Damares diz que não sequestrou menina que considera filha

A Época publicou uma reportagem acusando Damares Alves, ministra dos Direitos Humanos, de ter sequestrado Lulu Kamayurá que apresenta como sua filha adotiva.

Ela tem hoje 20 anos e teria sido levada sem consentimento dos seus familiares, de uma aldeia indígena no Xingu, quando contava 6 anos, para fazer tratamento dentário — e nunca mais devolvida, sem que houvesse processo formal de adoção.

A ministra, que não quis responder à revista durante a confecção da reportagem, divulgou a seguinte nota:

“Sobre as repercussões relacionadas à matéria da revista Época no processo de adoção de Lulu Kamayurá, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos esclarece os seguintes pontos:

1. A ministra Damares Alves não estava presente no processo de saída de Lulu da aldeia. As duas se conheceram em Brasília.

2. Lulu não foi arrancada dos braços dos familiares. Ela saiu com total anuência de todos e acompanhada de tios, primos e irmãos para tratamento ortodôntico, de processo de desnutrição e desidratação. Também veio a Brasília estudar.

3. Damares é uma cuidadora de Lulu e a considera uma filha. Como não se trata de um processo de adoção, e sim um vínculo socioafetivo, os requisitos citados pela reportagem não se aplicam. Ela nunca deixou de conviver com os parentes, que ainda moram em Brasília.

4. Lulu não foi alienada de sua cultura e passou por rituais de passagem de sua tribo.

5. Lulu não é pessoa pública. É maior de idade. Não foi sequestrada. Saiu da aldeia com familiares, foi e é cuidada por Damares com anuência destes. Nenhum suposto interesse público no caso deveria ser motivo para a violação do direito a uma vida privada, sem tamanha exposição.”

Colapso na Venezuela... E o PT ainda apoia Maduro. Confira agora

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton disse:

    Meu DEUS!!! Desde que foi anunciada como ministra, essa doidivanas vem fazendo (ou falando) mer. da... Um(a) ministro(a) precisa ter, necessariamente, DISCERNIMENTO e Bom senso... CREDO!!!

Ler comentários
  1. CésarB disse:

    Outro dia me perguntaram quem é aquele cara Fábio ou Flávio Bicar, e eu disse q não sabia, aí , depois, fui me "informar"...! Nossa, fiquei tão feliz de não mais acompanhar a mídia tradicion

  2. Roberto disse:

    Mundo de idiotas! A pessoa cuida de uma criança como se fosse sua filha, dá educação e respeita os costumes de quem cedeu a guarda...e ainda caem de pau na pessoa. Só tem F. D. P. mesmo.

  3. danilo disse:

    Bolsonaro tem que cortar verbas pra essas mídias podres ou vai sucumbir numa avalanche de denúncias "fake news". O mal tem que ser cortado pela raiz. Ou processar a revista, nesse caso.

  4. RSantos disse:

    Tem um video no Youtube da Damares dizendo que é advogada com mestrados em direito constitucional e direito da familia.... ocorre que ela não tem nem curso superior!!! Falsidade ideológica isto.

    1. Veja a matéria sobre este assunto neste link: tiny.cc/i5ku2y

    2. Não precisa de provas, ela mesma confessou que não tem diploma. E a explicação foi pífia - ela disse que a formação dela nestas áreas é "espiritual".

  5. CésarB disse:

    Oh, mulher q não consegue ser simples e eficiente...!!! É tudo complicado na cabeça dela...!!!

  6. Almeida disse:

    Isso é de um nível muito rasteiro!!!

  7. Evandro disse:

    vinte anos depois. contem outra .... esta não colou.

  8. Eliane disse:

    É porka ataca de novo! Processa os mentirosos, ministra!

  9. Jalmo disse:

    Os jornais e revistas no Brasil com essa onda de perseguição ao Governo e seu integrantes viraram verdadeiros lixões a céu aberto , não presta pra nada a não ser divulgar mentiras.

  10. Helô disse:

    Não é a toa que as redes sociais de Bolsonaro aumentam em números estratosféricos. Ninguém mais quer saber desse tipo de imprensa nojenta, que vive de difamação.

  11. Petrus disse:

    se algum banco público liberar UM CENTAVO para as Organizações Globo, Bolsonaro confessa que é um grandessíssimo PATETA!!!

  12. Enio disse:

    A Damares poderia pedir o direto de resposta na mesma revista que fez a reportagem. Tente.

  13. Eduardo disse:

    Se a probrezinha estivesse sido deixada na aldeia, Deus sabe como estaria hoje. Para os esquerdinhas, o melhor é deixar os índios vivendo como animais no meio da selva.

  14. Olecram disse:

    ÉpocaLixo = GloBosta = BostAgonista == O Jornalismo que Fede.

  15. HM disse:

    Olha aí um BOM EXEMPLO pro Senador FlavioBolsonaro e seu amigo o Queiroz, SE viessem a público explicar TUDO como fez a Damares o assunto estava encerrado, Parabéns a Ministra👍😁

  16. Gandhi disse:

    Se vc bobear e peidar eh capaz da imprensa avisar que vc se cagou nas calças! O Governo do Bolsonaro não pode respirar que a Imprensa está vasculhando tudo eh uma perseguição que nunca assisti!

  17. Jack disse:

    Onde está o Cláudio Dantas? É só uma pergunta. Quem mandou matar Bolsonaro? É só mais uma pergunta. Têm coragem de chamar isso de jornalismo? É só outra pergunta.

  18. Luciano disse:

    O antagonista critica o eleitor de Bolsonaro quando este questiona algumas matérias do jornalismo brasileiro. Diante da resposta da ministra, onde está o jornalismo na "matéria" da revista época

  19. Paulo disse:

    Sempre disse isso aqui, o Diogo mete o rabinho entre as pernas e se cala, com isso, os outros fazem a mesma coisa, todos fazem parte da mídia LIXO NO BRASIL.

  20. EDMUNDO disse:

    Perseguição igual nunca se viu. Damares entrega a menina pra época levar de volta a tribo. Se ela quiser ficar na aldeia ok, caso contrário, manda a jornalista a PQP! com todo respeito.

  21. ZANGADO disse:

    Veja no site do Políbio Braga de hoje afirmação do MEC- Ancelmo Gois é agente da KGB

  22. Paulo disse:

    Faz tempo que cancelei minha assinatura da Época, em função da baixa qualidade de seu conteúdo. Parece que ficou pior ainda. Depois fecha, desaparece e as pessoas vão ficar e perguntando os motiv

  23. Silvia disse:

    Impressionante. A extrema imprensa está passando dos limites. Na era PT a Casa Civil tinha um pedófilo condenado e a imprensa nunca disse um “A”. Melhor “Jair” prestando mais atenção niss

  24. Ana disse:

    Reinicio do festival de fofocas da mídia. Muito pior são os filhos dos participantes do MST que já tem aula de banditismo desde que nascem.

  25. Francisco disse:

    Processo na revista e no colunista. Que lixo de reportagem e perseguição.

  26. Silvia disse:

    Eu não quero acreditar nisso, mas que está parecendo, isso está. O número de menções à Época aqui vem aumentando de forma estranha.

  27. José disse:

    Como um homem inteligente como era o Roberto Marinho pode ser produzido três patetas como filhos?

    1. Ué? Não intindi? Isso aí não é crime capitulado no Código Penal? Essa imprensa depois reclama de direitos mas esquecem que também tem deveres, não é? Se insistirem em denegrir, MUDAR a Lei de

  28. Raphs disse:

    Meu Deus. Essa imprensa é um lixo completo. Vergonha pouca é bobagem.

    1. Mudem a Lei de Imprensa, com penaliudades inclusive com o fechamento do jornal. Que tal?

  29. Marcela disse:

    Damares vai orar! Faz bem para a alma e o cérebro!

    1. Ora por petistas.... para ver se ainda tem salvação...

  30. CARLOS disse:

    É o fim da picada, essa mídia não tem mais controle, ética ou qualquer reserva de caráter.

  31. Maui disse:

    Epoca , uma bosta de uma revista . VTC !!!! Lixo desta imprensa escrota e subdesenvolvida que adora comunista . Seus vermes !!!!!

  32. Jack disse:

    Esse jornalismo enlouqueceu de vez! A falta de grana no caixa faz cada coisa...

  33. DireitaMan disse:

    Democracia não funciona - melhor ter um golpe militar logo e matarem todo mundo da imprensa, da esquerda e todos os coronéis nordestinos. Aí o Brasil vira 1º Mundo instantaneamente.

  34. Maria disse:

    Muita s@c@nagem da Rede Globo. Estão desesperados, né?

  35. oliveira disse:

    A extrema imprensa está usando táticas de desgaste em massa contra a Damares, o governo precisa ficar esperto, a ministra precisa evitar declarações estranhas, a imprensa marrom está "mordida".

  36. Jose disse:

    Essa mídia é muito podre! Só lembrando que a Epoca é da Globosta!!!!!

  37. Andre disse:

    A Época, edições Globo marcam noite e dia tudo que esteja relacionado com este novo governo. É uma coisa irritante!

  38. Laura disse:

    Nossa, mas o Bolsonaro caprichou qdo escolheu essa senhora, só dá encrenca.

  39. wagner disse:

    Esta revista ainda existe? Seus leitores devem ser bem informados que chega a ser piada. Edição totalmente tendenciosa e vergonhosa.

  40. Fernando disse:

    Damares e idiota! Mas descobri hoje que apesar de doida e uma grande mulher! Salvou muitas crianças com alguma deficiência de rituais de infanticídio indígena. Onde as crianças sao enterradas viv

  41. Maria disse:

    Acabei de ver um vídeo de uma ÍNDIA em outro site desmentindo a revista. Esse grupo Globo não vale nada!

    1. 🔥eles não param de tentar queimar o governo, virou vida ou morte🔥

  42. Katti disse:

    A imprensa saudosa do dinheiro do PT ataca qualquer um que esteja no governo Bolsonaro! No mínimo é estranho essa família só agora reclamar algo....não confio na Imprensa!

  43. Melissa disse:

    Mais do mesmo: campanhas difamatórias!

  44. Fátima disse:

    Nossa! A acusação feita à ministra Danares é gravíssima. E sendo a resposta da ministra verdadeira e comprovável, é importantíssimo que o divulgador da fakenews tenha punição exemplar!!!!!!

    1. Precisa processar essa jornalista, com clausula de ter que escrever um texto desmentindo o que disse. Ela também precisa pedir perdão em Rede Nacional!

  45. José disse:

    Não acho a Damares a ministra certa. Todavia, ser sequestradora é demais! A revista e os índios não estão a merecer crédito. Passam dos limites!

  46. ROGERIO disse:

    Época deu um tiro no pé. Sua credibilidade foi abalada desde que Olavo de Carvalho denunciou os motivos de sua saída da revista. Agora a matéria falsa sobre Damares reforça a denúncia de Carvalh

  47. Ricardo disse:

    Parece que a esquerda não consegue fazer oposição em nenhuma área, procuram cercar a ministra Damares até no Xingu.

    1. Não esperava que o grupo Globo descesse tão baixo! O que não se faz por uma verba estatal! Triste!

  48. Carlos disse:

    Chora esquerdapatia! OAntagonista, respeita seus eleitores pois a tua queda pode ser mais rápido do que teu crescimento.

  49. Alcimar disse:

    É aquele tipo de adoção que a adotada faz toda a faxina da casa e não recebe um unico centavo para isso. Achei que isso não existia mais no Brasil.

  50. Cacevo disse:

    Pelo que eu entendi da notícia, ela esclarece uma alegação da revista, que pelo jeito, é falsa. Não entendi a revolta dos militantes.

    1. Damares foi abusada quando criança e teve seu útero destruído, ela é estéril.

    2. Eles consideram ''dar comida'' e um colchão ''pagamento''.

    3. Foi uma ''adoção'' de mentirinha. Ela pode ter usado a Lulu como babá de outras filhas que possa ter ou para ajudar na faxina da casa. DE GRAÇA.

  51. Alcimar disse:

    Se a Lulu está prestando serviços caseiros, ela deva ter contratada como determina lei. Carteira assinada, recolhimento de FGTS, inclusive os atrasados. Deve receber todos os atrasados.

  52. Alcimar disse:

    Minha mulher que hoje tem 50 anos foi ''adotada'' de mentirinha quando tinha 8 anos SÓ porque o casal de italianos maledettos tinha uma única filha. Virou babá por + de 10 anos e nunca recebeu

  53. Alcimar disse:

    A Damares deve legalizar a situação e pagar os atrasados à menina ou liberá-la. Acho que ela explorou a garota. E digo mais, com má fé. A Lula está na Faculdade? Parou de estudar? Tem notas boa

  54. Alcimar disse:

    Seria Lulu a Cinderela da Damares? - Sem príncipe nem sapatinho de cristal?

    1. Lulu é o caminho encontrado para extorquir o dinheiro estatal de propaganda! Triste!

  55. Cláudio disse:

    20 anos pergunta para ela então ue vai ter culto se nao se importar

  56. Analista disse:

    É muito mimimi... Este site um dia foi bom, e se esforçava para dar abertura para reportagens verídicas e com conteúdo... Hj parece o programa FOFOCAlizando de Leão Lobo

    1. Essa de colar + copiar matérias de outras fontes já está dando no saco!!! Falta de pauta????

  57. Rabugento disse:

    Damares precisa apresentar documentos para provar isso, se apresentar, a Época está fodida, não apresentando , Damares está fodida.

    1. O grupo Globo esta praticando estelionato para obter a liberação das verbas de publicidade do governo. Ou o dinheiro ou tiram a governabilidade. ferem o art. 146 do CP.

  58. Pedro disse:

    Este antagolixo e insuperável em sua esquizofrenia oportunistica . Tempos atrás debochou deste pasquim qdo se tornou um suplemento do globo agora como está novamente aliada a esta reproduz este lix

  59. JA disse:

    Não existe imprensa/Jornalismo no Brasil. São militantes políticos transvestidos de jornalistas. Os seus interesses são financeiros, não importa a origem da grana, e partidários.

  60. Reinaldo disse:

    O que fazem com a Damares é bullying, e agora estão envolvendo irresponsavelmente outras pessoas. Enquanto o governo não descontingenciar a verba de publicidade este inferno não acaba.

  61. Palao disse:

    Está explicada a pressa da lei do ensino domiciliar dela. A Lulu não deve ter sido matriculada por ela!!!

  62. maria disse:

    Antagonista não deve se prestar no copia e cola. Essas reportagens querendo difamar as pessoas. Tudo é pretexto com assuntos que não tem nada com o Governo. Brasileiros vamos nos conscientizar

    1. Apenas informa sim, isso mesmo idiota inútil, só isso mesmo, toma essa cenourinha.

    2. A tentativa dos bolsonaristas de acusar a imprensa, que apenas informa, é a mesma dos militares golpistas de 64, de Maduro e de tantos outros ditadores.

  63. Assis disse:

    O pessoal que comenta aqui não leu o texto

  64. Sueli disse:

    Se a revista Época está errada, por que a ministra não processa a revista?!

    1. Processar pq? Alem de que a liberdade de imprensa tem que ser respeitada, e ainda mais por uma ministra. A materia não foi inventada existe o fato. So1 que tem maldade nisso. Aclarou, toca o barco

  65. Marcio disse:

    Como a revista pode publicar tantas falsidades e maldades. Acabo de receber o vídeo da invasão (sem permissão da FUNAI); o objetivo é claro: atacar a Ministra. Vários veículos da mídia não sã

  66. Cláudio disse:

    Ora, ora a própria sequestrada teve que iir ao youtube desmentir a fake news da revista. Hora do processo

  67. AGOSTO disse:

    Ué, Biblia só vale para os outros, né ministra?

  68. Goreba disse:

    Cada dia que passa eu ADMIRO mais essa Senhora! Está sendo "desconstruída" por todos os órgãos de mídia, em especial os vinculados à Globo, e ela ainda resiste! Parabéns Ministra Damares!!!

  69. Mauro disse:

    Cacete, Mário, Diogo e toda a turma, "re"put'"ação" não é palavrão. Toda vez que digito essa palavra, vocês barram o meu texto. Será preciso desenhar para vocês?

  70. Francesco disse:

    Nem gosto da Damares, mas que reportagem lixo. Aposto que a “filha” foi criada com amor e longe de todas as dificuldades da vida. As favelas estão precisando de reportagens. Muita fome nas favela

  71. vmcunha disse:

    Tem um vídeo de uma indígena contestando a reportagem e com depoimentos de outras indígenas "tiradas" de suas aldeias para evitar infanticídio..

  72. Artur disse:

    Adorando ver esse castelinho ridículo cair. Já está virando piada. Ministro da educação que não saber escrever, ministra lunática mentirosa. Chanceler citando raul seixas. Isso é loucura!

  73. kenoneer disse:

    Engraçado os comentários dos bolsominions(que já estão virando mortadelas). Votei no Bolsonaro mas é mais um caso absurdo com os seus ministros.

  74. José disse:

    Quando O Antagonista vai tomar uma postura mais CRÍTICA em relação ao Grupo Globo que está fazendo claramente PERSEGUIÇÃO POLITICA pelo ideário da Ministra Damares? VERGONHOSO!

  75. Jose disse:

    Kkkkkk, chora petista!!! Agora que começou seu 🐀

  76. Paiva disse:

    A que ponto chegou o Jorganismo do Brasil , a ministra tem que precessar a Revista .

  77. Omar disse:

    AH! pensei que a Época(nalha) divulgaria quem está por trás do atentado ao presidente Bolsonaro.

  78. Antonio disse:

    José, você acha que o Diogo vai perder o vínculo com a Globo? Existe o ditado: "não se cospe não mão que alimenta". Tem que cuidar da tetinha na globo! Se criticar, vai secar!!!

  79. Carlos disse:

    Baita migué, adoção legal é uma coisa, isso aí tá cheirando outra coisa, não adianta querer ser moralista mas não fazer o dever d casa, tá caindo no descrédito, detalhe, não sou mortadela

    1. Muita canalhada mortadela. Que interesse escuso para divulgar algo de forma tão infame?

  80. Candinha disse:

    A menina teria sido levada quando tinha 6 anos. Agora tem 20. Lá se foram 14 anos, mais ou menos o tempo dos governos de mortadelas. Por que a denúncia só agora???? Respondam, por favor.

  81. REVOLTADO disse:

    As baterias da difamação se concentram em seus alvos: Flávio, Damares, Mourão....Não passa um dia sem escândalo sobre um membro do governo Bolsonaro! O método é "destruição de re pu ta çõ

  82. REVOLTADO disse:

    Lamentável que a mídia reproduza difamações desse naipe! Essa campanha de desestabilização implementada pela máquina da Globo é criminosa! A Épo(r)ca é Globo! E Globo é por ca!

    1. Eu votei no Bolsonaro, mais não é por isso que estou concordando com tudo, e esta entre mais uns 2 ministros são absurdos, só espero que o Bolsonaro os troque

  83. Afonso disse:

    Como esse grupo globo é mesquinho. Lauro Jardim ja antecipou que haverá onda indigena pelo mundo contra governo. Outra armaçao globo/época e invasão da tribo no Xingu, desrespeitabdo ordem da Fu

  84. Ruhan disse:

    É miliciano, sequestrador, terraplanistas... tá faltando o que?

  85. Artur disse:

    Cara, eleitor de bolsonaro é tão burro que eles acham que este site é para notificar coisas boas sobre governo. Não entenderam que ser conversador é uma coisa, ser burro e gado é outra.

    1. Se a imprensa disser que comer fezes faz bem você come? Se bem que acho que você já come sem eles mandarem...

    2. Não Artur,é você é que está chegando agora no site,e não sabe o quanto o antagonista mudou drasticamente o jeito de fazer jornalismo quando o assunto é o governo do Bolsonaro.

  86. Anderson disse:

    Meu bem, nós somos jornalistas, e sob o manto da Liberdade de Expressão, mentimos, difamamos, distorcemos o real, enfim, fazemos o di a bo a quatro, e vocês, seus mer das, que se calem.

    1. ...asséptico. O Anta e a sua limitação de caracteres.

    2. Meu comentário de início foi censurado pelO Anta pois escrevi mer das, e, talvez, por ter escrito di a bo, mas a "Grande" Mídia pode escrever tudo, desde que se utilize de um vocabulário assépt

  87. Sergio disse:

    Tirando Moro, Guedes e os militares o resto do ministério é um circo. Bem ao estilo dos Bolsonaros e Olavos.

  88. Maria disse:

    Já tentaram nos empurrar aborto, pedofilia (quem não se lembra do Humaniza redes da Dilma?)e agora querem que aceitemos o sacrifício de crianças e bebês.

  89. Sandra disse:

    E o clone da Dilma continua surpreendendo

  90. GonzagaBR disse:

    Revista Época ou folhetim sensacionalista igual aqueles que vivem atrás da família real britânica? A quem interessa gerar essas fofocas, vulgo fake news?

  91. Jose disse:

    A imprensa ta querendo a todo custo a cabeça de Damares ....

  92. Verdade disse:

    A época é ridícula, a globolixo é satânica... Tem jornalistas que apenas se vendem... Não pensam!

  93. Edileuza disse:

    Antagonista anda sensível demais viu...

  94. Edileuza disse:

    Não é verdade dessa revista. Há um vídeo de uma integrante da tribo, com depoimento da Lulu, que desmente essa reportagem

  95. BrasilSocialista disse:

    prendam essa louca sequestradora é tao doente que viu coisas no pé de goiaba kkkk

    1. Triste o que o lula fez com os petistas... um bando de zumbis . Sem cérebros....

    2. Vc quer um petista pedófilo ladrão no lugar dela?

    3. Mudem a Lei de Imprensa para que esses pelegos parem de DENEGRIR as pessoas ao bel prazer. Não são intocáveis, e depois vem chorar. não é?

    4. Porque vc não vai pra Cuba ou pra Venezuela defender o maduro. Quer socialismo vai pra Cuba.

    5. Você não se cansa de passar vergonha. Se achando o engraçadão com o pé de goiaba.

    6. E você deve ser levado para um hospício, vestindo uma camisa de força.

    7. Pensei que vc tinha sumido, caído talvez numa cova do cemitério lá em São Bernardo... só um comunista mesmo para falar assim de um relato de fé.