“A defesa legal da corrupção sistêmica”

Joaquim Falcão, da FGV, disse que “está em curso o que chamamos de defesa legal da corrupção sistêmica”.

Ele explicou na Folha de S. Paulo o que foi feito até agora:

“Busca-se dividir o Supremo Tribunal Federal, torná-lo inseguro. Afastá-lo do senso comum da indignação popular. Não votam novas leis e emendas anticorrupção. Tenta-se detonar a necessária mudança do foro privilegiado. Coloniza-se a Justiça eleitoral. Adia-se ou distorce-se a reforma política. E que os políticos acusados de corrupção continuem financiados pelos mesmos corruptores.

A ponta do iceberg dessa operação antidemocrática foi o caso do senador Aécio Neves. Um Supremo hesitante —com alguns ministros quase envergonhados—, em nome da separação dos Poderes, criou norma abstrata que, concretizada, tem alvo certo: defender a corrupção sistêmica.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 51 comentários
  1. Mas isso nós já sabemos, onde está a novidade??? Outro lapso foi dizer que no stf (sistema todos fo_di_dos / todos o povo, CLARO!), imaginem, havia ministros “quase envergonhados”….acho que o quase está há 1 milhão de anos-luz, porque ali o que sobra é a falta de vergonha…( o que só nos envergonha)

  2. Venceu a métis da inteligência manhosa da esperteza e do logro da sofista classe política diante da racionalidade, do espírito público, da ciência investigativa e jurisprudencial da Lava Jato. E, nos finalmente, esse STF de Dona Cármen / subseção IDP – pusilânime, sórdido, ser/vil, traíra – dá a punhalada final pelas costas do sofrido brasileiro. STF de Dona Cármen atenta contra a Ordem Pública e a Segurança Nacional, contra a ideia de Pátria Amada, contra o Estado Democrático do Direito.

  3. Esse AFRONTAMENTO vai acabar em ANARQUIA GERAL, com a volta do REGIME MILITAR, e quando isso acontecer espero que não se repita o erro do PASSADO com a ANISTIA. O GOVERNO BRASILEIRO é a maior ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA do Brasil.

  4. Dantas, temo que essa não seja uma análise correta e concreta do cenário. É possível, mas improvável! Há um erro de análise da estrutura do Estado, além de outras estruturas do sistema jurídico como a que compõe a prerrogativa de foro. As premissas se baseiam na negação da separação dos poderes, conseguinte, na não aceitação dos 3 governos (executivo, legislativo, judiciário). Pressupõe a existência de um Judiciário passivo desconsiderando, portanto, possíveis projetos e ações togadas de uso da máquina para finalidades políticas e golpes de Estado. Estamos em risco iminente da volta do Leviatã, dos togados assumirem os 3 governos, e o Joaquim Falcão, da FGV, ainda está fazendo discurso com base numa estrutura de Estado do Brasil Império? (!) FALÁCIA !!!

  5. A postura do TSE – sob a batuta do batuta Gilmar boca de bagre Mendes também cooperou bastante para avacalhar as instituições. Idem a atuação de Lewandovsky para manter os direitos políticos da impichada, atropelando a Constituição.

    1. Todo mundo sabe que quando Lula falou de STF acovardado, ele queria dizer outra coisa. Na verdade ele queria que o STF descesse mais ainda alguns degraus da imoralidade e da subserviência a projetos anti-democráticos.

  6. Todo plano tem que deixar uma margem, mesmo pequena, para o imponderável.
    Pelo jeito esqueceram disso.
    E o imponderável, nesse caso, são os cidadãos.
    Dia 15 vamos todos prá rua, por intervenção.

    1. Estes intervencionistas só têm dois neurônios……O TICO E O TECO……SÓ PODE SER.
      Quem quer os militares no poder novamente seus idiotas ?

    2. Todo movimento precisa de líderes (bem intencionados), divulgação e organização.
      Sem isso não impedimos sequer o corte de uma árvore histórica

  7. Conivência nossa que estás no poder, corrupção seja o vosso nome.
    Venha a nós como nosso jeitinho.
    Seja feito o nosso voto, assim nas ruas como no planalto.
    O proveito nosso de cada dia nos favorece hoje.
    Perdoai os nossos ilícitos assim como perdoamos a outrem.
    E não nos deixeis desamparados, mas dai-nos ocasião.

  8. SERÁ QUE OS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS SAIRÃO IMPUNES…????
    SERIA A COISA MAIS TRISTE PARA O POVO BRASILEIRO…POVO ESTE QUE FOI ROUBADO E TRAÍDO POR ESTES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS. PARTIDOS QUE ARMARAM QUADRILHAS EM SETORES QUE DEVERIAM SERVIR AO SEU POVO E PROPORCIONAR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA PÚBLICA, TRANSPORTE, TRABALHO, UMA ECONOMIA FORTE …MAS NÃO, DESTRUÍRAM O BRASIL E VÃO SAIR IMPUNES??
    PELO AMOR DE DEUS AOS QUE AINDA PENSAM NA JUSTIÇA E QUE ESTÃO NO STF, PGR, PF, MPF… POR FAVOR SALVEM O BRASIL!!!

  9. A Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade foi uma manifestação política de grandes proporções ocorrida na cidade de Washington D.C., capital dos Estados Unidos, em 28 de agosto de 1963, organizada e liderada entre outros pelo advogado, pastor, ativista dos direitos humanos e pacifista Martin Luther King, que reuniu mais de 250.000 pessoas na cidade para clamar, discursar, orar e cantar por liberdade, trabalho, justiça social e pelo fim da segregação racial contra a população negra do país.

    1. Não não temos.
      Mas, não precisamos de um líder. Precisarmos é que boa parte dos liderados retirem a b. da cadeira, e passem a exigir ética na política. Isto é, deixar de sair de casa só para o carnaval.

    2. Na época a população era muito muito menor e o aumento de impostos foi para 20%, o que também é uma piada comparado ao que pagamos hoje!
      Esta mais do que na hora de aparecer um grande brasileiro/brasileira.
      Se tem gente que enfrenta os tiroteios nas ruas (cariocas), poderá ter MENOS que isso coragem e aparecer

  10. A Cármen é a grande vergonha nacional, nesse acordo espúrio entre os poderes!
    Porque sobre ela havia grande expectativa, se não salvacionista da cidadania, pelo menos de grande coragem e independência.
    Mas não, sucumbiu à chantagem e ao medo, ombreou-se à banda podre do Supremo do Lawfare suprapartidário!

    1. Qual a expectativa se pode ter em relação a alguem que tem Lula como convidado de honra de sua posse? Quem tipo de gente tinha essa expectativa?
      É tudo tão claro mas mesmo assim as pessoas não enxergam um palmo adiante do nariz.
      Não é a toa que Lula/Dilma/Temer governam o pais nesses ultimos 15 anos e sendo votados continuamente.

  11. Eu me lembro a época das diretas já!! Tinha 16 anos na época e falava se da necessidade de democratizar o país, de lá pra cá assistimos os mesmos que brigavam pela democratização do Brasil buscar nesta mesma “democratização “ uma maneira de roubar e corromper as instituições, hoje nenhuma delas estão salvas e o mais triste eh verificar que o STF, a Corte Suprema do País eh uma verdadeira vergonha e totalmente politizada e corrompida pelo poder político e com a alienação do povo, assistimos a falta de vontade de mudar e lutar de verdade pelo país. Estamos vivendo sim uma Cleptocracia e não vejo nenhuma mudança com ou sem Lava Jato! A cultura da corrupção se tornou um hábito seja na esfera pública ou privada e aceita naturalmente pela sociedade que não se manifesta de verdade.

    1. Na Venezuela, inicialmente o congresso era a favor de Maduro, como aqui.
      Depois que houve eleições isso mudou e então Maduro dissolveu o congresso recentemente.
      Como disse Temer, ele colocaria o brasil nos trilhos ….da Venezuela.
      Percorreremos as mesmas etapas.

    2. STF apoiando governo corrupto = Venezuela de Maduro.
      No Brasil, está pior, porque nem temos congressistas contrários.

  12. Será que a Lava Jato caminha para virar uma Satiagraha e Castelo de Areia? O povo precisa agir, manifestações pelo país inteiro como na época do impeachment com apenas uma pauta, Apoio Total a Lava Jato. Não adianta uma pauta gigante, fica confuso e as pessoas não vão. A Lava Jato tem apoio da maioria da população. Vamos deixar as picuinhas de lado, é muito difícil organizar manifestações, o Vem Pra rua já tem experiência, vamos apoiá-los para organizar uma manifestação gigante para apoiar a Lava Jato.

    1. Perfeito!
      A UNIÃO FAZ A FORÇA!
      COMO FARIAM OS NORTE-AMERICANOS, ALEMÃES, FRANCESES , ETC?
      JÁ TERIAM TODOS UNIDOS TOMADO AS RUAS!

    2. Ir para as ruas não resolverá nada, o Brasil já foi aos milhões, eles não respeitam as leis muito menos o povo. Só quem tem tanques pode sanar o Brasil!

  13. “A defesa legal da corrupção sistêmica”
    .
    Estrelando:
    Tenebroso, Caju, ReuNan Calhorda, Beiçola, LewandoWhisky e Tofode.
    .
    Participação Especial:
    Arruinado Azedo LACAIO
    .
    Não percam

  14. Só não enxerga quem não quer. Tudo foi feito para ser assim, garantir a impunidade, garantir a corrupção sem limites e quando não tiver mais de onde tirar, mande a conta para o povo. O Brasil foi feito para não dar certo. Definitivamente.

  15. O “faz de conta da nossa democracia”.
    Os três Poderes já estão dominados, agora com garantia da PF. O quarto poder – TSE – espera a hora de colocar pra funcionar aquela urna triiiiimmmm para os 200 milhões de trouxas confirmarem o que os políticos ladrões já empacotaram para os eleitores.
    Nem precisamos “chamar os universitários” da FGV para entender.

  16. PREZADOS, BOM DIA!

    QUEREM ACABAR COM ESSA BANDALHEIRA DESSES CANALHAS VABAGUNDOS LATROCIDAS?

    NÃO DEIXEM DE COMPARECER NO DIA 15 DE NOVEMBRO E VAMOS TODOS PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR E EXPULSAR TODOS ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS DE BRASÍLIA NA BASE DO TAPA NA ORELHA DIRETO PRA CADEIA COM PERPÉTUA POR ASSASSINAR MILHARES DE FAMÍLIAS BRASILEIRAS!!!

    A CORRUPÇÃO MATA E CONTINUA MATANDO!!!

    #INTERVENÇÃOMILITARJÁ

    AS ELEIÇÕES SÃO UMA FRAUDE, ESSES POLÍTICOS SUJOS FINGEM UMA RIVALIDADE QUE DE FATO NÃO EXISTE! MORALMENTE ELES SÃO IMUNDOS!!

    1. Carmem Lucia entregou o poder de bandidos julgarem bandidos, ela exterminou a Suprema Corte, essa mulher é louca. O Brasil entende que isso não é democracia, é uma bandalheira autentica com o país nas mãos de profissionais do crime e mesmo os que não clamam por Intervenção aceita a Intervenção por se faz absolutamente necessária. Por que os militares hesitam em defender o país dessa desgraceira toda?

  17. Este país acabou. Não adianta mais fazer diagnóstics detalhados sobre o estado caótico no qual estamos vivendo. A Democracia nesta republiqueta sempre foi muito fraquinha, muito inocente, e morreu.
    Os ladrões venceram e estão no comando. É duro aceitar isso, mas é o fato.
    É chegada a hora de enterrar a defunta e procurar outra terra para criar nossos filhos como pessoas de bem.
    Ah, e o último que for sair, por favor, apague a luz.

  18. • “A FALTA de CARÁTER de 1 pó-OVO LATA de LIXO”
    • “1 GOL de MÃO DECIDE UMA PARTIDA”
    • “NÃO SE FAZ LITERATURA, pumlítiCÚS e FUTEBOL COM BONS SENTIMENTOS”
    •••••••••••••••••••••••••••••••••
    • “A FALTA de CARÁTER de 1 pó-OVO LATA de LIXO”
    • “1 GOL de MÃO DECIDE UMA PARTIDA”
    •••••••••••••••••••••••••••••••••

  19. ESSE AÉCIO E UM LADRÃO , FEZ OQUE FEZ , FOI GRAVADO E ESTÁ AÍ, MANDANDO E DESMANDANDO, O RESTO DO PARTIDO QUE O APOIA DEVE SER FARINHA DO MESMO SACO. A GRANDE VERGONHA DE PARTE DOS BRASILEIROS VAI SER VER ELE É SUA CORJA SENDO ELEITOS EM 2018. OS CIDADÃOS DESCENTES ESPERAM QUE OS MINEIROS TENHAM VERGONHA NA CARA E NÃO DÊEM MAIS UM MANDATO.

  20. Trocando em miúdos que palavras difíceis o BRAZUCA médio não entende e nem quer entender…
    TODOS NÃO PASSAM DE UMA CAMBADA DE CANALHAS SEM VERGONHA…
    A começar pelo agradecido, impune e submisso STF.

    1. Agora faltam os ATAQUE FINAIS
      -Lei de censura
      -Eleição de Lula
      Temer , o suposto golpista, não parece ter se ofendido por ser assim chamado na farsa dese golpe, e agora vejam quem ele apoia:
      https://www.oantagonista.com/brasil/temer-diz-que-e-positiva-candidatura-de-lula/
      Estamos já com um pé na Venezuela, e outro move-se rapidamente