Decisão de Barroso dificulta indulto a Lula

O Estadão lembra que, mesmo que Fernando Haddad se eleja e queira indultar Lula, hoje o caminho para isso está impedido por quatro pontos de uma decisão de Luís Roberto Barroso.

Em março, o ministro do STF tornou sem efeito quatro pontos do decreto de indulto de Natal assinado por Michel Temer no ano passado.

Barroso proibiu o indulto para condenados por corrupção e lavagem de dinheiro, delitos pelos quais o ex-presidente foi preso. Além disso, exigiu que o instituto só seja concedido a presos que cumpriram um terço da pena, o que só deve ocorrer com Lula em maio de 2021.

Também limitou a concessão do benefício a quem tem pena inferior a 8 anos de prisão (o petista pegou mais de 12) e vetou o indulto para quem ainda tem recurso pendente – o de Lula ainda não foi julgado pelo STJ.

Mas também é bom lembrar que a decisão de Barroso, liminar, precisa ser referendada pelo plenário do Supremo –hoje comandado por Dias Toffoli.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 41 comentários
  1. O Brasil é um país eternamente sem FUTURO, um país com um POVO desinteressado pela politica, um POVO que elege POPULISTAS mentirosos e incompetentes esse é RUMO que o Brasil está tomando, a FALÊ

    1. Quando Teve a Fortuna apreendida pela PF o Bandidinho Ditador , ficou Bonzinho e a nota da embaixada do Ditador teve a cara dos Advogados do Luladrão , culpando PF o Brasil , a Eleição kkkkkkkkk

  2. plenário do Supremo –hoje comandado por Dias Toffoli. Vale lembrar que o STF pode ser fechado e seus ministros aposentados compulsoriamente e até presos, não custa nada pensar um pouco.

    1. Deixa eu entender… depois que o sujeito vota ele assina a folha de comprovante. Ok. Como o mesário vai anular o voto na urna depois de ter votado?

  3. “… decisão de Barroso, liminar, precisa ser referendada pelo plenário do Supremo –hoje comandado por Dias Toffoli.” Ah, então o país e a torcida do Flamengo já sabem qual será o final petr

  4. Ahhhhhhh a petralhada vai desmontar todos estes ítens que Barroso criou, a petralhada é impossível, a petralhada é sem limites, sem caráter, sem vergonha, sem tudo o que é civilizado. FIM

  5. “… decisão de Barroso, liminar, precisa ser referendada pelo plenário do Supremo –hoje comandado por Dias Toffoli.” Ah, então o país e a torcida do Flamengo sabem qual será o final petralh

  6. Esse indulto ter sido barrado, foi um golpe de sorte. Primeiro pela Carmem Lúcia suspender por estar no plantão e depois pela relatoria do Barroso. Barroso já deu indulto a Dirceu pelo mensalão.

  7. os ladrões que destruíram o país vão voltar e vão soltar seu chefe-mor-NINGUÉMrespeita lei e o ladrão maior e mais rico do mundo vai ser primeiro ministro-isso é jogar merda na kara de cada br

  8. Parabens ao Ministro Barroso, STF precisa seguir no mesmo sentido, porque lugar de bandido e ladrão na cadeia, chega de impunidade, nada de indulto, muda Brasil, Lula roubou e foi muito, muita grana.