“É lamentável que o governo contrarie o próprio discurso em favor da transparência”

O especialista em contas públicas Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas, disse a O Antagonista que o decreto do sigilo de documentos, assinado hoje por Hamilton Mourão, “é um retrocesso no que diz respeito ao acesso à informação, à transparência e ao controle social”.

“Participei dos debates sobre o texto da lei. À época, consideramos que quanto menor o universo de pessoas com o poder de decidir sobre as restrições (ultrassecretos, secretos, sigilosos e reservados), melhor seria para minimizar a quantidade de documentos indisponíveis para a sociedade.”

Ele acrescentou:

“É lamentável que o governo contrarie o próprio discurso em favor da transparência. A tendência é que seja ampliada a quantidade de documentos ‘escondidos’ dos cidadãos. Na minha perspectiva, o direito de acesso à informação é tão importante quanto a liberdade de expressão.”

Leia também:

Decreto do ‘sigilo de documentos’ foi feito por Temer, diz governo

QUAL É O PAPEL DOS MILITARES NO NOVO GOVERNO? VOCÊ PRECISA ESTAR POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 52 comentários
  1. É direito sagrado do povo saber como e onde são aplicados o dinheiro dos impostos, esse negócio de querer esconder do povo atos de governo, não tem justificativa, é pura MARACUTAIA.

  2. Talvez se alguns trolls que comentam aqui fossem pesquisar a lei 12527, ou pesquisar que tipos de informações merecem ser protegidas, não bostejassem tanto quanto bostejam.

    1. Valeu a tentativa mas não colou Conhaque Presidente XVII… O decreto é claro e não especifíca quais os critérios as informações sofrerão o tal protocolo ultrasecreto. Abaixa a bola, fique man

    1. Quanto vexame em uma semana… Quanta MUNIÇÃO para a mídia… O Brasil esperava um Trump e ganhou um Joker, o Palhaço.

  3. ANTAGONISTAS, calem a boca ! vai ? O governo Bolsonaro precisa se defender contra essa imprensa comunista que tenta minar O 1º governo decente desde a redemocratização. O Antagonista só atrapalha.

    1. Ou você e ignorante ou é mau intencionado, como pode fala uma besteira dessas, Go verno do PT o primeiro escalão podia decretar sigilo, e roubaram muito,

  4. Tempestade em copo d´água. Os problemas de transparência público são outros (e graves de verdade). Há portais que sequer funcionam. Querem só atacar o Bolsonaro. Nada relevante de fato.

  5. A cada dia o governo Bolsonaro se funda um pouco mais. Suas contradições em relação a temas importantes, como reforma da Previdência, privatizações, sigilo e corrupção, têm sido fatais.

  6. Antagonista é o Procurador da Folha e do Globo. Criou uma certa empatia com a direita e agora trabalha defendendo a Folha e o Globo. Acabou a mamata de vazar informações para a mídia esquerdista.

    1. Você, cidadão, nunca fez uso do direito à informação, quando é do seu interesse? Não quer saber o que o governo faz com o dinheiro? Porque licitou isso? Contratou aquilo? Porque sem concurso?

    2. O Antagonista foi comprado pela Folha que comprou tambem direito de usar as caras deles na pagina inicial por 5 anos.

  7. Ou seja, o governo Bolsonaro mentiu mais uma vez. Isso foi discutido durante o governo Temer, mas foi justamente no governo Bolsonaro que mudaram e assinaram a coisa. Assim não dá…