CVM acusa 40 da Petrobras, incluindo Foster, Gabrielli e Bendine

Quarenta atuais e ex-administradores da Petrobras ignoraram por cinco anos indícios de que a refinaria de Abreu e Lima e o Comperj valiam menos do que constava no balanço da estatal.

A acusação é da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula o mercado de capitais, informa O Globo.

Entre os acusados, estão:

– os ex-presidentes José Sergio Gabrielli, Maria das Graças Foster e Aldemir Bendine;

– o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega;

– o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho;

– o ex-diretor financeiro da Petrobras Almir Barbassa.

– e atuais diretores, como Ivan Monteiro (financeiro) e Solange Guedes (Exploração e Produção).

Para a CVM, a maioria dos acusados falhou no dever de diligência e prejudicou a empresa e os investidores, induzindo esses últimos a erro de julgamento.

“A autarquia entende que a companhia deveria ter reconhecido baixas contábeis nos ativos de 2010 a 2013, o que não aconteceu, e ampliado o escopo da reavaliação dos valores feita em 2014 para Abreu e Lima.”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 66 comentários
  1. É preciso notar que não se trata de um errinho qualquer, passível de receber nosso perdão. Este erro foi gigante. Nunca teria ocorrido no setor provado. É o básico e obrigatório avaliar corretamente uma potencial aquisição, ainda mais de alto valor. Não tem desculpa. Ou nossos agentes públicos provam total indolência (afinal, o dinheiro para o governo vem fácil, e sempre vem) ou são corruptos.

  2. Não dá pra acreditar que a comissão esteja preocupada com isso. Quantos criminosos ela já mandou pra cadeia até hoje? Quantos dedos de mão precisa para essa contagem? Ou todos os agentes no mercado são senhores de ilibado caráter e comportamento?

  3. Estes vigaristas tomaram de assalto a Petrobras … Já que a Justiça brasileira não pude criminoso esperamos que a CVM consiga responsabilizá-los pelos seus crimes. É o mínimo que os seus acionistas esperam, pois o dinheiro roubado jamais voltará.

  4. Empresa estatal é uma boa para que dela se locupleta: políticos ladrões, funcionários corruptos e sindicatos. O que sobra para o povo é o preço extorsivo nas bombas para tapar o buraco. Até quando vai essa pouca vergonha?

  5. A CVM só viu agora?
    E quanto aos acionistas? Nesses anos todos, ninguém viu nada – nem CVM, nem funcionários da estatal, todos só fazendo rapapés e lambendo as botas do lula, esse inominável a quem metade do País idolatra e é subserviente. E as obrigatórias auditorias da Petrobrás? Tudo falsificado, para “agradar” o “chefe”. Verdadeira vergonha!

  6. A CVM é uma autarquia do Ministério da Fazenda, pode aplicar multas aos ex-gestores mas.. e daí? Ainda será muito pouco pelo que esse bando criminoso praticou. Sua decisão tomada agora será encaminhada ao MPF?

  7. CADEIA PARA TODOS, RECUPERAÇÃO DE VALORES , O NOSSO PAIS PRECISA INVESTIR EM EDUCAÇÃO, MUITO, MUITO…………………………………………………………………………………

  8. Os tres meliantes foram na Petrobras co-autores e partícipes dos crimes perpetrados pela ORCRIM Lula-Dilma-Temer…. são criminosos, STJ e STF não tem que salvar essa turma não, é aplicação da CF, Legislação infraconstitucional e doutrina.
    Tem que serem todos reclusos e devolverem tudo que desviaram, inclusive o que foi para laranjas e familiares..
    obs: Parente tambem ter que responder porque até agora a alta gerencia lulopetista instalada na Petrobras e coligadas ainda continuam lá…..

  9. Ali Babá e os distraídos recompensados. Em contrapartida vem o episódio ditatorial, sobre a funcionária atenta que perdeu o emprego no Santander. Num certo livro recente deve faltar a cena, caída a máscara, do destemperado exigindo aos berros a cabeça (e o salário?) da bancária. Ao sugerir cautela com os rumos da economia, ela virou alvo do ódio do predador. Tiro pela culatra. Dali alguém extrapolou para se manter na bandalheira: prometeu e fez o diabo para reeleger a santa. Chamou atenção, deu no que deu. Tchau, queridos.

  10. Há grande suspeita que a compra da Fibria pela Syzano possa ter o mesmo modus operandi da relação Odebrecht x Frank Geyer Abubakir. Já que a CVM nada fez no caso da petroquímica, pelo menos investigue a da celulose.
    Não é possível que se aceite um preço inferior quando um player estava disposto a pagar bem mais pelo ativo da Fibria.

  11. A CVM será que fechou os olhos como a PREVIC sobre os Fundos de Pensão? Se tem Agências para controlar e não controlam são os funcionários e aposentados, vítimas, que tem que pagar o Rombo?

  12. Só agora estas avaliações?

    Depois dizem que a Justiça é lenta…

    Se a CVM tem esta velocidade, imaginem o quanto a economia brasileira está atrasada…

    Mais que subdesenvolvido, somos um país de quinta categoria dividido pela ganância de conchavos entre coronéis (nenhum militar, mas com o apoio de vários deles)…

    Tudo como sempre… a sujeira sempre pra baixo do tapete ou, no máximo, com responsabilidades engavetadas…

  13. E as empresas de auditoria e consultoria que aprovaram o balanço sem restrições meu caro Diogo. Elas não serão responsabilizadas por negligência? Nós investidores fomos enganados por elas também, não é.

  14. É muito provável que uma “ordem de cima” (aquelas que são dadas para não se identificar os autores) tenha coagido diretores a não atualizar ou corrigir os valores. Isto estragaria mais ainda os números do PIB do desgoverno Dilma, que já estavam na lama.
    Quem poderia fazer isto a não ser a “presidenta”, ministros (como Edson Lobão), o presidente da empresa, o presidente do conselho, ou uma combinação tácita de todos eles (mais provável)?
    Os comunistas do PT são incapazes de fazer quaisquer coisas úteis ou eficazes. Eles somente são capazes de fraudar a história, para que uma imprensa vendida e maligna reconte à maneira stalinista.
    A morte desta vereadora do PSOL é a maior prova de que temos uma orquestra que toca apenas as notas de uma esquerda maldita e fraudulenta.

  15. A CVM , hoje em dia, anda de que?
    A) carro de boi
    B) mula manca
    C) jegue cego
    D) tartaruga perneta
    E) todas as respostas anteriores

    Falem sério. Isso depois da SEC já ter punido é aplicado multas milionarias, acordos ziliardários com os investidores estrangeiros etc. As Demontrações Financeiras da empresa mostram isso.
    Esse colegiado da CVM é um bando de piadistas.

  16. É muito provável que uma “ordem de cima” (aquelas que são dadas para não se identificar os autores) tenha coagido diretores a não atualizar ou corrigir os valores. Isto estragaria mais ainda os números do PIB do desgoverno Dilma, que já estavam na lama.
    Quem poderia fazer isto a não ser a “presidenta”, ministros (como o corrupto Edson Lobão), o presidente da empresa, o presidente do conselho, ou uma combinação tácita de todos eles (mais provável)?
    Os comunistas do PT são incapazes de fazer quaisquer coisas úteis ou eficazes. Eles somente são capazes de fraudar a história, para que uma imprensa vendida e maligna reconte à maneira stalinista.
    A morte desta vereadora do PSOL é a maior prova de que temos uma orquestra que toca apenas as notas de uma esquerda maldita e fraudulenta.

  17. O amiguinho incomum de J. Wagner e Alberto Yuseff Alvo da operação Cartão Vermelho, que investiga suspeitas de superfaturamento na construção da Arena Fonte Nova, o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, foi sócio do doleiro Alberto Youssef, operador de propinas da Operação Lava Jato. De acordo com a revista Isto É, Dauster tem uma cota de cerca de R$ 36 mil no Web Hotel Salvador, que também teve entre os sócios a GFD Investimentos, uma empresa de fachada de Youssef, usada para intermediar pagamentos ilícitos. A GFD tinha 12% de participação no empreendimento hoteleiro. Segundo a publicação, as cotas foram leiloadas por decisão judicial, após Youssef se tornar delator na operação. Dauster foi chefe de gabinete da Casa Civil no governo de Jaques Wagner, principal alvo da Cartão V

  18. Não é refinaria de Abreu e Lima. Está refinaria está localizada no município de Ipojuca, no Porto de Suape. O nome dela é Refinaria Abreu e Lima e foi escolhido por Hugo Chávez em homenagem ao general Abreu e Lima que era pernambucano e lutou pela independência da Venezuela ao lado de Símon Bolívar.

  19. Os ATUAIS diretores da PETROBRAS seguem o mesmo Script que é instrução do jurídico, que é o mesmo de sempre, esconder, omitir, esconder, dar fim. O jurídico da Petrobras está agora nas mãos de Pedro Parente que também está lá para ESCONDER, SUMIR, OMITIR, dar FIM à provas que incriminem políticos.

  20. Só agora esta denúncia depois de tanto tempo? Por que demoraram tanto? Antes tarde do que nunca! A petgunta: vão todos presos, o nosso rico dinheirinho afanado vsi ser todo devolvido? Fora STF fora STJ. pagamos régios salários e tantas mordomias para estes juizecos Batmans prepotentes e enrolados para que? Pelo fim do Judiciário!

  21. Mas e Dilma ?
    Ela foi presidentA do conselho diretor da Petrobrás, depois foi ministra de Minas e Energia, conduzindo o esquemão petista na empresa. Posteriormente, como PresidentA do Brasil, passou a supervisionar tudo de cima.
    Ela não vai entrar nessa dança ???

  22. a maioria desses indivíduos está linda, leve e solta.
    Gabrielli, por exemplo, até esteve explanando seus profundos “conhecimentos” na área de petróleo, por ocasião do Fórum Mundial Social.
    Cada dia que passa, a sensação que assola a todos é a de que falta vontade do Judiciário, ou parte deste, em fazer o que precisa ser feito. Resta saber se é preguiça ou afinidade com o esquema.

  23. Cadeia urgente para todos estes pústulas! Omissão grave do Judiciário! Fora STF fora STJ! Recebem todas estas gravíssimas denúncias e fecham os olhos engavetam!! E a Dilmanta que presidiu o Conselho e fechou os olhos para um desvio de 14 bilhões não vai presa???

  24. Pergunta que não quer calar: O que acontece com isso? São punidos? São processados? Os atuais perdem os cargos? Fica tudo no limbo e tudo é esquecido como tudo de mazela no Brasil?