ACESSE

Deputado que chamou colegas de "vagabundos" pede desculpas e é absolvido pelo Conselho de Ética

Telegram

O Conselho de Ética da Câmara acaba de arquivar, por 11 votos a zero, representação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG).

Ele foi alvo de representação por ter se referido aos deputados favoráveis à nova lei de abuso de autoridade como “canalhas” e “vagabundos”.

Janones adotou uma mudança de tom. Quando compareceu ao Conselho de Ética em outubro, manteve o que disse: “Eu reafirmo mais uma vez aqui, perante este Conselho, que [dentro da Câmara] existem bandidos, que existem corruptos, como em todo e qualquer outro setor da sociedade”.

Já hoje, disse reconhecer ter cometido “uma falha de comunicação”. E contou ter pedido desculpas não pelo que disse, mas pela “forma” como se expressou.

A representação contra Janones foi protocolada pelo Solidariedade em agosto. No dia 14 daquele mês, Janones fez uma live no Facebook chamando de “canalhas” e “vagabundos” os deputados favoráveis à nova lei de abuso de autoridade.

No mesmo dia da transmissão, o plenário da Câmara aprovou a nova lei em votação simbólica – quando não há registro de quem votou como.

O deputado JHC (PSB-AL), primeiro escolhido para relatar o processo, redigiu parecer contra uma punição a Janones. Mas, em 30 de outubro, o Conselho de Ética rejeitou o parecer de JHC por 11 votos a 5.

Diego Garcia (Podemos-PR), então, foi designado como novo relator. Ainda no fim de outubro, redigiu parecer preliminar pela justa causa e prosseguimento da representação contra Janones. Hoje apresentou parecer pelo arquivamento.

Durante a sessão de hoje, a deputada Dra. Vanda Milani (Solidariedade-AC) reconheceu a “mudança de conduta” de Janones e enalteceu sua postura.

Com o arquivamento da representação contra Janones, o Conselho passa agora a discutir a representação assinada por Luciano Bivar contra Eduardo Bolsonaro.

Leia também: A suspeita de um plano de espionagem no Planalto?

Comentários

  • Antonio -

    Opa !... O Conselho de Ética Da Câmara é, VAGABUNDOOOO !!!... É um show de "cinismo".

  • Marcelo -

    Como Janones tem absoluta razão, a sua absolvição é mais do que justa.

  • Justeza -

    Pediu desculpas ? Retiro todo o meu apoio ao Janone, que fiz pela manhã...Janone é farinha do mesmo saco. Covarde !!!! ..

Ler 7 comentários