“É preciso chamar a atenção para o isolamento do Brasil”

Em evento do Estadão, em São Paulo, o diplomata Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior, disse que as eleições presidenciais deste ano vão definir o futuro do Brasil nas próximas décadas.

“Tenho uma visão otimista desde que o resultado indique um caminho de visão de médio prazo, de abertura, de reformas estruturais, de inserção externa. Se não houver isso, não vamos estar na posição que queremos daqui a 20 anos.”

E mais:

“É preciso chamar a atenção para o isolamento do Brasil. Nessa eleição, estarão em jogo dois modelos: um modelo para mudar a voz do Brasil no mundo, inserir o País nos mercados internacionais, ou um modelo de mercado fechado.”

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Quem é o otário q quer ouvir o q essa nulidade fala? Não disse absolutamente NADA! São esses os expoentes d nossa sociedade e ambiente político. Gente q não ae compromete, q não toma posição clara e definitiva, q quer ficar bem c tdo mundo. É 1 nova modalidade d ocultistas. O q falam pode ser interpretado d acordo c as preferências do ouvinte. É um Marina Silva d calças, passa por sumidade exatamente por não dizer coisa alguma. Estamos fú.

Ler mais 40 comentários
  1. Quem é o otário q quer ouvir o q essa nulidade fala? Não disse absolutamente NADA! São esses os expoentes d nossa sociedade e ambiente político. Gente q não ae compromete, q não toma posição clara e definitiva, q quer ficar bem c tdo mundo. É 1 nova modalidade d ocultistas. O q falam pode ser interpretado d acordo c as preferências do ouvinte. É um Marina Silva d calças, passa por sumidade exatamente por não dizer coisa alguma. Estamos fú.

  2. Quem vai INVESTIR em GOVERNOS CORRUPTOS?????E a tendência é de piora, BASTA o brasileiro colocar OUTRO cabeça de BAGRE no poder, ACORDA brasileiro se JOGAR seu VOTO fora a CRISE continua, a maior já vista foi essa DEIXADA pelos PETISTAS, hoje mais de 4 anos perdidos, com PREJUÍZOS bilionários, vejam a PETROBRAS que é exemplo, a CONTA é sempre do POVO, na Petrobrás a ESCÓRIA petista, mais seus sócios MDB desviaram mais de R$ 100 bilhões, quem paga???Vejam o BOTIJÃO de GÁS, VEJAM a gasolina???Seu VOTO vale OURO, se JOGAR fora, seu futuro vai junto.

  3. Os donos do dinheiro ainda não perceberam que, se a esquerda ganhar de novo a presidência, quem mais tem a perder são eles. Desta vez não haverá conluio entre público e privado, o esquerdista de plantão tomará todas as providencias para implantar de vez o bolivarianismo

  4. Ou seja, nós vamos virar gente grande e sair para o mundo civilizado ou vamos continuar fracassados bancando ilusões bolivarianas de integração latino-americana e outras subdesenvolvimentices tais? O que muitas vezes falta é a perspectiva de que uma mudança no Brasil seria um chute que derrubaria o pau da barraca da tal de Pátria Grande. A questão não é só brasileira, interesses maus e mais amplos estão na jogada…

  5. Escuto a pregação do catastrofismo nas eleições desde criança. Estou com 55 anos. Não vai mudar nada nestas eleições. A roubalheira e impunidade vão continuar como sempre foram.

  6. Esse é tão covarde que nem falou qual foi o modelo dos últimos 50 anos de socialistas no poder e que renderam esta porcaria de país de hoje. Deve ter ficado envergonhado de dizer que se o Mito levar ele poderia fazer coisa ainda pior! Não, que o Antagonista deixou de torcer por isso. Mas desta vez, até ele recuou de forçar essa conclusão! Como fez ontem no post do “Progressista x Conservador”!

  7. OS ESQUERDOPATAS APOSTAM NO ISOLAMENTO QUE NOS FARÁ “PROSPERAR” !! MARINA SILVA, CIRO GOMES E PROVAVELMENTE O BARBOSA IRÃO MANTER OS OBJETIVOS DO FORO DE SÃO PAULO E VÃO FAVORECER O “BLOCO” DE PAÍSES MISERÁVEIS !! SÓ BOLSONARO…, OU MELHOR AINDA, UMA INTERVENÇÃO PODEM NOS SALVAR DO “SUCESSO” PREPARADO PELA REDE GLOBO, BANDEIRANTES, CORRUPTOS DO LEGISLATIVOS E MARGINAIS DO STF !!!

  8. .
    “Tenho uma visão otimista desde que o resultado indique um caminho de visão de médio prazo, de abertura, de reformas estruturais, de inserção externa. ”
    .
    O que isso significa?
    .
    Merd@ nenhuma.
    .

  9. Todo mundo já sabe, ou quase todo mundo que Bolsonaro apesar de ser um conservador em aspectos comportamentais, tornou se mais liberal na economia e não existe outra fórmula, o caminho é este mesmo, o Brasil precisa ter mais liberdade para suas empresas e para outras que queiram estar em nosso mercado.

  10. O que será que esse distinto sr. quer dizer com os termos “abertura” e “inserção externa”?? Será a agenda esquerdista da ONU? Será a legalização da pedofilia, da união poli-afetiva e das drogas? Se assim for, o isolamento é a melhor opção! Para que precisamos de ONU?

  11. NOVO é o partido Liberal 100% raiz que propõe a abetura de mercado ampla como combate aos monopólios e como alavanca de crescimento do Brasil!

    #Amoedopresidente
    #NOVO.30

  12. BRASIL ANÃO, PAÍS SOCIALISTA DE ARAQUE!! disse:
    25 de Abril de 2018 às 12:20
    O Brasil já é um anão no comércio internacional. EUA e China tem 15% do comércio global, cada um deles. O Brasil não tem nem 1%. “Ah mas o Brasil é a 8a economia do mundo” – isso no PIB BRUTO, que não vale nada, porque no PIB PER CAPITA (por habitante), que é o número válido, a gente é só o 64º lugar do mundo!!!! E isso é culpa da nossa política de esquerda, de sufocar o empreendedor com uma tonelada de impostos e burocracia, o que desanima qualquer um a abrir negócios e empresas. Aqui, ensinaram que o bom é ser funcionário público, político e ladrão, e que trabalhar é ruim. Isso é o que está na mente de milhões de pessoas daqui, estragaram o cérebro da população brasileira.

  13. Isolamento é o risco que corremos se os brasileiros elegerem um desses candidatos de ESQUERDA (Ciro, Marina, J. Barbosa, etc.)
    O Brasil continuará sendo um país “para poucos”, com o estamento burocrático, a classe política, e os grandes empresários escravizando, através da corrupção e do capitalismo de compadrio, uma população que paga até 60% ou mais de impostos em basicamente tudo o que consome.
    Só a DIREITA LIBERAL poderá abrir um novo caminho para o país. Só a redução do tamanho do Estado e da burocracia, e abertura do mercado (com parcimônia e equilíbrio) farão o Brasil realizar seu destino.
    E no cenário atual só Bolsonaro com o economista Paulo Guedes representam essa opção.
    Tenho dúvidas se João Almoedo e Flávio Rocha estão realmente comprometidos com essa profunda mudança.

  14. Isolamento também proporcionado pela insegurança social, jurídica, financeira, pública, proporcionada pelo socialismo/esquerdismo que tomou conta do país e o desgraçou ao virar as costas para Estados Unidos, Canadá, Europa e demais países democráticos e decentes, para abraçar e voltar-se para Cuba, Venezuela, ditaduras africanas e outras escórias ditatoriais mundo afora.
    E tem gente que quer a manutenção e a volta dos que colocaram o Brasil entre os párias do mundo, nem que para isso tenham de rasgar e queimar as leis e a ordem.
    Outros ainda tentam empurrar goela abaixo do eleitor, os mesmos elementos, apenas travestidos de outros partidos, igualmente solidários à causa nefasta vigente.

  15. Temer disse que colocaria o brasil nos trilhos e colocu sim! Nos trilhos da Venezuela junto com Gilmar, seu amigo J D e sua claque.]
    Então prepare-se para um fechamento digno de qualqer republiqueta comunista bolivariana
    Mas ninguem pode dizer que não ouviu o grampo de Juca: com Temer, com o STF, com tudo

  16. Basicamente com a volta do mequetrefe e sua trupe de bandidos acéfalos nós viramos um VENEZUELÃO, já por outro lado a Venda da maioria das estatais, a reforma política de verdade bem como das regras do serviço público e das regras de aposentadoria e a adoção de um regime mais liberal voltado a economia de mercado irá assegurar o crescimento do Brasil, com geração de MILHÕES de empregos e consequentemente o país volta a uma era de ouro com mais justiça social e equidade para todos.

  17. O Brasil já é um anão no comércio internacional. EUA e China tem 15% do comércio global, cada um deles. O Brasil não tem nem 1%. “Ah mas o Brasil é a 8a economia do mundo” – isso no PIB BRUTO, que não vale nada, porque no PIB PER CAPITA (por habitante), que é o número válido, a gente é só o 64º lugar do mundo!!!! E isso é culpa da nossa política de esquerda, de sufocar o empreendedor com uma tonelada de impostos e burocracia, o que desanima qualquer um a abrir negócios e empresas. Aqui, ensinaram que o bom é ser funcionário público, político e ladrão, e que trabalhar é ruim. Isso é o que está na mente de milhões de pessoas daqui, estragaram o cérebro da população brasileira.

  18. Banânia é um lugar distante, obscuro e periférico. Tanto fizeram que perdeu seu protagonismo em qualquer área e segmento, ninguém sabe mais onde esse lugar se localiza, nem mesmo aqueles junto ao seu quintal, o serviço foi alem do esperado e quase não existimos mais…

  19. O Brasil já é um anão no comércio internacional. EUA e China tem 15% do comércio global, cada um deles. O Brasil não tem nem 1%. E isso é culpa da nossa política de esquerda, de sufocar o empreendedor com uma tonelada de impostos e burocracia, o que desanima qualquer um a abrir negócios e empresas. Aqui, ensinaram que o bom é ser funcionário público, político e ladrão, e que trabalhar é ruim. Isso é o que está na mente de milhões de pessoas daqui, estragaram o cérebro da população brasileira.

    1. O Brasil é um anão no comércio internacional. EUA e China tem 15% do comércio global, cada um deles. O Brasil não tem nem 1%. “Ah mas o Brasil é a 8a economia do mundo” – isso no PIB BRUTO, que não vale nada, porque no PIB PER CAPITA (por habitante), que é o número válido, a gente é só o 64º lugar do mundo!!!! E Nossos “generais ditatoriais” de esquerda que começaram isso, impedindo o comércio com o exterior e nos mantendo no atraso. Tudo o que você acha que sabe é uma mentira….

  20. Para nos deixar à par, eis aí mídia,
    o jornal e o repórter. Bolsonarita
    detesta ler. Vocabulário chulo de TOSCOS.
    Basta observar na prática o bolsonarista
    cá n’O Antagonista. rsrs. São idiotas.
    Em geral são bolsonaristas sim! Todo
    bolsonarista é semelhante a petista tal
    qual o vemos na prática diária de odiar o
    ótimo jornalismo de “O Globo”!
    Bolçalnarista: Bolsonarista prefere
    CRAMUNHÃO ao ser tosco e grotão do século XIX
    (qdo a imprensa surgiu como hoje a conhecemos)
    do que a tecnologia da informação q é o jornalismo.
    São idiotas grotões primitivos.
    Petistas são toscos também, é lógico! E como o são!
    Deviam dar a mão a Bolsonarista nessa sina e nesse
    destino de odiar 0 excelente Jornalismo de O Globo e
    da Globo, entre outros! Quem lê percebe que na real
    são muito bons!

  21. Joaquim Barbosa, de respeitabilidade inatacável, filiou-se – infelizmente – a uma legenda que se entregou novamente à esquerda! Se houvesse ido pata o centro, seria o nome com mais cacife para a Presidência, pois aglutinaria até eleitores de centro-direita! De qualquer modo , o próximo Presidente da República está entre ele , e Jair Bolsonaro!

  22. O pior é ver esses vagabundos desenvolvimentistas reclamando que o Trump impôs tarifaço no aço, que é protecionismo, que o Trump é maluco etc. Mas é isso que eles fazem no Brasil desde Vargas.
    .
    O Brasil é um dos países mais fechados do mundo para o comércio. Aqui livre comércio é palavrão, como era privatização e liberalismo econômico até um tempo atrás. A pobreza não vem de graça.

    1. Ser desenvolvimentista nada tem a ver com mercado fechado. Vá estudar um pouco antes de postar besteira.