‘Desencanto no Brasil é muito político e não no sentido antiglobalista’

O cientista político Ian Bremmer, presidente da Eurasia, deu uma entrevista para a Exame.

Vejam o que ele disse sobre as eleições de 2018 por aqui:

“Há alguma controvérsia em relação à eleição do Brasil. No relatório que lançamos, quando falamos da erosão das instituições, que é nosso item número 6 do relatório no ranking de preocupações, focamos nos Estados Unidos e Europa. Mas é o que acontece de mais intenso na eleição do Brasil, com a particularidade de ser um desencanto direcionado aos partidos políticos, ao establishment e às instituições em quantidade muito maior do que nos outros continentes.

E interessante no Brasil é esse caráter muito político e não no sentido ‘antiglobalista’ como em outros países, que têm mais relação com imigração e comércio internacional. É muito focado na raiva popular com serviços públicos e corrupção, especialmente por parte da classe média, que cresceu nos últimos anos.

Quando se fala em risco real, é de que existe um risco de surpresa possível nos candidatos sem experiência que poderiam ocupar o cargo de presidente. Se em nossa lista houvesse talvez os 20 principais riscos no mundo, a eleição do Brasil estaria nela por isso. Mas é consideravelmente estável comparado aos problemas geopolíticos que existem em outros países.

Não há guerras iminentes nas fronteiras, por exemplo. Há esse desgaste com o poder público, com a enorme impopularidade do presidente, mas é um custo muito interno. Por fim, é algo para se ficar feliz de não estar na lista.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos disse:

    Eis a lição de como falar, falar e não dizer nada!

Ler comentários
  1. Sergio Campos disse:

    Primeiro - não há guerra externa, mas há guerra interna e caos social, bem como invasão de venezuelanos em decorrência dos bolivarianos no poder daquele país. Segundo - parece claro que há consenso popular e midiático no sentido de banir os atuais políticos profissionais chafurdados em crimes e corrupção endêmica, no entanto, quando se fala em eleger novas pessoas, então diz-se: "risco". Isto prova que o conservadorismo do eleitor é uma das causas da existência dos mesmos políticos eleitos há décadas. Terceiro - o povo brasileiro, em geral, é desinformado acerca da visão do mundo exterior; portanto, ele pouco opina sobre globalização ou anti globalização; na verdade, o povão apenas deseja o seu dia a dia normal - emprego, compras, e... só!

  2. Lucas disse:

    É mesmo? E o PT que tentou arruinar o Brasil igual à Venezuela? E a ideologia de gênero que até hoje a Globo transgênera tenta implantar. O Ratinho declarou recentemente que as novelas da Globo tem vi a do demais. E as ciclovias e o ambientalismo e os ataques à família e à religião e todas essas porcarias globalistas. Esse sujeito só está tentando enrolar, o Brasil já está po dre do seu globalismo!

  3. Resumindo... disse:

    O risco é de a população com raiva eleger um idiota.

  4. O Globalista não desenhou o q é o desencanto p/ causa dos globalistas q interferem nas democracias insurgindo comunismos p/a q tudo se arruine e eles comprem tudo p/ uma bagatela sendo donos do pedaço territorial q no Brasil é disse:

    Ele não podia DESENHAR que todo o desencanto dos brasileiros com os políticos se deve e é responsabilidade d agenda globalista. Foi por causa da aliança dos Fabianos Globalistas que representam os grandes banqueiros e industriais, os ex donos do mundo, com a esquerda internacional, o que no Brasil se refletiu como Pacto de Princeton, FHC globalista fabiano com Lula Foro de São Paulo, ambos COMUNISTAS a serviço do Globalismo, que a corrupção, a ruína de pessoas, de idosos aposentados, trabalhadores jovens e direitos fundamentais de toda a população que paga uma soma inenarrável de tributos trabalhando por 5 meses para serem ainda roubadas, que desencanta até da bondade do ser humano.Globalização é intercâmbio e comércio. Globalismo é totalitarismo com escravização por dívida financeira .

  5. Kalá disse:

    Eurásia SOFISTA !!!: nós já somos um Narco Estado e os nossos vizinhos, são eles países amigos em nossas fronteiras ? Não temos guerra em nossas fronteiras ... PORQUE SOMOS FROUXOS.

  6. ESPECIALISTA EM COMUNISMO disse:

    Legal, mais um "ESPECIALISTA" COMUNISTA POSANDO DE ISENTÃO Deve ser o 10000000000º especialista que a imprensa comunista nos apresenta pra dar aquela impressão de que é um cara imparcial falando, quando na verdade não passa de um porta-voz dos globalistas esquerdizantes.... Tentem outra tática, essa já tá manjada

  7. Globalismo Sim! disse:

    Nosso jornalismo é mesmo uma perereca! O ASSUNTO GLOBALISMO, E GEOPOLÍTICA DE FORMA GERAL, AMBOS TÊM SI MUITO A VER COM AS ELEIÇÕES NO BRASIL! HÁ ONGS INTERNACIONAIS PRONTAS PARA ABOCANHAR NACOS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA! A LEI DE IMIGRAÇÃO APROVADA ANO PASSADO ABRE AS PERNAS DO BRASIL PARA ESTRANGEIROS. UMA SOCIEDADE QUE NÃO CONSEGUE GARANTIR CONDIÇÕES DIGNAS DE VIDA PARA SEUS PRÓPRIOS CIDADÃOS VAI ABRIR AS PERNAS PARA A IMIGRAÇÃO? E DE ONDE VIRÃO ESSES IMIRANTES? HÁ O AVANÇO CHINÊS SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA. O QUE OS CHINESES TÊM PARA VENDER COMO MODELO DE SOCIDADE? UM REGIME CENTRALIZADOR E AUTORITÁRIO? E HÁ TODO O APARATO DO POLITICAMENTE CORRETO E IDEIAS SOCIALISTAS QUE SÃO PROMOVIDAS PELOS GLOBALISTAS! ACORDEM BRASILEIROS! GLOBALISMO E GEOPOLÍTICA ESTÃO NO ÂMAGO DAS ELEIÇÕES!

  8. O lucro dos banqueiros é obsceno.São os donos de tudo, até das mentes cooptadas. disse:

    E todos os olhos do mundo e todas as mentes do planeta começam a observar o que são aqueles que militam e pregam o globalismo. Todo o coletivo de mentes do planeta observando o que as Trevas são> escravização de seres humanos por fraudes financeiras. daí vem o dinheiro que eles tem. Quem mais lucra e lucrou no comunismo, os banqueiros claro. O dia que o Brasil for realmente capacitado a investigar Fusões e Aquisições no Brasil a coisa muda de figura. É fraude financeira pós fraude com o conluio de políticos e partidos pagos para isso, e o cidadão contribuinte ser cada vez mais roubado. Haja Lava Jato, Lava Ultra velocidade do Som .haja coragem. Sim Haja CORAGEM DE BRASILEIROS nas instituições para diante do quadro dantesco de roubo á nação, investigarem e prenderem p/crimes financeiros

  9. Marcos Pereira disse:

    Eita desinformante. A nossa desgraça está em cairmos na armadilha da Agenda Globalista. Não podia ser de outra forma: Afinal o desinformante aí é de uma tal de agência Eurásia. Mais globalista que isso, impossível. A agenda globalista quer acabar com as soberanias nacionais. Veja oque está acontecendo no Brasil: A última é a maluquice do sarneyzinho, transferindo a gestão de absurdo 3.000.000 de hectares para Ongs estrangeiras. O Brasil, os Brasileiros só tomaram na cabeça com o globalismo. Desde Mercosul, Foro de São Paulo, Brics, etc, todo mundo quer tirar alguma vantagem de nosso país.

  10. atilio disse:

    O Brasil é a bola da vez, aqui a luta é entre Bolsonaro x Globalistas socialistas, apenas ainda não se sabe quem será o verdadeiro adversário do militar! Eles vão tentando com Alckmin, Marina, Ciro, Dória, Hulk, até conseguirem (ou tentar) emplacar alguém, não é atoa que estão espancando Jair Bolsonaro 24 por dia na mídia, tudo sem provas e sem ilegalidades, podem notar que todas as pautas socialistas estão sendo defendidas por todos os pré candidatos globalistas, desse jeito vai dar Jair no primeiro turno sem choro!!

    1. O q ocorre aqui, ja ocorreu nos USA, uma minoria quer a todo custo continuar com a picanha na boca, enquanto enfia fotos de carnes de papel na boca alheia, igual aquela carne de papel q o pica pau come em um episódio do desenho. Não querem ver a totalidade do país, as 27 federações, so um jumento ou sangue sunga apoia algum cara da linha fhc, xuxu e cia. O lula é um ladrão, os esquerdistas sabem, mas é um ladrão q os encherga msm q na falsidade, ja o restoooooooooo??????? Por isso q lula e o Mr Bolsonaro dominam a parada

    2. Exatamente. - “… subestimado a candidatura de Bolsonaro apoiam-se em uma série de pressupostos equivocados como, por exemplo, a idéia de que (1) a preocupação prioritária do eleitorado brasileiro é com a economia; (2) o eleitor brasileiro tende a escolher candidatos moderados; (3) as declarações de Bolsonaro incomodam o brasileiro médio tanto quanto incomodam o próprio establishment; (4) candidatos de centro e centro-esquerda são alternativas viáveis à candidatura Bolsonaro; e (5) Bolsonaro não será capaz de montar uma campanha organizada e eficiente." - https://twitter.com/sensoinc/status/926600807067332608 https://twitter.com/sensoinc/status/935913742935691265 www.https://thiagocortessite.wordpress.com/2017/12/14/o-messianismo-dos-anti-bolsonaro/

    3. Pois. - www.diariofilosofico.midiasemmascara.org/brasil/bolsonaro-e-os-covardes/ www.thiagocortessite.wordpress.com/2017/12/14/o-messianismo-dos-anti-bolsonaro/ www.facebook.com/filipe.garcia.5621/posts/1209032552574426 - https://twitter.com/sensoinc/status/935913742935691265 - "O fato é que o establishment não compreende o fenômeno Bolsonaro porque também não compreende o Brasil real, que se tornou impermeável para as classes dominantes e incompreensível para a visão fantasmagórica dos analistas as orientam. E uma das consequências imediatas dessa ordem de coisas é que os ataques empreendidos pelo establishment contra Bolsonaro não apenas não surtirão efeito, como impulsionarão seu crescimento e ampliarão suas chances de se tornar o novo presidente da república."

    4. Esqueceu do banqueiro Amoedo do partido que se diz NOvo.Outro globalista com pele de cordeiro que está enganando a muitos.

  11. J.Pinto disse:

    O problema do Brasil que ele não falou é um só que acaba provocando outros secundários: CORRUPÇÃO GENERALIZADA!!!

  12. Um quesito que bolsonarita esquece: deixar de agir tal qual petralhas e parar de odiar a mídia! disse:

    Bolsonaristas culturalmente tem mau gosto enoooooooooooooorme. São grotões. Grosseiros. Primitivos. Leitores de tablóides. Adoradores de lixo cultural. Odeiam a imprensa tal qual os imbecilóides vigaristas bregões dos PETRALHETES. Bolsonaristas são muito semelhantes nesse quesito principal, primordial e importante em relação a mídia.

    1. Se você não fosse um analfabeto funcional teria opinião diferente ao analisar a distribuição dos eleitores de Bolsonaro segundo vários institutos de pesquisa.

    2. Ah! A imprensa brasileira é um primor de imparcialidade e verdade... Só que não!!! Petralhetes odeiam a grande mídia porque, iludidos e enganados, pensam que ela é contra Lula e o PT, quando, na verdade, é justamente o contrário. Bolsonaristas odeiam a grande mídia porque sabem que ela é pro-Lula, pro-PT, pro-Maduro, esquerdopata, tendenciosa, fakeNews, lixo globalista. Em que mundo você vive?

    3. Nããããão tem mau gosto cultural não. Quanto mais alto o nível de escolaridade e nível acadêmico dos cidadãos, mais votos Bolsonaro tem. Isso até os institutos de pesquisa ligados a jornais que não simpatizam com Bolsonaro atestam, nas pesquisas qualitativas.

  13. um cheirinho de enxofre disse:

    Mesmo hein Atílio, as pautas os denunciam mas as associações também denunciam os comunistas globalistas . Todos os outros candidatos com exceção do Bolsonaro . estão literalmente a serviço da agenda fabiana de Georges Soros. Este por sua vez donos da Vale, do Itaú Unibanco, sabe=se lá mais em que, financiando suas ongs na Amazônia, tomando terriotrio e paganbdo seus funcionarios no governo como Sarneyzinho para doarem o territorio para as Ongs. Doarem? Como assim um politico de ocasião pode doar qualquer coisa sem passar pela permissão do cidadão brasileiro que é o dono do país? Como assim vc quer doar o que não é seu Sarney Filho? Está faturando quanto por esta doação? Fazer cortesia com o chapéu dos outros além de oportunismo está cheirando a cooptação.

  14. para o anti humanidade, que deve ser algum alienigena negativo disse:

    mas o que é isto que leio como lista abaixo? Coisa de globalista comunista claro. Só um débil escrevria para defender aqueles que querem escravizar povos.

  15. Os anti humanidade disse:

    Insistem os engenheiros sociais a denominar, rotular e classificar de Conservadores, os cidadãos que percebem claramente as maracutaias, as agendas marxistas, do Foro e do globalismno da ONu e uNicef. Cidadãos INDIGNADOS, patriotas, Pagadores de IMPOSTO, uma impostura que retira do cidadão dinheiro para viverem como querem suas vidas com facilidade, para sustentarem a máquina ditatorial a serviço dos oligarcas nacionais e internacionais. Seus crimes chegam aos céus. A Aagenda globalista intenta a ruína dos povos para comprarem por ninharia patrimônios e território e se adonarem de tudo escravizando pela ditadura comunista para que não se rebelem. Vide Venezuela. Vá ver como vivem bem os nababos á custa da vida miserável de outros seres humanos. Socialismo é mentira. Comunismo é uma fraude

  16. Galo Cego disse:

    Resumindo,o mundo não está nem ai para isso aqui!!!!

  17. J. Brasil disse:

    O Brasil é país firme para o quinto mundo. Sem ilusões. E o Temer tá pedalando do mesmo jeito da Dilma.

  18. Sandro disse:

    Eu sou antiglobalista até a raiz do cabelo... Defendo o controle extremamente rigoroso de fronteiras e o desmantelamento da ONU... Jurei nunca mais dar meu voto a um candidato do PSDB devido a Lei de Imigração elaborada pelo motorista de assalto Aloysio Nunes... E vou basear meu voto nas eleições deste ano (e nas próximas), tendo estes pensamentos como principal base...

  19. Se é globolista ou não, não interessa. Desde que seja como Ricardo o Coração de Leão (o 1º Globalista). disse:

    Para ser um bom e robusto presidente é necessario qualidades que os últimos petistas nunca jamais tiveram. A saber: Traços dominantes de caráter. Intelecto. Caráter pragmático, enérgico e reto. Coragem. Sensibilidade artística [bom gosto] e agudeza intelectual. Orgulho, bom coração e sobriedade. Andar e sentir-se direito. Não simplório toda a vida como o Lula. E nem medíocre como a Dilma. É isso aí. Bom 2018!

    1. Um pouco antes de Ricardo Coração de Leão, houve o Carolus Magnus, do Sacro Império Romano da Alta Idade Média! Ele foi o 1º. Corajoso: Tal qual o Rei Carolus Magnus -- Karl der Große -- Charlemagne -- Carlos Magno [o 1º Globolista mesmo! Da Idade Média.].

    2. O Rei Ricardo era conhecido também como "O Rei dos Reis da Terra".

  20. DILMA A MONGONA disse:

    "existe um risco de surpresa possível nos candidatos sem experiência que poderiam ocupar o cargo de presidente" TIPO A RETARDADA MENTAL DA DILMA????????????????