Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Desinformação e apagão de dados sobre Covid são a regra no governo Bolsonaro

Relatório da organização Artigo 19, especializada na defesa do acesso à informação, conclui que governo busca confundir a população na pandemia
Desinformação e apagão de dados sobre Covid são a regra no governo Bolsonaro
Bolsonaro defende o medicamento mais uma vez

Relatório da organização Artigo 19, de defesa ao acesso à informação, diz que “a desinformação e o apagão de dados de interesse público são a regra no governo de Jair Bolsonaro quando se fala de combate à Covid”.

Segundo a entidade, o governo estimula a “poluição de informações”, ou seja, o excesso de notícias sobre o coronavírus e revisões constantes sobre como combatê-lo, confundindo a população.

“A propaganda massiva da desinformação vem sendo meio de afetação de milhares de pessoas no país que, possuindo menos acesso ao conhecimento científico produzido, confiam nas figuras de liderança que deveriam estar fazendo o papel de assegurar medidas de saúde”, diz trecho do relatório reproduzido pelo UOL.

A Artigo 19 enviou 20 pedidos de informação ao Ministério da Saúde, entre 15 de janeiro e 9 de fevereiro de 2021, sobre temas como “kit covid”, TrateCov, disponibilidade de seringas e cilindros de oxigênio e vacinação da população indígena e ribeirinha.

“Segundo a ONG, 15 pedidos foram respondidos fora do prazo previsto em lei — 20 dias, prorrogáveis por mais 10 —, sendo que apenas oito deles foram considerados satisfatórios. Em 16 pedidos, a organização precisou entrar com recursos para obter respostas.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO