Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Dez estados apontam problemas para registrar dados de Covid

Sistema do Ministério da Saúde mudou há 3 semanas; secretarias de Saúde relatam acúmulo de notificações e atrasos no preenchimento
Dez estados apontam problemas para registrar dados de Covid
Foto: Agência Brasil

Uma mudança no sistema do Ministério da Saúde feita há três semanas ainda causa problemas no registro de casos de Covid de pelo menos dez estados do Brasil, relata o G1.

Balanços divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa que recolhe os dados das secretarias estaduais de Saúde têm sofrido várias distorções nas últimas semanas, como o represamento de casos e correções de dados já publicados.

Antes da mudança, a média móvel de casos mostrava tendência de queda, permanecendo assim por vários dias. Quando os estados começaram a corrigir as falhas de registro, ela voltou a subir. Houve alta de casos em 9 dos últimos 12 dias e estabilidade nos outros.

A alteração no sistema que centraliza os dados de casos da Covid, o e-SUS Notifica, foi feita no dia 8 de setembro. Com a atualização, a Saúde passou a exigir mais informações que alteraram a maneira de preencher os dados, e nem todos os estados conseguiram se adaptar rapidamente.

Os estados que dizem ainda não ter conseguido normalizar a situação são Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo. Segundo especialistas, os problemas de registro prejudicam o acompanhamento dos números da doença no Brasil.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “o sistema e-SUS está estável e não há relatos de novas ocorrências”.

Mais notícias
TOPO