“CVM só fiscaliza depois que estoura o escândalo”

Márcio Lobo, advogado da associação de minoritários da JBS, atacou a CVM. Segundo ele, o órgão deveria atuar preventivamente, fiscalizar, mas só age depois que já é tarde.

“O antigo presidente da CVM já confessou que não tem recursos para fiscalizar o mercado. No caso da OGX, ficou claro. Durante anos, não fez nada. Só foi atuar depois que o escândalo estourou. O mesmo aconteceu com a JBS. Todo mundo sabia que o crescimento da empresa era atípico.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 31 comentários
  1. A CVM é um dos grandes “come e dorme” do país. Ganham uma boa grana e não fazem nada de importante para proteger o investidor. Temos que começar a processar a CVM. Eles geram confiança no investidor sem, na realidade, proporciona-la.

  2. Mas todos os meses a grana caim porque a fatura do cartão de crédito dos funça é alto,Põe na rua estes incompetentes e propineiros, que já sobra dinheiro!

  3. Não tem recursos? Desculpa esfarrapada. São casos muito pontuais e há recursos suficientes sim. O que há é negligência.

  4. A CVM para mim é como são as loterias da Caixa.
    Abaixo a Lei de Gérson!
    EM PRIMEIRO LUGAR e acima de tudo LLULLA NA CADEIA.
    FORA PT, PMDB, PSDB, DEM, PCC do B, PTdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSB, PSD, PTB, PV, PSOL, REDE, PTN com LLULLA, DILLMA, TEMMER, RENAN e seus CAPANGAS NA CADEIA, sejam eles do STF, TSE, STJ, CNJ, PGR, OAB, CNBB, BACEN, BNDES, CADE, CARF, CVM, Receita Federal, Procuradoria Fazendária Nacional, da MÁFIA DE BRANCO sempre INCRIMINADA pelo O PASQUIM, ou NÃO!

  5. Há muito tempo venho denunciando aqui no O Antagonista e no antigo blog que degringolou, que eu NUNCA MAIS frequentei, as indicações “político partidárias” no comando da CVM. O PT APARELHOU A CVM até não poder mais, o último presidente foi escolhido a dedo pelo LLULLA E SUA QUADRILHA, o cara “tinha currículo”, trabalhou na direção financeira de uma grande montadora do setor automobilístico coligada ao LLULLA.
    Abaixo a Lei de Gérson!
    EM PRIMEIRO LUGAR e acima de tudo LLULLA NA CADEIA.
    FORA PT, PMDB, PSDB, DEM, PCC do B, PTdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSB, PSD, PTB, PV, PSOL, REDE, PTN com LLULLA, DILLMA, TEMMER, RENAN e seus CAPANGAS NA CADEIA, sejam eles do STF, TSE, STJ, CNJ, PGR, OAB, CNBB, BACEN, BNDES, CADE, CARF, CVM, Receita Federal, Procuradoria Fazendária Nacional, da MÁFIA DE BRANCO sempre INCRIMINADA pelo O PASQUIM, ou NÃO!

  6. O BRASIL é RECONHECIDO no MUNDO todo como o detentor do MELHOR SISTEMA BANCÁRIO DO MUNDO.
    O COAF, responsável pelas movimentações bancarias, deve ser 100% por cento renovado, demitindo todos os petistas enrustidos, que fizeram cara de paisagem nos escândalos que aconteceram, a começar pela movimentação da JBS, pois eles tinham instrumento para rastrear e alertar a PF e PGR, mas não fizeram nada.
    Deveria ser proibido todo saque em dinheiro superior a 50.000,00 POR MÊS.

  7. MAS OS SALÁRIOS DOS SEM VERBA ESTA EM DIA CERTO, TEM GABINETES, PRÉDIOS SUNTUOSOS MAS SÓ NÃO CONSEGUE FAZER SEU TRABALHO, CORRETO…

  8. CVM? Sei. No intervalo do Manhattan Connection, há alguns anos, tinha uma propaganda da RJ Capital Partners. Pois bem, esse lixo hoje está bloqueado pela Bovespa, não se pode negociar. Não tem site da empresa e, pasme, não tem Instituição financeira depositária das ações dela. Mas, eu tenho que pagar R$ 30 por mês de custódia (custódia de quê???) para uma corretora pois tenho um lixo que nem negociado é. Enquanto isso, a tal CVM, bem, sei lá para que serve isso.

  9. Quando os Esleys foram presos, isso ficou bem claro: EIKE BATISTA usou e abusou do mercado de ações! Por que ele não está preso???

  10. Como a imprensa não noticiou o caso Agrenco, os 6000 minoritários perderam todo o valor investido!!!

  11. basta pensar no caso da Petrobras..onde estavam auditoria externa, auditoria interna, CVM, TCU…CGU (controladoria geral da união)…aí entra o mesmo caso do sistema que seria para prevenir o crime em geral..quanto custa justiça, policia, defensoria publica e o escambau?? quer dizer a mera existência dessa gente é mais cara e custa mais a sociedade que o próprio crime.

  12. Márcio Lobo não atacou a cvm, simplesmente falou a verdade.
    Esse cabide de emprego só serve para ser cabide de emprego.

  13. As instituições estão funcionando muito bem no Brasil. Quantas vezes você já ouviu essa frase na boca dos “especialistas” da GloboNews?

  14. Recursos ele tem. Passa lá no prédio da CVM no Centro do Rio. Cheio de funcionários ganhando rios de dinheiro, estabilidade, aposentadoria precoce, repletos de mordomias e mimos.
    Resta saber se não fizeram o serviço por preguiça, malandragem ou se foram ordens superiores.

  15. CVM = Claro q Vai da Merd…

    arapuca…bolsa de valores do brasil é arapuca…enriquece espertalhões…não a controle nenhum,..é manipulação atrás de ,manipulaçõa..
    não tem recurso

    ahahahahah

    o mercado, não tem recurso para evitar fraude no mercado?? ahahahaha

    prende essa galera logo, parecem o lula a dilma,,,,não sei de nada…

    que paízeco esse nosso…

    como alguém de fora do brasil vai investiar aqui…somente pelo juro absurdo né;;;;
    compro uma s ações zinhas, maniopulo um dia ou outro e coloco no cdb seis meses,miovimento para uma dessas financeiras e pronto tó com a vida ganha,,, lula edita uma MP para os bancos lá em 2002 que justifica a usura desenfrereada…o s/TF, e MP que são do povo mas nunca defende o povo nada fazem para mostrar a incostitucionalidade dos jjuros altíssimos contra o consumidor (povão),,, barbada,,,lá fora não tem lugar que pague juros como aqui.

    intyervenção era pra ontem….
    bola fora do morogoverno militar não deveria ter existido…
    ora doutor moro e cleptocracia é que não deveria ter existido e não são militares

  16. Essas excrescências são meros cabides de emprego, e existem não para fiscalizar, para sacramentar as fraudes.

  17. Com a palavra a CVM. Será que não houve rastro deixado por todos estes milhões / bilhões que abasteceram políticos e suas campanhas? Qual a parte que cabe às instituições financeiras neste emaranhado? Se saiu dinheiro, saiu de algum lugar bastando portando seguir o rastro e identificar quem os acobertava. Alguém acha que os R$ 51 milhões de Geddel saíram de algum cofrinho, juntando moedinha por moedinha, cédula por cédula? Rastrear, identificar, julgar e punir os envolvidos é o que esperamos que ocorra.

  18. Não tinha recursos!. MENTIRA. Não tinha “vontade” de investigar. É simples!. A grana com certeza correu só que, para o bolso de quem deveria investigar

  19. O caso da OGX é escandaloso. Tanto a CVM quanto o dito “mercado” foram enganados por práticas, por assim dizer, pueris. A fraude era evidente, e as demonstrações contábeis da OGX, assim como as das demais empresas do grupo, emitiam sinais inequívocos nesse sentido.
    .
    Eu diria que o mercado de capitais brasileiro carece de faxina em regra, notadamente seus nichos de futuros e opções. Há muito o que explicar…

  20. Concordo que a CVM não fiscaliza preventivamente; mas, se todo mundo sabia que o crescimento era atípico, por que, raios, compraram ações da empresa?

    1. Sim, todos querem ganhar, mas isso não isenta o papel do governo que utilizando a mídia subserviente fez propaganda desses empresários pilantras, vendendo-os como ‘supercampeões’, como ‘empresários brasileiros de sucesso’, enquanto dava nosso dinheiro público para eles e cobrava propina com a outra mão. E a CVM não fez nada justamente porque era (e sempre foi) comandada por gente ligada ao governo de plantão. Uma coisa é o investidor ser ganancioso, outra é ele ser induzido a erro. A CVM que é tão patética a ponto de criar caso em vírgulas nos prospectos de lançamentos de ações, sem dúvida, é a maior responsável por esse cenário.

  21. De todas as estruturas de controle que integram o estado moderno o Brasil só tem o custo, geralmente elevado. O Resultado que entregam é zero. Ora, diante desse histórico, como justificar esse custo? Deveriam ser todos substituídos, do boy ao presidente, a cada vez que se descobrisse algo que tais entidades deveriam ter descoberto. Mas isso seria uma medida inteligente e, como é fácil perceber, inteligência não é coisa nossa.

Os comentários para essa notícia foram encerrados.