EMENDA DE SENADOR DO PTB PREVÊ RENÚNCIA FISCAL DE, NO MÍNIMO, 4,5 BILHÕES DE REAIS

O senador Armando Monteiro (foto abaixo), do PTB de Pernambuco — ex-presidente da CNI, diga-se de passagem –, apresentou na noite de ontem uma emenda curiosa à Medida Provisória 843, que institui uma nova política industrial para o setor automotivo brasileiro.

Ele propõe a prorrogação até 2025 (!!!) de incentivos fiscais para empresas automobilísticas instaladas fora do eixo Sul-Sudeste. Tais incentivos venceriam em 2020. Na justificativa da emenda, o parlamentar alega que é preciso “assegurar a manutenção da competitividade dos produtos automotivos fabricados na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste”.

A estimativa é de que, entre 2020 e 2025 — período da prorrogação pleiteada –, a isenção às empresas somaria, por baixo, 4,5 bilhões de reais (cálculo feito com base na produção de 100 mil unidades por ano; muito aquém do atual, registre-se). É o montante mínimo, portanto, que o governo deixaria de arrecadar em impostos.

Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco também articula nos bastidores, junto ao governo federal, a prorrogação dos incentivos, divulgados em tom de comemoração pela imprensa local do estado.

A Fiat Chrysler, por exemplo, prometeu que, se a emenda for aprovada, vai investir R$ 7,5 bilhões na unidade de Goiana, no litoral, até 2022. A depender do real tamanho da renúncia, esse investimento seria facilmente ‘anulado’.

O Centro de Estudos da Consultoria do Senado, em trabalho assinado por Ricardo Nunes de Miranda e Cláudio Borges dos Santos, alertou, ainda em 2011, para o “alto custo e a forma um tanto açodada” com que esses incentivos foram concedidos inicialmente.

O estudo diz que tal medida foi concretizada “sem debates, audiências públicas, apresentação de contraditório, transparência quanto aos objetivos e critérios de decisão, sugerindo falta de apego ao princípio da impessoalidade na aplicação dos recursos públicos mediante a concessão de benefícios e incentivos fiscais”.

A investida dos senadores pernambucanos pode ser mais um item do pacotão eleitoral de Michel Temer, no apagar das luzes de seu governo e a três meses das eleições.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Estupefata Nordestina disse:

    Um absurdo!!! Olha aí já começou a falir mais ainda o estado, imagine se ganha pra Governador, vamos ficar com o pires na mão mesmo!!! Tristeza, ter poder é muito bom, não importa o quanto miseráveis fique o povo, não importa que o povo pague mais impostos, as benesses só para os ricos!!!

Ler comentários
  1. Roberto Ferreira disse:

    Num tô nem acreditando. Todos os comentários são contra esse incentivo às indústrias. Bando de esquerdalhas vagabundos. Os governos que tratem de economizar, os governos que tratem de BAIXAR O CUSTO DA MÁQUINA... Bando de vermelhos enrrustidos, vocêis estão só querendo teta gorda, vagabundos...

    1. Porque incentivo para o "nordeste"... Chega de pagar esta conta....

  2. Jota - Oficial disse:

    A farra de subsídios para certos setores da economia que não encontram similar em seus países de origem (caso das montadoras de automóveis) só tem paralelo na Lei Rouanet, que financiou Cirque de Soleil, show de Claudia Leite, etc. Como se esses precisassem. A tabela do IR ninguém corrige.

    1. Você esqueceu do Disney on Ice, também financiado pela maldita lei de incentivo a cultura.

  3. Maracutaia disse:

    Verdadeiro roubo. A renúncia de mutos bilhões dados pelo Lulla e Dillma, as empresas além de não darem os descontos nos carros, não investiram e embolsaram todos esses impostos.

  4. DIGITO VERIFICADOR disse:

    O MANDATO DESTE VAGABUNDO ESTÁ ACABANDO ESTE ANO. O POVO BRASILEIRO ESPERA QUE O GLORIOSO E SOFRIDO POVO PERNAMBUCANO NÃO VOTE NESTA PESTE.

  5. José Antonio Debon disse:

    Essas aprovações no senado dependem da sanção do presidente, o Temer tem vetar tudo isso e devolver para o senado solicitando de onde vão sair os recursos para pagar esses novos gastos conforme consta da lei que fixou o teto de gastos.

  6. Siará disse:

    Armando Monteiro, outro Pernambuco patriota e desinteressado como o Lula

  7. JÁ SABEM, NÉ? disse:

    NÃO VOTEM NELE E NEM EM NINGUÉM INDICADO POR ELE. Dilma caiu por isso, entre outros motivos. Gastar mais do que pode e conceder incentivos fiscais é festa que só um paga: o contribuinte (NÓS). A expressão "GESTÃO TEMERÁRIA DOS RECURSOS PÚBLICOS" precisa entrar no dicionário do STF.

  8. Daniela disse:

    Já que nunca mais serão eleitos, estão fazendo seu pé de meia. Não tem explicação!!!

  9. Oi, Brazuela! disse:

    Off: DANIEL ADJUTO, procurador, conta em seu Twitter, que quem soltou o braço direito do Fernandinho Beira Mar, foi MARCO AURÉLIO MELLO! Já estamos na Brazuela!

  10. Daniela disse:

    Estão quebrando o Brasil, acabando com o nosso futuro. Além de roubar o que puderam, não vão deixar nada para quem vai administrar o país. São piores que criminosos. E as forças armadas não terão mais o que salvar. Nem o salário deles.

  11. Também disse:

    Também não peço nota fiscal em LUGAR nenhum mais!

  12. Cleptocracia Bolivariana disse:

    Certamente não haverá recompensa$ ! O fazem pelo povo, para o povo e com o povo!

  13. antonio carlos disse:

    Espero que tal crime não passe, se isto acontecer a primeira coisa que o próximo presidente vai fazer é pedir socorro ao FMI, porque dinheiro que é bom em caixa não vai ter. Mas também pudera, com um presidento fraco e incompetente como este os resultados não poderiam ser outros.

  14. ChrisP/SP disse:

    Tinha de ser pernambucano e do PTB! O país atravessando uma questão fiscal seríssima e estes parlamentares aprovam uma medida exdrúxula destas. ABSURDO ! UM ACINTE !

  15. zara-trusta disse:

    Vallisney ainda nem condenou lulalau & family, pela bribery da emenda da isenção fiscal da industria automotiva, e já tem senadores querendo o "$eu"

  16. IMPOSTO É ROUBO disse:

    Totalmente a favor de NINGUÉM PAGAR IMPOSTOS. De acordo.

  17. Censurado disse:

    Quanto mais Bolsonaro sobe nas pesquisas Reais , mais pautas bombas serão aprovadas . O jogo anti-patriótico é inviabilizar o Novo Governo , como JanoPT fez com Temer . Mas isso já estava precificado , em 2019 Bolsonaro anula tudo com uma canetada só . Se derem a testa , vai no plebiscito .

  18. Niina disse:

    Este está com saudades da DilmAnta que, sob pretexto de combater a crise que sua burrice criou, concedeu mais de 400 bilhões em desonerações. No setor automobilístico, em 2011, chegou a 26 bilhões de incentivos fiscais que geravam outros bilhões que saíram do país. No entanto, a crise piorou.

  19. é de carro que o Brasil precisa...SQN disse:

    Como diria aquele pensador liberal: "país rico não é aquele que pobre tem carro. E sim, aquele onde o rico anda de transporte público.

  20. Rmd disse:

    Em 2023 será o mesmo papo. Igual a zona franca de Manaus. E o governo quebrado e papo furado que o Nordeste é coitado. Espero que não seja renovado. Principalmente com essas denúncias Centro de Estudos de Consultoria do Senado.

  21. Lulla Llau disse:

    Se uma dia investigarem como o lula, por meio de uma medida provisória, tirou a fábrica da Jeep (Fiat Chrysler) de Minas Gerais e levou pra Pernambuco...

  22. alyson nonato disse:

    Aposto que quem escreveu essa matéria adora comprar mais barato em Miami. Lá o governo não cobra imposto alto das empresas. As empresas não repassam esses custos para o consumidor e tudo fica mais barato. Por isso tudo aqui é tão caro. Aprendam: IMPOSTO PARA EMPRESA É IMPOSTO PARA O POVO PAGAR.

  23. DIREITA DELIRANTE SEM SOFISMO disse:

    GENERAL AUGUSTO HELENO É COGITADO PARA SER VICE DE BOLSONARO. https://www.youtube.com/watch?v=0-Jazr9m9Q8

  24. Kathinha disse:

    Definitivamente, esse Congresso quer rapinar o que sobrou do Brasil e inviabilizar completamente o próximo governo. A responsabilidade deve também ser colocada na conta de Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, dois lixos políticos.

  25. Aurelio Laborda Neto disse:

    COMO FALIR UMA NAÇÃO: OU ARRANCANDO O COURO DO DÓCIL IDIOTA CONTRIBUINTE. Esse é o título.

    1. Pera. Renuncia fiscal não tira dinheiro de contribuinte. É o contrário. Empresas contribuintes deixam de pagar parte de impostos ao governo. E sabemos que esses impostos que vão para o governo não voltam para a população em forma de serviços. O senador pode até ter levando uma bolada da indústria...

  26. Wagner disse:

    Bolsonaro tem que desfazer todas essas m-e-r-d-a-s que esses m-e-r-d-a-s de políticos estão fazendo, nós já vimos isso inúmeras vezes, o ser enche o c. de dinheiro em troca de emenda para engordar empresas parasitas do Estado.

  27. Renatão Coronel de Bocas disse:

    PF e MPF, coloquem vossas lupas sobre esta concessão. Com certeza tem crime envolvido.

  28. 🇧🇷 PATRIOTA disse:

    🇧🇷 É quem paga a farra irresponsável desses dois FDP somos nós trabalhadores a cada dia mais escravizados. A extinção do congresso Nacional se faz urgente ou fechamos esse pardieiro ou em pouco anos seremos iguais ao venezuelanos.

  29. LUIZ ANTONIO RODRIGUES disse:

    isso não é " emenda ", é trambique! é roubo ! é safadeza !!!!!!

  30. Marco Bettega disse:

    Político nordestino se esforça em galvanizar a ojeriza geral dos estados do sul. Mas a verdade é mais que secular. Se houvesse uma secessão sulista, o nordeste viraria a Síria. O nordeste é um câncer que junto com brasília, sugam os recursos e a paciência do povo do sul. Sim ao separatismo.

  31. Almir Bohana disse:

    Retrato de um Brasil incompetente. Proposta absurda de um senador da república, por um estado da região da miséria e da fome. E o povo ainda vota em uma besta como essa.

  32. Safados, Cretinos Inimigos do Brasil disse:

    Absurdo! Vão levar quanto pra fazer esse disparate?

  33. Augusto A disse:

    Como construir uma república, de fato, com esse tipo de lixo?

  34. sergio disse:

    e assim nada se muda neste pais...Estoria recontada.

  35. DEPOIS ESSA MERD@ DE MERCADO PEDE REFORMA disse:

    DEPOIS QUEREM FAZER REFORMA DA PREVIDÊNCIA, SENDO QUE ESSE TIPO DE CANALHICE, DESFALCANDO O TESOURO ACONTECE , E NINGUÉM TOMA QUALQUER PROVIDÊNCIA. O POVO JÁ ESTÁ DE SACO CHEIO DE FDP COMO ESSE!

  36. luizs disse:

    Esse negócio de incentivo às indústrias automobilísticas ainda vai dar muita cadeia. Espero!

  37. Flavinha disse:

    Phoda-se. A grana não é do povo, é deles. E eles dão a quem acharem de direito. Eu também estou fazendo renúncia fiscal. Shopings, redes de farmácia e supermercados, cartéis dos combustíveis, nota fiscal? Nem pensar.

  38. STF ORCRIM disse:

    'Anulado'??? Esse site realmente é esquerdinha. É melhor a iniciativa privada investindo e empregando do que o Estado arrecando e enriquecendo seus burocratas corruptos. R.I.P O Antagonista.

    1. Perfeito seu comentário, STF Orcrim. Alguma coisa me diz que essa matéria foi escrita pelo Mário Sabino. O mais perdido da equipe Antagonista :P

  39. Censurado disse:

    Já estamos lascados mesmo . Nem adianta espernear , cabe ao futuro presidente anular todas maracutaias que vão fazer até 2019 . 4.5 bilhões de isenção para pequenas e medidas empresas e produtores rurais , geraria muito mais empregos e riquezas mais destributivas .

  40. Flavinha disse:

    Ah, e produtos da china, em sites de compras, comprados no limite de isenção. É assim que se trata país ordinário.

  41. Sem nome disse:

    E Temer indo para Cabo Verde e suas praias paradisíacas, RINDO DO POVO BRASILEIRO!

  42. SPA CURITIBA disse:

    O cara se aproveita do clima de fim de festa e solta uma dessa . Depois recorrem ao Sul e sudeste pra consertar as cagaadas que eles fazem .

  43. Elsa disse:

    O mais triste e desanimadir é que o povo vontinua votando nesses trastes. Não e a toa que não investem em educação. Povo se educação permanecem vendendo o voto por uma dentadura.

  44. W.O disse:

    Estão sabotando o próximo governo isso está claro.

  45. Fernando José Fernandes disse:

    Isenção de impostos? Madonna!!! Se estás empresas se instalaram longe de tudo quer matéria-prima quer tecnologia é que tiveram como tem incentivos de governos estaduais ou não? Dai-me paciência com justificativas de acéfalos, aliás a indústria da seca é mantida a qtos anos pela região sul/sudeste?

  46. Jorge Pescador disse:

    Cara de Retardado.Esperto LADRAVAZ!!!!

  47. Clovis Vicente Norberto Felix disse:

    Vai perder o Sudeste /Sul e o Nordeste e outras Regiões, Sul e Sudeste são Regiões Pagadoras para o GOVERNO Federal que distribui para os Estados Recebedores Norte Nordeste onde estão Estados recebefores dos Impostos do Sul Sudeste, com esse incentivo Fiscal o sul Sudeste deixa de arrecadar.

  48. impossible dream... disse:

    Sabe, me pergunto como a imprensa tem coragem de estimular a população a votar. TODAS as aprovações recentes no congresso nacional, só revelam o espírito de ladroagem que predomina nos nossos políticos. VOTAREMOS EM QUEM MESMO? Como serão substituídos os podres e viciados políticos em > nº no CN?

  49. Melinto disse:

    Olho gordo é uma mierda, acaba matando o dono do olho.Estados do Sul e Sudeste deixam de arrecadar para a União que repasssa para a Federação , os Estados que darão os incentivos, nada receberão das Empresas e consequentemente dos Estado Pagadores, "quem muito quer, nada tem", já diziam meus avós

  50. Angela disse:

    Mas que cretinice! Depois vêm com a conversa mole de Reforma da Previdência. Todos os que são a favor de renúncia fiscal, benefícios e privilégios para poderosos têm que ser afastados da vida pública. O voto é o caminho constituicional para exterminar com essa raça que tanto mal faz ao país. Já!!!

  51. Avelino Castro Assis Vicente disse:

    Falar em corrigir a Tabela do Imposto de Renda da pessoa física nem pensar né Doutorrrrrrr.Por que será heim!!!!!!!!!!!Vai chegar o dia que quem ganha um salário mínimo vai pagar IR.

  52. Edelson Beserra De resende disse:

    Esse é um oligarca de Pernambuco, E senhor de engenho. Não apresenta nada em favor da população, E ainda quer tirar da teta da viúva. Isso sem contar, que absurdo como este, respinga sempre nos msis pobres.e o cara ainda quer ser governador!!! FDP.

  53. Benjamim disse:

    Esse vagabundo! Serviçal dos Petralhas.

  54. Fernando Costa da Silva disse:

    É o mesmo crime do PT, lembro que a quadrilha petista fez uma tramoia pro governo deixar de arrecadar 6 bilhões de reais em quatro anos com uma MP, receberam propina de aproximadamente 50 milhões de reais.

  55. stf - trio do escárnio vergonha nacional disse:

    CHEGA DE DESONERAR EMPRESAS MULTINACIONAIS PRA EXPORTAR METADE DA PRODUÇÃO COM ZERO DE IMPOSTO E OS BRASILEIROS PAGAREM 200%. POLÍTICOS GROSSEIROS VOLTEM PRO ESGOTOS QUE OS CONCEBEU.

  56. Roberto Ribeiro Costa disse:

    A irresponsabilidade é enorme, em quanto o povo festeja? O congresso trama contra a nação. Eu chamo isso de bandidagem...legalizada.

  57. A verdade nua e crua disse:

    Este sujeito apoiou incondicionalmente o governo da anta.

  58. Grana no bolso! Contribuinte paga conta! disse:

    Viva o Nordeste, terra de coronéis vagabundos! Só o fuzilamento resolve! Cambada de FDPs!

  59. Chega de bancar coronel vagabundo! disse:

    Quem sustenta a farra desses coronéis do Nordeste é o trabalhador e pagador de impostos do Sul e do Sudeste! O povo do Sul e Sudeste deveria boicotar o pagamento de impostos federais e exigir que seus impostos fiquem no local de recolhimento! Chega de sustentar esses vagabundos!

  60. Rachel disse:

    O sul e o sudeste sustentam essa corja inoperante e eles estão sempre procurando um jeito de encostar mais um pouco. Que gentinha...

  61. b.f.a.k. disse:

    depois acham ruim quando se diz, com absoluta razão, que os dedos da mão esquerda do DECA-MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE são muito excessivamente demasiados demais para contar os que NÃO SÃO picaretas etc. etc. etc. no tal en.Cenado fedore, aliás, federal !!!

  62. Carla disse:

    Mais um comunista fode.do o povo. Comunismo é uma doença e a cura é o extermínio dos infectados.

    1. Acho eu você não sabe do que está falando! Prestou atenção? Isenção de impostos! Garante empregos! Empregos garantem comércio! Comércio garante as indústrias! Preciso dizer mais? O por quê da isenção? Simples! Indústrias fora do sul-sudeste, estão mais longe da matéria-prima entre outras coisas!

  63. Creso disse:

    Era do automóvel já era. Um único carro vai servir à diversas pessoas; você passa o cartão vai ao seu destino deixa o veículo na rua e outra individuo vai usa-lo. O nordeste tem lindas praias e muito sol aproveite esta natureza dando segurança para o turista.

  64. wanderlei lima disse:

    Essa corja só sabe aumentar a carga que nós contribuintes carregamos. O pior é que esse lixo vai continuar no congresso.

  65. Efrain disse:

    Vagabundo. Se isso pelo menos reduzisse o valor do caro zero... Aí sim. Mas nós pagamos o valor maia caro que é pago em automóveis no planeta.

    1. Então explica aí como é que o preço vai baixar mantendo os impostos? Com a isenção fiscal, empregos estão garantidos, que por sua vez garante o comércio, que por sua vez garante outras indústrias em funcionamento que por sua vez geram mais empregos, que por sua vez....entendeu? Ou tem que desenhar?

  66. Marcos António da Silva Néri disse:

    Cadê o o dinheiro do Sistema S

  67. Torquemada disse:

    Vocês coxinhas, MBL, patos da fiesp, mantenham a coerência e apoiem seus heróis do PTB e MDB.

  68. Beth disse:

    eta Brasil retrógrado!!!! Todo mundo querendo se livrar desse entulho de industria automobilistica e vem essa???? Quero sair deste pais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  69. SINCERÃO disse:

    Ele está cobrando quantos por cento de comissão pelo agrado?

  70. Leila disse:

    Foi pra isso que Temer se reuniu com a CNI? Lá vem mais uma FARRA ELEITOREIRA! A gente já sabe, mais pra frente, quais serão os efeitos nefastos de tais desonerações! Sempre no rabo DO POVO! Repeteco governo Dilma!

  71. Luiz Fernando Novaes disse:

    Estamos vendo o porque das finanças federais estarem em ruínas.Incentivos fiscais à rodo e o governo não falará a verdade nunca e ficará criando factóides todo o tempo.

  72. antonio carlos zamith junior disse:

    BRASIL FALIDO, REBAIXADO, CRISE FISCAL COM ROMBO DE R$552 BILHÕES ATÉ 2020 PARA PAGAR DEPOIS DE 13 ANOS DE MÁFIA PT > Senador FDP e parasita do Brasil

  73. Mãe Dinah disse:

    Os 3% de praxe serão: 135 milhões de reais. Que aparecerão como caixa dois na investigação das eleições de 2018 em 2021... Mas haverá dúvidas no STF quanto ao conteudo da delação dos executivos das montadoras

  74. Murillo disse:

    desoneração deve ser total e em todos os setores da economia. Imposto nesse país só serve pra sustentar políticos safados. Esse país esta todo dominado por gente corrupta, isso aqui deixa qualquer pessoas honesta a ponto de infartar. Quanta notícia ruim esse país produz por dia, meus Deus do céu!!!

  75. Censurado disse:

    Roberto Ferreira . Incentivo Fiscal é uma coisa útil , estratégica . Farra Fiscal é outra . Tá em quanto por ano ? Entre 400 e 500 bilhões . Temos receitas , recursos para isso ? Não , em 2019 déficit de uns 200 bilhões . Claro , temos que Reformar a Máquina Pública , cortar desperdício e corrupção

  76. DEPOIS QUEREM QUE PAGUEMOS REFORMAS! FDP! disse:

    Não se pode desonerar NADA. Os TÉCNICOS do TESOURO precisam calcular CORRETAMENTE os valores dos tributos e a arrecadação deve refletir as despesas e compromissos do governo. O PROBLEMA É QUE CRIAM LEIS PARA GASTAR E LEIS PARA ISENTAR E LEIS PARA LIVRAR A CARA DE SONEGADORES!

  77. stf - trio do escárnio vergonha nacional disse:

    Incentivos aos amigos empresários. O povo que entre na fila pra cuidar da saúde. AO ARREPIO DOS ANSEIOS DA SOCIEDADE, ESSES SANGUESSUGAS QUEREM ATÉ A ÚLTIMA GOTA DO NOSSO TRABALHO. POLÍTICA NOJENTA.

  78. Flavio disse:

    Isentam impostos da indústria e aumentam para a população! Bando de caras de pau!

  79. Carroças de Ouro? No, thanks. disse:

    Tudo para produzir veículos que não valem nem 1/3 do preço cobrado nas revendedoras. Sendo a metade deste preço, impostos ultrajantes, dos quais nunca se vê um mísero retorno. Não sem motivos estrangeiros nos chamam de idiotas por comprar estas carroças (desde Collor) à peso de ouro.

  80. QUERIA TER NASCIDO NO WYOMING disse:

    Enquanto isso vão enchendo os Estados do Sul e Sudeste de favelados , cracolândias e criminosos.

  81. Censurado disse:

    O que gera empregos é Segurança Jurídica é tributação equalizada é infraestrutura é fiscalização sóbria e regras isonomicas e claras Se investissemos esses 400 bilhões em infraestrutura anualmente , não faltaria empregos e crescimento sustentável .

  82. Censurado disse:

    Murilo . Se moralizar , profissionalizar os Órgãos Governamentais . Fazer privatização planejada e por limites éticos no judiciário o Brasil sai da mherda . Fazer a Reforma Tributária e Previdenciária . Dá pra desonerar na Energia Elétrica e Combustíveis , com ganho para todos , com isonomia .

  83. Daisy disse:

    Este sujeito é amigão de Lula e Dilma e está trabalhando a favor das agendas socialistas, que desejam quebrar o país... (exceto para eles próprios, que se manteriam como ELITE)

  84. Fernando Zao disse:

    Já notaram que todos têm a mesma cara ? Dá pra confiar num sujeito desses ?

  85. Povo leva no fiofó sem saúde, segurança, educação disse:

    Fazendo uma continha idiota: um por cento disto dá R$45 milhões. Entenda o que quiserem entender, é apenas uma conta de valores.

  86. Censurado disse:

    Podem tentar sabotar a vontade . Bolsonaro tem treinamento anti bombas e pautas bombas . Vai anular tudo , os empresários oportunistas vão pagar os Pixulecos mas não vão usufruir da vigarice .

  87. follow the money Polícia Federal !! disse:

    Surreal !! ...pasmem, Senador de Estado miserável que nem consegue viver sem repasse Federal de verbas, querer ditar política econômica. político não faz lobby sem receber $$$, follow the money Polícia Federal !!

  88. De olho disse:

    Esse Senador Armando Monteiro é um dos maiores defensores da soltura de Lula. Em todos as entrevistas que faz em Pernambuco, enaltece o condenado do PT.

  89. MacGe disse:

    Neste país só tem FDP, quanto esse corrupto vai ganhar de %%% ou já ganhou para apresentar essa prorrogação de incentivos.

  90. o roubo continua... disse:

    Não se trata apenas de mais um 'pacotão'. Trata-se da mesma forma de cessão e obtenção de valores espúrios, tal qual ocorreu no petróleo. É o insistente "toma lá - dá cá. Corrupção em forma de legalização.