O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou neste sábado que a queda no número de casos e mortes por Covid-19 deve ser percebida apenas a partir de maio deste ano.
“Efeito de vacina só a partir de maio deste ano. Antes de maio, não teremos impacto de vacinação na pandemia. Vamos começar a ter diminuição de óbitos, progressiva, diminuições de internação, progressiva, mas isso só se vai sentir de fato a partir de maio”, afirmou em evento em Batatais.
“A vacina mais comum que nós usamos em termos de volume é a da gripe (…). Quem toma a vacina acha que não vai ter gripe. De fato, ele não vai ter o quadro grave de gripe, não vai ficar hospitalizado, não vai desenvolver pneumonia, mas vai ter sintoma. Esse é o efeito, ela impede a gravidade da doença. É assim essa vacina que nós vamos introduzir. Ela vai impedir a gravidade da doença, mas não vai impedir a infecção. No longo prazo, à medida que os casos vão diminuindo, que as pessoas vão sendo imunizadas até naturalmente pelo próprio vírus, a epidemia vai diminuindo.”
Vacinas, sozinhas, não vão controlar a epidemia, diz diretor do Butantan
"O negacionismo está vencendo"
Dimas Covas diz não ver aceleração da vacinação
Dimas Covas: “Estamos indo para 4 mil mortes e vamos chegar a 5 mil”
Dimas Covas: Butantan investiga 'variante de Sorocaba', semelhante à da África do Sul