Em programa de governo, Boulos promete anular reforma previdenciária e reverter terceirização com mais concursos

Em programa de governo, Boulos promete anular reforma previdenciária e reverter terceirização com mais concursos
Reprodução/CNN Brasil

Guilherme Boulos pode até alegar que foi mal interpretado quando disse que a saída para o déficit da previdência seria a contratação de mais servidores, mas é fato que seu programa de governo corrobora a tese de inchaço da máquina e aumento de gastos sem mostrar de onde vai sair o dinheiro.

No capítulo sobre “funcionalismo público”, o texto ressalta que a prioridade de uma eventual gestão Boulos-Erundina será reverter a reforma previdenciária e o processo de terceirização, com a “reinstituição progressiva de serviços diretos por efetivos”.

Entre as propostas, estão a revogação do Sampaprev, o restabelecimento da paridade entre ativos e aposentados, além da realização de novos concursos para todas as carreiras.

A mesma linha de raciocínio está presente no programa apresentado por Boulos e Sonia Guajajara em 2018, na disputa pela Presidência, quando sugeriram a “unificação progressiva de todos os regimes previdenciários em um mesmo sistema público de aposentadorias integrais, com as mesmas prerrogativas e direitos para todos”. Além de reajuste do piso das aposentadorias vinculado ao salário mínimo, o fim da contribuição de aposentados e do fator previdenciário, e a instalação de uma comissão para auditoria nos sistemas previdenciários.

Como escreveu a economista Zeina Latif, a lista de promessas de Boulos é inexequível.

Leia mais: A revista que fiscaliza TODOS os poderes e conta com os melhores colunistas do Brasil.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 70 comentários
TOPO