“É lamentável que o governo contrarie o próprio discurso em favor da transparência”

O especialista em contas públicas Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas, disse a O Antagonista que o decreto do sigilo de documentos, assinado hoje por Hamilton Mourão, “é um retrocesso no que diz respeito ao acesso à informação, à transparência e ao controle social”.

“Participei dos debates sobre o texto da lei. À época, consideramos que quanto menor o universo de pessoas com o poder de decidir sobre as restrições (ultrassecretos, secretos, sigilosos e reservados), melhor seria para minimizar a quantidade de documentos indisponíveis para a sociedade.”

Ele acrescentou:

“É lamentável que o governo contrarie o próprio discurso em favor da transparência. A tendência é que seja ampliada a quantidade de documentos ‘escondidos’ dos cidadãos. Na minha perspectiva, o direito de acesso à informação é tão importante quanto a liberdade de expressão.”

Leia também:

Decreto do ‘sigilo de documentos’ foi feito por Temer, diz governo

QUAL É O PAPEL DOS MILITARES NO NOVO GOVERNO? VOCÊ PRECISA ESTAR POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Daniel disse:

    Até tu, Gil Castelo Branco! Tá complicado... a histeria tá se alastrando. É o contrário do que pensam. Enfim... não vou desenhar.

Ler comentários
  1. Nikola disse:

    Antagonista é o Procurador da Folha e do Globo. Criou uma certa empatia com a direita e agora trabalha defendendo a Folha e o Globo. Acabou a mamata de vazar informações para a mídia esquerdista.

    1. Você, cidadão, nunca fez uso do direito à informação, quando é do seu interesse? Não quer saber o que o governo faz com o dinheiro? Porque licitou isso? Contratou aquilo? Porque sem concurso?

    2. O Antagonista foi comprado pela Folha que comprou tambem direito de usar as caras deles na pagina inicial por 5 anos.

  2. PauloManhaesFonseca disse:

    Lamentável ? É um ultraje, um absurdo. Exigimos transparência total.

  3. Jorge disse:

    A cada dia o governo Bolsonaro se funda um pouco mais. Suas contradições em relação a temas importantes, como reforma da Previdência, privatizações, sigilo e corrupção, têm sido fatais.

  4. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    O que lamentável, é ver todos os dias os jornalistas da Globolixo, e outros, publicarem notícias tentando DENEGRIR os militares e membros do governo, não é, talquei?

  5. Rachel disse:

    Isto não estava no script, é bom repensar e fazer diferente do que estava sendo feito. Estamos cheios das caixas pretas.

  6. Waldomiro disse:

    Retrocesso, decepção, e aí Bolsonaro, é assim que seu governo vai ser transparente?

  7. Ricardo disse:

    Se eu tivesse uma assessoria que desse uma justificativa imbecil como essa, demitiria toda ela imediatamente e revogaria o decreto.

  8. Osvaldo disse:

    Pelo visto vocês não estão acompanhando o que a Globo , A Foia , e os blogs sujos estão fazendo. Falsificando falas, inventando noticias. Sigilo total, sem duvida.

  9. Moacir disse:

    Agora a desculpa é de que o decreto foi feito pelo Temer. Simples: bastava não assinar se não concordasse. Transparência zero!

  10. Cleuza disse:

    Como disse Lula: "A gente fala uma coisa na eleição e depois faz outra". Mourão está seguindo os passos de Lula. "Parabéns"!

  11. ZEZECO disse:

    Sao iguais aos outros.Vao se consolidando no poder,pegam o gostinho,dai esquecem do povo q os elegeu.Nao muda nada q va beneficiar a populacao.

    1. Fiquemos no aquecimento para voltar com tudo se este governo for mais do mesmo...!! Eu não vou admitir...!!!

  12. Apolinário disse:

    Lamentável, para não dizer preocupante. O que esses caras querem esconder? Aposto que OVINIS é que não são.

  13. Thiago disse:

    Mourão vai ser o soldado escalado pra fazer o jogo sujo do governo pra manchar menos a imagem do CAPITÃO?

  14. Leonardo disse:

    O negócio de ONG é dinheiro. Pagando bem esse pessoal faz qualquer serviço. QUALQUER SERVIÇO!!!!!

  15. Gabriel disse:

    Isso está ainda rodeado de desinformação. Vamos aguardar o governo falar oficialmente do que se trata esse decreto. Se o PT reclamou já é para desconfiar.

  16. Rafael disse:

    E aí, bolsominions? Querem ouvir o eu bem que avisei agora ou depois que a caca estiver cheirando mesmo?

    1. Precisa nao chupador de pirocas! O lula ta preso babaca!

  17. tor disse:

    General assinou sem Ler , deu uma de Dilma .

  18. Eduardo disse:

    Ou seja, o governo Bolsonaro mentiu mais uma vez. Isso foi discutido durante o governo Temer, mas foi justamente no governo Bolsonaro que mudaram e assinaram a coisa. Assim não dá...

  19. TmT disse:

    Contas abertas para ONGs é risco. Transição de esquerda para direita é um estado de sítio, metaforicamente falando.

  20. Eduardo disse:

    Quanta bobagem. Em qualquer Estado decente isso é função típica de 2° ou 3° escalão.

  21. Luiz disse:

    Essa imprensa é imunda mesmo, é nitido que qualquer coisa que qualquer um ligado ao Bolsonaro fizer vira motivo de ser metralhado na imprensa... É muita FAKE NEWS!!!

  22. Presidente-XVII disse:

    Talvez se alguns trolls que comentam aqui fossem pesquisar a lei 12527, ou pesquisar que tipos de informações merecem ser protegidas, não bostejassem tanto quanto bostejam.

    1. Valeu a tentativa mas não colou Conhaque Presidente XVII... O decreto é claro e não especifíca quais os critérios as informações sofrerão o tal protocolo ultrasecreto. Abaixa a bola, fique man

  23. Renato disse:

    Mourão mostrou personalidade. Um Presidente, mesmo em exercício, não deve temer a mídia. Isso Trump deixa de ensinamento.

  24. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Prisão Preventiva imediatamente!!!!

  25. Billy disse:

    Esse cara do contas abertas me bloqueou porque acusei ele de bolsonarista... e é... agora toma bem no meio do rabo a segunda socada do dia..

  26. MOACIR disse:

    É direito sagrado do povo saber como e onde são aplicados o dinheiro dos impostos, esse negócio de querer esconder do povo atos de governo, não tem justificativa, é pura MARACUTAIA.

  27. Rosa disse:

    Aqui hoje só tem gente dispeitada que não aceita a vitória e o ótimo desempenho do governo do Bolsonaro. Aceita que dói menos!

  28. Seus_Vermes_#Amoedo disse:

    O conhaque Presidente do Brasil, Bolsonaro, vai rodar logo, logo. Bolsonaro só prestou para colocar o Guedes e o Moro no lugar certo.

    1. Quanto vexame em uma semana... Quanta MUNIÇÃO para a mídia... O Brasil esperava um Trump e ganhou um Joker, o Palhaço.

  29. Claudio disse:

    Isso é coisa séria, derruba o governo antes de começar, e o mesmo que falar "eu menti para o povo no inttutorial de me eleger", a roubalheira continua.

  30. Wilson disse:

    Será que não existe documentos que devam ser sigilosos ??? Ou tudo tem que ser exposto, vamos ter bom senso e ver que certas coisas no se pública.

  31. Jotaga disse:

    Carta na manga. Grande Mourão.Tô começando a gostar de vc.

  32. carlos disse:

    ANTAGONISTAS, calem a boca ! vai ? O governo Bolsonaro precisa se defender contra essa imprensa comunista que tenta minar O 1º governo decente desde a redemocratização. O Antagonista só atrapalha.

  33. Eziquiel disse:

    Boa, se o filho dele roubar no Bando do Brasil, é só decretar sigilo.

    1. Ou você e ignorante ou é mau intencionado, como pode fala uma besteira dessas, Go verno do PT o primeiro escalão podia decretar sigilo, e roubaram muito,

  34. CésarB disse:

    É muito estranho tudo q tem ligação com o Temerluf...!!!! Se este sujeito não for para cadeia, aí tem...!!!

  35. Agnaldo disse:

    República dos Amigos. Indicados de bunda suja; discurso moralista X sigilo documental; a mesma política de sempre agora fardada.

  36. JESSE disse:

    Controle social = comunismo. O decreto está corretíssimo.

  37. Gustavo disse:

    Tempestade em copo d´água. Os problemas de transparência público são outros (e graves de verdade). Há portais que sequer funcionam. Querem só atacar o Bolsonaro. Nada relevante de fato.