Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"Nós vamos ser sacrificados"

Deputado do PL diz que Valdemar Costa Neto ganhou carta branca para trazer Bolsonaro ao partido mesmo que isso signifique forçar a saída de parlamentares de vários Estados
“Nós vamos ser sacrificados”
Foto: José Cruz/ Arquivo Agência Brasil

Na ultima quarta-feira, Valdemar Costa Neto (foto) recebeu carta branca das lideranças regionais do PL para acertar a filiação de Jair Bolsonaro ao partido. Assim disseram os políticos, na saída de uma longa reunião.

Mas o que exatamente significa a tal carta branca? Para um grupo de aproximadamente dez deputados federais do PL, significa que Costa Neto pode deixá-los sem alternativa, a não ser sair do partido.

Tem a ver com alianças regionais. Bolsonaro disse que não aceitaria que o PL se juntasse aos partidos como PT e PSDB nos Estados. Na reunião de quarta-feira, ficou acertado que Costa Neto vai tentar convencer o capitão a tolerar as alianças locais, em troca do compromisso de que ninguém vai fazer qualquer gesto que possa beneficiar seus arqui-inimigos na disputa nacional.

“Se o Bolsonaro ceder, perfeito. Caso contrário, o Valdemar vai fazer as contas”, diz um deputado do PL. “Se ele chegar à conclusão que o Bolsonaro vai trazer deputados em número suficiente para cobrir as perdas e ainda aumentar a bancada do PL, nós vamos ser sacrificados.”

O deputado fala em tom resignado. Ele acredita que a filiação de Bolsonaro ainda não está garantida.Acho que hoje a chance é de uns 80%. O Bolsonaro é impulsivo. E o Valdemar, se tiver muita exigência, pode acabar não topando. Por isso eu estou engolindo o nervosismo. Quem morre de véspera é peru.”

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) tem criticado abertamente Bolsonaro. Já disse que não há possibilidades de subir em um palanque com ele. Observando a situação dos colegas, ele põem em dúvida a sabedoria de ter o presidente no partido.

“O PL tem hoje 43 deputados que respeitam o Valdemar e confiam na sua liderança”, diz Ramos. “Sou dos que acham que não vale a pena trocar isso por uma bancada de 60 sem unidade e sem aquele respeito.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....