Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Os tropeços de um governo doente

Reportagem de André Spigariol, na Crusoé, mostra que não é só Jair Bolsonaro, com Covid-19, que está doente — seu governo, também.

O diagnóstico do presidente só ampliou a exposição dos tropeços do país no combate ao novo coronavírus. Mas o problema vai além: em diferentes áreas, o governo dá sinais de debilidade e tem dificuldades para reagir.

Leia um trecho:

“Um integrante do primeiro escalão do governo experimentou, em pleno Palácio do Planalto, a falta de estrutura e o despreparo para lidar com um problema que assola o planeta há seis meses. Ao receber a notícia de que o chefe estava infectado, o ministro, que havia tido contato direto com ele, quis se submeter a um teste, mas ouviu de auxiliares que, se quisesse um diagnóstico rápido, deveria fazer o exame ‘no particular’ porque o serviço médico palaciano é demorado e burocrático. O ministro resolveu fazer o teste por conta própria, tirando dinheiro do próprio bolso.

O conselho para fazer o exame ‘no particular’ poderia soar prosaico em condições normais de temperatura e pressão, mas ante a eclosão de uma pandemia sem precedentes na história recente do Brasil e do mundo é sintomático da falta de direção – se nem no núcleo do governo central é possível confiar no encaminhamento rápido e eficaz de um simples diagnóstico, não é difícil imaginar a situação das dezenas de milhões de brasileiros dependentes dos serviços públicos de saúde.”

Leia aqui a reportagem completa.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO