Deputado do PSDB escreve “Carta aberta ao ninho tucano”

O Antagonista obteve e reproduz abaixo a “Carta aberta ao ninho tucano”, escrita pelo deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO), de 35 anos, da ala de “cabeças-pretas” do partido.

“Amigos, todos sabem da minha opinião sobre o governo Temer e o quanto considero um erro estarmos atrelados a ele. Compactuo com uma grande parte da bancada neste pensamento, mas sei e reconheço que há membros que pensam diferente.

Chegamos em novembro e as nossas diferenças só se acentuaram ainda mais. Me preocupa o fato de divergências políticas se tornarem pessoais. O que aconteceu na terça passada foi extremamente pesado e acredito vexatório, sem desmerecer motivos, até porque os considero e respeito.

Todos têm o direito à defesa e a presunção de inocência quando acusados, mas aos mesmos se espera que impeçam o partido de ser contaminado com seus momentos de turbulência judicial. Solidariedade, neste caso, exige reciprocidade. O partido deve ser maior do que personalidades.

Reverenciando assim memórias de homens como Franco Montoro, Mário Covas e até FHC que não permitiram que dramas pessoais ou máculas maculassem a todos, mas, em grandeza, permitiram que suas conquistas forjassem nossa rica história.

Faço um apelo ao desarme de espírito e à construção de algo maior, que nos una e nos empolgue. Busquemos a unidade em prol de um projeto para o país. Não ao projeto do Temer. Não ao projeto do anti-Temer. O nosso projeto.

Não é difícil sentir que a população rejeita o governo. Mais fácil ainda é perceber o quão enojadas as pessoas estão com os graves enunciados de corrupção que constantemente são notícias. Devemos concentrar nossas forças, energias e intelecto na construção de um projeto que venha apresentar um governo sério, que atenda os anseios populares e que não compactue com a corrupção, pelo contrário, combata-a com todas as forças.

O autor do Salmos 36 ensina que a arrogância impede que percebamos e até mesmo rejeitemos o erro. Não façamos isso, rejeitemos sim a arrogância e corrijamos os erros.

É preciso que o candidato à Presidência da República do partido se assuma e assuma a liderança do processo. E que junto com o presidente do partido a ser escolhido, venha inserir em nossa militância esses ideais.

Ideias e ideais que podem alavancar a nossa economia e o nosso desenvolvimento social, um estado mínimo necessário, incentivando o empreendedorismo e que de forma enérgica busque soluções para os graves problemas de segurança pública que o Brasil passa de norte a sul.

É preciso abrir mão das vaidades pessoais, dos ‘achismos’ desnecessários, não apenas em nome partidário, mas principalmente em nome de um país que espera e necessita que um grupo de homens e mulheres de bem apresentem um projeto de desenvolvimento nacional e que sejam capaz de desenvolvê-lo. Ou, como ensinou Salazar, ‘pode-se fazer política com o coração, mas só se pode governar com a cabeça’.

Não há agrupamento igual ao nosso para tamanho desafio. Homens e mulheres preparados para tal. Mas que o tempo atual exige que se distingam da forma de fazer política dominante.

O povo brasileiro não quer e não aceita mais essa forma de fazer política. Quer algo novo, não necessariamente pessoas novas, mas certamente pessoas que se disponham a fazer política como servidores públicos honrados, probos, destemidos e preparados.

Que nos apresentemos assim, antes que seja tarde demais. Nas palavras de Martin Luther King, apelo que todos reflitam: ‘Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas, da maneira certa. Depois será tarde.'”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 71 comentários
  1. Como não seria diferente, esse tucano defende um partido sem lado definido, e ainda cita Salazar no detalhe. Ele se diz novo, mas a bandeira é velha e carcomida. E faz, abertamente, o proselitismo do muro: MURO ONTEM, MURO HOJE, MURO AMANHÃ, MURO SEMPRE.

  2. Apoiar as reformas, ser reformista, não significa ter que apoiar um governo chefiado por uma quadrilha, como é o cado desse governo chefiado pelo salafrário Temer. Existem outros nomes “menos corruptos” para chefiar o governo atual e implementar as reformas, existem outras alternativas. Essa justificativa de dizer que o PSDB tem que apoiar o quadrilheiro Temer para o bem do Brasil é a desculpa mais obtusa e maniqueísta que se pode imaginar.

    1. Veja só: “Existem outros nomes “menos corruptos” para chefiar o governo atual e implementar as reformas, existem outras alternativas”. Pois bem, dentre as suas redundantes “OUTRAS ALTERNATIVAS”, cabe perguntar: na linha sucessória prevista no artigo 80 da CF, quem deveria chefiar o governo atual? O R. Maia, o Eunício ou a Cármen Lúcia? Pelo visto, o feriadão perturbou a sua cabeça, né?

  3. Se houvesse alguma coisa q me fizesse votar no PSDB, seria o partido pensar antes no Brasil e dar sustentação ao governo Temer, tendo a coragem de assumir a responsabilidade com o destino dos 200 milhões de brasileiros. Atacar um governo como o de Temer é fácil, mas isso não ajuda em nada o país. Mas como eles ficaram no vai não vai, sem assumirem abertamente e participarem efetivamente, não tenho razão alguma para dar meu voto a políticos q só pensam em suas carreiras.
    E, mais uma vez, parabéns à imprensa q transformou o PSDB no maior vilão do Brasil, qdo todos sabem q foi o PT e seus satélites q nos legaram a terra arrasada e q possuem um projeto de poder totalitário e deletério.

  4. “Cabeças pretas” ou “cabeças brancas” PSDB nunca mais!!! Esse partideco, em que votei várias vezes, só não é pior do que o PT, com Lula de recheio! Vai ser oportunista assim na PQP ô cabeças seja lá de qual cor for!! PSDB, jamais!!

  5. Esse menino de 35 anos não sabe nada. Faz um discurso fajuto, pensando em seu próprio proveito, assim como os outros tais cabeça preta. Vá estudar e ler um pouco do nosso passado político. O Tasso, que admirava, e vocês que fazem campanha contra o governo Temer, deveriam ter vergonha dessa campanha contra e reconhecer que estamos saindo do buraco que o Lulla, Dilma e o PT nos colocaram. É hora de ser solidário e pensar no país e não em projeto pessoa. Vão te catar…

  6. Pelo fato de apoiar o governo temer o PSDB está dando um atestado de que compactua com PT e PMDB na edição de legislação para destruir a Lava Jato na medida em que para salvar alguns dos seus parlamentares citados em delações levou o congresso a pressionar o STF a abrir mão de suas prerrogativas. Quando o STF se preparava para mudar o foro privilegiado o congresso se apressou a discussão do assunto mas a passos de tartaruga. Estando no governo todas as tramoias inventadas pelos caciques do PT e PMDB são apoiadas pelo partido aumentando o sentimento de traição cometida contra seus ex-eleitores.

  7. Por que esse tucano , ja com medo das eleições que se aproximam, ao invés de inventar essa enrolada barata dessa carta (com intenção de preparar terreno antes das eleições), simplesmente NÃO SAIU DO PARTIDO PSDB, como fez o Dr. Miguel Realles Jr?
    Não adiante, paspalhos do PSDB, TEMOS A CERTEZA que PSDB=PMDB=PT=DEM=PP…

  8. Acontece que uma coisa está acima dos interesses de partidos, a sobrevivência das pessoas e famílias. Temer está conseguindo, milagrosamente, devolver a esperança na recuperação da economia brasileira. Isto é uma verdade, não é torcida. O PSDB foi covarde ao não levar em conta esta realidade e negar apoio maciço ao presidente, pensando no partido e suas conveniências. A política tem de ser a arte do pragmatismo em favor do país. Vivemos uma época em que o povo pode facilmente ser manipulado em função da sua revolta, justa, pelos desvios morais da política. A irresponsabilidade da imprensa é terrível, mas parece que ela está dominada por uma visão puramente ideológica ou de interesses financeiros, que não batem com a necessidade real das pessoas que é recuperar a normalidade de suas vidas através do retorno do crescimento do país. Purismo nesta hora é cafajestagem com o povo.

    1. É engano pensar que o governo temer esteja recuperando a economia. As ações que foram tomadas decorreram da absoluta falta de condições do país em continuar gastando mais do que arrecadava sob pena de redução cada vez maior dos investimentos externos e interno. Alguns índices melhoraram pela liberação do FGTS e PIS que são recursos da própria sociedade cujos efeitos logo vão desaparecer. De qualquer forma a sociedade brasileira muito mais conservadora do que os políticos que dizem ser, não aceita esmolas em troca da amoralidade que impera na política de coalizão transformada em cooptação através do toma lá da cá.

    2. Kkkkkkkkkkk..o Renato Barcelos seguiu direitinho a cartilha dos AntAgonizantes e todos da esquerdalha camuflada e explícita como a Globo fake News! Temer tá tirando sim, o país do buraco que as Duas Antas deixaram pra nós! O resto é mimimi…

    3. Baiana, vc não sabe o prazer que causa ver alguém, com a sua clareza, em apenas 3 frases curtas e inteligentes, detonar esquerdopatas que postam manifestações do tipo 171, com o intuito de confundir e enganar. Ainda bem que o seu comentário facilita p’ra gente puxar a cordinha e dar a descarga.

  9. Tudo não passa de um cálculo político do PSDB.
    Uma cortina de fumaça….
    A invenção de um suposto conflito interno…
    O eventual desembarque do Governo Temer (no segundo tempo da prorrogação…)
    Mas só para o ano que vem… Não é mesmo ???
    Em analogia ao gol do novato Mario Götze…
    No final da Copa de 2014 ….
    Como tática para 2018 ….
    O PSDB é muito pior, sob o ponto de vista moral e ético, do que o PT e o PMDB juntos !!!!
    Porque este dois últimos, não negam o que realmente são e pra que existem !!!

    1. São pessoas com raciocínio igual ao seu, que contribuíram para que o Brasil chegasse ao fundo do poço ao qual chegou. Simplesmente lamentável… Aliás, certamente você é petista

  10. O eleitor do PSDB é um pouco menos idiotizado do que a média dos eleitores de modo que o PSDB acabou. Não dá para engolir a historinha do Aécio saindo de casa para ir ao Itaú pedir um empréstimo de dois miolhõeszinhos e, de repente, dar de cara com um empresário que saiu de casa louco para conceder empréstimos a que o solicitar. Para a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem também que parecer honesta. Errei a vida toda ao votar no PSDB, vou agora pelo menos mudar de erro.

    1. Eu discordo plenamente desta milenar afirmação. Para a mulher de César, não basta parecer honesta, TEM QUE SER honesta.

  11. Ele está certo e errado ao mesmo tempo, ainda vai amadurecer na politica e certamente pensará diferente.A politica é para profissionais e experientes, ainda o garoto está engatinhando.Tancredo disse isso quando disputou a Presidência com o Maluf. Tem uma frase que cai como uma luva neste caso”De boa intenções o inferno está cheio”.

  12. E Senhor, livrai-nos do mal (PT, PSDB, PMDB, P´s sem fim), amém.

    São Paulo sofre há anos com o PSDB. Só sofreria mais se fosse o PT, e com base na experiência não queremos isto para o Brasil.

    Temos que tentar ao NOVO, que seja diferente de fato e não apenas promessas de campanha.

    1. INVENTEI MAIS UM NICK!! (VAMOS COMBINAR, CADA VEZ MAIS INFANTIL E SEM GRAÇA!).
      QUERO MAIS UMA MORTADELA!!

    2. O MAV CAPSLOCK MORTADELA! está tão brabo!!! Será que foi porque foi no escritório dele que esta carta patética foi redigida?
      Alguém vai perder o emprego por lá, viu? Até colocaram uma frase de ditador… Que acessores de imprensa incompetentes… tsc, tsc.

      Mas CAPSLOCK MORTADELA! não precisa estressar. Você é muito barato, o elsinho vai continuar pagando sua alfafa, mesmo que você só fique O DIA INTEIRO GRITANDO EM CAIXA ALTA!

    3. EU INVENTEI UNS SEISCENTOS NICKS AQUI PARA TROLLAR!!
      QUEM É ¨CAPSLOCK MORTADELA¨ AQUI ENTÃO??
      QUEM É O VAGABUNDO COM TEMPO OCIOSO AQUI ENTÃO??
      QUEM É O CRIANÇÃO AQUI ENTÃO??

    4. A minha intenção de acordo com as ordens de Elsinho é tentar emporcalhar a única area de comentarios da net notadamente contra a ORCRIM. E espantar os bons comentaristas, esvaziando o blog.
      É a nossa estratégia tola e que não esta dando certo!
      Enquanto isso, se tenta impedir por leis de censura, a existencia de sites de REAL oposição as MAFIAS do pt, pmdb e psdb.

  13. Xará, vcs que permanecem no PSDB, se tornam igualmente responsáveis por tudo que o partido representa hj na percepção de quem entende um pouco do assunto , fracasso total, minha sugestão é que caiam fora o mais rápido possível, pois nós, as pessoas de bem, vamos tira los dai nas proximas eleições. Além do mais, voces nao conseguirão acabar com o coronelismo do PSDB, inté 2018!

  14. Sei…
    Como se houvesse dignidade entre bandidos e integridades entre ladrões.
    Vou citar outro trecho bíblico, a exemplo do autor do texto, ANDARÃO JUNTOS SE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO?
    Só há bandidos nos partidos brasileiros, não é diferente com o PSDB de Aécio, nem com o PMDB de Temer e a quadrilha petista de Lula.
    Meu caro amigo, caia fora do PSDB se h´alguma integridade no seu texto. Não se iluda… Pois a mim não mais.

    1. O elsinho tá cada vez ganhando menos grana. Antes enchia de MAVs, agora só sobrou o CAPSLOCK MORTADELA! o mais inútil, burro e barato de todos.

    2. ESTOU INDIGNADA!!
      COMO MEUS NICKS SÃO IDIOTAS E INFANTIS O PESSOAL DESCOBRE FÁCIL QUE TODOS ELES FORAM FEITOS PELO MESMO CRIANÇÃO TROUXÃO!!

    3. Ô elsinho! Vacine os teus mavs de estimação! Eles já são dementes demais, mete uma anti-rábica que talvez eles aprendam português.

    4. GENTE, FALA SÉRIO!!
      EU INVENTEI UNS SEISCENTOS NICKS AQUI!!
      AGORA ATÉ ¨PONTOS¨ EU ESTOU USANDO!!
      ISTO NÃO É COISA DE VAGABUNDO??
      ISTO NÃO É COISA DE ¨MAV¨?
      ISTO NÃO É COISA DE CRIANÇÃO??

  15. Sei…
    Como se houvesse dignidade entre bandidos e integridades entre ladrões.
    Vou citar outro trecho bíblico, a exemplo do autor do texto, ANDARÃO JUNTOS SE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO?
    Só há bandidos nos partidos brasileiros, não é diferente com o PSDB de Aécio, nem com o PMDB de Temer e a quadrilha petista de Lula.
    Meu caro amigo, caia fora do PSDB se h´alguma integridade no seu texto. Não se iluda… Pois a mim não mais.

  16. Tucana da boa, a ministra Luislinda.
    Mais os cardeais gerontocratas dos Jardins paulistas.
    O muro por ideário.
    Tucanada vai para a “oblivion” a partir de outubro de 2018.
    Restos s pagar devem sobrar em São Paulo.

  17. O PSDB é o único partido que ainda tem stafe para chegar a presidência e fazer um governo virtuoso ,mas tem que se retirar dos jurássicos do partido não esquecendo que Alckmin esta na planilha da Odebretch ,isso acho que acaba com suas esperanças muito embora ele diga que não .

  18. Tirando a parte das referências históricas de seus membros e a inocência que algo neste pútrido partido (como os outros) possa mudar, muito bom o texto, parabéns. Assim, um conselho, mude hoje de partido diverso dos que ai estão, amanhã será tarde.

  19. Como farão as coisas certas se os protagonistas serão aqueles que se mancomunaram às ideologias e mentiras que deterioraram o cenário político brasileiro?
    Onde estavam os “cabeças pretas”, quando o seu partido apoiou francamente e amancebou-se à sedição chamada FORO DE SÃO PAULO? Ora, meu caro! há certas coisas que não é perdoável; A TRAIÇÃO É A PIOR DELAS.
    O povo, malgrado a idéia que vocês, políticos, têm dele, não esquece, não.

  20. PSDB morreu no dia q não desembarcou do governo mais impopular do mundo, e foi enterrado qdo salvou Aécio. Agora fica essa alma penada pentelha atazanando, mas vai receber menos votos q o PTladrão.

  21. Que teatrinho patético desses cabeças de bagre do PSDB. Credo! Que bando de covardes de espinha elástica!
    Saia do partido então!

    O cara acha que uma carta chorosa dessas vai convencer picaretas como o Aécio a picar a mula? Claro que não! Ele sabe que é chover no molhado. Parece petista tentando convencer que o partido tem “quadros de qualidade”. Que bando de gente nojenta!

    E só faz isso para tentar passar a imagem de que existe alguma coisa no PSDB que não esteja podre. Não adianta, os tucanos chafurdam no chorume e quando mais tempo lá ficam mais fedor exalam.

    1. Comntei lá em cima, Dom. Ele chove no molhado e refaz o proselitismo do muro. Muro ontem, muro hoje, muro amanhã, muro sempre.

    1. Ele te mostra uma mortadela e você abana o rabinho? E você usa coleira anti-alérgica, ou não tem problema com pulga e curte uma picada no rabo?

    2. Todos que dizem que o PSDB acabou ou que é igual ao PT, são os mesmos que disseram em acabar com o DEM por volta de 2008.Hoje o DEM se fortaleceu e ainda vai melhorar em 2018 e o PSDB vai apresentar um bom Gestor para consertar o que o PT destruiu.

    3. E EU SIGO INVENTANDO UM NICK ATRÁS DO OUTRO!!
      AGORA ESTOU USANDO PONTOS!!
      JÁ DEVEM SER QUASE SEISCENTOS NICKS QUE EU INVENTEI AQUI!!
      NÃO SOU UM CRIANÇÃO??

    4. JÁ IMAGINARAM SE EU COLOCO DE UMA VEZ TODOS OS 600 NICKS QUE EU INVENTEI AQUI??
      ISSO É OU NÃO É COISA DE VAGABUNDO COM MUITO TEMPO OCIOSO??
      ISSO É OU NÃO É COISA DE MAV??