Economistas lançam abaixo-assinado em repúdio ao Conselho da categoria

Economistas, entre eles Alexandre Schwartsman, fizeram um abaixo-assinado em repúdio a uma nota divulgada pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), que fala “em grave situação de estado de exceção no Brasil, com apoio de setores como financeiro, rentistas, parte do empresariado, do Judiciário e das Forças Armadas”.

O Antagonista pontua que o Cofecon é liderado atualmente por Júlio Miragaya, economista carioca filiado ao PT desde 1980.

Vejam o abaixo-assinado:

“Nós, economistas, aqui representados por este documento, fomos surpreendidos por uma carta aberta apócrifa publicada em 6 de abril pelo Conselho Federal de Economia (COFECON), cujo teor é extremamente desrespeitoso e agressivo a vários setores e instituições do país, envolvendo inclusive o Poder Judiciário. Entendemos que o conteúdo daquele documento, que envolve desde acusações da existência de um estado de exceção, até a própria incitação à rebelião por parte da população, não se coaduna com os princípios democráticos que devem nortear o comportamento de uma entidade de classe e que, portanto, não nos representa.

Mais do que isso, entendemos que o COFECON, que, por força de lei, nos obriga o registro e o devido pagamento de anuidade para exercício da profissão, deveria ter a consciência de que, em uma democracia, há uma pluralidade de posições, inclusive de seus representados. Sendo assim, consideramos que manifestações desta entidade deveria, por respeito à classe profissional que representa, se abster de assumir qualquer posição política partidária, limitando-se a apresentar contribuições técnicas sobre assuntos econômicos específicos, desde que embasadas em estudos sérios, que sejam referendadas em reunião pelos Conselhos Regionais de Economia, e cujas respectivas posições sejam devidamente registradas em ata e tornadas públicas em conjunto com a divulgação da posição assumida pelo COFECON.

Finamente ressaltamos que nos preocupa sobremaneira os termos acusatórios e radicais, sem qualquer base fática ou técnica contidos naquele documento, na medida em que, além de não contribuírem em nada para a evolução econômica do país, só exacerbam o já conturbado ambiente político hoje vigente.

Diante do quanto aqui exposto, colocamo-nos frontalmente contrários ao posicionamento do COFECON e pedimos mais respeito aos seus representados que têm posição divergente e, principalmente, às instituições democráticas do nosso país.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Para que serve essa porcaria, OAB, CRC entre outros? Para enriquecer meia dúzia de vagabundos. São os próximos que deveriam ser extinto, fim desses conselhos soviéticos já.

Ler mais 63 comentários
  1. Para que serve essa porcaria, OAB, CRC entre outros? Para enriquecer meia dúzia de vagabundos. São os próximos que deveriam ser extinto, fim desses conselhos soviéticos já.

  2. Tenho certeza de que o representante do Conselho Federal de Economia nunca trabalhou como economista na vida. Por esse motivo fica escrevendo besteiras que vão de encontro ao pensamento dos membros da entidade que ela representa.

  3. Tudo bem, ideologias à parte, é fato notório que os financistas,os rentistas e o cartel dos bancos mandam e desmandam na economia do Brasil a mais de 30 anos.Não importa o matiz “ideológico” que esteja no poder, o lucro desse setor é sempre campeão do mundo. Ou não é assim?

  4. “Em grave situação de estado de exceção no Brasil, com apoio de setores como financeiro, rentistas, parte do empresariado, do Judiciário e das Forças Armadas”. Esqueceram de mencionar a sociedade civil, o agronegócio, a maior parte dos estudantes, os aposentados, os médicos, os advogados, os pedreiros, os mecânicos, etc. etc. Só deixaram de fora os sindicatos e os militantes a soldo.

  5. Os comunas FDP, tem o poder de envenenar palavras, de forma que elas não servem mais para nada. Rentista! Rentista! Esses filhos de uma prostituta bem suja sabem o que é rentista? Um cara que perdeu o emprego, não conseguiu outro por conta da recessão provocada pela Dilma, aplicou seu FGTS numa caderneta de poupança é rentista? Um aposentado que trabalhou a vida toda e comprou um apartamento de 40 metros quadrados e o alugo para inteirar a miséria do INSS, é rentista? Um ex-presidente ladrão que nunca colocou a mão no bolso nem para pagar a cachaça que sustenta seu alcoolismo e tem 9 milhões de R$ em um fundo de aposentadoria, este sim é RENTISTA.

  6. Cefecom me lembra detefom,Aquele que mata mosca e mosquito, pulga e barata.Agora obrigar a pagar anuidade, mensalidade, pra estes sindicatos é simplesmente jogar dinheiro fora, O negocio deles é pagar onibus, comprar mortadela, tubaina e distribuir 50 pratas pros vagabundos se acamparem,e gritarem viva o RATO.

  7. Demorou, mas as pessoas estão afrontando esses tais conselhos, sindicatos e ongs – todos aparelhados pelos esquerdistas – que fingem representar seus associados, mas só fazem proselitismo.

  8. Que desgraça, hein? Sindicato de jornalistas, igreja, até Conselho Federal de ECONOMIA!
    ISSO SE CHAMA DITADURA! Só em ditaduras todos as instituições pertencem a uma corrente ideológica específica que não aceita o contraditório! Curiosamente, essa hegemonia se encaixa perfeitamente com as preleções de Yuri Bezmenov. O chamado “controle social”.

  9. …APARELHADO pelo “PT”, “BRIZOLISTAS”, ESQUERDISTAS, DESENVOLVIMENTISTAS, e OUTRAS MODALIDADES DE “SOCIÓLOGOS QUE MAL SABEM TIRAR A 1ª DERIVADA” !!!
    ===
    A CIÊNCIA ECONÔMICA no BRASIL VIROU SOCIOLOGIA e CIÊNCIA POLÍTICA…FAZ TEMPO.
    ===
    POIS FOI POR ISSO,
    POR ESSA CONIVÊNCIA IGNORANTE dos CORECON e COFECOM
    POR ESSE DESRESPEITO PARA COM A VERDADEIRA “CIÊNCIA ECONÔMICA”,
    POR ESSE MILITANTISMO ATRASADO e TERCEIRO-MUNDISTA, TRANSFORMANDO O “FATO ECONÔMICO” NUM DISCURSO POLÍTICO-PARTIDÁRIO,
    =
    QUE SE ‘CONSTRUIU’,
    METODICAMENTE,
    a
    “MAIOR DEPRESSÃO ECONÔMICA” da HISTÓRIA do PAÍS !!!
    =
    ISSO, EM PLENO “SÉCULO XXI” !!!??

  10. Essa porcaria devia chamar-se DEFECON por escrever a meda que escreveu. Onde estava essa porcaria de entidade quando a camarilha da dilmaldição esculhambou as contas públicas numa maquiagem rasteira tecnicamente falando e vergonhosa moralmente falando? Esquerdopata nojento esse presidente da DEFECON.

  11. Não sentem pejo ao enumerar as entidades, muitas por sinal, que denunciam a corrupção praticada por delinquentes travestidos de políticos, acostumados a surrupiar dinheiro público por esperarem dos professores de Deus, os políticos togados, o de sempre: doses maciças de impunidade.
    O primo Roderigo insiste na oportunidade de rever o filme O Quinteto da Morte, de preferência a versão que tem Alec Guinness como protagonista. Trata-se de cinco bandidos que, posando de músicos, alugam o porão de uma casa pertencente a uma idosa, a fim de lá ocultar o dinheiro roubado de um banco. Os ensaios são fictícios, pois usam um toca-disco enquanto contam o fruto da pilhagem. Temerosos, decidem matar a velhinha. Aí se estrepam, acabando um a um no morgue local, vítimas da audácia e da cobiça.

  12. JORNALISTAS E ECONOMISTAS, SEUS SINDICATOS, COMO TODOS OS OUTROS, ESTÃO INFESTADOS DE COMUNISTAS, AQUELA GENTE ESCROTA QUE SE NUTRE DA MENTIRA. VOCÊS E OUTRAS CATEGORIAS DEVEM, TEM A OBRIGAÇÃO DE RESGATAR SUAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS, PORQUE OS COMUNISTAS, ESSA GENTE ESCROTA, NÃO REPRESENTA OS ASSOCIADOS E SIM A SEITA COMUNISTA. RETIREM ESSES VAGABUNDOS NO TAPA OU NA BALA!!!!

  13. DISTORÇÃO DA REALIDADE E DO SENSO COMUM…
    o contra ataque esta começando, para mininuir , se é que de algma maneira seja possível, a HECATOMBE petista, e de esquerda,
    .
    SÓ O PDT E CIRO perceberam que lula fede a problema.. e ta queimado…quem defende Lula hoje, empresta crédito e não ganha nada.
    .
    É COMO GERALDO ALCKMIN recebendo apoio de Garotinho em SP, ao falar que estava sendo apoiado pelo infarto juvenil, estava transferindo credibilidade, que é cara e difícil de conseguir, a um malandro.

  14. Pelo jeitão como encaminha a situação do país, a provocação dos esquerdopatas em todos os níveis, em não reconhecer a prisão de seu deus, podemos entrar em um estado de caus, o criminoso teve todas as garantias de se defender, como os fatos sobrepõem as mentiras, os medíocre de seus lideres estão forçando uma intervenção militar, com a cumplicidade do stf, executivo e legislativo. ACORDA BRASIL!, a guerra ainda não acabou, os corruptos continuam tentando conquistar seus objetivos.

  15. O Lulismo infelizmente ainda vai demorar para ser extirpado das instituições. Os associados deveriam ter o poder de exigir a troca do comando deste Conselho, assim como todos os outros conselhos de classe. A partir do momento que os representados são obrigados a pagar anuidade (que não é um valor baixo, diga-se de passagem), mesmo que o conselho tenha uma atribuição fiscalizatória, é mister que tenham uma posição de respeito aos representados e às instituições.

  16. Carta aberta do Cofecon aos brasileiros
    http://www.cofecon.gov.br/2018/04/06/carta-aberta-do-cofecon-aos-brasileiros/

    Tem que cassar estes caras ou até mesmo a prisão um conselho não pode conturbar o já conturbado ambiente político como eles estão fazendo

  17. A OAB tem de fazer o mesmo. Estou cansado de vê-la defendendo político canalha no papel de entidade de classe. A OAB pode e deve defender interesses difusos da sociedade. Advogados contratados a preço de ouro é quem tem que defender os corruptos ( e os corruptos tem o ouro para paga-los)

  18. CADÊ A O.A.B.
    QUE NUNCA SE PRONUNCIA
    À FAVOR DA LUCIDEZ MENTAL
    DOS BRASILEIROS QUE ESTÃO
    AQUI DENUNCIANDO A PUTA
    TRAMA INTERNACIONAL
    DA ESQUERDA CIRRUPTA UNIDA?
    MUUUITO SÉRIO CHAMAR
    DEMOCRACIA E CUMPRIMENTO DAS
    LEIS VIGENTES NO PAÍS
    DE ” ESTADO DE EXCEÇÃO”
    D E M O C R Á T I C O É O
    ESTADO ATUAL.
    REAJAM !
    CHEGA DE MENTIRAS!

  19. O povo deste pais está no limite da paciência com os manifestantes de esquerda que apoiam corruptos, usam entidades, cargos públicos e palanques para defender o indefensável (corrupção, lavagem de dinheiro e bandidos condenados). Este ano mudamos o patamar da tolerância e com certeza, assim como estão fazendo esses economistas, que se posicionaram corretamente contra o comunicado descabido da COFECON, todos os brasileiros, independentemente de suas profissões, não ficarão mais calados. Que o STF tome atitudes dignas, não retroagindo posicionamentos corretos para colocar bandidos da pior espécie (corruptos e endinheirados) na rua. O povo, finalmente, com os espetáculos presenciados no STF e no Sindicato em SBC, está muito atento aos fatos e não vai deixar passar barato atitudes incorretas.

  20. O PT e seus simpatizantes, realmente, não têm qualquer compromisso com a realidade. Eles vivem em seus mundinho à parte e ai e quem pensar diferente deles. Vemos isto na OAB, que faz uma atuação vergonhosa na defesa da esquerda, esquecendo-se de que representa uma gama de advogados com pensamentos diferentes. E ele se importam com isto? O pior é que vivem com a palavra “democracia” na boca e muitos incautos realmente acreditam neles.

  21. Lembrando que uma das fundadoras e integrante da AJD (Associação Juízes pela Democracia), uma JUÍZA, compareceu à resistência do marginal para transmitir seu abraço solidário.

  22. Golpe patrocinado por todas as instituições, inclusive por quem foi indicado pelo próprio Lula.
    Aliás, o próprio Lula participa do golpe, uma vez que sancionou a Lei da Ficha Limpa.