Embaixador em Pequim delega a subordinados poder para classificação de documentos ultrasecretos

O decreto presidencial que ampliou o número de servidores que podem decretar sigilo continua a fazer vítimas.

Agora, é a diplomacia.

O embaixador em Pequim, Paulo Mesquita, delegou a subordinados a tarefa de classificação de documentos ultrassecreto.

Vejam a portaria interna obtida por O Antagonista:

“O EMBAIXADOR DO BRASIL EM PEQUIM, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na alínea “e” do inciso I, no inciso II e no § 1o do art. 27 da Lei n o 12.527, de 18 de novembro de 2011, resolve:

Delegar ao ministro de segunda classe CELSO DE TARSO PEREIRA, até o término de sua missão no Posto, competência para executar todos os atos relativos à classificação, em todos os graus de sigilo, inclusive ultrassecreto, de informações contidas nos documentos da Embaixada do Brasil em Pequim, a partir da data de publicação desta Portaria.

Delegar ao ministro de segunda classe FELIPE HEES, até o término de sua missão no Posto, competência para executar todos os atos relativos à classificação, em todos os graus de sigilo, inclusive ultrassecreto, de informações contidas nos documentos da Embaixada do Brasil em Pequim, a partir da data de publicação desta Portaria.

EMBAIXADOR DO BRASIL EM PEQUIM, na qualidade de Gestor Local de Segurança das Comunicações, nos termos do disposto no item 23.2 da Portaria nº 43, de 26 de janeiro de 2015 do Ministro de Estado das Relações Exteriores, e tendo em vista as demais normas regulamentares, resolve:

Delegar, até o término de sua missão no Posto, ao ministro de segunda classe FELIPE HEES competência para executar todos os atos relativos à segurança da informação e comunicações sob sua administração.

Delegar, até o término de sua missão no Posto, ao primeiro-secretário BRUNO PEREIRA ALBUQUERQUE DE ABREU competência para executar todos os atos relativos à segurança da informação e comunicações sob sua administração.

PAULO ESTIVALLET DE MESQUITA”

 

Este é um convite à indignação. Veja aqui!

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. ana disse:

    Quanta gente opinando sobre o que não entende. Qualquer documento relativo a estratégia de segurança é secreto, em qualquer governo. Ou vocês acham que países de primeiro mundo escancaram suas

Ler comentários
  1. Carlos disse:

    Antagonista prestando um desserviço. Vão se esconder. Procedimento natural e mostra a ignorância de vocês.

  2. abnyotzu disse:

    Que bagunça!! Daqui a pouco vai ter porteiro e copeira sendo autorizados a classificar documentos secretos em repartições públicas rs

  3. Paulo disse:

    para quem leu a Lei de Acesso à Informação, sabe que isso é possível. Problema é que a mídia coloca a população contra os governantes, dando ares de ilegalidades em muitos atos legais.

  4. Helliton disse:

    Eita o Antagonista quer saber tudo que acontece na embaixada. Engraçado quando o Olavo descobre eles ficam putos. Mas falariam a mesma coisa se tivesse a perspicácia dele.

  5. GUSTAVO disse:

    classificar documentos sensíveis nas embaixadas, não tem nada demais, lembrem-se que muitas são usadas como porta de entrada do serviço de inteligencia

  6. CésarB disse:

    Este Mesquita seria aquele do jornaleco Estado de São Paulo? Não está no cargo por mérito , com certeza...!!!

  7. Pragmático disse:

    O Governo seria transparente, ele disse. Era um novo Brasil que não esconderia mais nada da população, el disse. E lá vamos nós de novo p/ mais 4 anos de mentiras e promessas não cumpridas.

  8. Eduardo disse:

    Eia a "era da transparência" do governo Bolsonaro...

  9. Maria disse:

    Temer viajou duas vezes a Rússia, em julho de 2017 e setembro de 2018. O que o vampirão foi fazer lá exatamente?

  10. Chris disse:

    Tava na cara que esse governo não seria transparente. É assim que começa, primeiro crítica a imprensa, depois acaba com a transparência. Não foi por falta de aviso. É aí, vai ficar assim?

    1. Larga de ser burro. Documentos ultra secretos são referentes a estratégias de segurança nacional e militar. Você acha, por exemplo, que a Cia ou a ex KGB eram abertos?

    1. Pefeito! Democracia exige TRANSPARENCIA TOTAL, como tem dito e repetido o ilustre Dr Sergio Moro. Que abram as CAIXAS PRETAS do BNDES, BB, CEF, BRB e VALE(que o gov ainda controla)

  11. EMMANUEL disse:

    Não vai morrer, não! Alguém ligado ao PSOL tentou matar o presidente ....e hoje esse canalha faz torcida...

  12. Rômulo disse:

    🇧🇷 General Heleno revogue o mais rápido possível esse decreto monstro que será pai de muita corrupção.

  13. Pedro disse:

    E agora Mourão, viste a ca gada que tu fizeste? Trapalhão! Dá jeito de revogar esta mer da, o quanto antes! É por isto que o Bolsonaro, nem enfermo, te passa o poder.

  14. Observer disse:

    Quem CLASSIFICA também REAVALIA e DESCLASSIFICA o que já era segredinho da esquerda. O Antagonista está fingindo que não entende esse detalhe

    1. E você finge que essa aberração é sinônimo de transparência...

  15. Joseluiz disse:

    Quanto mais a gente reza, mais assombração aparece...

  16. Pedro disse:

    Mais uma cagada do general falastrão. Energúmeno!

  17. GugaXucro disse:

    Mas, mas, mas, mas, mas... mas e a transparência? Todo dia é um bofete diferente no focinho do bolsminion!

  18. ALEXANDRE disse:

    o que Trump dirá sobre esta ação?

  19. Marcio disse:

    Então, de acordo com os Fanta, a comunicação de nossa embaixada na China conosco deve ser totalmente escancarada... Çey

  20. Marcia disse:

    Tentando entender o porquê de um governo que se elegeu pregando transparência falar em aumentar sigilos um dia sim e outro também. Está pegando MUITO mal!

    1. Pedro, não seja ingenuo. Se Morão assinou esse decreto é porque teve a aprovação do Bolsoanro. Geralmente decretos polemicos, o vice assina quando o presidemte está fora do país.

    2. Esta ca gada é do Mourão Trapalhão, quando o Bolsonaro estava em Davos.

  21. Socorro disse:

    Putz. Ferrou. Tem que mudar isso, é absurdo.

  22. Marcia disse:

    Essa coisa de sigilo está se espalhando feito rastilho de pólvora. Começou com o vergonhoso sigilo do custo de transição do governo. São todos podres, só mudam os nomes.

  23. Homer disse:

    Celso de Tarso Pereira é dos mais qualificados membros do Itamaraty filho do ex juiz federal no Paraná Milton Luís Pereira

  24. le disse:

    Claro, dá para compreender o "esquema". O Brasil será vendido para essa raça de chineses, pouco a pouco. Será totalmente dilapidado por esse povo que destroem, poluem acaba com tudo por onde pas

  25. Renato disse:

    O povo continua sendo apenas um detalhe em Banânia, há 130 anos tomando nabunda e enganado para pensar que decide alguma coisa.

  26. José disse:

    Qual o problema? Logo se vê que vocês nunca trabalharam com Documentos Sigilosos. Nas Forças armadas existem Cabos que fazem isso. Quanto mias um diplomata. Se quiserem uma aula de Grau de sigilo..

    1. Os "especialistas" da mídia fazem tempestade em copo d'água! O popular mimimi de quem conhece lhufas do assunto! Idiotas funcionais!

  27. Marcos disse:

    E milhoes votaram em alguem que disse que iria abrir caixas pretas, como a do BNDES.....

    1. Vai precisar de muita gente para DESCLASSIFICAR e TORNAR PÚBLICO o que os esquerdinhas agora milionários querem esconder. E quem pode fazer isso é quem pode classificar como secreto. Vá ler a LEI.

    2. Percebam como os esquerdistas, tentando se fazer passar por alguém DIREITO e de DIREITA, tremem com a ideia de ver seus amigos e patrões expostos com a abertura de TODAS as cxs pretas

    3. Esquerdalha, não adianta espernear. Estamos nos lixando pro que vocês acham, até por que, vocês fazem parte dos idiotas, que iriam nos colocar numa ditadura. Insatisfeitos, vazem do Brasil...

    4. Paulo Guedes se apressou para indicar Joaquim Levy justamente para acobertar todos os crimes que envolvem os amigos do rei.