Delatores da J&F ocultaram “fatos relevantes” nas delações, diz desembargadora

A desembargadora Mônica Sifuentes, do TRF-1, afirmou no despacho da prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud que os executivos ocultaram “fatos relevantes” em suas delações premiadas.

O Antagonista apurou que os “fatos relevantes” foram trazidos pelo delator Lúcio Funaro, operador de Eduardo Cunha. Ao todo, foram presas 19 pessoas na Operação Capitu,  – que investiga esquema de propina montado pela JBS no Ministério da Agricultura.

Na decisão de 11 páginas, Sifuentes cita outra operação de 2015, batizada de “O Quinto”, que descobriu como os executivos da J&F eliminaram provas do esquema. Em depoimentos recentes, na condição de colaboradores, Joesley e Ricardo deram declarações parciais, que impediram o esclarecimento dos crimes no Ministério da Agricultura.

“As declarações são, portanto, recentes, e não correspondem ao que foi até o momento apurado pela autoridade policial, revelando que os indiciados continuam a ocultar os fatos, muito embora se comportem, aparentemente, como se estivessem colaborando com a Justiça, assinando acordos de colaboração premiada. Ao que parece, e à primeira vista, na verdade estão direcionando a atividade policial e investigatória para aquilo que lhes interessa revelar, ocultando fatos relevantes para o esclarecimento da atividade criminosa que se instalou no âmbito da administração pública federal”, escreve a desembargadora.

Um lobista pode causar dor de cabeça a Bolsonaro. Mas nenhum grande jornal contou isso para você ainda. LEIA

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 40 comentários
  1. Excelente, quer dizer que o Friboy do Janopt vai cumprir os 2.000 anos de cadeia que foram perdoados. Todo mundo nos comentários daqui sabiam que estavam OCULTANDO, só a PF e Janopt que não

  2. Cadê o procurador da República Ivan Marx que está encarregado da investigação do compra do frigorifico Bertin pela JBS, que causou a maior fraude acionária da história do Brasil? Desengaveta…

  3. Pode segurar na cadeia, estes devem ter MUITO para explicar!!! Inclusive um financiamento do BNDES que gerou até prejuízo ao Banco, quem será que liberou o $$$$??? Uma pista, tem nove dedos…

  4. Ninguém fala do acordo de delação cretino feito por Janot pra soltar às pressas os irmãos-metralha. Esses dois criminosos não poderiam ser soltos antes de 50 anos de jaula. E então, vão invest

    1. Precisa investigar a participação do Janot que pediu o perdão de todos os crimes dos açougueiros. Vovó Mafalda tem parte no esquema??