“É possível ter eficiência, disciplina, sem sacrificar a alegria de viver”

O futuro ministro de Educação do governo de Jair Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que os colégios militares devem ser considerados exemplos para as instituições de ensino do Brasil.

“Não para que virem colégio militar, não. Mas para que olhem que é possível ter eficiência, disciplina, sem sacrificar a alegria de viver. Eu sempre valorizei a Escola de Estado Maior do Exército e o Centro de Estudos do Exército, porque em qualquer disciplina a gente é avaliado no final. E lhe apresenta a possibilidade de ver os seus erros e de corrigi-los. O que eu acho maravilhoso, a gente só tem a crescer com essa modalidade de ensino disciplinar. Os colégios militares, hoje, representam para o Brasil, o que há de melhor em termos de qualidade, exigência, de disciplina. É interessante visitar um colégio militar, a gente fica surpreendido como professor.”

Conheça as questões definidoras do futuro governo — e do Brasil AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 85 comentários
  1. Apoio que cada Estado Brasileiro tenha ao menos um colégio militar para servir de parâmetro as outras escolas públicas. Qual o problema!. Qual o medo!. Caso tive-se filho pequeno colocaria lá!.

  2. A maioria dos colégios não-militares estão preconizando algo que tem a ver com um regime anárquico. E nenhum pouco de olhar crítico dos pais, da sociedade… O que está (ou estava) acontecendo?

  3. Temos q copiar o Tio Sam. Música, Dramaturgia, esporte, tudo isso tem q estar aliado a educação. Losa e giz apenas não dá todo suporte que o estudante precisa. E fim da aprovação automática.

    1. Hoje eu descobri q vc é um velho. Pergunto: até hj vc não aprendeu a ter disciplina, como pode mencionar algo relativo a disciplina???

  4. Disciplina firme(externa e, principalmente, interna ao sujeito)é CONDIÇÃO sine qua non, p/ que brotem a alegria de viver, a liberdade e a criatividade. Indisciplina é frustrante escravidão castra

    1. Meus parabéns! Esse conhecimento não foi lhe ensinado pelos homens, mas pelo reino dos Céus. Quem tiver ouvidos, ouça…

  5. Não tive infância, nem adolescência. Desde meus 9 anos, ajudava meu pai a trabalhar. Não pq eu queria, mas pq ele me ordenava… Não sou revoltado, nem infeliz, pelo contrário. Meu pai me prepar

  6. Perfeito. Os professores esquerdopatas piram com essa realidade. Querem uma escola decente, mas não entendem que com seu marxismo é impossível, pois água e óleo não se misturam. Daí os resulta

  7. Colégio militar? Mesinhas enfileiradas? O futuro ministro não é expert em ensino fundamental. Melhor aprender com Júlia Chaves e sua pedagogia da interação expressiva. Tão simples e tão efici

    1. Disciplina não é só cadeiras enfileirados e todos parecendo robôs. Fatal engano. Disciplina é saber aproveitar o melhor que lhe é proposto. Desarrumar as cadeiras pode mas reartuma-las ao final.

  8. Sem compromisso efetivo com a aprendizagem do aluno e uma carga massiva de conteúdos relevantes para a vida laborativa nosso sistema de ensino permanecerá como está. Professores lecionem!

  9. Aqui não tem jeito ! um país c alto índice de desemprego / assaltos e o STF tendo um aumento 16,9% . Foda-se o resto, estou preocupado comigo. Assim é nosso país de merda. DEUS É BRASILEIRO

  10. Boa, Ministro! Esquerdistas creem que valores como ordem, dedicação, honestidade, mérito e eficiência são coisas “fascistas”. Não é necessário ser militar para se cultivá-los. Novos tempos!

  11. Apesar de ser um estado petista, está em andamento na Bahia um projeto chamado escola com vetor disciplinar, onde um oficial da reserva da PM assume a gestão disciplinar da escola, ou seja

  12. Podem ter certeza. A escola pública deveria ser FECHADA, pois a maioria dos alunos não está presente para estudar. A vagabundagem impera nessas escolas e com a proteção da CF 88 e o ECA. Viva as

    1. Eu sou de Brasília e vejo os jovens cada vez mais imaturos e inseguros, fruto da indisciplina e da falta de referência. É urgente que se resgate a disciplina e o desejo por aprendizado!

    2. Tradicionalismo e disciplina são sinônimos, por acaso? Disciplina é fundamental para qualquer área da vida! Sem disciplina não se consegue nada! Sequer tocar uma casa!

    3. Sem dever de casa nos primeiros anos, sem stress para os pais! A diretora Júlia Passarinho Chaves é excelente. Escreveu o livro Pedagogia da Interação Expressiva.

    1. E simples meu caro é só fazer uma emenda no Estatuto ECA dos Manos estabelecendo que agredir professor é Crime Hediondo. E acabando também com a mão de obra do narcotráfico: tem mais de 10 anos

    2. Basta voltar a expulsar alunos! As pessoas tem que entender que aquilo é uma oportunidade de mudança! Não se comportou, perde o benefício. Muda de escola. Vai para um acompanhamento…

    3. Aplicando medidas disciplinares. Quando eu estudava, os indisciplinados levavam castigos como escrever 500 páginas carimbadas sobre o tema que ele transgrediu. E outras mais.

  13. A educação pública foi abandonada. A promoção do aluno é automática desde q tenha 70% de presença. Isso serviu como vitrine do pais, q precisa de certos índices p/pegar $$ do FMI. Uma merda.

  14. Colégio Militares foram exemplos de eficiência até uns 20 anos atrás. Hoje, por ex.o Tiradentes, em BHé muito fraco. O Colégio da UFMG, para privilegiados é muito melhor. Isso que tem de ser ob

    1. Vieram caindo há muito, muito tempo. Em Minas mais eficientes que os colégios militares, foram na década de 70 os estaduais, que hoje são antro de droga, politicagem, etc. etc.

    2. Os colégios militares, com os governos petistas, sofreram muito com a perda de recursos. Veja que coincide com o tempo que vc apresenta. Basta refletir um pouco! Tinha um propósito nisso tudo!

  15. Mito e Ministro Velez, acabem de uma vez por todas com a “cultura” brega funkeira do PT. Tornem obrigatório nas escolas o ensino de música clássica ( violino, violoncelo, piano) e do ballet cl

    1. Concordo plenamente! Não há mais paciência para suportar estes bailes funk, forró, samba brega e tanta porcaria mais. Pseudos cantores e cantoras, mais para berradores!

    2. E do ballet clássico, tão desprestigiados no nosso país hoje. Eu ficaria muito feliz se tivéssemos além de ensino de alta qualidade não ideologizado e esportes,instrumentos, orquestra, ballet cl

    1. aqui na minha cidade abriu um colégio militar a fila dava volta no quarteirão de pais querendo matricular seus filho,ótimo

  16. Nos anos 50 e 60 no Brasil a educação pública era rigida e disciplinada como a militar! Basta ver como era o Colégio Pedro II naquela época muito rigido com patriotismo cantávamos todos os Hinos

    1. Estudei no PII na década de setenta e passei no vestibular para UFRJ sem fazer cursinho. Era um colégio maravilhoso. Ah, e não sou filhinho de papai!

    2. Cara Loures petralha, eu vivi isto sim, foi uma realidade! É só entrevistar as pessoas que cursaram o excepcional Colégio Pedro Ii nos anos 50 e 60. Éramos recebidos na porta pir um inspetor.

  17. Ministro chorei muito de emoção ajoelhei no chão com uma amiga oramos e agradecemos a Deus esta mudança tão bem-vinda de rumo na Educação brasileira!!! Temos que nos inspirar sim nas escolas mi

    1. Essa emoção deve ser compartilhada Rosa. Na campanha o povo estava unido pra colocar ele. Agora o trabalho é de apoiar, conquistar novos apoiadores, os indecisos pro nosso lado.

  18. Não precisa ser no modelo militar, basta voltar e observar como eram as escolas nos anos 50/60. Havia disciplina e rigor. Diretores rígidos. Havia respeito a tudo e a todos. Escolas bem cuidadas.

    1. Mas é isso que está implícito na fala do ministro. A questão da disciplina representava 50% da qualidade das escolas públicas até o começo da década de 1980. Não eram escolas militares.