Delegado explica que “não havia condições logísticas e policiais suficientes” para conduzir Lula ao enterro de Vavá

O delegado Luciano Flores de Lima, superintendente da Polícia Federal no Paraná, explicou na entrevista coletiva sobre a 59ª fase da Lava Jato a manifestação da PF contra a ida do presidiário Lula ao enterro de seu irmão mais velho, Vavá.

O Antagonista transcreve e reproduz a íntegra da explicação:

“Apesar de não ser o objeto da coletiva de hoje, mas dadas a grande repercussão que teve e a ausência de manifestação anterior, vou responder com relação à logística que estávamos preparando para a efetiva condução do ex-presidente Lula para os atos fúnebres de seu parente na data de ontem, com o fim de cumprir a decisão do STF.

A logística, a partir do momento da decisão, estava sendo buscada, já que as nossas aeronaves não estavam aqui – aliás, elas não ficam aqui no Paraná, é necessário trazer de outro estado. Então, a partir do momento em que é dado à PF um dever de que ela faça uma transferência interestadual de um preso, seja ele quem for, isto tem que ser feito obedecendo regras de segurança não só de condução de um custodiado, como também de segurança da aviação.

Imagine vocês se nós usássemos, por exemplo, uma aeronave particular, emprestada por alguém que a gente não sabe quem, conduzida por um piloto que a gente não sabe quem, não sabe o que está passando na cabeça desse piloto, por exemplo, que vai conduzir um ex-presidente da República com policiais federais armados, para onde? Quem garante que ele vá para o destino que ele deveria ir?

Então, se problemas ocorrem na aviação comercial, ou em qualquer esfera de aviação, nós temos que ter responsabilidade e fazer uma condução que envolve a transferência de um preso entre um estado e outro – nós não estamos falando de distâncias pequenas: seria como a distância entre um país e outro da Europa, por exemplo, ou entre um país e outro da América do Sul mesmo, o Brasil é muito grande –, então envolve o deslocamento entre cidades grandes, entre Curitiba e São Paulo, aliás entre a cidade de São Paulo e uma outra cidade [São Bernardo do Campo] da grande São Paulo.

E aí nos vem a experiência de momentos como esse, como foi em abril do ano passado, quando o ex-presidente, por vontade própria, resolveu se entregar para ser conduzido até a carceragem da PF em Curitiba. Vocês viram que passou mais de um dia para que a PF, com a ajuda da PM e de outras forças policiais que estavam prestando todo o apoio sem o qual não seria possível efetivar a ordem de prisão dele em abril, [conseguisse tirar Lula em segurança do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC]. Vocês viram: todos são testemunhas da dificuldade que é retirar alguém de um local cercado por uma multidão, ou por poucas pessoas que sejam, que por uma razão ideológica não querem que uma medida judicial, dentro de um Estado de Direito, seja cumprida. Por razões próprias [elas não querem].

Nós não estamos aqui contra ninguém, não estamos aqui querendo prejudicar a imagem de qualquer pessoa, ou direito de qualquer pessoa. Pelo contrário. As instituições, como a PF e o MPF e a Justiça Federal, e o Poder Judiciário como um todo, estão para garantir direitos. A PF está para garantir direitos, e não para ceifar os direitos.

Então, quando nos é dada uma missão, a gente tem que cumprir essa missão com responsabilidade, prevendo as manifestações e as multidões que vão se deslocar para o local [para] onde seria necessário levar o ex-presidente a pedido dele. Então ele queria ir, conforme a defesa pediu, fazer parte de todos os atos post mortem de seu irmão, de todos os atos fúnebres. Esse era o pedido.

O que nos cabe aqui fazer? Analisar quais são os riscos desse transporte, qual é a quantidade, qual é a multidão de pessoas que vão se aglomerar, inclusive [que] já [estavam] sendo convidadas a aparecer por meios das mídias que estavam transmitindo nas redes sociais dos militantes. Inclusive de um senador da República, de deputada que estava chamando o pessoal de seus partidos e companheiros para irem até o local onde seria feito um evento político.

Ou seja: imaginem num cemitério, em que há diversos portões, entradas, inclusive onde um helicóptero não pode nem descer, imagine como seria transportar, seja de helicóptero ou de viatura, [a partir] de um aeroporto como de Congonhas – onde vocês viram a confusão que foi no momento em que descobriram que estava sendo feita a colheita de declarações [de Lula], a condução coercitiva, naquele outro episódio. Tirar isso, levar até São Bernardo do Campo em um cemitério. Olha a quantidade de policiais que deveria ser empregada para garantir o perímetro em volta do cemitério para que os manifestantes não chegassem até o local onde estaria o ex-presidente.

Então me parece muito óbvias a dificuldade e a responsabilidade do Estado como um todo para garantir um direito de alguém que está preso, inclusive pela Lei de Execuções Penais, de ir até um velório ou enterro de seu parente. Mas isso foi muito bem sopesado pelo Poder Judiciário [no caso, a juíza Carolina Lebbos] quando disse que ‘pode’ ser feito [conforme artigo 120 da lei 7.210] não significa que ‘tem’ que ser feito. Cada caso tem que ser analisado. E assim são deferidos vários pedidos anualmente para que os presos possam ir nos velórios.

Agora: eu não conheço nenhum caso, desses milhares que já foram deferidos, onde foi pego um preso de um estabelecimento penal onde estava recolhido, utilizado uma aeronave e gastos públicos milionários para levá-lo a um outro estado onde houvesse uma militância e uma grande concentração de manifestantes pós e contra. Eu não conheça na história do Brasil que isso tenha acontecido. Nem mesmo com o próprio presidente Lula, quando ele foi preso na ditadura, eu acho que houve um transporte interestadual dele e tantos manifestantes que pudessem colocar a vida dele e dos agentes públicos, que estivessem responsáveis para garantir esse direito, em risco.

Então é necessário a gente aproveitar para demonstrar que não se trata de questão ideológica, não é isso. São instituições públicas que estão há muito tempo aqui demonstrando a sua imparcialidade, o combate à corrupção, evitando que ocorram novamente desvios como este que hoje está sendo demonstrado aqui, que vigora há mais de 10 anos em empresas públicas, sociedades de economia mista, dinheiro público que foi desviado por diversos grupos. Não foi só um. Não foi só um governo. A gente, na Lava Jato, nunca focou em qualquer partido, tanto é que são mais de dez, vinte partidos políticos que tiveram alguns de seus integrantes desviando verba pública, recebendo propina.

Isto também não significa que um partido ou outro sejam ruim ou bom, significa que existem pessoas que praticam crimes, e essas pessoas podem estar filiadas a um partido, podem estar exercendo um cargo público, ou podem não estar exercendo nada. Não é isto que define se a pessoa presta ou não, se ela deve ser presa ou não, ou se ela deve ressarcir o prejuízo causado. Não é isto. São os fatos sobre os quais ela pode ser responsabilizada.

E quando a gente tem o dever de garantir o transporte de um preso, seja ele qual for, nós assumimos a responsabilidade sobre a vida dele e sobre a vida dos agentes públicos que serão empregados para isto. E os meios de transporte, a gente tem que tirar às vezes de Brumadinho para garantir um direito como esse. E a gente tem que colocar na balança se é possível e se o pedido feito, mesmo que seja envidado todos os esforços humanos e materiais, vai ser alcançado.

E quando a gente verifica que não vai ser alcançado, eu não entendi a polêmica. Não entendi qual foi a parte que não entenderam que simplesmente não era possível, que não dependia da boa vontade de ninguém, apenas não havia condições logísticas e policiais suficientes para garantir a segurança do próprio conduzido e dos agentes públicos empregados numa grande operação policial que seria para efetivar um pedido como este.

A partir do momento em que foi feito um pedido da defesa, de modo bem categórico, ‘nós queremos que ele vá ao cemitério e fique presente em todos os atos fúnebres’, a PF imediatamente acionou a sua Diretoria de Inteligência para que fossem feitas todas as análises em SP, acionou a sua coordenação de aviação para saber qual era o meio mais rápido para fazer isto, além de várias outras análises, e foi dada a resposta no mesmo dia, horas depois do pedido, ‘olha, isso aqui não dá, por causa disso, disso e disso’.

Caberia à defesa fazer um pedido alternativo, para saber se podia atender um pedido alternativo. Não cabe à PF ficar dando outras alternativas, porque isso não é feito para qualquer outro preso. Mas isso não impede que a defesa venha e dê outras alternativas. A partir do momento em que o caso foi judicializado, e isso ocorreu ao mesmo tempo que foi pedido e decidido administrativamente, cabe ao Poder Judiciário dizer se deve ser feito ou não, ou consultar a Polícia Federal se é possível dentro do tempo que você tem disponível de fazer assim.

Se a PF não é consultada, ela apenas cumpre a decisão, ou pelo menos tenta cumprir, que é o que a gente estava tentando fazer assim que tomamos conhecimento da decisão judicial [de Dias Toffoli], mas interrompemos em razão da imediata recusa do ex-presidente de ser conduzido da forma como foi autorizado.”

Leia também as íntegras da decisão de Carolina Lebbos e da decisão de Dias Toffoli.

Luciano Flores, durante explicação sobre o caso de Lula, em coletiva da Lava Jato
Conheça Por Dentro O Estrago Que A Esquerda Fez na Venezuela. Poderia Ser No Brasil. MAIS AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. elisabeth disse:

    Com centena morrendo em Brumadinho, ficaram como ir buscar o inútil,para o enterro do Lobista Vavá, que o próprio irmão afastou pagando-lhe um salário de 5 mil reais para não incomoda-lo mais.

Ler comentários
  1. Monica disse:

    Seria vergonhoso tirar uma ajuda em Brumadinho, para satisfazer uma vontade de um condenado que nem visitava o irmão quando estava solto, e pior, fazer do enterro um circo político..

    1. E não esqueça do Ceará, onde toda uma população está ameaçada por terroristas, e há comprometimento da PF.

  2. Maria disse:

    Exato! Os cabeças estão soltos.Lula é apenas o bobo da corte do partido. Nunca foi chefe, nunca planejou nada. Não tem cabeça para isso! Apenas locupletou-se. Os verdadeiros mentores estão solto

  3. Cleuza disse:

    Nem Lula, nem Tofffoli se importam com isso. Eles querem é ver o circo pegar fogo. Só isso!

  4. Maria disse:

    Não vamos longe: basta lembrar o circo q a petralhada armou no dia da prisão de Lula. Cercaram-no de engolidores de mortadela para que a polícia não conseguisse alcançá-lo. Haja escolta pra isso

  5. LRC disse:

    A decisão do Toffoli foi tão estúpida que nem o beneficiário da dita cuja a aceitou. Uma decisão digna do Tribunal Supremo do Maduro.

  6. EDMUNDO disse:

    Quanta explicação! Isso acontece porque o judiciário se KH de medo do Lula. Tirando Moro, o resto não encara o PT. A juíza amarelou, a PF fez questão de uma DELAÇÃO do Palocci, que deu chabum!

  7. Marcelo disse:

    Perfeito...o Lula é um presidiário...não faz o menor sentido movimentar a máquina pública dessa forma para ele fazer comício em velório.

  8. Edson disse:

    É um absurdo gastar mais do nosso dinheiro para levar um vagabundo condenado para passear.

  9. José disse:

    Não perca o seu tempo em dar explicações. Os amigos não precisam dela, os inimigos jamais irão aceitar, e os idiotas nunca vão compreender.

  10. OLSim disse:

    Essa lei q permite a um detento sair da prisao para homenagear seus mortos precisa ser mudada. Issso só existe no Brasil. A prisão é um INFERNO, mas tambem pode se transformar numa CATEDRAL!

    1. Quer dizer que qualquer desses presidiários que estão sendo transferidos lá para o kudumundistão, se por acaso falecer um dos seus, o Estado tem obrigação de gastar um dinheirão para atendê-lo

  11. Samuel disse:

    Isso não merece nenhum comentário. Que o condenado larápio cumpra e prove do veneno que prejudicou toda uma Nação. Segue o enterro!

    1. Que seu irmão mais velho o recomende lá na caldeirinha dos infernos para que o Capiroto lhe venha buscar para logo lhe fazer companhia familiar.

  12. F disse:

    São analfabetos funcionais e mal intensionados. Quando entendem fingem de besta. Quando não entendem se vitimizam. 'A sociedade é muito opressora'. Ai ai...

  13. jader disse:

    Delegado, o Lula é uma espécie de João de Deus, o negócio dele tbm é dinheiro, poder e comer o rabo dos trouxas...... Não gaste seu latin!!!!

  14. Luciano disse:

    Explicações para um bando de criminosos, psicopatas e imbecilisados por uma seita de pouco adianta. Parabens Policia Federal .!!!

  15. Maria disse:

    Nossa! Quanta perda de tempo com um presidiário! Tanto respeito por um ser que não teve o menor respeito pelo povo brasileiro! Será que vale a pena?

  16. Py disse:

    A decisão do Toffoli foi um atentado ao Estado Democrático de Direito. Os adEvogados do Lula fizeram um pedido sem relação com decisão do STF e Toffoli concede uma Habeas Corpus de Ofício!

  17. HORSE disse:

    ... O senhor Delegado caiu de patinho na esparrela da jornalistas ao responder a assunto que nada tinha a ver com entrevista sobre a Operação do dia. --- Um deslize vergonhoso.

  18. Jacqueline disse:

    Se os fanáticos da seita não tivessem agido como "bestas" em todas as oportunidades, aquele senhor poderia ter comparecido ao enterro do irmão.

  19. DARWIN disse:

    Os petistas, como sempre, mais uma vez falaram pelos cotovelos.

  20. NERO disse:

    Delegado Luciano Flores de Lima, não se apequene tentando dar explicações e satisfações, para os "amigos" não precisa e p/ os "inimigos" não adianta, eles tem uma doença mental chamada "i

  21. Fatima disse:

    Até os leigos sabem que é absurdamente descabido atender um pedido dessa magnitude, sob altíssimos riscos e gastos milionários. Nada justfica o despreparo do Toffoli. Só o ativismo judicial, mesm

  22. jc.pompeu disse:

    Contrário a política para qual governar é escolher privilégios & gostosuras, PF tem a missão de escolher prioridades: ou combate facínoras e calamidades federais ou fica serviçal do reizinho Lu

    1. Lulalá, que enche o saco federal que é uma beleza de esperteza.

  23. Luiz disse:

    Os psicopatas da esquerda inventaram o necromicio.

  24. Celso disse:

    E se todo presidiário resolver ir a enterro de parente!!!!

    1. Vão, mas com escolta, quando pedem. E quando a eacolta é possível. Não é um caso único.

  25. Maria disse:

    #PRISAOdosCORRUPTOS. Esse corrupto, vagabundo Lula é um câncer que causou a maior destruição do nosso país. Deve morrer na penitenciária, e não se fala mais nesse bandido. BASTA!!!

  26. Gabriel disse:

    Cansei de Lula. Acho que a PF realmente não tinha a logística necessária para realizar o trabalho, faço a pergunta: Por qual motivo ele não está próximo dos parentes em São Paulo, em presídio

    1. Já imaginou a romaria de visitas de petistas que ele receberia? O Suplicy dormiria na porta da cadeia todo dia.

  27. Renata disse:

    E quem nao quiser entender que nao entenda!

  28. perez disse:

    Se bolsopincher não trabalhar para tirar tofolete, beiçola e levalouca do stf, vou fazer campanha contra ele para reeleição. Ou ele assume o papel de caráter de homem do que prometeu ou vai pra r

  29. Marcelo disse:

    Simples assim. Problema que não tem solução, solucionado está.

  30. Fernando disse:

    Olha o tamanho da explicação que o cara da PF da por causa de um preso por ser Lula. A PF também se presta. Com certeza NÃO somos todos iguais perante a lei, com aval e explicação da PF!!

    1. Explicação detalhada para que os jumentos entendam.

    2. Explicação perfeita e necessária. PF se prestou a fazer o que lhe cabia em declaração minuciosa, para desfazer qualquer viés interpretativo/ideológico.

  31. Paulo disse:

    Agora desenha Dr,a militância jornalística letrada e os medíocres não sabem ler ainda estão nos tempos das cavernas só interpretam desenhos

  32. Cesar disse:

    kkkkkkkkkkk...pelo tamanho do texto dá para se ter uma idéia do tamanho da cagada.

    1. Pelo visto você não entendeu nada. Vamos desenhar da próxima vez, Cesar.

  33. ROGÉRIO disse:

    TEM QUE DESENHAR, para que esses esquerdopatas asquerosos possam entender. FORA SHOW FÚNEBRE COMUNISTA.

  34. Gerson disse:

    O errado consciente nisso tudo é o totó do Zé dirceu. O medo de apanhar do dono, fez totó tomar a desastrada decisão de permitir o molusco ir fazer comício.

  35. Roberto disse:

    Gostaria de saber pq, eu, contribuiente, teria que arcar com todas essas despesas para levar k bandido ilustre ao enterro de seu irmão!? Aonde está previsto este disparate na lei? me ajudem a entend

    1. Absurdo essa lei! O único direito de preso é ficar preso, quietinho.

    2. Lei 7.2010/84. Lei de Execução Penal. E a competência para julgar os casos é do juiz do lugar da execução.

  36. elisa disse:

    Ñ adianta explicar! O povo do acha que o mundo gira em torno do Sr. Lula. Só que o tempo que era assim acabou. Ainda bem!

  37. Paula disse:

    Quanto mais o delegado explica, com competência e conhecimento, mais se apequena o ministro. Papelão do stf.

  38. Formiga disse:

    O maior risco é ter algum militante doido que pode matar o Lula para culpar o Bolsonaro.. Acredito que ele também deve ter inimigos no próprio grupo de corruptos. E se os tiros na caravana foram el

  39. interior disse:

    Se o juiz prende, prende errado. Se solta, critica. Se não deixa sair, tá errado. A imprensa e o povão só criticam. Ninguém reclama da lei, que é o certo

  40. William disse:

    Nobre delegado, não perca seu tempo explicando o óbvio, o lógico. Pra nós (brasileiros comuns) não precisa, e pra militância do PT (fieis da seita do Lula) não adianta.

  41. Rafael disse:

    sinceramente o pessoal pensa que é só um preso querer e pronto ja tem um jatinho e um comboio de veiculos especiais para levar aonde for? pago com dinheiro público.

  42. Eliezer disse:

    A grande verdade é que lula ficou envergonhado de rever seus parentes e netos condição de um presidiário, conduzido pela Polícia. 😂

  43. WILSON disse:

    Parabéns Delegado Luciano Flores. Há muito tempo não vejo um explicação, sobre qualquer assunto, tão clara, objetiva e com tantos detalhes técnicos.

  44. Freedom disse:

    Bandido bom é bandido preso. Deixa ele em Curitiba.

  45. JenniferRJ disse:

    Somos reféns do $TF. Nunca seremos uma nação descente e civilizada com este $TF!

  46. Chris disse:

    É o fim da picada o Superintendente da PF-PR ter que vir a público se explicar do pq a PF obviamente não tinha como levar o corrupto lavador de 💰 fazer mais um showmício fúnebre. A lei é uma

  47. LUIZ disse:

    Além de todos os crimes que êle cometeu, até no momento em que êle recebeu aviso de prisão, ajuntou um monte de delinquentes profissionais e marginais aprendizes para zuar no Sindicato do ABC

  48. egidio disse:

    O STF não tem nada a ver com isso. Nem deveria ter apreciado o HC. Não é caso de HC. Trata-se de uma palhaçada. Ainda querem tratar o condenado como uma autoridade. Ridículos...

  49. Fatima disse:

    O pedido dos advogados: "nós queremos que ele vá ao cemitério e esteja presente a todos os atos fúnebres". Queriam garantir o palanque e, com isto, não deram mais opção a PF. Deu ruim, Lula!

  50. artur disse:

    quem tem que dar explicações é vossa excelência PToffoli , que autorizou a saida do Lularapio , seu ex-patrão , PToffoli se ajoelha perante ao maior criminoso do Brasil , STF lixo.

  51. TrHuMp disse:

    A PF não precisava ficar se ajoelhando à ORCRIM com desculpas. Fez o laudo desaprovando a ida do criminoso petista e deu, não precisava ficar dando maiores e detalhadas explicações.

  52. Magnum disse:

    Irrepreensível! Parabéns ao Delegado e a toda a Polícia Federal 👏👏👏

  53. Marcelo disse:

    Alguém de O Antagonista poderia enviar essas explicações para o ministreco Dia$ PToffoli, com cópia para TODOS os membros do sindicato dos traidores e farsantes (stf)?

  54. André disse:

    Preso, bandido condenado não tem direito a nada e ponto final.

  55. Andre disse:

    Caramba, eu sabia que era complicado mas com essa explicação ficou muito claro a complexidade do pedido. Se bem que pra petista tem que desenhar.

  56. Luiz disse:

    Muita explicação desnecessária. Nem cheguei ao fim. Não pode, não pode, e acabou.

  57. MAURILIO disse:

    O Sr. Josias de Souza autor da infeliz matéria intitulada "Executores da pena de Lula agiram como robôs", deveria, após a leitura desses argumentos, vir a público e pedir desculpas pela sua estu

  58. James disse:

    Pau no c u de lula, lindberg, gleisi, pimenta e todo mundo que não gostou da decisão da juíza e da PF. VSF

  59. Roberto disse:

    Adorei a decisão da PF e da ilustre Juíza, e deplorei a de Toffoli, que age como empregado de Lula. Apenas não concordo quando ele disse que "lula resolveu entregar-se". Não resolveu. Não tinha

  60. Manoel disse:

    Vá, vá, vá, vá, vá, vá.....esquece.

  61. REVOLTADO disse:

    Tudo muito bem explicado! Mas, para a má-fé dos petralhas, nem desenhando!!!

  62. Oswaldo disse:

    O circo já estava previamente armado. Só estaavam esperando o palhaço chegar. Seria a oportunidade para ele ser libertado pelos petistas. Duvido que não tenha sido essa a intenção da Gleisi Hoff

  63. Nelson disse:

    Em mais esta presepada do Lula e seus rábulas, quem deve ser questionado é Dias Toffoli que, apesar da falta de predicados pessoais, é a autoridade máxima do Judiciário e solenemente o desprestig

  64. Carlos disse:

    Simples! Joga a chave fora e deixa o lixo apodrecer na cadeia

  65. Sidney disse:

    “Boa tarde presidente lula” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  66. Marga disse:

    Parabéns da PF e a Juíza Lebos. O Ministro do STF, em seu "notório saber" não levou em consideração nenhuma dessas intercorrências, e que sim se danasse o pessoal da PF para um capricho do pr

  67. Juliano disse:

    Dias toffoli continua um lacaio do pt.

  68. Marcão/DF disse:

    Quem viu as imagens do enterro, sabe que não era um "enterro", era um comício do Lula Livre. Parabéns ao MPF/PF. Os petebas precisam saber: O LULA tá preso babacas!

  69. mara disse:

    Riscos e custos desnecessários. Como o presidente do STF não considerou as ponderações da PF, apenas a intenção de atender o ilustre presidiário do qual agradece por estar onde está. VERGONHA

  70. Renata disse:

    Brilhante esclarecimento. Não deixou nenhum detalhe sem abordagem. Não há o que questionar.

  71. Melissa disse:

    Quem tem que se explicar é o dito cujo, por não ter aceito a generosa oferta, muito maior do que já tenha sido concedida a qualquer presidiário, principalmente pela periculosidade ao país.

  72. Rogerio disse:

    Vocês entenderam ou quer que desenhe,ou que repita várias vezes?

  73. Angela disse:

    É prazeroso assistir as colocações do Dr. Luciano. Excelente Delegado são profissionais como estes que nos faz ter um pouco de esperança com esse brasil. PARABÉNS as autoridades da coletiva.

  74. Terry disse:

    Se alguem não entendeu, só resta desenhar. Agora, por quê tudo desse PTralha tem que exigir gastos exorbitantes, inclusive tempo da PM, do MP, da Justiça de primeiro Grau, Segundo Grau e do Suprem

  75. Maria disse:

    Parabéns a esse Delegado sábio e prudente! Diante de toda a truculência insana daqueles militantes, mostradas pela mídia diversas vezes, seriam uma estupidez monstruosa expor os agentes de seguran

  76. Afonso disse:

    Eu queria saber porque qualquer pedido da defesa do Lula acaba no STF e é julgado quase no mesmo dia. Será que qualquer preso teria esse mesmo tratamento? Ou estamos frente a um regime de privilégi

    1. Minha admiração por um lixeiro ou uma faxineira é infinitamente maior do que a de ministrinho do stf. Aliás, por esses não tenho admiração alguma, a começar pelo Presidente.

    2. Eu já pensei várias vezes. Impressionante. Esses ministros são uns desocupados.

    3. Pois é. Não vi nenhum jornalista da grande mídia destacando isso em suas matérias. Em 1 dia e meio, o Lula, atraves de seus advogados, passou por 3 instâncias!!

  77. JOSÉ disse:

    O preso ir ao velório de um familiar não pode ser ao custo de uma operação de guerra. É absolutamente inviável. Não tem lógica. Infelizmente é o que ocorreria no caso do irmão do Lula.

    1. LILS não tinha relação afetiva com irmão nem com ninguém. Narcisista ao extremo só pensa nele e manipula o tal partido das trevas

  78. Menos disse:

    Quando alguém vai se lembrar de transferir o presidiário para um presídio? Palhaçada já passou dos limites.

  79. Apolinário disse:

    Era só ter dito: não soltamos PTralha vagabundo sob hipótese nenhuma. Já estaria bem explicado.

  80. Ana disse:

    Não adianta explicar, bom senso não faz parte do dicionário deles. Se fosse a Dilma ia mandar tirar uma aeronave dos resgates de Brumadinho atender a vontade do chefe.

    1. Enterremos o Pt que só traz atraso e destruição

  81. Dirce disse:

    Só no Brasil é que um delegado tem que dar explicações sobre o óbvio. Óbvio que o PT nunca aceita!

  82. Paulo disse:

    Estão fazendo muito alarde por causa desse canalha retirante. A justiça fez bem em não compactuar com um palanque, que certamente seria montado pelo presidiário e seus enfeitiçados seguidores.

  83. Carlos disse:

    Se a moda pega de liberar PRESIDIARIO para ir a enterros de parentes, essa medida sem noção só poderia ser proporcionada por um Juiz do STF o Brasil é uma FESTA!!!

    1. Esse Tóffoli é uma piada. Sabendo que tudo que ele é deve ao Lula fica bastante claro os motivos que o levaram a conceder essa autorização inadequada. Ele não tem estatura pra ter negado.

  84. JOSÉ disse:

    Era comício... O morto era só um detalhe. Uma pena.

  85. carlos disse:

    Brilhante explicação do dr. Luciano e as mais relevantes seriam as enormes despesas resultantes, além de suprimir uma aeronave dos trabalhos de socorro às vítimas de Brumadinho.Petralhas, estúpi

  86. JSANTOS disse:

    Certíssimo o Superintendente! Agora, no Brasil, tudo é visto sob o aspecto ideológico por isso que uma dúzia de gente fanática por aí dando declarações totalmente insanas sobre o caso.

  87. PatriciaV. disse:

    Parabéns Dr. Luciano Flores. A maioria dos brasileiros concordam com o doutor e aprovam suas decisões, eis que legais.

  88. Sonia/SP disse:

    Ainda tem q explicar! Esse ordinário queria palanque! Que isso! custo altissimo para tirar esse trambolho de la e levar de volta!! O stf TEM que ver isso!!Gente MALANDRA,inclusiv o padre, vi video hj

  89. FERNANDO disse:

    A culpa são deles mesmos Gleisi por convocar comicio em enterro e o Sr.Luladrao de quando foi preso fez um carnaval, missa e tudo mais, não tem como ele ir nem morte dos filhos dele sem palanque.

  90. Dinea disse:

    condenado com muitos privilegios, chega disso

  91. Candida disse:

    O P e a esquerdopatia continua querendo jogar o país na lama. LILS não pide ficar ficar pautando nossos dias. Viremos a página brasileiros do bem. Pt é atraso e destruição

  92. Pedro disse:

    Penitenciária para este bandido. Nem deveria dar explicações, este sujeito sempre foi bandido, cancer maldito que destruiu o país. Quarenta anos roubando, está pagando pelos crimes que cometeu.

  93. disse:

    Nossa deu uma lavada no senhor competente presidente do STF. Esses ministros do STF deveriam seguir o povo de Curitiba, deveriam fazer um estágio com eles.

  94. ZEZECO disse:

    A intencao dos terroristas era transformar o velorio numa carreata e showmicio,com a bencao do totofoli.SI FU ambos.

    1. Parece que até fogos de artifício já haviam sido comprados para quando do comício de Lulla na abertura do velório. Seria uma festa de 1a. grandeza no passamento do Vava.