Cubanos são o segundo maior grupo a refugiar-se no Brasil

Além da população pobre da Venezuela, cubanos estão chegando ao norte do Brasil, segundo o Estadão.

Nos últimos dois anos, 3.744 deles entraram no país.

“Eles formam o segundo maior contingente de estrangeiros registrados no período pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério das Relações Exteriores, atrás somente dos venezuelanos, superando haitianos e angolanos.

Comparando os dados do ano passado com 2015, o número de cubanos que pediu ao Conare o reconhecimento do status de refugiado aumentou 352%. O fluxo de cubanos para o País começou em 2015. Antes, de 40 a 145 cubanos batiam na porta do conselho por ano.”

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 95 comentários
  1. A impressão nítida é a de que o “plano” segue posto em ação… mas é sempre bom lembrar que a soberania do Estado brasileiro advém da soberania popular e a maioria do povo brasileiro NÃO quer e NÃO aceitará os regimes de Cuba e da Venezuela aqui.

  2. São refugiados ou oficiais da inteligência cubana (se é que existe algo parecido com inteligência em Cuba)? Olho neles, pois angolanos e cubanos lutaram juntos para manutenção do comunismo em Angola. Cuba enviou algo próximo de 20.000 homens para lutar contra Jonas Sawimbi.

  3. Quem são os culpados de deixar entrar: Aloisio nunes – filiado ao Partido Comunista Brasileiro e motorista do Carlos Marighella; Michel Miguel Elias Temer Lulia, nasceu no Brasil, mas seus pais são do Líbano. Vcs acham que estes vão barrar qq. refugiado?

  4. Que revelação ! Desconhecia o fato. Contudo, eis que sempre estou lendo e procurando me informar, e entendo que esse fenômeno vem sendo meio que escondido por parte da mídia, e agora vou pensar se essa ideia é razoável ou não. Mas é obviamente sintomático, não? Gente fugindo de ditaduras sanguinárias, como as da Venezuela, da Síria … ultrapassando aquela imigração por motivos de pobreza extrema, como daqueles provenientes do Haiti.

  5. Isso é o que acontece com regimes totalitários cujas ideologias são comunistas, e da mesma aconteceria com o Brasil, se lula for eleito ou até mesmo outro candidato de esquerda.

  6. Tenho restrições quanto a aceitar refugiados de qualquer país que seja, sem exceções!!! Por mais humanitária que seja uma política de oferecer abrigo aos refugiados, há que se considerar que somos um país ‘pobre e subdesenvolvido’, com 13 milhões de desempregados e mais outros milhões de sub-empregados. Daí as minhas restrições.
    Entretanto, minha maior preocupação é simples: DE ONDE VÊM ESSES REFUGIADOS?
    CUBA, VENEZUELA, HAITI, ANGOLA e de outros países, alguns miseráveis, outros nem tanto, mas todos são BOLIVARIANOS/COMUNISTAS ou algo parecido e, sem exceção, seus governantes, foram regiamente beneficiados pela GENEROSIDADE CRIMINOSA dos governos PeTistas.
    Quem garante que, entre os refugiados, não há agentes políticos infiltrados para criar ou apoiar uma guerrilha ou revolução popular?

  7. Não pago imposto para sustentar esta corja. Muitos destes merd@s se infiltram no país como refugiados e depois agem como agitadores. Expulsem todos! Ou então incinera este cambada!

  8. Atenção generais cagões! Saiam da toca e convoquem o povo que nós vamos para o pau junto com vocês. Faz tempo que vocês estão dormindo em berço esplêndido. Depois de tanta bagunça, não se por quê vocês ainda não tomaram providência, e isto que vc têm na mão pesquisa que a maioria da população os apoia. Os políticos estão segurando vocês, então, por favor, empresta os tanques e os fuzis que nós resolvemos, enquanto vocês gastam seu tempo com reuniões administrativas.

  9. Este pessoal da esquerda latina (ou latrina – pela capacidade de fazer M) não desiste. Deve ser algum plano engendrado por Zé Dirceu para aumentar o exército de Stédile e voltar a atrapalhar nossa vida.

  10. Cubanos refugiando-se no Brasil????
    Fala sério!!! Como se fosse fácil sair de Cuba!! Todos, os minimamente informados, sabem que só sai de Cuba, quem for liberado para tal.
    Estes cubanos são na VERDADE guerrilheiros treinados por Cuba para dar apoio ao PT e demais comunistas, para o confronto armado contra os brasileiros desarmados por Lula.
    Afinal, as ameças já foram feitas por STÉDILE, BOULOS, GLEISI HOFFMANN.
    O mesmo para haitianos, venezuelanos, angolanos,…
    O sangue dos brasileiros vai escorrer pelas ruas em breve!!!!
    Aguardem e verão!
    Ou vocês acham que vieram ao Brasil pra vender bugigangas nas esquinas????
    A CUT, em Porto Alegre, já está se reunindo (flagrados) com esse pessoal e organizando as ações de ataque. Preparem-se!!!!
    Estoquem alimentos em casa!!! Afiem suas facas!!!

  11. Mau gosto no Brasil de forma potencial e exponencial foi difundida pelo torpe e tosco PT e pelo, também, petismo.
    Havia… Mas em bem baixa quantidade a um tempo atrás. O Brasil de 17 anos atrás tinha um “Projeto de Nação”.
    Agora não. — E, por exemplo, os bolsonaristas foram criados pela cultura musical do petismo: Todos bolsonaristas também adoram todo tipo de baranguice, de breguice, Kitsch, cafonice e mau-gosto. Bolsonaristas são grotões — tal qual o petismo — pois odeiam a imprensa.
    Bolsonaristas são trogloditas. Torpes e toscos!
    E o PT tem 1 gosto horroroso: dos infernos.

  12. O meu espírito está colorido como as asas das borboletas,
    Os contos de fadas hão de crescer, não morrerão — a esperança permanece!
    posso — sim! — voar meus amigos.
    .
    O herói Sérgio Moro deve continuar, sim
    Eu disse:
    O herói Sérgio Moro deve continuar.
    .
    Nunca me dou por vencido!

  13. Duvido que sejam refugiados. Cuba tem um controle rígido sobre sua população e para saírem tantos cubanos assim só se for com o consentimento e incentivo do próprio governo de Cuba. São agentes infiltrados pelo governo cubano. Assim aconteceu na Venezuela, e assim está acontecendo no Brasil. Só agora os cubanos resolveram se refugiar no Brasil. A rica Miami ali pertinho de braços abertos e eles preferem vir para essa republiqueta cada vez mais parecido com o país deles? Suspeito demais isso.

  14. Mau gôsto no Brasil de forma potencial e exponencial foi inventada pelo torpe e tosco PT e pelo, também, petismo. Havia… Mas em baixa quantidade a um tempo atrás. O Brasil de 17 anos atrás tinha um Projeto de Nação. Agora não. — E os bolsonaristas foram criados pela cultura musical do petismo: Todos bolsonaristas também adoram todo tipo de baranguice, de breguice, Kitsch, cafonice e mau-gosto. Bolsonaristas são grotões pois odeiam a imprensa. Bolsonaristas são trogloditas. Torpes e TOSCOS! E o PT tem um gosto horroroso. Saído do próprio inferno. Das bocas de Belzebu. A Educação Petista vem da mente de Satanás e do fundo do Inferno.

  15. Concordo com Roberto, tem pessoas que só conseguem enxergar os problemas quando este já estao em cima das suas cabeças, na Venezuela os humildes achavam que estavam se dando bem e depois veio a miséria pior ainda

  16. Como eles conseguiram fugir de Cuba?
    Na verdade trata-se de um grupo de infiltrados que querem incendiar o Brasil.
    A Venezuela também está infestada de cubanos terroristas.
    Eles que voltem para a Cuba que os pariu!

    1. São os CDR’s e militares disfarçados de refugiados, assim foi na Venezuela que quando se deu conta estava com todo exército cubano dentro do país!

  17. “Luis disse: 15 de Abril de 2018 às 22:38
    Quanta bobagem , achar que Cubanos e Venezuelanos vão montar um exército no Brasil !!!!
    São seres humanas que estão vivendo em condições miseráveis e que precisam ser acolhidos pelo estado brasileiro !!!”.

    Justamente por pensarem como esse demente é que os venezuelanos hoje comem lixo ou vão embora para outros países. Espertalhão “humanitário”, incapaz de enxergar um palmo diante da nareba, O exército venezuelano foi destruído por dentro, substituído por narcotraficantes, guerrilheiros e agentes cubanos.

  18. Não são refugiados, são parasitas da Ilha Falida governada por um psicopata que estão chegando aqui para se infiltrar, porque um bebado demente fez acordo de transferência de tecnologia de dominação comunista com a ilha maldita. Uma mera repetição da história da Venezuela. Cuba é um parasita maldito falido que só está vivo por suga outros países.

  19. A tornozeleira do Comandante do treindo por Fidel
    falhará na quarta feira igual já falhou 2 vezes antes.

    A fuga para Corumbá do especializado em clandestinidade em cuba.

  20. Pobre América Latina, habitada por povo vulnerável, desinformado, e esperançoso na salvação mentirosa prometida por paroleiros loquazes populistas marxistas, tanto politicos quanto religiosos!
    Desperta!!!…

  21. Não se preocupem ANTAS que as Organizações GLOBO estão seguindo um PLANO
    Eles se assustaram em 2016 com pouquíssimos PREFEITOS COMUNISTAS/SOCIALISTAS sendo eleitos
    Não entra na cabeça da GLOBO e de LULA os DONOS do BRASIL
    Que em um país com 80% de analfabetos funcionais e com pobreza extrema que é o CALDO CULTURAL perfeito para a ESQUERDA se perpetuar e disseminar sua AGENDA BOLIVARIANA
    Como a população tem a audácia de rejeitar candidatos VERMELHOS
    Precisaram IMPORTAR mortadelas e gado para massa de manobra
    A GLOBO usa o Big Brother um programa popular como laboratório
    Testa um IMIGRANTE SÍRIO BRANCO e SIMPÁTICO
    Se o POVO aceitar e der a vitória para um estrangeiro como iria rejeitar a entrada em massa de VENEZUELANOS, CUBANOS e AFRICANOS?
    E testa uma PETISTA do ACRE ( MARINA?? )

  22. Filhos de uma pu…..
    Esses comunistazinhos do PSDB, PT, pissol, pcdoB e merdinhas xeiradores de pó e vagabundos. Corta as mãos e manda pra Kuba.
    Estou com raiva tão grande desse comunista do Aloizio Nunes e fhc. Bando de féla da pu…

  23. Contaram os “médicos” cubanos também?
    Que coisa estranha, principalmente se são homens jovens. Onde estão as mulheres, crianças e idosos?
    Algun lugar pra teoria de conspiração ou já deu para entender o que pode estar acontecendo?

  24. Ainda bem que Lula foi preso. Se dependesse dos 5 lacaios do STF quem estaria fugindo do pais seríamos nós. Não crítico imigrante pois pode ser o meu destino amanhã….

  25. “Roraima pede ao STF que determine fechamento da fronteira com a Venezuela/Em nota divulgada pelas redes sociais, a governadora justifica a ação afirmando que “para resolver os impactos da migração e proteger o povo de Roraima é preciso que a fronteira seja fechada temporariamente”.”O desequilíbrio social e econômico que essa forte migração está causando (…) não foi previsto em nenhum tratado internacional”, argumenta Suely Campos, (…). “A responsabilidade sobre a guarda das fronteiras é do governo federal. (…)” “É desproporcional o quantitativo que chega, (…). [Com isso] são gerados problemas graves na segurança, com aumento da criminalidade, do tráfico de drogas e de armas”, disse a governadora(…)”.
    [www.tudorondonia.com.br/14/abril/2018]

  26. Cubanos, Venezuelanos, haitianos e muitos, mas muitos bolivianos, o Brasil tem tradição de receber todo mundo de braços abertos. A pergunta que me faço diariament3 ao vê-los no meu bairro é, se aqui estamos nessa situação imagine como deve ser nesses países a ponto deles largarem tudo e virem pra cá. Meu Deus, o mundo deve estar mesmo d3 pinta cabeça!

    1. Chris, nao tenha duvida. O mundo esta’ de ponta cabeca.
      O feio virou belo, o errado certo, e qualquer tentativa de colocar as coisas nos seus lugares com significados reais se tornou racismo e fascismo.
      E’ a eternizacao da ignorancia elevada aa enesima potencia.

  27. Estamos exportando nossa melhor mão de obra e importando algumas das piores do mundo. Acho q a troca não está sendo lá mto boa p o futuro do país.
    O Brasil deveria ser bom para os brasileiros antes d querer posar d país receptivo d braços abertos p receber tdo e qq cidadão do mundo q queira p cá vir. Acho triste q pessoas precisem sair d seus países em busca d 1 futuro melhor, mas o problema é q os brasileiros tbm estão tendo d fazer isto, e cessar esse êxodo é q deveria ser a principal preocupação das autoridades.

  28. Esse é o reflexo do Partido dos Trambiqueiros que deve ser extinto, viu Rosa!!!!! E temos também no comando do ministério da RE um segurança e motorista de um dos maiores bandidos que o país já teve, Marighella!!!!!!!!!!! Fim dos políticos profissionais!!!!!!!!!

  29. Quanta bobagem , achar que Cubanos e Venezuelanos vão montar um exército no Brasil !!!!
    São seres humanas que estão vivendo em condições miseráveis e que precisam ser acolhidos pelo estado brasileiro !!!

  30. Esses cubanos são refugiados msmo ou “refugiados” aguardando ordens? Como conseguiram chegar aqui se não têm permissão para sair da ilha-prisão? Tá bem estranho isso.

  31. Essa gente é louca. Sair do paraíso socialista e vir para um país capitalista?
    Os socialistas daqui sonham com Cuba. Alí sim há justiça social : ninguem é mais miserável do que o outro.
    Quando fui a Cuba pela primeira e última vez, a funcionária do consulado em Sao Paulo me pediu para levar uns documentos oficiais. Uma pessoa de Havana iria buscá-los comigo lá. Perguntei porquê. É wue o Correio cubano demora 60 dias para entregar uma carta. Viu Manuela? Viu Boulos? Viu Gleise?
    O socialismo de vocês é uma bÓs….

  32. E sorrateiramente, como fizeram na Venezuela
    Se preparam para o embate dentro de nosso território

     

    ABRAM OS OLHOS FFAA E POVO BRASILEIRO
    SORRATEIRAMENTE O EXÉRCITO CUBANO JÁ SE ENCONTRA EM NOSSO TERRITÓRIO

     

    “REFUGIADOS” = MILÍCIAS TERRORISTAS = EXÉRCITO INIMIGO = COMUNISTA
    BRASIL SENDO INVADIDO SILENCIOSAMENTE POR UM EXÉRCITO COMUNISTA

  33. No governo do PT eles eram extraditados. Agora criaram coragem para pedir asilo. Esses comunistas destroem seus países e massacram o povo. Só os esquerdinhas do Leblon que acham que não.

  34. Nosso sistema previdenciário brasileiro não suporta nem o nosso povo imagina esses tais refugiados que dia após dia entram pelas nossas fronteiras. Esse senhor que se diz ministro chefe do Itamaraty, Aluísio Nunes, deveria levar todos esses refugiados para casa dele.

  35. Trump está impedindo a entrada deste lixo caribenho no EUA, aí sobra o Brasil pra receber o lixo da América Latrina.
    Só mesmo o MITO para acabar com esta farra e deportar esta escória oriunda destas democracias “maduras”… desculpem-me, mas não resisti ao trocadilho… KKKKKKKKKKKKKKK

  36. Estamos sendo invadidos e ficamos fazendo graça disso. Um exercito comunista está passando silenciosamente pelas nossas fronteiras acobertados por crianças e mulheres. Esse exército estará pronto pra despertar ao comando do Lula. Tudo contruindo no Foro de Sao Paulo

  37. O BRASIL PODIA FAZER UMA TROCA RECEBER OS CUBANOS QUE QUEREM TRABALHAR E PRODUZIR E MANDAR PARA CUBA TODOS OS ARTISTAS, ESTUDANTES, POLÍTICOS, OS CORRUPTOS E BANDIDOS QUE ADORAM O REGIME CUBANO JUNTAMENTE COM TODA A ESQUERDINHA CAVIAR DO LEBLON, DA USP, DA UNICAMP, ETC…ETC…ETC….

  38. E sorrateiramente, como fizeram na Venezuela
    Se preparam para o embate dentro de nosso território
    ABRAM OS OLHOS FFAA E POVO BRASILEIRO
    SORRATEIRAMENTE O EXÉRCITO CUBANO JÁ SE ENCONTRA EM NOSSO TERRITÓRIO

  39. Silenciosa, livre e continuamente, cubanos e venezuelanos vão entrando no Brasil pela fronteira frouxa do estado de Rondônia e fixando residência por aqui, o que também significa que os regimes de Cuba e Venezuela vão entrando no Brasil e se fixando aqui… Será que todas essas pessoas (homens, na maioria) se enquadram na categoria de refugiados famintos, pobres e desempregados em busca de uma vida melhor?!

  40. Não. Não consigo entender porque essas pessoas saem de países com democracias mduras e vêm para um país cheio de fascistas. Será que os políticos do PT e partidos satélites sabem explicar esse fenômeno?

  41. Devem estar pensando…
    Agora que a esquerda se danou, a coisa vai bombar! Sem falar, que sabem que o Mito vai ganhar. E trem certeza que ele vai caçar Comunista em todo lugar!

  42. Imaginem se aquele excremento irreciclável petralha, o anão físico e moral Tarso Genro, ainda fosse ministro da justiça do brasil.
    O excremento gaúcho, santamariense se não nos falha a memória, obrigaria todos os cubanos a retornar para o paraíso dos vermes Fidel e Raúl Castro.

    1. Quando o Brasil virou capitalista? Só se for o capitalismo do compadrio.
      Se vc. nao percebeu, vivemos sob socialismo há tempos! O Estado metendo o bedelho em tudo.
      Até a quantidade de assassintos já é típica deste tipo de governo.

  43. Esses merdas que continuam a propagandear o comunismo e o socialismo no brasil tinham de ser enviados para Cuba. O comunismo é uma merda tão grande que eles fogem de lá. Para cada cubano que fugisse a gente enviava um brasileiro merda defensor do comunismo para lá.

  44. Ainda bem que o PT não está no poder. Senão os mandaria de volta para Cuba. Lembram dos pugilistas cubanos que pediram asilo ao Brasil e foram mandados de volta para o seu país?

  45. Mas o comunismo e o socialismo são tao bons, pois o datafolha nesta última pesquisa mostrou, segundo eles, o brasileiro é doidinho para eleger comunistas e socialistas.
    É bom que os venezuelanos e os cubanos venham para o Brasil, pois assim teremos a quem pedir as técnicas para atravessar fronteira e para fugir em balsas improvisadas.
    BOLSONARO 2018

  46. Cubanos entrando no Brasil? Mas de CUba, a ILHA PRISÃO, poucos conseguem fugir…. Estes infiltrados agentes cubanos e estavam na Venezuela, vieram apoiar a revolução contra os brasileiros com a complacência do Aloisio Nunes , do Temer, e da laia da esquerda que implantou esta gravíssima traição e golpe no povo brasileiro? Alertas as FAAs já estão. Povo fique alerta pois a guerra va começar. Querem nos matar. Quem puder se arme.