ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Maceió

A disputa eleitoral em Maceió neste ano será especialmente acirrada.

O ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas Alfredo Gaspar de Mendonça é o candidato do MDB, com o apoio do senador Renan Calheiros e do governador, Renan Filho.

Ele também é o candidato do atual prefeito, o ex-tucano Rui Palmeira, que emplacou o vice da chapa, Tácio Melo, presidente do Podemos no estado. Tem também o apoio do PL (antigo PR), do deputado federal Sérgio Toledo.

Os adversários vão explorar o fato de o candidato ter feito carreira no Ministério Público com discurso de combate à corrupção e agora estar aliado aos Calheiros.

O deputado federal JHC, do PSB, é outro nome da disputa. Ele conseguiu garantir aliança com o PDT e terá como vice Ronaldo Lessa, nome conhecido no estado, tendo sido vereador e prefeito da capital, além de deputado federal e governador de Alagoas.

JHC, que faz oposição ao governo e à atual gestão da Prefeitura, também terá o apoio do PSDB, do senador Rodrigo Cunha. A deputada federal Tereza Nelma tentou indicar um nome para a vaga de vice, mas não conseguiu e acabou sendo destituída do PSDB, após conflitos internos.

O PSD, do deputado federal Marx Beltrão, deve decidir nos próximos dias entre Gaspar e JHC. O senador Fernando Collor de Mello (Pros) ainda não se manifestou sobre as eleições municipais.

A família Lira, do ex-senador Benedito e do deputado federal Arthur, apostará no deputado estadual em segundo mandato Davi Davino Filho (PP), filho do vereador Davi Davino. O vice será o médico Emmanuel Fortes, do PSL, partido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Victor. A chapa tentará abocanhar os votos bolsonaristas.

Também se vende como bolsonarista o candidato do Patriota, o engenheiro Josan Leite, que ficou em segundo lugar na disputa pelo governo em 2018.

O PT terá candidato: Ricardo Barbosa, advogado e presidente estadual do partido. A esquerda também estará na disputa com a a ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas Valéria Correia (PSOL) e o oficial de Justiça Cícero Filho (PC do B).

Há ainda a candidatura de Cícero Almeida (PSDC), ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal. Outro ex-prefeito da capital no páreo é Corintho Campelo, ex-PDT, hoje no PMN.

Ricardo Santa Rita, do Avante, filho de homem de confiança de Renan Calheiros, é um nome solto. Ele já participou de campanhas de Renan Filho e de JHC.

Leia também:

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Recife

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Paulo

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Fortaleza

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de João Pessoa

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Luís

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Leia mais: O Centrão quer dominar sua 'casa'. Entenda como
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 4 comentários
TOPO