“É quase uma livre espontânea obrigação de pagar caixa 2”

O promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, afirmou que os executivos da CCR tinham “quase uma livre espontânea obrigação” de pagar caixa 2 a políticos, relata o Estadão.

“Não há uma coação, mas é uma quase livre espontânea obrigação em determinadas situações, talvez pelo prestígio que essas pessoas detinham no mundo político. Não diria coação, mas um constrangimento com relação a necessidade de colaborar ou contribuir”, afirmou Blat.

Como registramos ontem, a companhia citou pagamento de caixa 2 para campanhas eleitorais de vários políticos.

O inimigo número 1 de Sergio Moro. Leia AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Promotor DEFENDENDO EMPRESA CORRUPTA, era só o que faltava. Ah vá. QueHUMILHAÇÃO, heim, MINISTÉRIO PÚBLICO. Fosse de joão ninguém… mas a empresa é da família PENIDO, os mais ricos do mundo

Ler mais 64 comentários
  1. Promotor DEFENDENDO EMPRESA CORRUPTA, era só o que faltava. Ah vá. QueHUMILHAÇÃO, heim, MINISTÉRIO PÚBLICO. Fosse de joão ninguém… mas a empresa é da família PENIDO, os mais ricos do mundo

  2. Que PROMOTOR IDIOTA, caixa 2 é crime de falsidade ideológica, não tem uma PROVA desses recebimentos, só uma DELAÇÃO solta. Por patacoadas assim que ENFRAQUECE processos e investigações SÉRIAS

  3. A ORCRIM é muito maior do que a gente imaginava, é geral, oportuno o momento de se aprovar uma lei para obrigar os funcionários públicos a ter que denunciar o roubo público. São coniventes clar

  4. Concessionárias como a CCR foram criadas pelas construtoras, a pedido dos políticos, para arrecadarem propinas! A CCR é o Cx2 da Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez! A Lava Jato já desvendou isto!

    1. Eles só faziam isso porque não existia uma rede social de mobilização da sociedade contra o crime organizado! Bolsonaro neles já!

  5. Uma grande conveniência! Essa era a verdade, eles lucravam muito mais com as propinas do que com a concorrência! Iniciativa privada que pagava para não ter concorrência! Simplesmente criminosos!

  6. Caixa 2 a grande seletividade da justiça brasileira. Para uns é crime para outros não. Depende da “cara do freguês”os juizes consideram crime e prendem para outros fingem que nem ocorreu.

  7. Merecem pagar pelo que fizeram. Mas uma coisa há de ser dita: deve ser IMPOSSÍVEL trabalhar em obras públicas neste país sem ser achacado por vagabundos. Aí, é: ou dá ou desce!

  8. Deu com segundas intenções, com aquele pensamento; vou colaborar com esse cara porque ele tem poder de decisão mas o fato é que ninguém exigiu. Considero as empresas mais culpadas que os próprio

  9. Em todos os níveis da administração pública. Sempre existiu. Construtoras não têm muitas opções porque fazem negócio com governos. Quem não “participar” vai à falência. Espero que mude

  10. Admitamos os fatos colonizacao brasileira luso-catolica- maçonica nos brindou c esta cultura d convivência com o ilícito, c o jeitinho. Reeducação p valores cristãos, éticos justos é única sa

    1. Luso-Católica-Maçonica ? Mas D. Pedro II era justamente Luso-Católico e da maçonaria e era junto com Bonifácio HONESTÍSSIMOS. A podridão surgiu com a República e seus proclamadores.

  11. O Gov de São Paulo construiu uma linha de Metrô (linha 5) e entregou de bandeja pra CCR. O edital de concessão foi “direcionado” para CCR ganhar. Realmente as “gorjetas” ao psdb foram eficazes.

  12. Esse tipo de argumento é que faz o STF ser o que é hoje. Sr. Promotor, acredita que essa “espontânea” saia de onde? Do caixa da empresa? kkkkkkkk do super faturamento. Então não minimize o crim

    1. Exato! Não existe essa história de que “empresa” pagou propina! A empresa só ajuda a desviar o ROUBO! Quem banca a farra é o CONTRIBUINTE!

  13. Que afirmação mirabolante é essa que exime políticos e empresários de crimes? O político não pediu, mas o empresário via como uma livre obrigação contribuir. Os políticos prometeram o STF?

    1. Parece a explicação do Lula para a juíza onde reformaram o sítio, q ñ é dele, sem saber, mas a muié criava galinha, nome dos netos nos pedalinhos, tomava cachaçada, é a nova modalidade de def

    1. O esquema de compadrio provavelmente já vinha antes mesmo das licitações fraudulentas.O combinado é: você ganha e depois me paga com DINHEIRO PÚBLICO. É ASSIM Q FUNCIONA A CORRUPÇÃO NO BRASIL

    2. DUVIDO que um tostão viesse dos cofres da própria empresa! Pode investigar que em todas as obras tem sobrepreço! Esse MP pensa que somos todos idiotas!

  14. Esse promotor está errado. O q existe é uma lei de concorrencia paralela imposta por politicos corruptos. Ou paga, ou esta fora. Como corruptos se revezam no poder, paga-se a todos.

  15. Quem não paga não recebe. O Pedágio é obrigatório. Vc só recebe se contribuir do contrário a resposta será Não há dinheiro. Pronto Vende dificuldades para ganhar facilidade$.

    1. É também “assessoria” e “proteção”. A legislação é tão complexa, há tantas regulações, que o empresário nunca tem certeza se está cumprindo todas. Mas o fiscal sabe e vira seu sócio.

    1. Maria,espero q com MORO Curitibize SP q tem a fama d,O Túmulo dos Processos. Não esqueçamos,PSDB será governo em SP. PSDB a maior mentira da história do Brasil.O PT nunca me enganou,PSDB sim.

    2. Exato! Para o tal promotor, não tem culpados! A empresa paga porque quer e o político não pede nada! Tudo para livrar a cara do PSDB!

  16. O empresário é sim OBRIGADO a pagar. Uma das maneiras disso acontecer é simplesmente paralisando o processo de pagamento de fatura. Vamos reclamar pra quem??? Tem muita coisa pra ser investigada.

    1. Muita coisa. Em todos os níveis e branches da administracao publica. Federal, estadual e municipal. Legislativo, executivo e judiciario.

  17. 🇧🇷 A grande luta contra corrupção se dará contra banda podre do STF que faz parte do crime e parte do congresso. No STF teremos que aprovar aposentadoria compulsória aos setenta e mandato o

    1. Engano teu, o dinheiro é pra comprar poder q obtém mais dinheiro é mais poder. As benesses particulares do dinheiro são consequências naturais.

    1. Com a constituição,a tal “CIDADÃ “,a mais democrática,a mais moderna do mundo, o que tem a plebe pra reclamar? Viva a democracia mais democrática do mundo.Somos todos idiotas votantes.

    2. Sim, mas não é só por essa questão. A todo o dia se regulamenta uma profissão para se criar uma reserva de mercado para um grupo específico de pessoas. Estão nos transformando em uma Índia.

    1. Cadê o papelzinho, recibo, nota fiscal que a Folha até hoje não apresentou? Cadê as provas? Até o Ombudsman da FSP já disse que deveriam apurar melhor antes de colocar a reportagem. Então? Chor

    2. Sugira então uma solução Cidadão. Eu sugiro regulamentar a profissão de corrupto. Se não se puder prendê-los por corrupção, prende-se por falta de emissão de nota fiscal.

    3. Tu é mentiroso cara! A Folha apresentou Zero de provas, está sendo processada. Oposição? Ok. Vigarice é coisa de desonesto. Toma vergonha!

    4. A Folha de São Paulo revelou o esquema de caixa 2 na campanha de Bolsonaro. Também ficou conhecido como o Escândalo do Wattsapp.