“Dificilmente veremos uma renovação profunda”

Merval Pereira comentou no Globo a união de PT e PMDB para somar as fatias do fundão eleitoral e frear a Lava Jato:

“Pelo jeitão que as alianças políticas para a eleição de 2018 estão tomando, dificilmente veremos uma renovação profunda dos quadros políticos nacionais, por mais que essa seja a vontade do cidadão comum.

Os partidos políticos, que fazem as regras eleitorais, já estão retomando velhos hábitos, e as alianças partidárias continuam refletindo interesses regionais que têm mais a ver com vantagens pessoais do que com programas de governo.

Ao anunciar, terça-feira passada, que estava ‘perdoando’ os golpistas, Lula deu o sinal esperado para reagrupar antigos interesses fisiológicos, separados momentaneamente no impeachment da ex-presidente Dilma. Ela, aliás, vai ser a grande abandonada desta campanha.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 63 comentários
  1. Para crermos ser verdadeiras as conclusões insuspeitas de Merval, é preciso descrer nas mudanças recentes do Brasil.
    Constatar o retorno das velhas práticas políticas, em um certo sentido, é irrelevante pois a velha estrutura política nacional só sabe fazer isso para ganhar eleições. Por isso se chamam de velha.
    As mudanças políticas não acontecerão magicamente, de um dia para outro. Os beneficiados por este estado de coisas reagirão violentamente, como Beiçola Mendes tem demonstrado. O mais importante é que a mudança nos costumes seja uma prática constante e irreversível.
    A república do café com leite não acabou de imediato…

  2. FIM DAS COLIGAÇÕES EM ELEIÇÕES PROPORCIONAIS ESTA É A VERDADEIRA ABERRAÇÃO DO BRASIL – STF ACORDA. O BRASIL NÃO AGUENTA MAIS, NOS OUÇA, O FÓSFORO ESTA ACESO, SE A JUSTIÇA NÃO FOR CAPAZ DE PROTEGER O POVO DESSES BANDIDOS, NADA MAIS SOBRARÁ A NÃO SER O POVO FAZER JUSTIÇA. STF PAUTE A AÇÃO ABAIXO, QUE ESTA PARADA DESDE 12/16 E RESOLVE ESTA CACHORRADA LOGO, FIM DAS COLIGAÇÕES EM ELEIÇÕES PROPORCIONAIS JÁ EM 2018 ESTA É A VERDADEIRA ABERRAÇÃO DO BRASIL, ACABEM COM ISSO, POIS ISSO ESTA ACABANDO COM O BRASIL.
    Andamento do Processo n. 5.420 – Ação Direta de Inconstitucionalidade – 05/04/2016 do STF

  3. Culpa do gado manso, conhecido por POVO BRASILEIRO..
    Os idiotas vão continuar votando no PMDB, PT, PSOL, REDE, PP e demais lixos.
    .
    Hora de dar um soco na mesa.
    .
    Hora do mito.

  4. Lulalau vai sair candidato a senador por algum estado nordestino.
    Além de uma eleição garantida (nem precisa de Gilmartmatic), terá a blindagem de 8 anos do foro privilegiado para bandidos !!..

  5. ….. ((pense)) Não se obtêm resultados diferentes, fazendo sempre a mesma coisa…. votando nos mesmos que estão ou estiveram lá. SÓ MUDA SE VOCÊ MUDAR, MUDANDO TODOS QUE ESTÃO LÁ !!!

    1. Talvez possa mudar alguns mas não todos os que estão lá porque os grandes partidos, que abrigam a maior parte desta gente comprometida, continuam leves e soltos de posse dos Três Poderes, mantendo e aprofundando o sistema político e jurídico que sustenta a todos no cenário político.

  6. Renovar? Não vão mesmo.
    Ou seja: qualquer presidente eleito, por melhor que venha a ser, não conseguira limpar e redirecionar os rumos do país.
    .
    Não adianta culpar o povo pelo bando de ordinários que aí está.
    SEMPRE FORAM estes os que se apresentaram.
    Diga-se: OS MESMOS QUE, em meio à crises MUNDIAIS – Petróleo; desvinculação de moedas ao lastro do ouro; rearranjo monetário internacional e bananadas de um SAFARDANA – DELFIN NETO – DERRUBARAM O REGIME MILITAR vendendo o sonho das Diretas Já!
    .
    Essa corja MAQUIAVÉLICA, aproveitou-se dessas situações para se inflitrar em jornais, educação… e apadrinhar o estado todo.
    Dividiram o país em zonas de revesamento de CASTA PODRE, formada por bandidos e juizécos próprios no STF para protege-los.
    Venderam o sonho macabro em pacote florido com uma única opção – o menos pior.
    Pagamos muito caro por esse plano de pesadelo imundo.
    .
    Só há uma maneira de refazer o caminho: Zerar tudo.
    INTERVENÇÃO JÁ!

  7. Se, por maior que seja a vontade do cidadão comum, dificilmente veremos uma renovação profunda dos quadros políticos nacionais; CONCLUI-SE QUE a arma do voto está esvaziada.
    Se as cartas já estão sendo marcadas e as armadilhas, postas, para quê votar?
    BOICOTE GERAL TOTAL E IRRESTRITO ÀS ELEIÇÕES E ÀS URNAS FRAUDADAS.
    Se o dinheiro que vai financiar essa pouca vergonha, essa canalhice toda, sai do meu bolso, opto por fazer o quê desejar. O voto é um direito? Então me recuso a votar em quem jamais vai me representar. O voto é um dever? Se sou eu quem agora financia as campanhas? Esquizofrenia pura. Desobedeço.
    EM 2018, NÃO VOTE EM NINGUÉM!!! VAMOS INVIABILIZAR O PLEITO.

    1. Essa conversa é bastante esquisita. Qualquer pessoa mais ou menos informada sabe que esse negócio de não votar ou votar nulo ou em branco só favorece os candidatos dos fanáticos tipo lulistas. Esses jamais deixam de votar em seus adorados ídolos que seriam assim eleitos em primeiro turno. Semear essa ideia é semear desinformação.

  8. 1. Retorno ao voto em papel.
    2. Prisão dos condenados em 2ª instância.
    3. Fim do foro privilegiado.
    4. Todo apoio à Lava Jato.
    Que tal? Temos aqui uma pauta de consenso (pauta mínima, dirão alguns) para as próximas manifestações. Não é esse o básico do básico? O que estamos esperando?
    .
    Dia 15 de novembro é feriado.
    Dia 15 de novembro é um feriado significativo, e cai no meio da semana.
    Vão ficar esperando pelos patinhos?

  9. Renovação? “Golpistas” e “golpeados” juntos para assaltar aos estados e talvez, porque não, saquear novamente juntos, o País ? Tudo é possível neste ambiente de impunidade, leniência e apatia popular.

  10. O milagre que Lula pediu esta proximo:
    ” Nós temos um Presidente da Câmara f….., um presidente do Senado f….., não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a ‘República de Curitiba’. Porque a partir de um juiz de primeira instância, tudo pode acontecer nesse país.””

  11. “Golpistas” e “golpeados” juntos para assaltar aos estados e talvez, porque não, saquear novamente juntos, o País ? Tudo é possível neste ambiente de impunidade, leniência e apatia nacional.

    1. E não se surpreendam que no grande acordão para não investigar nem o Temer nem o Aécio e não prender o Lula, sejam beneficiados e soltos o Cunha, o Cabral, o Geddel e outros… Já pensaram o que êstes senhores não terão para relatar sobre aquelas figuras ilustres?

  12. muita água vai rolar.
    Evidente que estarão fazendo alianças atreladas ao seus próprios interesses. Programa de governo ninguém apresenta. Se apresentar é falácia. O objetivo deles (Executivo, Legislativo e Judiciário) é um só.
    A eleição não nos favorecerá (Smartmatic?) e muitos acreditam que uma intervenção é a melhor saída. É tão grande a decepção que nem nessa possibilidade acredito. Estamos às traças, às moscas, às baratas, aos ratos. De qualquer forma, a Lava Jato foi a melhor coisa que nos aconteceu.

    1. Acho que a Lava Jato “deveria ter sido” a melhor coisa para o Brasil, se os grandes arranjos e manobras, no final das contas, fez com que ela servisse para tirar alguns elementos das quadrilhas, bota-los no xadrez, e deixar caminho livre para outros.

  13. É fácil entender que o grande acordão é a solução para todos os males destes antigos e agora de novo, “aliados”. Esta união nos estados poderá, quem sabe progredir para uma nova união para efetuar um novo período de bem estar patrocinado por gastança desenfreada e temperada com o assalto ao erário público e às estatais efetuado pela divisão das mesmas entre os partidos eleitos, juntos, juntos mesmo e que nos legaram numa só chapa, aliás perdoada pelo TSE, uma presidenta e um vice presidente

  14. É fácil entender que o grande acordão é a solução para todos os males destes antigos e agora de novo, “aliados”. Esta união nos estados poderá, quem sabe progredir para uma nova união para efetuar um novo período de bem estar patrocinado por gastamça desenfreada e temperada com o assalto ao erário público e às estatais efetuado pela divisão das mesmas entre os partidos eleitos, juntos, juntos mesmo e que nos legaram numa só chapa, aliás perdoada pelo TSE, uma presidenta e um vice presidente.

    1. Para renovar o povo a unica saída é a fuga de Brazuela, como fizeram cubanos e hoje fazem venezuelanos. Seremos os próximos. Melhor, já somos os próximos, pois a cada ano aumenta o êxodo de brasileiros decentes que pretendem construir suas vidas trabalhando em um pais com mais justiça e menos impunidade.

  15. O povão só tem vontades de ver uma renovação profunda?
    Ué mas não são eles que decidem no voto, quem fica e quem sai?
    Parece que até a imprensa finge ignorar que na raiz dessa zona toda está este povo mantido na ignorância como verdadeiros bovinos.

  16. “Dificilmente”, ou seja, há, sim, algumas chances de renovação.
    Não caiam nessa conversa de que está “tudo dominado”.
    Quem vocês acham que adora essa conversa de “tudo dominado”?
    A OC, é claro.
    As saídas são muitas. Uma dessas saídas (pelo voto) é o NOVO.

  17. E desde quando PT e PMDB estão desligados, desunidos? Ahhh vocês acreditaram naquele teatro do gópi que passava a ideia que Temer e Lula estavam dimau? Então tá bom…

    1. INVENTEI MAIS ESSE NICK AQUI!!
      QUERO MAIS UMA MORTADELA!!
      JÁ SÃO 600 NICKS QUE EU INVENTEI!!
      QUERO ENTÃO 600 MORTADELAS!!

  18. Sim. Mas tem gente afirmando que a esperança na renovação é a eleição de 2018. Outros afirmam que um ou outro candidato será a solução. Todas posições devem ser respeitadas, porém a realidade da estrutura política leva crer que tudo será mais do mesmo. Sem uma profunda reforma institucional que, dentre outras providências, retire da vida pública, esta quantidade de políticos envolvidos em atos não republicanos, viveremos de crise em crise até atingir um caos sem precedentes.

    1. Por hora so ha uma solução: FORÇAS ARMADAS. Para faxina geral. Senao realmente sera mais do mesmo e o Titansil vai pro fundo do mar de lama. Glup glup glup

    2. E nao menos pior tem a questao das nada confiaveis urnas que põe em duvida a lisura eleições. Eu nao confio. E você? Pra que votar?

  19. CONTRA qualquer reeleição !!!
    .
    REELEIÇÃO, n.u.n.c.a, de nenhum modo, jamais !!!
    um segundo mandato somente após uma legislatura entremeada;
    terceiro mandato, JAMAIS, NUNCA, EM NENHUMA HIPÓTESE,
    JAMAIS, NUNCA, EM NENHUMA HIPÓTESE !!!!!! !!!!! !!!! !!! !! !

  20. RESPOSTA À DÚVIDA:
    A IMPRENSA DEFENDE UMA SAÍDA INSTITUCIONAL PARA A CRISE.
    NOVAS ELEIÇÕES, JUSTIÇA, REFORMAS, ETC.
    ISTO É ACREDITAR EM PAPAI NOEL. NÃO TEMOS INSTITUIÇÕES, FORAM TODAS DOMINADAS PELA ORCRIM.
    SOMOS UMA DITADURA BASEADA NA IMPUNIDADE, GARANTIDA PELO STF E O TSE.
    SÓ UMA INTERVENÇÃO MILITAR NOS 3 PODERES SALVA A NAÇÃO.
    ESPERO TER ESCLARECIDO A DÚVIDA DO LEITOR.

  21. .Marisa Letícia sabia que Lula destruiu sua vida e de toda a família:
    https://www.google.com/amp/s/www.jornaldopais.com.br/marisa-leticia-sabia-que-lula-destruiu-sua-vida-e-de-toda-a-familia/amp/

  22. CHEGOU A HORA DA IMPRENSA ACORDAR E DEFENDER SAÍDA INSTITUCIONAL PARA A CRISE.
    VIVEMOS UMA DITADURA BASEADA NA IMPUNIDADE.
    SEM JUSTIÇA NÃO EXISTE DEMOCRACIA.
    QUERER NOVAS ELEIÇÕES E REFORMAS É SONHAR ACORDADO.
    A ORCRIM ENQUANTO NO PODER NÃO PERMITIRÁ E VAI ELEGER SEU CANDIDATO OU INVIABILIZAR A DO CONCORRENTE.
    SÓ UMA INTERVENÇÃO NOS 3 PODERES SALVA A NAÇÃO.
    A IMPRENSA PRECISA FAZER SUA PARTE OU MORREREMOS NA PRAIA NOVAMENTE.

  23. É o Estado Democrático de Direito esperando para ver até onde as éticas da saciedade suportam. As instituições não fazem o que podem fazer, e empurram o BAGULHO para a sociedade. Purga sua consciência, mas não o SISTEMA.

  24. É o Estado Democrático de Direito esperando para ver até onde as éticas da saciedade suporta. As instituições não fazem o que podem fazer, e empurram o BAGULHO para a sociedade. Purga sua consciência, mas não o SISTEMA.

  25. Parece brincadeira … Alguém esperava que mudanças viriam pelos político que aí estão??? Que isso. Esse raciocínio do Merval sofre que essa ilógica. É óbvio que a mudança esperada só vira pelo voto, eleger quem nunca esteve lá é a única regra viável.

    1. Boicote presume indignação por uma maioria , presume união, presume consciência, mas não tenho certeza se presume razoável escolaridade, pois Ghandi conseguiu boicotar produtos ingleses dentro de uma sociedade de pessoas de baixa escolaridade assim como ocorre aqui.
      E, claro, boicote presume lideres que sejam porta-vozes da maioria; que levem essas pessoas a manifestações de rua ou em outros canais de visibilidade.
      Seria ÓTIMO boicotarmos não apenas as eleições mas outras atividades, empresas, pessoas, etc, mas a pergunta que fica é: temos condições de boicotar algo nessa sociedade brasileira que elege Lulas, Dilmas e Temers? Além de Aécios?

  26. Antas, pelo amor de deus, para com essa conversa de tudo é para frear a Lava Jato essa conversa já deu. Eles vão se unir para continuar no poder. A renovação será baixa porque sempre foi baixa (renovação real de 10%?), afinal o povo está satisfeito com os eleitos e vota nos mesmos por décadas e décadas.

  27. gilmar mendes, o advogado do fernando henrique, sacramentou em decisão macabra no tse que tudo fica como antes.
    política no brasil é assim, tudo no minúsculo, para manter o câncer da corrupção ativo e operante.
    sequer segurança, saúde e educação temos; e pagamos 35% para isso.

  28. A ORCRIM não larga o osso. E depois do voto anti Brasil, de Cármen Lúcia, a força da ORCRIM se multiplicou por mil. A justiça e o povo de bem foram nocauteados por ela e pela ORCRIM.