ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Porto Alegre

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Porto Alegre
Foto: Agência Brasil

A corrida pela Prefeitura de Porto Alegre está embolada.

O atual prefeito, Nelson Marchezan, do mesmo PSDB do governador Eduardo Leite, vai tentar a reeleição. Ele tem o apoio do PSL, que emplacou o advogado Gustavo Jardim na vaga de vice; e do PL, do deputado federal Giovani Cherini.

Derrotado por Marchezan no segundo turno, em 2016, o deputado estadual Sebastião Melo é candidato mais uma vez. Ele é do MDB, comandado no estado pelo deputado federal Alceu Moreira, atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Tem na coligação DEM, Cidadania, Democracia Cristã, PRTB, PTC e Solidariedade.

Coligado com o Avante, o atual vice-prefeito, Gustavo Paim (PP), rompido com Marchezan, também está na disputa e é a aposta do senador Luis Carlos Heinze, que almeja o governo. O deputado federal Jerônimo Goergen também apoia Paim, de olho em uma vaga para o Senado em 2022.

José Fortunati, nome conhecido no estado, atualmente no PTB, é outro nome competitivo. Ele já foi prefeito da capital gaúcha duas vezes, além de vice-prefeito, deputado estadual, deputado federal e vereador de Porto Alegre. Tem o apoio do Patriota e do Podemos, do senador Lasier Martins.

Manuela D’Ávila, que foi vice na chapa presidencial de Fernando Haddad em 2018, é candidata pelo PCdoB, tendo como vice o petista Miguel Rossetto (PT), que foi ministro de Lula e Dilma Rousseff.

Em seu terceiro mandato como deputada estadual, Juliana Brizola (PDT), neta de Leonel, também está no páreo, com o apoio do PSB e da Rede.

A esquerda tem ainda como candidata a deputada federal Fernanda Melchionna, que foi a vereadora mais votada de Porto Alegre em 2016.

Também estão colocadas as candidaturas do ex-judoca, ex-vereador e ex-deputado federal João Derly (Republicanos), do deputado estadual Rodrigo Maroni (Pros), do médico Montserrat Martins (PV) e do vereador no terceiro mandato Valter Nagelstein (PSD), que já presidiu a Câmara Municipal.

Leia também:

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Recife

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Paulo

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Fortaleza

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de João Pessoa

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Luís

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Maceió

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Aracaju

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Goiânia

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Macapá

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Boa Vista

ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Manaus

Leia mais: O Centrão quer dominar sua cidade. Entenda como
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 7 comentários
TOPO