De Carla Zambelli para Ricardo Lewandowski

Carla Zambelli enviou uma carta aberta a Ricardo Lewandowski, criticando suas declarações generalistas sobre a necessidade de “coibir, reprimir e prevenir ameaças, coações e violências contra ministros da Corte”.

Leiam:

“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, divulgou ontem, 28, uma nota em que afirma ter mantido, desde a semana passada, contato com autoridades da área de segurança para “coibir, reprimir e prevenir ameaças, coações e violências perpetradas contra Ministros da Corte, a pretexto de manifestar suposto inconformismo com decisões por eles proferidas.”. A nota também afirma que os “responsáveis, diretos e indiretos, por tais ações criminosas estão sendo devidamente investigados”.

O caráter generalista, e portanto persecutório da nota, que não discrimina manifestações legítimas de insatisfação com as decisões da Corte de outras possivelmente ilegítimas, vem causando danos à imagem de movimentos democráticos que se opõem ao governo Dilma Rousseff.

Em reportagem de hoje no jornal Estado de São Paulo (“Atos contra ministros estão sendo investigados, afirma presidente do STF”), o movimento NasRuas foi citado como potencial alvo das investidas do ministro Lewandowski. O movimento NasRuas, externando o sentimento de apreensão da sociedade brasileira com a decisão do ministro Teori Zavascki de retirar processos envolvendo Lula da competência de juízo de primeiro grau, sob comando do juiz Sérgio Moro, lançou um boneco inflável na Avenida Paulista como uma sátira à decisão do ministro Teori. A nota do ministro Lewandowski foi divulgada justamente um dia após o lançamento do boneco inflável, que foi amplamente divulgado pela imprensa de todo o país.

Por um lado, o movimento NasRuas não compactua com quaisquer atos de ameaças, coações ou violências contra qualquer cidadão que seja. O boneco inflável satirizando o ministro Teori é tão legítimo quanto as charges críticas a autoridades que são publicadas em quaisquer jornais e revistas. Por outro, NÃO NOS DEIXAREMOS INTIMIDAR por ameaças de autoridades, veladas ou não, sempre que os interesses do nosso país estiverem em jogo.

Carla Zambelli
Porta-voz e líder do movimento NasRuas”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 23 comentários
  1. Oh! Não! Mil vezes não! Ser suspenso do Mercosul! E agora, o que faremos? Que será de nós? Sem o apoio do Paraguai, da grande Venezuela e do enorme Uruguai ficaremos à míngua! Vamos suplicar ao grande luminar das relações internacionais Marco Top Top que nos salve deste destino cruel!

  2. Macri está recebendo muito bem os empresários e investidores do Brasil – Estou lá e me dando bem , menos imposto , greves e pessoal mais capacitado

  3. O que o Mercosul poderia fazer , mandar suas promissórias vencidas pra gente pagar ? O Brasil se tivesse um mínimo de inteligência prática saberia que o Mercosul é apenas a carroça , nós somos os burros !

  4. Antagonista, bom dia, Quem diria! A Argentina e os dois grandes tritongos mandanÙ bem, Antagonista. Vamos engrossar o clube?

  5. O Mercosul só tem servido para tomar nossos recursos para implantação do neo comunismo (bolivarianismo) na dita América Latina e Africa. O pt, através do BNDSE ( aliás, como luciano coutinho continua lá??, escondeu-se embaixo da mesa?), incorreu em dezenas de acordos inconstitucionais bancar o estabelecimento e fortalecimento de regimes de viés comunista. Um dos casos mais absurdos, está relacionado à Bolívia: O índio cocaleiro levou tudo, inclusive os anéis de nossa soberania. Enfim: Brasil sem dilma, sem mercosul; um sonho que deve transformar-se em realidade.

  6. O Mercosul sempre foi um simulacro de aliança comercial onde pobres se deram as mãoas para tê-las sob suas vistas, tornando a tunga mútua mais difícil.

  7. noticia de um pasquim portugues , palacio do planalto , sede do governo brasileiro vira refugio de investigados pela policia federal e sergio moro , e o supremo tribunal federal cumpliciado com o governo da e terrorista dilma , cobra explicaçoes da justiça , assim como a JSP, cobra a retirada do titulo honoris causa de luis inacio pinochio lula da silva , da UC…o brasil esta famoso pra caramba la fora, desrespeitado como nunca antez neste paiz, servindo de chacota ate para portugues …

  8. convenhamos um brasil sem o pt no governo com um governo mais liberal e que parta para acordos comerciais com a europa japao e estados unidos alem da india vai precisar do mercosul para que visto que nos ultimos anos principalmente por causa da argentina e depois do golpe dado por dilma e a beiçuda argentina para a entrdada da venezuela no bloco , o mercosul assim como o pt so serviu de ancora para o avanço comercial do brasil

  9. O problema do Mercosul é muito simples… Cada presidente que apoia dilma, que a leve para governar junto por dois meses cada um, e no final vamos ver se existe apoio ainda. kkkk

  10. TEM QUE SER FEITO: “Vitor 1 minuto atrás Teori Zavaski, está sentado em cinco inquéritos contra o Renan Calheiros, e ainda tem audácia de cobrar explicações de Sérgio Moro. Barroso desvirtuou a CF88 e omitiu parte do Regimento do Congresso para modificar o rito do Impeachment. Lewandowski se reuniu com Cardoso em Portugal para barrar a Lava Jato. Rosa Weber foi conclamada pelos caciques petralhas para solucionar o desespero deles. Fachin sempre defendeu o PT abertamente antes. Precisamos urgentemente ingressar com denúncia contra eles no Senado, Lei 1079/50, art 41.”

  11. Agora é a oportunidade de romper, de ruir o Mercosul de uma vez por todas!!! Acabando com o Mercosul, alinhando-se ao Peru e ao Paraguay o Brasil retoma o Protagonismo. Acabemos com o Mercosul e assim acabaremos com a Unasul ainda que seja tarde demais!

  12. Ate que enfim um cara com bom senso dentro do Mercosul. Mas tem uma coisa, havia na imprensa ha uma semana +- um comentario de Macri que ele era contra o impeachment no Brasil. O Mercosul so tem a perder suspendendo o Brasil. E o Brasil so tem a ganhar. Isso infelizmente nao ira acontecer.

  13. Sem complicar nas contas, o PIB do Brasil é 2/3 do Mercosul. Sem o Brasil o Mercosul perde mais que o Brasil. NÃO haverá suspensão nenhuma.

  14. Para o Lula e a Dilma. Vem, vamos embora, que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Geraldo Vandré.

  15. O Lula e a Dilma poderia ouvir esta musica e ir embora do Brasil. Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores Geraldo Vandré.

  16. Toda vez que leio o nome de um professor nas notícias recentes, fico apreensiva. Que bom que esse manteve a coerência. O que tive de decepção ultimamente, não é brincadeira. Alguns viraram juristas do PT, e pior que isso, se sujaram por tão pouco. É como se um cientista, por um trocado, passasse a defender hoje que o mundo é quadrado.

Os comentários para essa notícia foram encerrados.