Enem da direita e da esquerda

A esquerda trabalha para a direita, diz Fernando Gabeira:

“Quando vi aquele exame do Enem que apresentou um dicionário dos travestis, pensei que havia infiltração da direita para confirmar suas teses. Por que não alguma coisa em guarani, em italiano, idiomas falados no país e que envolvem muita mais gente? Parecia uma provocação.”

E a direita trabalha para a esquerda:

“Da mesma forma, quando ouço o ministro Paulo Guedes falar numa possível futura fusão do Banco do Brasil com o Bank of America, temo que um esquerdista infiltrado tenha soprado essa sugestão. Por que dizer isso agora, sem que nenhum estudo, nenhuma negociação preliminar tenha sido feita?”

Um lobista pode causar dor de cabeça a Bolsonaro. Mas nenhum grande jornal contou isso para você ainda. LEIA

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcus disse:

    Gabeira sempre nos bastidores. Falar é muito fácil, mas 'pot a mão na massa' é preciso coragem. E isso você não tem

Ler comentários
  1. Júnior disse:

    Gabeira melhorou muito , mas ainda tem o ranço comunista , de Emen e Língua de travesti ele entende muito bem , mais sobre economia ? Quem és tu para entender Paulo Guedes ?

  2. Maria disse:

    Gabeira é gênio. Paulo Guedes (infelizmente) tenta ser gênio e fala besteiras, uma atrás da outra.

    1. É... Os esquerdistas são mesmo geniais. Já provaram isso à exaustão.

  3. Otao disse:

    1. DIREITA x ESQUERDA. Um sucinto explicativo: "Se você odeia alguém é porque odeia alguma coisa nele q/ faz parte de você daí sua perturbação. "(Herman Hesse/ Sidarta)

    1. 10. Há baita vantagem p/ populismos (petismo, bolsonarismo) em QUEBRAR o Estado, de ralação generalizada. No fundo o q/ as turbas ambicionam é uma revolução "em tempo real".

    2. 9. Gabeira está ERRADÃO. A esquerda tá "botando pra quebrar" enquanto q/ a direita está "botando pra quebrar". Explico: os dois extremos visam QUEBRAR o Estado de vez.

    3. 8. Pela lógica militar JB buscou refúgio profissional de alto risco por mente hostil à compreensão da vida militar: a política pública. Praticamente JB "dorme c/ o inimigo".

    4. 7. P/ o comando das FAs o JB é um perigoso tresloucado tipo "elefante na sala de cristais". Óbvio q/ será criado uma secção junto ao EMCFA p/ monitorar a sanidade de JB.

    5. 6. Por que JB "nasceu" p/ a solidão? A catástrofe de vida "ser expulso do exército" faz da mente usina de contraditórios pra sempre. De levar a vida a se contradizer diuturnamente.

    6. 5. O q/ empurrará JB pra corda-bamba? Sua insuficiência mental agravada por sua ineficiência verbal agravada por sua incompetência de liderar. O JB é um NASCIDO p/ andar só.

    7. 4. Logo mais massa-turba bolsonarista estará mui piorada, uma cópia degradada da massa-turba lulopetista. É q/ Lula JÁ ESTÁ ralado enquanto que JB viverá na corda-bamba.

    8. 3. De princípio eleitor de JB - massa bolsonarista - está FADADA a agir tal a massa-turba lulopetista ou seja se assumir massa-turba bolsonarista. É briga de cachorrada,.

    9. 2. JB foi eleito c/ anti-PT. Mas é regra-de-mundo: massa do "voto útil" sempre elege repeteco do contrário ou seja "eu sou você amanhã". Assim só voto-em-branco gera oposição séria.

  4. DONIZETE disse:

    Fernando está certo com uma única observação o BB é um equipamento que lida com dinheiro, o ENEM é uma falácia que lida com o futuro de nossos filhos. Nesse sentido dane-se o BB.

  5. Felipe disse:

    Gabeira, como sempre, lúcido e exato. Esse negócio do ENEM foi uma bizarrice sem nome. Agora esse Paulo Guedes a cada dia que passa me espanta sua inexperiência em política. É falastrão e ingên

  6. Rômulo disse:

    🇧🇷 Eis aí um brasileiro honesto, comunista mais tem meu respeito e meu voto, lúcido não se deixa aprisionar por ideologia evolui, como todos devemos ser de direita ou esquerda.

  7. Namir disse:

    A pessoa que enfiou estas questoes no Enem, deveria ser achada e presa. Simples assim...................

  8. José disse:

    Por incrível que nos possa parecer, o Gabeira é um dos caras mais lúcidos que hoje temos no Brasil.

  9. MeuPartidoÉoBrasil! disse:

    "muita mais gente" tmb caiu no Enem?! Quem é o estagiário? Gabeira está mais para o Dartagnan dos 3 Antas.

  10. ANTONIO disse:

    Gabeira foi preciso! O entorno do Bolsonaro é mestre em fornecer narrativa pra esquerda. Permita que outros bancos venham pra cá primeiro, quebrando o cartel, o resto é o resto.

  11. José disse:

    A direita sempre trabalhou para a esauerda. A direita foi usada pela esauerda taticamente.

  12. Anônimo disse:

    Bolsonaro deveria voltar a conversar com Gabeira. Incrível como a idade fez bem a este senhor.

  13. Juca disse:

    Gabeira é uma das poucas vozes sensatas da esquerda atual.

  14. Goreba disse:

    O Brasil só caminhará na rota da honestidade quando não houver mais nenhuma empresa PÚBLICA! A privatização "ampla, geral e irrestrita" é imprescindível para por fim à CORRUPÇÃO!!!

  15. Freedom disse:

    A esquerda trabalha para a direita. Basta entrar em uma universidade pública para se convencer de que a esquerda destrói tudo em seu caminho.

  16. José disse:

    De olho em algum cargo Gabeira comunista desempregado do poder, não consegue falar mal da equipe de Bolsonaro. Só por tabela.

  17. ALICE disse:

    Parabéns pela análise! Sem lado, sem paixão, apenas apontando erros. Gabeira tem todo meu respeito, pois conseguiu se desvincular da esquerdalha da qual foi ativista.

  18. Aurio disse:

    Encontro aqui razões para defender a direita e nenhum para defender a esquerda!!

  19. Antonio disse:

    Mas quem elaborou essas questões do ENEM precisa ser descartado da vida pública para sempre, quem sabe com passagem só de ida para a Venezuela, ou melhor, vá defender LGBT em Cuba e ver no que dá

  20. Billy disse:

    Festival de bobagens do bozo e equipe é um show de horrores

  21. DIOGO disse:

    Como se no Brasil houvesse direita e esquerda. Ah, fala sério Gabeira! No máximo o que tínhamos era um Centro-esquerda. A direita tomou forma efetivamente com a chegada de Bolsonaro.

  22. EMMANUEL disse:

    Hummm .... é claro que a dita fusão não vai acontecer .... E, para falar a verdade, nem CEF e nem o BB serão privatizados .... infelizmente.

  23. Horacio disse:

    Espere o Guedes entrar no governo (em 2019) e se o que ele fizer for REALMENTE uma merda, ai sim fale mal do cara.

  24. MarcosArq disse:

    Viram um video da GLOBO DF mostrando uma festa com venda de cerveja dentro da UNB e de dia? Fecharam a porta no braço do diretor e depois no pé da repórter! Bebida alcoólica é proibida dentro de

  25. André disse:

    GABEIRA??? ?GABEIRA????? Gabeira disse isso, gabeira disso aqui. Dane-se o Gabeira.

  26. Bianca disse:

    Gabeira rebola para proteger a esquerda com ares de sabedoria.

  27. -Evandro- disse:

    Paulo Guedes, os Bolsonaros e outros tantos parecem não ter o menor bom senso. É imbecilidade uma figura pública falar aos quatro ventos elucubrações de banheiro ou botequim.

  28. Luis disse:

    Gabeira é meu esquerdista de estimação. Excelente análise.

  29. Waston disse:

    Gabeira, concordo com vc, mas a presidente do INEP não entendeu da mesma forma!

  30. Carlos disse:

    Esse é o ponto: por que falar em planos futuros, que até carecem ainda de mais estudos? É se entregar, por antecipação, de mãos amarradas, ao inimigo. Guedes precisa aprender um pouco de polít

  31. Paulo disse:

    Seu Gabeira sempre vem com essas tiradas, bem simples aliás. Dizer isso é muito fácil, raciocínio primário e muito manjado. Seja mais criativo, Gabeira.

    1. Criativas são as bizarrices da cabeça desse Guedes

  32. Maria disse:

    A prova do Enem foi uma provocação mesmo. Uma vergonha! Quanto a Paulo Guedes, o que incomoda é que não fala em transparência, como se quisesse proteger pessoas.Bolsonaro q abra o olho!

  33. Vicente disse:

    O Gabeira está coberto de razão. Aliás, o Paulo Guedes deveria contratá-lo para filtrar o que deverá ou não prevalecer de suas intenções de dizer em público. Fala demais o Paulo.!

  34. Antônio disse:

    Gabeira não podia ser mais direto; aos maus entendedores, texto curto não basta. Ele não podia revelar seu pensamento sem ser processado. Fez, portanto, uma analogia. Sem acusações. Seu alvo: Gue

  35. Luciano disse:

    O pós desbunde choca o Gabeira. Não se trata disso, Fernando. O ponto é que, um dia, todos terão de dizer: Olavo tinha razão.

  36. Fernando disse:

    Gabeira está certo.agora não da para comparar um fato claro efetivo e um Boato desmentido sem nenhuma repercussão. Não concorda?

  37. Parafernália disse:

    Tanto os formuladores do Enem quanto PG sabem muito bem o que falam. A diferença é que uns querem o ódio petista vivo e outro quer o país no 1o. Mundo.

  38. bethprs@gmail.com disse:

    Tem razão. Pensar antes de falar ou ficar calado.

  39. jc.pompeu disse:

    Enem entendi nada. Gabeira quer dizer que o falastrão barão da economia do plano B. do Brasil, apóstolo Paulo, é travesti? Que seu dicionário gênico tem mais genes travestis do que guaranis?

  40. Helena disse:

    Trocando de assunto , é verdade que tem uma lei que impede aumento de salário 180;dias antes e depois das eleições ? Artigo 21 da lei de responsabilidade fiscal

  41. Fernando disse:

    Em qual Escola o tal dialeto faz parte da grade curricular. Pior que a tal questão do dialeto absorveu toda a discussão. Pior é que nos outros textos há evidente viés esquerdopata. vide Galeano

  42. Marta disse:

    Gabeira está um pouco gagá. Falar é bem diferente de fazer, não é, não?

  43. Carlos disse:

    Gabeira,Gabeira... teu esquerdismo ainda está contigo. Nós já te perdoamos do sequestro do Embaixador, porém tu ainda não te perdoaste. Comparar o LIXO DO ENEM com uma frase tosca de Guedes, é M

  44. MarcosArq disse:

    Ninguém pediu a anulação dessa questão? Não tem livro algum que ensine isso. Nem disciplina que tenha na ementa o ensino de gírias LGBTABCD. Anulem, ponto a menos para alunos esquerdistas.

  45. Mauricio disse:

    Gabeira sabe como funciona e é verdadeira sua preocupação. Thrump mesmo tem sido sistematicamente sabotado desse modo, sua verborragia ajuda. O golpe é tipo óbvio e REAL!

    1. MAs o Trump fala muita coisa sem pensar... ele meio que merece algumas que ele leva.

  46. Carlos disse:

    Esquerdista é esquerdista, não consegue viver sem os holofotes. Não tem coragem de criticar a esquerda sem cutucar a direita.

  47. Bandit disse:

    No "www.valor.com.br" saiu uma reportagem dizendo que o Guedes já perdeu muito dinheiro no mercado financeiro -- parece que o cara é um non-sense total.

    1. Mercado financeiro é isso mesmo. Quem mais perdeu é quem mais ganha.

  48. JOSE disse:

    Vamos moralizar esse lixo que virou o Enem. Vamos trazer autores de renome e um vocabulário que valorize de fato nosso idioma pátrio e não esse linguajar chulo que emburrece nossos alunos.

    1. Realmente o Enem está precisando de uma reforma urgente! Deplorável!

  49. Mauro disse:

    Gabeira está certo! Se eu tive condições eu faria que nem os comunistas caviar, levava minha família para os EUA, mas como sou trabalhador e de direita, pagador de impostos, ainda não tive essa c

  50. Gabriel disse:

    A segunda ideia é verdadeira, a primeira não. Só estava fora do seu radar, Gabeira que só escutava os protagonismos esquerdistas. Agora o grito da direita é mais alto. Estamos no poder.

  51. Antonio disse:

    Gabeira está se tornando uma ilha de bom senso. O homem evolue e descobre que nem direita nem esquerda, o importante é a nação em que ele vive. Muitos precisam descobrir isso e exorcizar a mente.

    1. Exatamente! Pena que alguns não entendam assim. Da mesma maneira, o falecido Ferreira Gullar enxergava nitidamente o cenário nacional e se expressava de maneira isenta. Estão muito acima disso tudo

  52. Jose disse:

    O Gabeira,com a sua posição equilibrada,experiência e compromisso com a verdade histórica,seria uma excelente aquisição p/ governo.Militarmente:um "mateiro/guia"para as trilhas escuras da esqu

  53. Jackson disse:

    Seguem as acusações de um governo que nem existiu ainda. Nunca se viu tamanha investigação num futuro governo. A esquerda sendo esquerda. Mentiras, distorções, inversões, omissões. Isso é pet

  54. david disse:

    Não podemos desprezar esse comentário do Gabeira ele viveu dentro disso ai e já alguns anos não anda mais com essa turma.

  55. JCalvino disse:

    Isto é raciocínio de quem ñ consegue sair da caixinha. 1-seria provocação de esquerda se o caso fosse esporádico, o que ñ é. 2 Onde está o sacrilégio em uma fusão do BB.Se fosse com a china

  56. anderson disse:

    se fosse a merda de um banco xing ling ninguém da esquerda falaria nada. vai se ferra seu viado velho.

    1. Grosseria e palavras de baixo calão só tornam os comentários mais toscos e irrelevantes.

    2. Quando você não tem argumentação você apela pra baixaria ?

  57. Denon disse:

    Menos, Gabeira. Tá ficando paranóico...

  58. Guilherme disse:

    Gabeira está muito dono da razão demais para o meu gosto. Não se candidata a cargo nenhum, lava as mãos, e fica malhando todo mundo. Vai pescar na amazônia, Gabeira...

  59. RoCS disse:

    A Esquerda faz essa merda sem precedentes no ENEM, aí querem achar algo para 'equilibrar'. Nada a ver. Tem que fazer uma limpa no Ministério da Educação e deixar o Paulo Guedes (começar a) trab

    1. Então porquê ele não começa? Fica só falando besteira. Como po ex, sobre dar bandeira para o Eunício, de que não entende nada de questão orçamentária governamental.

  60. Daniela disse:

    Gabeira é sempre muito lúcido, equilibrado e faz uma ótima leitura desse cenário patético que vivemos. Ele se mostra sempre isento, o que é raro hoje em dia.

  61. Marcos disse:

    Dessa vaidade palradora nem ministro do STF escapa. Passou um jornalista ou apareceu um microfone.... lá vem grandiloquência irresponsável. E cometer é regra de comportamento, sempre!

    1. Eu já havia dito, aqui mesmo, que ele foi picado pela mosca azul...

  62. Demostenes disse:

    Gabeirinha, continue fazendo seus documentários, pois poucos os assistem.

  63. Mauricio disse:

    Acho que Bolsonaro deveria advertir o "Staff" de falar o menos possível...antes que dê merda.....e vale pra ele também!

  64. Nelson disse:

    Gabeira deveria ser nomeado Ministro do Ministério "Vai dar Me#d@"... Uma das raras vozes do bom senso, maturidade e equilíbrio; talvez o melhor amigo que Bolsonaro poderia ter nesta transição.

  65. Lucas disse:

    A educação no Brasil está doutrinada pela esquerda. Só idiotas não vêem. O resultado disso? Olhe pro desempenho dos nossos alunos nos exames internacionais

  66. Jo disse:

    Continuas sendo o Robô da política nacional.Sempre repetindo o que ouve de alguém. Prá vc o P.Guedes é um ignorante. Você sempre querendo ser superior. Aprenda a respeitar, para ser respeitado.

  67. Claudio disse:

    Tom Jobim dizia que o Brasil não era para principiantes! Tampouco para amadores; mas não são, não é? Ou são?

  68. Cino disse:

    Fusão do Banco do Brasil com um banco americano?? imagina se isso fosse uma proposta do Alckimim por exemplo durante sua campanha? seria detonado pelos bolsominions...

  69. R.A.F disse:

    GaBeira DoAbismo, a direita foi silenciada por muitos anos de forma desonesta. Essa ingenuidade é apenas temporaria, mas é uma virtude de quem está do lado da verdade. Aguarde e verá a adaptação

  70. José disse:

    Todas as "fusões" de empresas, como aconteceu com a Embraer, são na verdade preparação do governo único da Nova Ordem Mundial. Todos eles estão empenhados.

    1. E por falar nisso, esta área de comentários está ficando cada vez mais curta, muitos nem percebem, para que as palavras sejam cada vez menores, abreviadas em código mesmo, idiotizante.

  71. Mário disse:

    "Muita mais gente" doeu mais que o dicionário traveco. Outra coisa, Sr. Goiabeira: Quem disse que nenhum estudo foi feito sobre a fusão?

    1. ... tico-tico no fubá: Quanto do Gabeira permaneceu de esquerda? Acho que algum estudo foi feito sobre a fusão, mas porque adiantar isso agora?

  72. Belodi disse:

    ENEM, esse sim é um puxadinho0 (ou puxadão) da ido9latração esqurrdóide.

  73. paulo disse:

    Pois é. Quem fala demais, acaba dando bom-dia a poste. O silêncio é de ouro; né?

  74. Ricardo disse:

    Boa Gabeira , sempre lucido em seus comentários !

  75. Paulo disse:

    Deixa ver se eu entendi: ele sugere que a história do dialeto dos travestis é estratégia da Direita e que tem certeza que não existe estudo para fusão de bancos? Gabeira nunca mudou.

    1. Ele não sugere nada. Apenas disse que em ambos os casos o absurdo é tão gritante que até parece sabotagem ...

  76. Mario disse:

    Fernando Gabeira ou Fernanda Gabeiro em sua análise, parece sintetizar as idiotices faladas tanto pela esquerda quanto pela direita.

  77. ana disse:

    Comparaçãozinha fuleira. Admiro Gabeira, mas comparar o ENEM-GAY de Haddad com fusão de banco de Paulo Guedes foi "forçação" de barra. ( para dizer que teve dedo de direita ou de esquerda).

  78. paulo disse:

    "É melhor calar-se e deixar que pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida".

  79. ribeiro.js@hotmail.c disse:

    Apesar da idade avançada, Paulo Guedes é imaturo, foi criado por vovó e jogava bolinha de gude no tapete persa da sala de estar da casa dele. Lamentável.

  80. Afonso disse:

    Gostaria de saber se o Gabeira tb recebe a "bolsa-terrorista ", assim como o Ziraldo, o Zé Dirceu, a Dilma, O Marighela, o Lamarca, o CH Cony, é outros milhares. Dinheiro tomado dos aposentados.

  81. Massaaki disse:

    É, falar de mais ou na hora errada atrapalha. Mas é que querem mostrar trabalho...

    1. Não vi essa lucidez toda quando os petistas faziam m... atrás de m....Por que somente agora vem com essa "lucidez" toda?

  82. José disse:

    Não existe esquerda nem direita, o que existe é um bando de otários que acreditam nisso. Devemos nos basear no que é certo e errado constante nas Escrituras, é a única salvação. O resto é do

    1. Quais escrituras judaicas, muçulmanas, cristãs, budistas, hindu, harekrishna, wicca, kardecista...tb nao existe religiao existe um Deus só que nao é propriedade privada de nenhuma religiao

  83. Maria disse:

    Esses profissionais da educação são tão incompetentes e despreparados que se tornaram os maiores cabos eleitorais do Bolsonaro....

  84. Chris disse:

    Nesse ambiente de insensatez politizada Gabeira parece ser o único com bom senso.

  85. Eder disse:

    Pois tenho achado que é um jogo de provocações combinadas faz tempo. Enquanto isso, vamos pagando.

  86. damastor disse:

    e olha que o Gabeira é o ultimo que poderia ser chamado de homofóbico ou direitista..

  87. José disse:

    Essa merd.a de área de comentário, deixa a gente escrever até um limite, mas cortam um trecho no final do comentário, pensam que somos idiotas.

    1. Você escrevendo pouco já escreve merda. Imagina...

    2. Pelo seu comentário percebe-se que você realmente é um idiota

  88. Okles disse:

    Tentou fazer um comentário isento. O Brasil ganha mais com a fusão do Bank of America, que o EUA. Basicamente, o BB entra no EUA com tudo.

  89. Wander disse:

    Esse Gabeira é de uma lucidez invejável. "Bolsonarios", contatem esse homem!

  90. RENATO disse:

    Vou explicar pro Gabeira, no primeiro caso foram os ultimos suspiros esqurdopatas no MINC. No segundo tem cara de fake news pq nao vi nenhum audio ou video do cara falando aquilo

  91. Gandhi disse:

    Cada vez mas fã do Gabeira!Seria um otimo articulador para o Bolsonaro, bom senso, experiência e maturidade tudo o que o Brasil neste momento. Ele poderia ser uma ponte com a esquerda de Ciro.

    1. Ciro morreu a partir do momento que foi tomar "Benção" do preso Lula.

    2. Na verdade Gabeira...Tem que vender Caixa e BB. Paulo Guedes falou de fusão pra não assustar....

  92. Emerson disse:

    Assim, e nem vale a pena estudar. Rsrs