Eduardo Bolsonaro apresenta projeto para proibir voto pela internet ou correio

Eduardo Bolsonaro apresenta projeto para proibir voto pela internet ou correio
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Eduardo Bolsonaro apresentou na última sexta-feira (13) projeto de lei para proibir o voto pela internet ou pelo correio. O texto também pretende outras alterações no Código Eleitoral.

O voto pelo celular é cogitado pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Neste domingo (15), Barroso visitou estandes de votação fictícia em que quatro empresas apresentaram tecnologias para um possível voto pela internet já a partir de 2022.

Na redação do PL 5163/2020, de autoria de Eduardo, o Código Eleitoral ganharia este trecho no artigo 82: “[N]ão sendo admitida, em nenhuma hipótese, a votação por meio postal, a votação através da Internet e a votação por meio digital”.

Na justificativa do projeto, o filho 03 do presidente escreveu: “Ademais, quase que diariamente há notícias de hackers que conseguem invadir sistemas de segurança de grandes companhias privadas ou órgãos dos mais diversos governos estrangeiros e nacionais, por que então crer que apenas a urna eletrônica seria impassível de tais violações?”.

O texto, ressalte-se, foi apresentado na sexta (13), dois dias antes do 1º turno da eleição municipal.

Também é preciso destacar: as urnas eletrônicas funcionam offline. Não têm conexão com a internet.

Eduardo quer outra alteração no Código Eleitoral. Pela sua proposta, “[o] Tribunal Superior Eleitoral somente poderá iniciar a totalização dos votos e divulgação de resultados dos pleitos eleitorais quando houver o envio de todos os Boletins de Urnas, de todas as seções eleitorais das Unidades da Federação”.

Leia mais: A PF no rastro do 'gabinete do ódio'
Mais lidas
  1. Huck 2026?

  2. Médica de Rondônia ri de intubação de pacientes

  3. Bolsonaro contradiz governador do AM e alega que governo não foi informado de falta de oxigênio

  4. Mensagens de WhatsApp revelam que militares bolsonaristas perderam a chance de comprar vacinas

  5. Permita-se fazer como o doutor Nogueira e dizer 'Teu c...'

Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 117 comentários
TOPO