Dias Toffoli: acesso de estrangeiros a sistema eleitoral ofende a soberania

O Antagonista já mostrou que o Consórcio Smartmatic é representado no pregão do TSE por um português, cinco venezuelanos e, agora, até um sul-coreano – cujo vínculo funcional com a empresa está sendo questionado.

Integrante do consórcio, a Smartmatic International Corporation, com sede em Barbados, será a responsável pelos softwares de urnas eletrônicas e impressoras de voto.

O problema é que estrangeiros não podem acessar sistemas e programas eleitorais brasileiros. É uma “ofensa à soberania nacional”, segundo o ministro Dias Toffoli.

Em 2015, o então presidente do TSE barrou a presença de peritos americanos, convocados pelo PSDB, para auditoria das urnas eleitorais.

Em sua decisão, Toffoli foi direto:

“Segundo as normas previstas nos arts. 65 a 72 da Lei nº 9.504/97, os partidos e coligações podem fiscalizar todas as fases do processo de votação e apuração das eleições e o processamento eletrônico da totalização dos resultados, tanto por meio de técnicos quanto de empresas de auditoria credenciadas perante a Justiça Eleitoral.

Entretanto, os sistemas e programas utilizados nas urnas eletrônicas, de propriedade da Justiça Eleitoral, não podem ter seu acesso franqueado a pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras ou vinculadas a países ou entidades internacionais.

Tal providência implicaria ofensa à soberania nacional, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme previsto no art. 1º, inc. I, da Carta Política.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Se nos países citados não existe urna eletrônica certamente não é porque seus métodos eleitorais são mais seguros ou melhores. O smart card existe na França há quase 50 anos e no entanto as grandes operadoras como mastercard, visa e american express até hoje não o utilizam. É bom lembrar que os britânicos ainda persistem em colocar o volante do carro no lado direito e não usam o sistema métrico decimal. Os resultados das nossas eleições definitivamente não são culpas da inerte urna eletrônica. Se pensarmos sem um pouco de paixão, além da tradicional conveniência e burrice das oposições o que falta mesmo é conhecimento, enfim educação.

    1. A URNA NÃO MENTE; ELA NÃO OFERECE SEGURANÇA PARA QUE OS MORTAIS MANIPULEM OS RESULTADOS. NÃO DEIXA RASTRO. NÃO É POSSIVEL CONFERIR. DEIXA DUVIDA QUANTO A LISURA DO PLEITO.

Ler mais 111 comentários
  1. Se nos países citados não existe urna eletrônica certamente não é porque seus métodos eleitorais são mais seguros ou melhores. O smart card existe na França há quase 50 anos e no entanto as grandes operadoras como mastercard, visa e american express até hoje não o utilizam. É bom lembrar que os britânicos ainda persistem em colocar o volante do carro no lado direito e não usam o sistema métrico decimal. Os resultados das nossas eleições definitivamente não são culpas da inerte urna eletrônica. Se pensarmos sem um pouco de paixão, além da tradicional conveniência e burrice das oposições o que falta mesmo é conhecimento, enfim educação.

    1. A URNA NÃO MENTE; ELA NÃO OFERECE SEGURANÇA PARA QUE OS MORTAIS MANIPULEM OS RESULTADOS. NÃO DEIXA RASTRO. NÃO É POSSIVEL CONFERIR. DEIXA DUVIDA QUANTO A LISURA DO PLEITO.

  2. Esta tal de URNA ELETRONICA , é uma grande besteira e gasto do dinheiro público de maneira desnecessária e improducente . Muito melhor se com o dinheiro gasto com ela o Brasil tivesse construído hospitais , escolas , etc… Nos USA , Alemanha , França , Japão , dentre outro não existe a Urna Eletrônica e a DEMOCRACIA deles dá de 100 a zero na nossa . E agora estão inventando a impressão do voto ? Vamos voltar ao PAPEL , de onde saímos ? O Paraguai não teria interesse nelas ?

  3. Agora vem o advogado do PT dar uma de santinho, só que do pau oco. Porque ele não fala da apuração secreta que elegeu a Dilma, com a ajuda da Smartmatic mais o Datafolha. Smartmatic é um empresa bolivariana.

  4. Que a lei de autoria de Jair Bolsonaro seja respeitada, que os esforços do Carvalhosa e dos moviemtnos sejam frutíferos. Que a lei do voto impresso, a mais importante, a única qu pode ser vista como uma reforma, nessa reforma política que saiu, seja cumprida.

    1. Brasil Direito , também sou BOLSONARO 2018 , mas imprimir ou não o voto do cidadão , pouco importa . Até os anos 90 nossos votos eram em PAPEL . Até hoje USA , França , Alemanha , Japão e outros usam voto de papel sem a “Urna eletrônica ” . A questão da fidelidade do voto do eleitor não está na sua impressão , mas na sua contabilização nos TRE Estaduais e no STE lá em Brasilia . Lá , eventualmente , os votos poderiam ser manipulados . Eu poderia votar aqui no João e lá em Brasilia ele ser contabilizado para o José .

  5. Cada dia coisa fica mais preta. Cada novidade é um chute no s.a.c.o de quem tem. Quando Pindorama será um país sério? A cada dia uma novidade mais asquerosa. Por mim que fiquem com suas urnas viciadas. Não vou mesmo votar nessas tralhas que são candidatos.

  6. Tofolli diz que os partidos podem acompanhar a apuração, então por que ele proibiu até auditores do TSE de acompanhar a apuração que ele fez sozinho ? Isso nunca aconteceu na história das eleições no Brasil, nem na época dos militares foi impedido o acesso de auditores do TSE na apuração dos votos.

  7. Ué???Pelo que estou entendendo a maioria das pessoas não sabia desta história. Isso foi divulgado no dia da eleição. A única coisa que não entendi até agora é porque o PSDB não fez um escândalo com este escândalo. Fica a impressão que o Aécio não tava lá tão preocupado em ganhar as eleições.

  8. Estamos perdidos:
    Agora que o Toffoli não está mais lá para ajudar e direcionar a Smartmatic em favor do PT, ele sabe que ela vai ser usada pelo grupo político rival, por isso, agora, se insurge contra.
    Se correr pega, se ficar come.
    Correr para onde?
    Tudo lixo esses partidos.
    Bolsonaro neles

  9. Sócio da empresa CIS Eletronica ( Ie Chul Oh – RG/RNE W3591151 ), sul coreano .
    .
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=941603059331847&set=p.941603059331847&type=3&theater

  10. Tenho mais dúvidas em relação às urnas venezuelanas, que em relação a técnicos estrangeiros escolhidos e convidados a emitir um parecer sobre o objeto em questão. A mim está parecendo que estas normas brasileiras foram feitas de encomenda, aliás, prática reiterada em nosso Legislativo. Muito conveniente esse artigo presente na “Carta Política”.

  11. Por que escolher uma empresa estrangeira e, ainda por cima, venezuelana, envolvida com a ditadura do bolivariano Maduro, que até já admitiu que houve fraude de mais de uma milhão de votos, quando da Constituinte? O que querem fazer com o Brasil? Uma vergonha!

  12. Querem uma urna segura e confiável? A URNA DE LONA.
    Porque não?! A velha e insubstituível urna de lona ainda é usada em vários países muito mais confiáveis que esta republiqueta.
    Contou o voto, passou para o mapa da urna, contabilizou a secção: pronto! Está feita a contagem naquele local.
    Pode ser recontada ZILHÕES de vezes se for necessária.
    A lisura do pleito obriga a possibilidade de sua contestação; Caso isto não seja possível: É FRAUDE, já na origem.
    Ministra Carmem, ontem mesmo S.Excia. conclamava a que se respeitasse o judiciário brasileiro. É assim que Suas Excias. querem respeito? Desrespeitando a Lei?!
    Quer saber?! Este tal de TSE nem mesmo deveria existir; mais uma excrescência típica deste rincão onde o diabo resolveu fazer morada; Espero, não seja pra sempre!

  13. Eu estava na equipe de técnicos que participou da auditoria da eleição de 2014 e confirmo que de fato o TSE usou esse argumento de “risco à soberania nacional” para impedir a participação de dois técnicos, mas apenas um deles (Alex Haldeman) era americano. O outro (Rodrigo Branco) é brasileiro eleitor e foi proibido de participar apenas porque morava em Nova York!
    Agora o TSE finge que ignora sua própria decisão e arma uma licitação de encomenda para a Smartmatic.

  14. O estranho é que nenhum partido se insurge contra as ilegalidades cometidas pelo TSE. Até o psdb, vítima das fraudes eleitorais na última eleição presidencial se cala. Certamente uma conspiração está em andamento. Tudo esta sendo engendrado para não cumprir a lei.
    Tenho uma sugestão simples e efetiva, que diz respeito à segurança física das urnas.
    O TSE deve providenciar o armazenamento seguro tanto das urnas, como dos boletins de urnas em local seguro – dê preferência em salas-cofre. Assim , após a apuração, onde tem ocorrido o grosso das fraudes, poderia ser revalidada. O tempo de armazenamento poderia ser decidido em conjunto com os partidos.
    O preocupante é que o establishment não está nem aí com a segurança do processo, levando-nos a crer na possibilidade de fraudes.

  15. DR. Modesto Carvalhosa: SOCORRO!!!! EM ÚLTIMO CASO, MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO OBRIGANDO O TSE A DISPONIBILIZAR VOTAÇÃO EM CÉDULA DE PAPEL. SE NÃO É AUDITÁVEL, NÃO PODE SERVIR AO PROCESSO DEMOCRÁTICO COM LISURA E TRANSPARÊNCIA. VAMOS PRO PAPEL!!!

    1. Brasilwiro sofre com interpretação de texto… leia novamente:

      “Em 2015, o então presidente do TSE barrou a presença de peritos americanos, convocados pelo PSDB, para auditoria das urnas eleitorais.

      Em sua decisão, Toffoli foi direto:

      “Segundo as normas…”

  16. Esse cara só me lembra o “atraso das urnas infringentes” que elegeram Dilma , êta gente nojenta que não merece confiança ou respeito !!!! Quem anda junto e é amigo de Lula e sua canalha merece respeito e confiança ???

  17. Ka..Ka..Ka..

    falou o Min. do Luladrão.. e segunda a imprensa foi reprovado em prova da OAB e era adevogado de sindicato.
    Não tem moral p´ra nada……..
    Exigimor concurso Publico para Ministros das Instancias superiores.
    Chega de “” esse é o meu Ministro “..
    Mas afinal o STF = Soltamos Todos Facilmente , ja condenaram quantos………………….0

  18. URNA DEVASSÁVEL, SÓ CEGO NÃO VÊ ISTO.
    A Diebold e a Unisys (ambas americanas) fabricaram todas as urnas do TSE.
    Acontece que nos EUA o governo americano não utiliza estas urnas na sua votação.
    É óbvio que elas não trazem nenhuma segurança e só serve para fraudar as eleições.
    Porque o Aecinho não entrou na sala de apuração do TSE quando perdeu a eleição presidencial para a Dilma?

  19. Afinal: Quem vai arrumar essa bagunça?
    O TSE age não de acordo com a Lei mas, de acordo com os agentes e interesses envolvidos. Que loucura.
    Tem algo errado, muito errado, descaradamente errado.
    E aí, caras omissas autoridades de plantão: Vão continuar com cara de paisagem?
    Querem deixar esculhambar de vez nosso frágil, casuístico, injusto, sistema eleitoral?
    Pior que diante dessa realidade, a esquerda atinge seu objetivo: Induzir pessoas sérias e desavisadas a não votar.
    Apesar da porcaria que é ( O sistema eleitoral brasileiro), NÃO PODEMOS DEIXAR DE VOTAR.

    1. Nenhum órgão de imprensa repercute isso!!!! Muito estranho
      Enfim, o pote de ouro da ORCRIM e do lulopetismo está escondido, e vai abrir conforme a necessidade.

  20. Depois de tapear o Google, consegui achar a matéria! O Banco Rural envolvido no Mensalão tinha treta com o Trade Link Bank, localizado nas Ilhas Cayman! As mesmas ilhas Cayman da Smartmatic! Há ou não algo de suspeito aí???

  21. Algumas pessoas miolos mole acham que votar nulo, branco ou abster-se é a forma correta de mostrar sua indignação e mudar o rumo das coisas. Errado!!! Quanto mais votos em Bolsonaro e pessoas de direita, mais dificil será a fraude para Tofoli, TSE, Smartmatic e companhia comunistas. Logo, votem na direita!

  22. Muitas pessoas acham que o problema é nesta porcaria de urna eletrônica. Na realidade, a urna, embora seja uma porcaria e possa ser alterada, dá trabalho fraudar cada urna com o consequente risco de ser verificado em uma auditoria a fraude. A fraude da votação, portanto, se dá na comunicação e no software central de apuração. É lá que a tramoia é feita. De qualuer forma isto é uma porcaria, cara com 100% de risco de ser fraudada. Portanto, acabem com esta porcaria. Fica mais barato e confiável!

  23. Em 2014 Toffoli e Smartmatic estavam em plena lua de mel , agora está errado ?
    Há mutreta com a SMARTMATIC Há muito tempo .
    Cheiro de conflito de caixa ?y

  24. OS BRASILEIROS DE BEM NÃO PODEM ACEITAR TEREM SEUS VOTOS IMPORTANTES PARA OS RUMOS DE UM NOVO BRASIL SEM AUDITAGEM COMO QUEREM O TSE, GILMAR E TOFFOLI!!! EM 2015 JÁ ACONTECEU ISSO, FRAUDE COMPROVADA!!! ISSO SE AS ELEIÇÕES DE 2002, 2006 E 2010 JÁ NÃO O FORAM, O QUE DEVEM TER SIDO TAMBÉM!!! ENTÃO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS NÃO TIVEMOS ELEIÇÕES SÉRIAS NO BRASIL, FORAM TODAS FRAUDADAS!!! SEUS REPRESENTANTES, LULA, DILMA, TEMER, FORAM TODOS ILEGAIS!!!
    NÃO PODEMOS PERMITIR ISSO EM 2018!!!
    SMARTMATIC NO BRASIL NUNCA MAAAAAAAIS!!!
    QUEREMOS VOTO AUDITÁVEL: É A SEGURANÇA DE UMA ELEIÇÃO!!!

  25. VOLTO A MINHA PERGUNTA ANTERIOR !!!!!!!!
    ESSA EMPRESA, TEM ENDEREÇO NO BRASIL ?? SOCIOS BRASILEIROS ?? TEM
    CNPJ ?? SE NÃO FOR ASSIM, QUALQUER UM PODE TRABALHAR NO PAIS ???

  26. Traidor da soberania nacional he ele mesmo,o devogado do pt q queria entregar o Brasil para a ‘patria grande”dos ridiculos chavez e fidel.Ele nao quer estrangeiros envolvidos nas maquinas,pois so ele pode ficar trancado na salinha nos minutos finais dando a presidencia praquela terrorista incompetente.

  27. Claro, isso foi antes, pois convinha aos fraudadores. Mas como não há segurança jurídica naquela joça, como diria Raul, a metamorfose ambulante do STF vai dizer o oposto do que disse antes. Vergonha, empresa com sede em BARBADOS, onde mensaleiros tinham contas! Me corrijam se eu estiver errada, li em algum lugar que delator entregou que MENSALEIROS TINHAM CONTAS EM BARBADOS, mas essa informação simplesmente DESAPARECEU da JOSTA do Google politizado! Você não acha mais NADA nessa merdha! Mas que eu li isso em algum lugar, li!

  28. Sim na época o estramgeiro poderia descobrir que as urnas foram violadas, realmente é assunto de soberania nacional. Agora é diferente, é para arrumar para determinada pessoa ser eleita, logo, esta pessoa a ser eleita será brasileira, portanto sem afetar a soberania nacional

  29. Nas eleições de 2014 havia o acordo entre a o PT e o PSDB (estratégia da tesoura) onde o candidato Aécio seria eleito para substituir a Dilma. Em troca, o PSDB apoiaria o PT e FORO de SP a contruir a Pátria Grande Comunista na América Latina, ficando o PT responsável pelo controle desta porcaria! Contudo, o PT, que não confia e ninguém, pois quem não tem caráter não confia em ninguém (embora o PSDB não seja confiável) deu o golpe nas urnas com o Toffoli, alterando a votação para que a Dilma ganhasse. Uma das evidência é que por volta das 20hs do domingo de eleição, o FHC e o Aecio entraram em um mesmo carro para ir à SP e comemorar a vitória. Bem, como a votação foi alterada por Toffoli, o PSDB se sentindo traído deu um jeito de fazer o impeachment da Dilma.

  30. Trabalho com tecnologia da informação a 15 anos com minha empresa..
    ISSO AI é fraude descarada… o sistema vai ser temperado..teremos eleições fraudadas com absoluta certeza como pode haver venezuelanos nisso?

  31. NENHUMA MÍDIA DO BRASIL COMENTA OS BASTIDORES DO TSE NA APROVAÇÃO E VITÓRIA DA 'CONCORRÊNCIA' DA SMARTMATIC NO BRASIL, APENAS O ANTAGONISTA!!! disse:

    NENHUMA MÍDIA DO BRASIL COMENTA OS BASTIDORES DO TSE NA APROVAÇÃO E VITÓRIA DA ‘CONCORRÊNCIA’ DA SMARTMATIC NO BRASIL, APENAS O ANTAGONISTA!!!
    NÃO É ESTRANHO???
    ESTRANHÍSSIMO, SINAL QUE A MAIORIA DOS JORNAIS E JORNALISTAS BRASILEIROS ESTÃO COMPRADOS E EMBRULHADOS!!!
    JAMAIS SMARTMATIC NAS ELEIÇÕES DO BRASIL, JAMAAAAAIS!!!

  32. Como então que a Smartmatic atuou então nas eleições de 2014 ????
    Nesta época Toffoli era o presidente do TSE, e ele ficou sozinho quando da apuração dos votos, sem a presença de representantes dos partidos para acompanhar a contagem dos votos.
    Ou será que estou enganada ??????

  33. Não custava tentar, né… O TSE é uma instituição com uma quedinha pela VIGARICE. O bom exemplo sempre parte de seu ilustre presidente… que diga-se de passagem, é um Sr. VIGARISTA!!!

  34. BEM, TOFFOLI NÃO PODERIA CONTRADITAR TOFFOLI, POIS QUEM ERA O PRESIDENTE DO TSE, EM 2015, ERA ELE MESMO!
    TEM QUE BOTAR, PARA MANTER-SE COERENTE, ESSA CAMBADA DE ESTELIONATÁRIOS VENEZUELANOS E PORTUGUESES A CORRER DO BRASIL!!!
    SMARTMATIC NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS NUNCA MAAAAAIS!!!

  35. Com tantos “experts internacionais” ( portugueses, venezuelanos, coreanos, etiopianos e bananeiros) não há qualquer chance dessa M-ERDA funcionar…mas isso não é problema, pois todos os bandoleiros serão re-eleitos mesmo…

  36. Dá-lhe Toffoli! Mostra que você deixou de ser apenas “um estagiário”. Mostre que é membro efetivo da corte suprema e que saiu daquela esparrela inicial. Mostre que hoje é defensor da justiça e que CULPADOS e criminosos condenados têm mais é que serem presos e pagar suas dívidas criminais.

  37. Cláudio,
    A posse do novo presidente do tribunal, ministro Fux, é no dia 06, terça-feira.
    Por que você não tenta uma entrevista exclusiva com ele?
    Seria interessante saber o que ele pensa sobre isso…
    E como ninguém mais da imprensa toca no assunto, o furo jornalístico seria só seu.

  38. A eleição de 2014 foi a portas fechadas,o que anula a eleição independente do que tenha sido feito lá dentro, já que viola o princípio da transparência. Se fôssemos um país de gente menos retardada as coisas seriam diferentes. Mas você fala o óbvio e parece que está com um bumbo na praça pregando para ninguém.