Diretor do Museu Nacional e reitor da UFRJ podem responder por improbidade administrativa

O diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner, e o reitor da UFRJ, Roberto Leher, podem responder por improbidade administrativa.

O artigo 10 da lei 8.429/92 diz que “constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseja perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens e haveres das entidades”.

Não exige demonstração de dolo, apenas comprovação de culpa – negligência, no caso.

Com a palavra, o Ministério Público.

QUARTO DE D. JOÃO VI TINHA FRIGOBAR E GAMBIARRA

Reitoria da UFRJ era pressionada pelo MPF quando ocorreu incêndio no Museu Nacional

Museu Nacional estava sem alvará dos bombeiros

Pedido da UFRJ ao BNDES não previa sistema de combate a incêndio no Museu Nacional

UFRJ não tinha contrato para manutenção elétrica do Museu Nacional

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Rubens disse:

    Acho que nem tudo se queimou....só as provas do crime.

Ler comentários
  1. Roberto disse:

    Finalmente!! Pensei que o reitor 171 ia ficar dando discurso de viima! O picareta tem que ser preso!!!

  2. Maria disse:

    É flagrante que houve crime, é não culposo. Foi DOLOSO mesmo!

  3. Rodrigo disse:

    O MPF está muito ocupado com denúncias "importantes" contra o Jair Bolsonaro. Só sabem trabalhar quando lhes convém.

  4. Sergio disse:

    Por vezes há de se refletir sobre justiça. Imagine a pena legal que este cidadão poderá receber por improbidade de um museu, perante a pena proporcional para Dilma e Lula por terem quebrado o Brasil..

  5. Daisy disse:

    Exatamente o que precisa começar a ser feito: cobrar prejuízos daqueles que os causaram. Só vão entender a gravidade de seus atos quando doer no bolso.

  6. Decio disse:

    Não precisa de mais nada pra levar todos eles pra cadeia, e depois confirma-la na apuração do criminoso incêndio, e descobrir pra onde foi a verba destinada, no bojo, e que a UFRJ não aplicou.

  7. Jardel disse:

    É So ligar pro Gilmar beiçola.....que ele dá um habbeas preventivo na hora

  8. Rogemon disse:

    Como disse ontem: se querem responsáveis, esses são o diretor e o reitor do Museu Nacional. Deixar o Museu sem alvará do Corpo de Bombeiros por dois anos foi de uma irresponsabilidade indisculpável!!

  9. Rogerio disse:

    Agora ?! ...Inês é morta! ...só cinzas.

  10. Isabel disse:

    Temer já tinha que ter demitido esses caras e passado a administração de museus a órgão federal até passar para uma OS, como é administrada a Pinacoteca.

  11. BARBARA disse:

    Podem responder? Não! TÊM QUE RESPONDER! Principalmente o Reitor! E quiçá, o Procurador também!

  12. Maria disse:

    O Beiçola vai falar que é um coitadinho por processo não julgado, como fez com o reitor da UFSC.

  13. Assoite disse:

    Se querem consertar o Brasil , esse é o caminho , a cobrança das responsabilidades , por esses incompetentes que se assenhoram de cargos públicos. Causaram prejuízo irreparavel ao Brasil.

  14. Mary disse:

    Quem é o governador do Rio mesmo ? KD ELE ?

  15. Aurélio disse:

    Excelente reportagem. Precisamos mais disso.

  16. Roberto disse:

    As esquerdas estão destruindo totalmente nossa cultura. É como se estivesse em curso uma revolução cultural tipo aquela implantada na China.

  17. Sonia/SP disse:

    É o minimo!!! Pedem dinheiro para o BNDES para outros projetos e largam fios descascados, etc? Precisaram ser alertados dos riscos pelo proprio BNDES ! Tem treta aí!!!!

  18. João_RS disse:

    Essa tragédia mostrou duas coisas: (i) a aversão ao setor privado que segue no Brasil e (ii) o aparelhamento das universidades pela esquerda. Até o cara que servia cafezinho na UFRJ era do PSOL.

  19. Marius disse:

    Processo, condenação, penas de prisão e multa para todos esses facínoras travestidos de acadêmicos. A gestão temerária de uma instituição da grandeza do Museu Nacional precisa ser punida à altura.

  20. AntiPetralha disse:

    Se fosse num país sério tinham sido demitidos e respondiam criminalmente. No brasil, com uma justiça frouxa, PGR frouxa, não vai acontecer nada.

  21. Reinaldo disse:

    A impunidade é um estímulo a repetição, é incentivo ao crime, é importante que a ação seja iniciada e concluída, em bom prazo, com a punição aos culpados.

  22. Vinagre disse:

    DEMOROU!!!Pelo menos o fihadaputa do reitor(q recebia 3 Bi,e repassava pro museu 90 mil por ano para o museu)DEVE SER COLOCADO no OLHO da RUA,e responder CRIMINALMENTE!!

  23. Chris disse:

    Esse funcionalismo que se serve do público mas não responde devidamente pela negligência que neste caso gerou dano ao mundo pr3cisa ter fim. São criminosos.

  24. José disse:

    Os caras já deveriam ter sido demitidos ou pelo menos afastados dos cargos hoje cedo para não atrapalharem as investigações. Ainda bem que a PF vai investigar as causas do incêndio.

  25. Maria disse:

    Em qualquer país civilizado, estes criminosos já estariam presos! Bandidos, vagabundos, sem o menor cuidado, com o patrimônio cultural valioso, que foi entregue para ser administrados por incapazes!

  26. Patrício disse:

    Alguém tem que ser regiamente punido por esse descalabro. E o reitorzinho psolista surge como franco favorito a essa necessária punição. Mas faltam também os culpados pelo dinheiro não ter chegado lá.

  27. Chrisoula disse:

    Podem??? Mostraram q são incompetentes e irresponsáveis. M.Nacional, deveria ser transferido p/fundação privada. Tem de tirar da mão da UFRJ. Assim como outros, antes q surjam outras catástrofes.

  28. Neurônio disse:

    Se eles administrarem o deserto do Saara, em poucos meses vai faltar areia. O que falta aos gestores é básico. O cara é sociólogo e vai ter noção de curva S, Planejamento financeiro, Project?

  29. Kalá disse:

    Preventiva PARA TODOS. Houvesse pena de morte, execução ... Mas, somos 'bonzinhos'. Fica a dica.

  30. Neurônio disse:

    Podem??? É sério, podem? É paredão!!!!! Fuzilamento, para bandidos! Bandido bom é bandido morto! "Pedro II, é tudo ou nada?"

  31. Orange3 disse:

    Certíssimo! Deixaram a coisa deteriorar e agora culpam todos pela tragédia, menos a própria incompetência e negligência. Processo neles! Gentinha imprestável: tudo que toca vira cinzas.

  32. Aderval disse:

    Em país de 1ºmundo a diretoria toda(UFRJ e museu) já estaria em CANA, mas longe do bandidão lulaláu, pode ser junto com Cabral, o sócio da falência do país pela petralhada bolivariana (ops é pleonasmo

  33. FernandoDias disse:

    Reparei que não há comentários dos MAVs do Alckmin ou do Ciro por aqui... É a turma que está se lixando para o patrimônio nacional, querem só fazer o diabo para ganhar eleição e perpetuar o roubo, né?

  34. Marechal disse:

    Acho que não, porque os cérebros dos Procuradores que não vão acusá-lo e dos Juízes que não vão julgá-lo foram lavados na sua universidade...

  35. Marisa disse:

    Roubo para venda de peça com incêndio criminoso. Ou um seguro bacana em nome de alguém sobre alguma peça valiosa e fácil de transportar.

  36. Bolsonaro-é-17 disse:

    CRIMINOSOS. Perderam, sob suas RESPONSABILIDADES, o MAIOR patrimônio cultural e científico da nação. Incompetência, descaso. Não se importam "com isso", estão mais preocupados em empregar cúmplices.

  37. Goreba disse:

    O aparelhamento da coisa pública está nos levando à IDADE DA PEDRA.

  38. José disse:

    Não adianta querer distribuir responsabilidade, ele estava no cargo, e se tanto ele como os funcionários sabiam, deveriam ter fechado o Museu, retirado todo acervo , para outros museus ...

    1. A UFRJ não é dona do Museu, ou o que sobrou dele. Era patrimônio do Brasil. Estes irresponsáveis devem ser responsabilizados. Deveria haver cadeia também para a incompetência e irresponsabilidade.

  39. José disse:

    Tá na hora do ministério da educação expulsar essa quadrilha de esquerdistas que controla as universidades.

  40. Servio disse:

    --- Se administrar um museu que vale MILHÕES em bens materias e não tem sistema de incendio e alvará dos bombeiros, mínimo teria que manter FECHADO. Se isto não é negligencia o que é?

  41. Kedma disse:

    Eles devem! Se existir Lei, tem que ser cumprida.

  42. Maria disse:

    Podem??? Devem. Um acervo perdido para sempre. Esse país vive de "gambiarras" há muito. Saúde, educação, economia, segurança sofrem o mesmo descaso, a mesma negligência e irresponsabilidade. Vergonha.

  43. Marcela disse:

    Você ia ao museu e só podia ver o térreo. O andar superior em que estavam as múmias, os móveis de dom João e outras obras estavam sempre fechadas os público! Preguiça de abrir ao público. !!!!

  44. Fuj disse:

    Vão argumentar que não havia recursos, blá, blá, blá. Como não vai dar em nada, melhor nem iniciar processo.

  45. José disse:

    O maior problema é o aparelhamento politico-partidario corrupto existente no Brasil. Como resultado temos a esquerda inconseqüente, fruto da ignorância audaciosa.

  46. Alt disse:

    ... e poderão ser punidos com aposentadoria compulsória precoce, a exemplo do judiciário!

  47. José disse:

    Pois é... MPF se preocupando em tornar réu um parlamentar que emite opinião no exercício do mandato. Quantas Maria do Rosário serão necessárias para repor o acervo destruído pelo esquerdismo do PSOL?

  48. Jose disse:

    O reitor da UFRJ e demais diretores são notórios comunistas. Sua ideologia prega a destruição da história da sociedade brasileira, portanto, eles devem ser investigados a fundo, como suspeitos.

  49. roberto disse:

    A grana da cultura foi raspada pela turma dos Holanda, dos Veloso e dos Gil. Não sobrou nada para o Museu. Herança maldita. Agora só a privatização pode salvar. Fim do aparelhamento.

  50. Assoite disse:

    É bom não esquecer de cobrar as responsabilidades ao Corpo de Bombeiros, que prevaricam a torto e a direito, nas barbas do MPF, cadeia para o comandante.

  51. Kalá disse:

    Toda, atenção, TODA negligência é crime. Dada a dimensão imensa deste caso, é dolo intencional. Preventiva nessa CORJA.

  52. Patrizia disse:

    Melhor nem perder tempo e dinheiro com isso. Ninguém será punido, estamos no Brasil