É urgente eliminar o esquerdismo nos editais do MEC

Leandro Narloch, em sua coluna para a Crusoé, tratou do dirigismo esquerdista nos editais do MEC para a compra de livros didáticos.

Leia um trecho:

“Em 2016, fui procurado por uma professora de ciências autora de livros didáticos. Estava revoltada: sua coleção (uma ótima coleção de livros de ciências para 5ª a 8ª série) tinha sido reprovada para compras pelo Ministério da Educação. Os avaliadores haviam concluído que os livros exibiam imagens preconceituosas que degradavam mulheres e negros.

Assustada com a acusação, a professora foi ler o parecer. Os avaliadores consideraram racistas e machistas fotos cotidianas sobre problemas ambientais: paulistanos pardos numa enchente de verão, indianos ao redor de um caminhão-pipa, mulheres carregando vasos de barro na África. Segundo o parecer, os livros reproduziam ‘estereótipos e preconceitos de condição social, étnico-racial e de gênero, caracterizando discriminação e violação dos direitos humanos’ (…).

Diante dos absurdos do MEC ao avaliar livros didáticos, uma mudança nos editais não é só necessária, é urgente. As regras atuais são confusas e os avaliadores, geralmente professores de universidades federais (ou seja: nível hard de esquerdismo), têm poder discricionário demais.”

Os assinantes da Crusoé podem ler a coluna completa aqui.

O que o brasileiro quer de Jair Bolsonaro? Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 98 comentários
  1. Bolsonaro deveria exonerar todos os reitores e ocupantes de cargos de confiança nas universidades públicas, requalificar professores (até mesmo substituindo-os). O mesmo em toda administração fed

  2. Entendem agora a “crise” produzida para envolver o min. da Educação? Mais uma das várias ações desestabilizadoras contra o governo! Não se enganem! Essa é uma das táticas da “guerra híbrid

  3. Não vão repercutir materia do jornal da cidade sobre o ator da globo,cuspidor?e o hospital Albert Einstein que está processando o mesmo dessa vez não vai ter globo que chegue para salvar o cu dele

  4. Se no fim do ano não acabar essa palhaçada de esquerda nas universidades e demais entes que circundam o governo, sinceramente, vou começar a pensar em tirar minha cidadania portuguesa, infelizmente

  5. Espero que o novo ministro, que é muito bom, resolva isso durante esse ano já para nas próximas compras material isento ser adquirido. Precisa limpar o lixo q o MEC anda comprando para criançada

    1. E quem, voces acham, que comandou toda esta desgraça no Brasil? A célula cancerosa se multiplica espalhando o mal por todo o corpo. Solução?? EXTIRPAR o causador. Entenderam ????

    2. Além de,geralmente, pouco contribuírem p/ a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. São minoria na sociedade e conseguiram assumir o comando das instituições mais importantes do país.

  6. Após esses anos de esquerda no poder podemos avaliar o resultado …. e não me parece que o ensino melhorou … todavia eu posso estar com a impressão errada e melhorou a educação ….?????

  7. O Presidente Jair Messias Bolsonaro tem o dever de varrer este lixo esquerdopata da educação acadêmica nas Universidades e escolar, URGENTE!!! Esta ai o maior cancro da nossa miséria!!!

    1. Pois é, Mário, isto é o fruto das nossas universidades corrompidas! Não ensinam nada, são ninhos de produção de comunistas idiotas, principalmente em suas áreas chamadas “ciências sociais”!

    2. E é mentira Rafael? Tenho sobrinho Prof. de História que só Ensina as Conquistas dos Oprimidos sobre os Opressores. Seu foco é a Africa, a Historia Universal não fala da Europa, os Romanos ñ exi

    1. Ninhos de miséria, de fomes, de crimes, de feminicídios e masculinicídios (não se pode desprezar os homens, ou seja, o sexo masculino!).

  8. É preciso afastar os indigentes intelectuais que detonam a Educação em nosso país. Quando a ideologia prevalece sobre a isenção acadêmica o resultado é esse lixo que predomina há décadas.

    1. Fechar cursos de “ciências sociais” por 10 anos. No meu tempo aprendia português c/ advogados, ingês c/ frades, história c/ advogados. Primário?professoras c/ curso normal administrado por fre

  9. Sem dúvida! Necessário rever tudo o que foi feito pelo maldito petismo. Se se mostrar que as favelas têm 80% de cores escuras, q. nas prisões eles ocupam 80%, então é racismo. Realidade nota zer

    1. E tem mais! Se se demonstrar que 80% dos homicídios praticados contra mulheres, têm como autores homens e mulheres de cor, aí é racismo,preconceito! Onde fica a realidade?Universidades de mentiras

    1. Exato. Vamos priorizar a realidade. Não importa se esta realidade demonstra persistência de cores e condição social em alguns crimes, em alguns comportamentos. A realidade pode ajudar a saná-los!

  10. Pelo mesmo motivo, as redações devem ter um peso menor nos vestibulares, ao contrário do que se verifica hoje. A discricionariedade das bancas começa na porta de entrada das universidades.

  11. Com certeza ela nao foi aceita Porque nao e’ da patota. Se pusesse uma camisa vermelha seus livros seriam aceitos como exemplo de “denuncia de condicao analoga a escravidao”. Ou faltou jabacule

    1. Critério? A realidade! Comparação? Os migrantes europeus chegaram aqui pobres, famintos, analfabetos! Hoje protagonizam as mais eficientes famílias de produtores brasileiros!

    2. Aqui é o outro Vicente respondendo: o critério tem de ser a realidade. Doa em quem dorer. Por exemplo, demonstrar que 50% das universidades brasileiras dão diploma sem ensinar!

    3. qualquer coisa é infinitamente melhor do que o socialismo petista falido e ineficiente, a população só perde e os corruptos só ganham, isso é petismo

  12. E o fim das odiosas cotas nas universidades e concursos públicos, que estrangulam a classe média? O que interessa é só a previdência né, para agradar os bancos. E fim da TV Lulla, agora TV Bolso

    1. Tudo pra esse cara é agradar banco. Seu bandido de estimação ficou 14 anos agradando banco e tá PRESO, BABACA!

  13. 90% do corpo docente das universidades federais, além de ostentarem ridículos e patéticos mestrados e doutorados, moral e eticamente são lixo do lixo, além de não saberem o que ensinam.

    1. Vicente, o brasileiro precisa largar essa mania. Curso de humanas em federais se tornou um LIXO SIM. Vc colocaria sua filha pra fazer curso de humanas?

  14. Proponho que, junto destas fotos, sejam inseridas as da elite comunista do Brasil hospedada no Hotel Alvear, o mais caro de Buenos Aires, para o jovem eleitor saber como eles gastam o $ dos impostos

    1. Incluir fotos mostrando onde moram os eleitores dos comunistas brasileiros: prédios invadidos, sem conforto, segurança, sujeitos a incêndios e desmoronamento. Nada é negociado com donos e prefeitu

  15. Já colocaram os reitores das federais para fora a ponta pé, ainda não? O que estão esperando? Acabem com a exigência de curso superior para dar aula no ensino básico, em especial o de ” pedagog

    1. Vicente, você é um esquerdista plantado aqui pra tentar mudar a opinião de gente esclarecida. Sabemos como as federais são instrumentos de doutrinação.

    2. Ensino superior do tipo ” humanas” não mesmo. Quem paga as federais sou eu e portanto fora reitores incompetentes, pela sua logica o diretor do presidio seria eleito pela comunidade prisional.

    3. As universidades tem autonomia e os reitores são eleitos pela comunidade acadêmica. Você, obviamente, nunca frequentou o ensino superior.

  16. Nada disso pode, mas páginas difundindo o uso do cachimbo, com ilustrações do funcionamento e o objeto tratado como recreação, pode. Fiquei espantada ao encontrar o livro destinado ao ensino d

    1. O Brasil somente prosperará quando investirmos seriamente na educação *básica*, principalmente no Nordeste e em outros polos de concentração da ignorância.

  17. Falar que uma pessoa q fulano conhece tem livro ideal não justiça a qualidade do livro. E convenhamos que não é isso que vai mudar a qualidade do ensino. Nao vejo problema em evitar estereótipos.

    1. Registros fotográficos da realidade não são estereótipos, são a realidade. Editá-la e ocultá-la com fins ideológico é coisa de gente com a mente adoecida por ideologias. Vai se tratar.

    2. Eis aí o pronunciamento de um aluno de uma UNIVERSIDADE FEDERAL qualquer, de um Estado qualquer ! rs.rs.rs. Mexeram na cabeça e no bolso dele. rs.rs.rs.

  18. Na realidade o melhor seria ter acabado com o MEC. Se não se fez isso, que sejam expulsos TODOS os criminosos. Nem todo criminoso é esquerdista mas todo esquerdista é criminoso.

    1. Raphs: Sério mesmo? Não censurou ninguém? Lembra de terem proibido “O Vermelho e o Negro”, de Stendhal, ou “Ivan, o Terrível” em nome do “combate ao culto vermelho”? Ora francamente…