Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama ACM Neto de 'Torquemada'

A decisão do partido foi tomada por unanimidade
DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama ACM Neto de Torquemada
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rodrigo Maia (RJ) foi expulso do DEM. A decisão do partido foi tomada hoje, por unanimidade.

Maia limitou-se a comparar ACM Neto, o presidente do DEM, ao inquisidor espanhol Tomás de Torquemada (1420-1498): “[É] o presidente Torquemada Neto usando seu poder para proibir críticas à sua gestão”.

A expulsão do ex-presidente da Câmara pelo partido é resultado do intenso desgaste entre ACM Neto e Maia, que começou quando o DEM abandonou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), então candidato do deputado federal pelo Rio de Janeiro, na véspera da eleição para a mesa diretora da Casa.

Em fevereiro, Maia e ACM Neto já discutiam publicamente. Naquele mês, depois de ser acusado de traição pelo ex-presidente da Câmara, o líder nacional do DEM disse que seu então colega de partido demonstrou “surpreendente descontrole”.

Em maio, Maia acusou ACM Neto de passar a apoiar Jair Bolsonaro em troca de poder indicar o vice do capitão reformado nas eleições de 2022. O ex-presidente chamou o líder nacional do DEM  de “malandro baiano” e disse que “esse baixinho não tem caráter”.

Leia a íntegra da nota do partido:

“Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados. Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha. A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.
Executiva Nacional do Democratas”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO