ACESSE

Decisão de Toffoli que garante posse de deputado preso foi a pedido do presidente da OAB

Telegram

Como registramos há pouco, Dias Toffoli garantiu a posse do deputado estadual André Corrêa, preso na Operação Furna da Onça – aquela mesma do Fabrício Queiroz. Importante notar que o advogado do parlamentar enrolado é Felipe Santa Cruz, o presidente da OAB.

Santa Cruz entrou com um pedido de suspensão de liminar, tipo de ação que só o presidente do Supremo pode analisar, driblando assim a relatora Cármen Lúcia.

No seu recurso, o presidente da OAB alegou que “não há previsão constitucional de cassação de mandato parlamentar por decisão do Poder Judiciário”.

“Tendo em vista o caráter temporário dos mandatos parlamentares, a determinação de afastamento de deputado estadual de suas funções, até que se conclua determinado processo ou fase processual, pode convolar-se em cassação indireta do mandato, haja vista que o parlamentar poderá passar todo o período para o qual foi eleito, ou parte considerável dele, afastado de suas funções.” 

Toffoli autoriza posse de deputado preso na Furna da Onça

***FOTO DE ARQUIVO*** SÃO PAULO, SP, 05.05.2019 - O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, em jantar organizado em São Paulo pelo órgão com a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. (Foto: Marcus Leoni/Folhapress)

Leia também: Bolsonaro mandou investigar Witzel?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 187 comentários