Diplomatas fazem manifesto contra futuro chanceler de Bolsonaro

Diplomatas da ativa e aposentados redigiram, sob anonimato, um manifesto “em defesa do Itamaraty” em que atacam Ernesto Araújo, informa Duda Teixeira em Crusoé.

O texto critica as “intromissões religiosas”, “desvios políticos” e “preconceitos ideológicos” que teriam emergido nas falas do futuro chanceler de Jair Bolsonaro. E classifica Araújo como “despreparado” para a função.

Leia em Crusoé:

EXCLUSIVO: Diplomatas fazem manifesto em defesa do Itamaraty

Este homem está definindo o futuro do país — e o seu. Você sabe o que ele pensa? Descubra AGORA

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 467 comentários
  1. O governo petista abriu embaixada em países que nem conhecemos. A despesa da pasta é absurda. Teremos duas penosas tarefas: despetizar o Estado, bem como redimensioná-lo de forma racional.

  2. Simples resolução para os contrariados. Peçam demissão e vão curtir as férias num país caribenho e os aposentados renunciem a suas mordomias que recebem até hoje, aí quem sabe o Jair vai olh

    1. Com Cuba ? Angola? Venezuela ? Hum…. Afeganistão?! Ah… com a Palestina ?! Humhum….Estou curioso para saber donde viria o déficit….

  3. Os petralhas escastelados no itamaraty não têm a menor vergonha de tramar contra o governo eleito democraticamente e suas promessas. Aprenderam com seus amigos cubanos, iranuanos, russos e chineses.

    1. Importadora de commodities sim, mas isso é outra questão. Vc acha que devemos intervir na política interna dos outros?Tá se achando os EUA ??Vamos chorar quando nossa balança comercial for defici

    2. E daí? Importadora de que? Matéria prima a preço de banana? O que isso muda em relação aos crimes contra a democracia, liberdade e direitos humanos cometidos pela ditadura totalitária?

  4. Sujeito despreparado! Acordos bilaterais em detrimento do multilateralismo? Mudar embaixada? Sair do Acordo de Paris? Déficits comerciais à vista!!!Precisamos exportar independente de ideologias!

  5. Os “dipromatas tupiniquins” são comandados pelo Celso Amorim, comunista, que Lula mantém no bolso. Estes “dipromatas” que agora latem, abanam o rabo para os comunistas. Brasil direita.

  6. Em 2015, o jornal O Estado de São Paulo publicou que há vários em cargos comissionados, sem concurso, em todas embaixadas brasileiras, pelo mundo. Isso precisa ser investigado, se é fato.

  7. Esse chanceler vai cair. Ele é estúpido demais até para ser ministro do Bolsonaro. O “aquecimento global” é uma trama marxista? Daqui a pouco, vai dizer que a terra é plana e Deus está no cent

    1. Lembro de um premio Nobel que dizia que até 2016 não existiria mais gelo no ártico. O Trump gozou ele várias vezes com as nevascas do ano passado na Europa. Ainda tem inocente que acredita nisso

  8. Ué ? Onde estavam os “diplomatas” quando o PT fazia miséria com a política externa do país ? Estavam no mesmo torpor do COAF, que só agoga acordou ? Ah ! Vão tomar no c* anônimos !

  9. Diplomatas Cuzões, falem na cara! Respeitem o Ministro! Tem que tocar essas ratazanas petistas do Itamaraty a custa de cabo de vassoura no lombo! Culpa desses bandidos o Brasil é um anão diplomáti

  10. Onde estavam esses zelosos “membros da diplomacia do Brasil” quando Marco Aurélio (top top) Garcia e Celso (vermelho) Amorim DOAVAM dinheiro dos brasileiros para sustentar ditadores comunistas.

    1. Perfeito! Quem nunca abriu a boca depois de 13 anos de mazelas lulopetistas, não tem moral agora para abrir a boca para nada.

    2. Aonde estavam esses zelosos diplomatas quando Manoel Zelaya morou na embaixada brasileira de Honduras, sentado numa cadeira de chapéu e com as pernas em cima da mesa? Vergonha!!

  11. Onde estavam esses diplomatas quando o Marco Aurélio Garcia usurpou as funções do Itamaraty e guindou o Brasil para ser subserviente e serviçal das ditaduras e cleptocracias do terceiro mundo?

  12. Vocês querem dizer diplomatas petistas & comunistas. A coisa mudou cambada. A administração agora vai ser outra. Vão chorar lá em Curitiba. Afinal o safado que vocês adoram está sentido falta d

  13. Antas, o q está acontecendo com a publicação dos comentários?! Meus comentários são absolutamente corretos e respeitosos, por que são “rejeitados”?! É preocupante!! O q está acontecendo?!

    1. De qq modo os Antas só nos usam como massa de manobra publicitária. Já nos reduziram a 200 toques sem direito a postar links nem copiar e colar informações úteis. Somos todos ocupados!

    2. He um algoritmo mal-feito q elimina o comentario se tiver alguma palavra chave.Tem q trocar algumas palavras,tentativa e erro.Uma bo sta q no elimina o probl principal,tipo esse PQP.

    3. Pois é, Ana, com tantos comentários vulgares e pornográficos publicados eu não entendo que comentários sérios e normais sejam bloqueados “por conterem palavras sensíveis”! Ñ entendo!!!!!!!

    4. Eu também estou bloqueada. Aqui e na Crusoé. Na Crusoé, estou só esperando o fim da assinatura. Aqui, lamento o que está ocorrendo, pois sigo o blog desde o início.

  14. Intromissão ?????? Nas ultimas décadas o anão diplomático e quase inerte deitado em berço deles mesmos, afundados numa burocracia insana e gastando bilhões, vem querer falar algo ???? mais bo

  15. Não merece a menor atenção. O governo Bolsonaro traçou o mapa da prosperidade do Brasil e a turma do atraso quer que o Brasil continue a mesma porqueira desde a promulgação da Constituição de

    1. Antas, posso saber pq meu comentário absolutamente normal e polido “não ser publicado por conter palavras sensíveis”?! Realmente não entendi! É censura dos Antas ou algo oculto?!

    2. É o que mais tem Tem diplomata que é defensor da Coreia do Norte e que adoraria trabalhar na Fmbaixada de la…. Pena que a vaga é concorrida, só tem lugar p 1 que já está lá….

  16. Anônimos devem ser tratados como se nao existissem. Roubar, corrupção e acolher terrorista pode, o que não pode é se expressar honestamente. Aliás pode
    ganhar carteiraço e ser preso. Afff…

  17. O Chanceler Ernesto Araújo está sendo vilipendiado e caluniado por esta corja de comunistas anônimos. Ainda veremos todos esses criminosos serem desmascarados e sofrerem fortes represálias.

  18. O capitão e o chanceler poderiam jogar no lixo esse texto globalista, esquerdista/progressista. O Brasil se reaproximará da civilização dos EUA, Israel, Europeus, vizinhos das Américas, etc.

  19. A vermelhada que se infiltrou nas instituições democráticas para pervertê-la está lindamente enlouquecida….A cara de pau é tanta que tudo que não for à esquerda taxam como sendo “preconceit

  20. Não conheço o Ministro mas este diplomatas “anônimos” não tinham vergonha da PeTezada assaltando o país e fazendo acordos com Ditaduras pelo mundo afora?Cadê os defensores da Diplomacia Repub

  21. O anonimato, só para proteger vítimas potenciais e ajudar em investigações. Voto secreto no congresso e “manifestos apócrifos” vão contra os propósitos da democracia que exige TRANSPARÊNCIA.

  22. Anônimo?? Então como saber quantos são? Alô O antagonista!!! Num faiz esssi papéu, neném… Num divulga coisas sem valor, meu nêgo. Deve ser apenas um único rato que plantou essa nutíssia…

  23. Marxistas-gramscistas são, antes de tudo, covardes. Depois, à mando da filosofia de Gramsci, trabalham para eliminar os pilares de sustentação da sociedade. A Venezuela está à frente neste trilh

  24. Anonimato kkkk, isso é medo de perder o emprego. Um bando de covardes que sem a ajuda do partido no qual militam não arrumam emprego em nenhum lugar pois não possuem talento para encher um copo d’

  25. Diplomatas anônimos significa aquele um que está caindo do cavalo… Sim, aquele que ajudou a levar o Lula por aí… Nem falo do top,top do acidente da TAM… Falo do outro ligadinho na Petrobrás.

  26. Desde qndo petista esquerdista comunista aparelhado é diplomata?As 44 representações que serviram de célula d propaganda comunista aliada de ditaduras para desvios de dinheiro tem q serINVEstigada

  27. SATANÁS é a ORDEM DESSA KORJA. Seguir as Palavras de DEUS são um crime para esses canalhas. Eu se fosse presidente desta mérida eu me declararia imperador e mataria pelo menos 50 milhões de cráp

  28. O Brasil é um anão diplomático, um país em convulsão social. Vergonha na política externa e interna. Precisamos enterrar essas voz do atraso, no passado vergonhoso que construíram.

  29. Anônimos porque…para criar uma narrativa de receio de perseguição política…??? Os Governos do Pt perseguiram as pessoas e aparelharam as instituições…onde estavam estes Anônimos…???

  30. Fecha as embaixadas e consulados inúteis e coloca os exonerados para trabalhar em algo útil para o pais, como quebrar pedras, tapar buracos em estradas de terra no interior e vender picolé em Rorai

  31. Esses “defenderam o Itamaraty” nas gestões PT, quando o Brasil foi reduzido a “anão diplomático”? E só pra lembrar: “é vedado o anonimato”. Diplomatas não sabem disso? Valor zero pra essa

  32. infelizmente se o presidente quiser governar ,vai ter que fazer como o presidente da turquia ,que mandou prender supremo ,Juízes ,embaixadores ,policiais e muito choro para quem nem começou a govern

  33. Diplomatas ANÔNIMOS, Covardes e Pusilânimes, O Lula, seus Vigaristas, Fez do Itamarati um Puxadinho Do PT. O Brasil perdeu Bilhões de Reais em Cuba e na Venezuela por questões ideológicas

  34. Onde estavam esses diplomatas quando o Marco Aurélio DENTES PODRES Garcia firmava parcerias com as FARC e outras ditaduras bolivarianas, afastando o Brasil das potencias democráticas ocidentais ?

    1. Tive comentários censurados aqui hoje, não entendi. O que entendo é que o “velho” antagonista já não é mais o mesmo.

  35. Duvido q ele faça aquela coisa vergonhosa como o tal acordo com Irã do Celso Amorim, Lula, Erdogan juntos com o Irã de Ahmadinejad em MAIO 2010… Q vergonha q passei. Foi Celso Amorim…….

    1. Finalmente os brasileiros estão enxergando esse tempo de trevas pós civilização no qual o mundo mergulhou! Fazemos parte do resto que se salvará do abismo desse “cidadão”!

    2. Tem alguma alma caridosa para pagar viagem só de ida deste cidadão para Coreia do Norte não? Ele parece estar em crise de abstinência de ditadura comunista. Plus: lá ele ñ terá acesso à net

  36. Força Chanceler Ernesto Araújo, o inimigo do Brasil verde-amarelo sempre irá atacar de forma covarde.Fora globalismo esquerdista, fora ONU e ONGs, fora o politicamente “correto”. Brasil acima de

  37. Nos, os q saimos vitoriosos das urnas, tambem pensamos isso dos antigos Chancellers e Diplomatas. Alguem se importava com o q achavamos do grude de Lula com Ahmadineja? Entao, o mesmo DANEM-SE p eles

  38. Lula e Dilma criaram 44 embaixadas e representações em países que nada acrescentam comercialmente e infiltrou de petitas pelo mundo inteiro, por isso estão gritando. Vai acabar a mamata.

  39. Sob 13 anos de bolivarismo envergonhado, esses que restaram diplomatas, podem ser todos aposentados. Não resta um que preste ou teria se rebelado em vender para não receber. Já vão tarde!

  40. Eu heim? É por essa razão e outras que por ser MILITAR o nosso Capitão e seus Generais e o Juiz Sérgio Moro, são de longe BEM DIFERENTES desses Petralhas, pois todos eles JAMAIS usarão o anonima

  41. Mas o cara não fez absolutamente nada até agora. Ele ainda não é o Ministro. Ele será a partir de Janeiro. Êta gente. Imaginem fazer igual com os ministros da Mulher q sauda a Mandioca.

    1. Esse grupo de anônimos deve ser facilmente identificável no Itamaraty. É a turma do colarinho engomado, rendinha nos pulsos da camisa, papel de carta perfumado e outras frescurinhas.

    1. Eles se espantam em ver um presidente e um ministro que falam de Deus em público. Pessoas públicas conservadoras, representando a maioria.

  42. Senhores relaxem que dói menos…Não aceitam outra corrente e quem tem preconceito são eles que são totalitarios. Muito urgente intervenção constitucional para descomunizar o pais….

    1. Está excedendo a favor do Brasil né? E não a favor de Cuba, Venezuela, Bolívia, África e os amigos da companheirada.

  43. Covardes! Nem para divulgarem o nome presta. Basta o Ernesto Araújo quando assumir o cargo, fazer um levantamento de diplomatas ligados ao Celso Amorim, e mandarem todos para o olho da rua.

    1. … não tem mistério. O povo escolheu o presidente, e o presidente escolheu seus ministros, segundo esses critérios e valores conservadores.

    2. Sérgio, a maioria do povo é cristã, e o Brasil faz parte de uma civilização que tem como pilares a cultura judaico-cristã, o direito romano, e a filosofia grega, como inspirações do estado.

    3. Não tem que misturar Deus e diplomacia mesmo … o Estado é laico e esse Deus sobrenatural provavelmente nem existe …

    1. Tambem acho ! Devem ser petisatas comunistas/ socialistas! Ateu pra elea pode ne ? Tipo Amorim ? Fora esquerdistas de nossas instituições!

  44. Esse foi um dos maiores acertos de Bolsonaro. Se é que esses diplomatas existem mesmo, é vergonhoso que tenham escolhido o anonimato. Pura subversão política. Todos sabemos do aparelhamento…

  45. Que o Bolsonaro não entende nada de politica internacional, todo mundo já sabe, mas então é bom colocar no lugar deste um chanceler que seja militar e com bom relacio/o no mundo árabe e com chin

    1. … Estados Unidos, Israel, países da Europa, vizinhos das Américas, países asiáticos não comunistas, etc. O Brasil ainda é um país de maioria cristã, imerso numa civilização.

    2. … profundas, ou seja, diplomáticas, que possibilitam laços econômicos maiores, tecnológicos, militares, e acima de tudo, culturais, educacionais, e civilizatórios, só com nações como…

    3. Deixa de falar bobagem. Eu não quero que o Brasil vire uma colônia islâmica ou chinesa. Relações com árabes e chineses deve ser comercial, de forma bem pontual, e olhe lá. Relações mais…

    4. Vai dar uma voltinha lá no oriente, com um crucifixo e uma bermudinha por causa do calor e, se voltar, pede pro Mito tratar bem aqueles Zés ruela!

  46. Ernesto Araújo, a republiqueta é morta, nunca deu certo, nunca dará! mas nós, monarquistas brasileiros, te apoiamos totalmente!Vc seria um ótimo chanceler do nosso Império… q não tardará!

    1. Preconceitos ideológicos com políticas globalistas, comunistas, marxistas, progressistas, todo e qualquer conservador, capitalista, terá.

  47. Se essa corja conivente com o apequenamento da diplomacia brasileira no cenário mundial(e q batia palmas para Celso Amorim e similares) está contra, isso referenda ainda mais o nome do indicado!!

    1. Diplomatas comunistas comunistas covardes a servido do comunismo internacional , que andam com o rabo entre as pernas, eles querem vender o BRASIL

    1. Ernesto Araújo. Em tempo : Presidente Bolsonaro, consulte a lista do manifesto para escolher nossos representantes pelo Mundo afora. Corredor para os esquerdopatas.

  48. Se é anônimo, ninguém, principalmente vocês de O Antagonista / Cruso é, deveria publicar!! Quem quer criticar, mas não mostra a cara, não merece crédito!!! O melhor teria sido ignorar!!!

    1. Manifesto anônimo é uma coisa que só pode partir do PT. Se é manifesto,não pode ser anônimo.Manifestar quer dizer aparecer, tomar posição. Tem que ter um sujeito.

  49. Nao sei pq o ANTAGONISTA fica dando vozes a esses pseudo diplomatas pau no KU. Eles podem chiar a vontade, sao um bando de esquerdopatas q vao perder a mamata e ter q andar na linha. O choro é livre

  50. Como eles escolheram ser referidos? “Diplomatas Sociedade Anônima” ou “diplomatas anônimos”? Manifesto de anônimos????? com anonimato garantido? Nossa!, convenceram todo mundo…

  51. Manifesto Anônimo? Só pode ser dqls colocados na Diplomacia p/ dar sustentáculo ás pretensões e negociatas espúrias ds PTistas. Ñ querem perder funções, s/ dúvidas. Quem s/ mandou foi o Chef

    1. É o chôrôrô esquerdista, globalista dos chanceleres e diplomatas antigos. Agora o itamaraty realmente está se aproximando da maioria do povo e de seus valores.

  52. Nos tempos de triste memória do megalonanico (Celso Amorim) e do TopTop Garcia, que nem diplomata era, e mandava e desmandava nessa pocilga do Itamaraty, esses mesmos bajuladores aplaudiam!

  53. Os mesmo nao? Entregaram o Brasil mundo a fora e em nome da ideologia do PT e da religiao afro pq era a privilegiada, e hj o Chanceler que nada fez ainda deve ser ouvido, O GOV BOLSONARO GANHOU

    1. Estão detestando o alinhamento, agora sim, civilizacional que o Brasil pretende fazer com os EUA, Israel, primeiro mundo europeu, etc. Eles detestam os valores conservadores e cristãos.

  54. JÁ SABEMOS de quem veio: dos comunistas Samuel Pinheiro Guimarães, Celso Amorim e Aloysio Nunes. Gentalha alinhada com Venezuela, Cuba e Nicarágua. Sem contar com alguns ditadores africanos.

    1. … progressistas gostam é de quebras de soberanias, sentimentos nacionalistas/patriotas, e adoram controlar nações através órgãos como a ONU.

    2. Eles detestam o alinhamento civilizacional que o capitão e seu chanceler pretendem resgatar. Eles detestam os valores cristãos, universais em manter nações em regimes de paz.

  55. “Desvios Políticos, Preconceitos Ideológicos” ? Estão a falar de Celso Amorim certamente…….creio eu, a torcida do Flamengo, do Corinthians, do Atlético Mineiro, do Bahia, etc…etc..e tal…

    1. É preciso ter preconceitos ideológicos com ditaduras comunistas, islâmicas, e com as políticas da ONU, que invadem soberanias. Preconceito não, conceito!