para onde correr e criticar o presidente por estar fazendo a coisa certa não vai resolver o grave problema fiscal brasileiro! Os nababos podem até terem conseguido emparedar Temer, mas e o próximo?

  11. A crise ta só no começo.O pior ainda vai começar .
    A população esta revoltada.Não aceita mais pagar tanto imposto pra sustentar mordomia de político corrupto e bancar os marajás do funcionalismo público dos Estados, da União e dos Municípios.
    Daqui pra frente vai ser crise todo dia, até o Brasil quebrar de vez.

    1. Ué?!? E cadê essa tal revolta?
      A novela comeu? O futebol comeu? O São João comeu? O esmola família comeu? Cadê essa revolta a q o sr. se refere? O sr. vive no Brasil?

  12. Tenho uma ótima sugestão de onde cortar gastos:ACABE COM AS MORDOMIAS DOS TRÊS PODERES!!!!!Privilégios dos políticos ninguém fala em cortar!!!Chega gente,vamos suportar arrocho em cima do povo até quando…

  13. Caro Maxwell !!!
    Dúvida fácil de dirimir…
    Escolha o maior salário e faça o concurso…
    Segure dois anos de estágio probatório… Aprenda a cumprir ordens do gari que varre a rua e que fala em nome do “Partido” sem ter um enfarte…
    Estude a vida inteira , pois a competição é acirrada entre os melhores…
    E depois de vinte anos produzindo pareceres de nível internacional e ouvindo besteiras de bar de esquina , tenha um coração valente para segurar desaforos de quem não passou em concursos, não estudou a vida inteira , tão somente cumpriu ordens ( seja quais forem) de quem paga seus salários e se morde de inveja de quem chegou lá…

    1. Como eu disse, funcionário público não entende absolutamente nada de teoria econômica. O valor do salário que devem receber não é baseado em quanto o consumidor acha que deve pagar pelo produto, mas sim na medida da importância que eles se dão.
      Se a competição no concurso público é acirrada isso ocorre justamente porque o setor público tem ferrado o setor privado que é onde o dinheiro e quem acha que deve ganhar muito bem deveria estar.
      Dá para ver como este país não vai sair do buraco de jeito nenhum. Eu sou o único que consegue perceber o jeito debochado que este pessoal trata o resto da população?
      Se as pessoas que estão no setor privado não entenderem que o funcionalismo público é inimigo vamos continuar vivendo como escravos.

  14. Salários inclusive do TCU , acima de uma realidade que não é sentido pelos funça públicos e comissionados , previdencia integral, os Vitais do Regos do Brasil que colocaram a vida dos brasileiros de verdade no “rego.”

  15. O Funcionarismo Público é o CÂNCER, que consome TUDO que é produzido no Brasil.
    Os PARASITAS não produzem NADA, mas consomem TUDO.
    Não contribuem para a Previdência, mas carregam para a aposentadoria os super-salários e os privilégios imorais.
    Quem trabalha e produz, morrerá trabalhando.
    O Brasil precisa fazer uma limpa no Serviço Público. Todo Funcionário Público ativo, aposentado ou pensionista, que receber mais que 10 Mil Reais de vencimentos, deve ter seus vencimentos cancelados e todos os bens tomados e leiloados.
    ESSES PARASITAS DO INFERNO ESTÃO F.DENDO A NAÇÃO E NINGUÉM REAGE!!!
    Que O Justo Juiz cobre cada centavo ainda nessa vida, e que morram secos de câncer, aids e outras doenças horríveis!! VOCÊS MERECEM!!!

  16. Maxwell disse: 13 de junho de 2018 às 14:08
    .
    Concordo com você e digo mais: muitos já fazem a prova com o gabarito na mão. Acham mesmo que o filho de um “Gilmar” da vida, precisa mesmo estudar pra passar em concurso? Hahahaha… O que mais tem é fraude.
    .
    O ruim, é que até faltar dinheiro para pagar esses parasitas, já vamos estar comendo cachorro e gato, para matar a fome…

  17. GOVERNO SABE O QUE “FAZ”
    CORTAR NA CARNE QUE É BOM, NADA!
    ESSA REFORMAR VAI DAR O GÁS QUE ELES PRECISAM PARA SE MANTER MAIS 100 ANOS NO PODER!

  18. O importante é acabar com a ESTABILIDADE DE EMPREGO. A despesa com pessoal da máquina inchada do estado vai quebrar a nação.
    DEPOIS vem os gastos com a previdência cujo deficit se dá graças ao encolhimento do PIB e dos milhões de desempregados.
    ACABAR COM OS PRIVILÉGIOS, OS ALTOS SALÁRIOS DA MÁQUINA, MAS PRINCIPALMENTE COM O ROUBO E A CORRUPÇÃO É A GRANDE PRIORIDADE NACIONAL.
    SEM CRESCIMENTO NÃO SAIREMOS DO BURACO NEGRO, A GRANDE HERANÇA DA ORCRIM.

  19. Por diversas vezes eu já comentei aqui como o funcionalismo público é o câncer do Brasil.
    Tenho minhas dúvidas se estas provas de concurso são tão difíceis assim se este pessoal não consegue nem ao menos entender o básico de teoria econômica.
    Pelo menos fico feliz em saber que no final das contas o pessoal do funcionalismo vai se ferrar também, mas não sem antes de levarem o Brasil todo com eles. Infelizmente.

  20. Acabem com os milhões de cargos em comissão, os motores da corrupção, que a coisa começa a melhorar. Tem muito apadrinhado político mamando nas verbas públicas, e com os melhores salários.

  21. Eu fico imaginando se cada vez que é recitado este mantra a pessoa ganha “uma prenda”…
    Já repararam que as palavras não se alteram… só muda quem recita o soneto ?
    Como está é a “versão” do mercado… acredito que a “prenda” não seja tão somente um Chicabom ou cinco chicletes Ploc de hortelã…

  22. Vai falar isso para um auditor da Receita, para um funcionário do BNDES ou para um integrante do MPF. Eles vão rir na sua cara e dizer: “Farinha pouca meu pirão primeiro”.