Embaixador diz que EUA darão ultimato ambiental a Bolsonaro

Embaixador diz que EUA darão ultimato ambiental a Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR

Em reunião privada no domingo (11) com políticos, economistas, diplomatas e empresários brasileiros, o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, disse que os EUA darão uma espécie de ultimato ambiental ao governo de Jair Bolsonaro, relata a Folha.

Segundo Chapman, o governo dos EUA considera a Cúpula sobre o Clima, marcada por Joe Biden para a próxima semana, como a última chance de o Brasil mostrar preocupação ambiental para recuperar a confiança dos americanos e ampliar as relações com a Casa Branca.

Participantes do encontro relataram ao jornal paulistano que, de acordo com o embaixador, acordos comerciais entre Brasil e EUA e a entrada do Brasil na OCDE dependerão do plano que o governo Bolsonaro vai apresentar na cúpula, marcada para os dias 22 e 23 de abril.

“As relações entre nossos países dependerão muito dessa postura ambiental do Brasil”, disse Chapman.

Para o diplomata, há a percepção de que o desmatamento ilegal na Amazônia cresceu muito e esse “não é um problema de comunicação”, como alegam auxiliares de Bolsonaro, mas uma realidade que tem de ser ser revertida —inclusive com o envolvimento do setor privado.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO