Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Embaixador dos EUA diz que, com governo Bolsonaro, "as portas abriram"

Todd Chapman mencionou avanços em parcerias em várias áreas
Embaixador dos EUA diz que, com governo Bolsonaro, “as portas abriram”
Foto: Alan Santos/PR

O embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman, disse nesta quinta (22) que, com o governo Bolsonaro, “as portas abriram” para a cooperação entre os dois países.

Chapman comentou, sem citar nomes ou anos, que não é segredo que as relações bilaterais não iam bem durante o governo Dilma, em especial com o estouro do escândalo da NSA, em 2013.

“Eu acho que o presidente Bolsonaro mostrou um grande interesse em avançar as relações com os Estados Unidos”, disse Chapman, em café da manhã com jornalistas.

“Sim, as portas abriram [durante o governo Bolsonaro]. Possibilitando muita coisa, muita coisa. Os avanços em Alcântara. Agora, o Acordo Ártemis – vamos ver a bandeira do Brasil na Lua. Os acordos de segurança, militar-militar, estão avançando bem os exercícios, bastante importante. O trabalho contra o narcotráfico. Trabalhando muito bem com a Polícia Federal. Tudo isso é facilitado quando tem essa abertura de trabalhar como parceiros. Como as duas maiores democracias no nosso Hemisfério”, acrescentou o diplomata, que se aposenta neste mês.

Chapman disse ainda esperar que a embaixada continue sua iniciativa de firmar acordos e parcerias com os governos estaduais do Brasil.

Leia maisEmbaixador dos EUA, sobre 5G do Brasil: “Selecione seus parceiros com cuidado”

Mais notícias
TOPO