Eleições 2018: pesquisas registradas e detalhadas

A partir de hoje, com base na resolução do TSE sobre as eleições de 2018, os institutos são obrigados a registrar toda e qualquer pesquisa com antecedência mínima de cinco dias de sua divulgação.

As empresas deverão, também obrigatoriamente, detalhar o período de realização da coleta de dados, a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistados, além do nome de quem contratou a pesquisa e o número do registro na Justiça Eleitoral.

Divulgações fora desse padrão constituirão crime, sob pena de detenção de seis meses a um ano para os responsáveis, e multa que varia entre 53 mil reais e 106 mil reais.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Diego disse:

    Isso daí já é pra ter menos pesquisas e dificultar pra Bolsonaro2018.

Ler comentários
  1. E ninguém valida e audita essas pesquisas. disse:

    "Muito legal" isso! Credibilidade ZERO! TSE + Institutos de pesquisas! Tudo aparelhado

  2. ALERTA GERAL AOS ELEITORES !! LAVAGEM CEREBRAL AVANÇANDO NAS PESQUISAS disse:

    ISSO AI, TEM QUE COMBATER TODAS AS PESQUISAS FAJUTAS, E INFORMAR QUEM PAGO AS MESMAS. ISSO FAZ PARTE DA "LAVAGEM CEREBRAL DO ELEITOR TROUXA" DIGA NÃO AS FALSAS PESQUISAS !!!!

  3. Henrique disse:

    Que bom, esta alteração é bem vinda! Até que enfim saberemos quem anda pagando por pesquisas com resultados duvidosos do datafolha e ibope.

  4. Ticu Soares disse:

    Esses institutos de pesquisa deveriam ser obrigados a divulgar o valor de quanto custou cada pesquisa, e deveria haver uma legislação específica para punir e fechar todos institutos que erracem suas pesquisas.

    1. Os valores das pesquisas são registrados também. Ver orientacao do TSE.

  5. zara-trusta disse:

    E a auditoria nas pesquisas fraudulentas ?

  6. Ex-microempresário disse:

    Avançando na idéia do Ticu, de que as empresas de pesquisa seriam "obrigadas" a acertar, sob pena de punição, então nem precisa fazer a eleição. Vale a pesquisa, que tem obrigação de estar certa. Fala sério, Ticu.

  7. lucas vmd gabriel disse:

    Mas que grande palhaçada hein? No Brasil tudo absolutamente TUDO é regulado demais! isso aí serve só para impedir empresas menores de concorrer com grandes players deste mercado. ctza! MAS QUE BOBAGEM gastar dinheiro público para auferir essas besteiras!

  8. LULA NA CADEIA disse:

    Agora vai mostrar que o BOLSONARO é o primeiro disparado w que o LULA é um morto politico, não vamos esquecer a surra que o PT levou em 2016

  9. CARNALULA 2018 NA CADEIA disse:

    Que país sério!!! . Nossa!!! . Eu queria morar num país assim.

  10. Para quê realizar eleições? disse:

    Se são os "institutos de pesquisa" que escolhem quem vai ser eleito?

  11. WILTON disse:

    NADA MUDA, PESQUISAS ROUBADAS CONTINUARÃO ILUDINDO OS IDIOTAS, QUE INFELIZMENTE SÃO A MAIORIA...😥😥😥

  12. Maria de Lourdes disse:

    Coisa insignificante para DATAFolha, IBOPE, VOX POPULI, CNI e outros pagarem. Gilmar Mendes, como sempre, bonachão para com a "tiurma"; aliás, isso aí é teatro, para parecer que eleições com urnas fraudadas, são insuspeitas. Ei, Gi-Gi, não cola mais, já o conhecemos de"velhos carnavais"! "Inimigo público NÚMERO 2 do povo brasileiro; o NÚMERO 1, está esperando ser salvo pelo mesmo Gilmar e seus afins.

  13. Denis de Paula disse:

    O TSE é comandado pelo mafioso, então... não muda nada. "As instituições estão funcionando. Tem que manter isso, viu?" As duas "melhores" frase de 2017 casam perfeitamente!

  14. Ana disse:

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR103801 Vamos assinar, gente!!! Estamos entrando com Ação Popular, e essa petição pública servirá para dar força àquela Ação!!! *Ou você quer urna fraudada???* Não resolve ficar resmungando na net e não fazer NADA! *Depois, não adianta reclamar. Tem que agir agora!!!* *É apenas um click!!!* ASSINE e REPASSE para todos os seus contatos, também individualmente!!! Eleição sem fraude, é um diteito de todos! *Faça a sua parte*! É o mínimo que o Brasil espera de você!!!

  15. J.Pinto disse:

    Lembro que o site do Coronel, que já não existe, mostrou, mais de uma vez, nas eleições de 2010 ou 2014, não lembro qual, pesquisas que davam ampla vantagem ao PT, em datas distintas, mas com a incrível coincidência de os entrevistados, em sua maioria, serem as MESMAS pessoa, inclusive com o endereço.

  16. Eduardo Campos disse:

    É impossível controlar a veracidade das informações passadas por esse tipo de pesquisa. E não sei dizer se essa medida pode acabar facilitando manipulação dos dados ou não. Só sei que se o resultado das eleições for muito diferente da pesquisa, vai ficar muito comprometedor para o próprio instituto que a divulgou. Confesso que nenhuma das pesquisas divulgadas ficou muito diferente daquilo que penso que seria neste momento, então não creio que haja manipulação de dados por enquanto.

  17. Eduarda disse:

    Isso é uma maneira despótica de controlar as pesquisas, favorecendo apenas as pesquisas fraudulentas que dão Lula como vencedor. Ou seja, as pesquisas paralelas na internet que demonstram a supremacia de Bolsonaro serão proibidas!

  18. CWB disse:

    Vai lá DATAFOLHA!! Exponha que o PT através de empreiteiras CORRUPTAS e PROPINEIRAS bancam as pesquisas tendenciosas plantadas na Folha de São Paulo e UOL.