“Engenhoso mecanismo de ocultação de déficit”

Apesar de ter livrado Dilma no caso do BC, Jovair Arantes foi duro na acusação de que a petista usou os bancos estatais para esconder o rombo nas contas públicas. O relator derrubou a defesa de JEC de que os atos não seriam “operação de crédito”.

O Antagonista sempre defendeu que eram operações de crédito, tese confirmada pelo TCU ao julgar as contas de 2014 e, agora, pelo relator da CPI. Dilma raspou o tacho do Tesouro no primeiro mandato e depois avançou sobre os bancos para se reeleger.

Para Jovair, Dilma criou um “engenhoso mecanismo de ocultação de déficit fiscal, com valores muito expressivos a partir de 2013”.

Vejam o que diz o relator:

“O pronunciamento do TCU assevera que os atrasos sistemáticos no repasse de recursos do Tesouro Nacional às instituições financeiras estatais têm natureza jurídica de operação de crédito, independentemente da denominação que porventura lhe tenha sido atribuída.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 139 comentários
  1. Que coisa mais patética!!! Na falta de argumentos a defesa alega vingança, é o mais baixo nível que se pode chegar. JEC acaba de enterrar sua carreira de advogado e professor.

  2. Desde que foi obrigado por Dilma a permanecer no governo, JEC só tem cumprido agenda. Ele fala qualquer coisa, sem preparar… Ele quer mais é cair fora, isso sim… isso é notório!

  3. José Eduardo Cardozo diz a Presidente Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Colaborar com um criminoso, dando-lhes opções p fugir da justiça, não é um crime? Cumplicidade criminosa dolosa! Falsidade ideológica.

  4. cardoso deve estar tomando o mesmo remédio que a dilma. cardoso precisa ser mais cuidadoso, pois está falando de corda em casa de enforcado. A palavra “chantagem” remete o pt ao fundo do poço. Adivinhem por que.

  5. Gostaria que publicassem quais são as atribuições da AGU. Até onde entendi ela defende a instituição contra ações, não defende pessoas. Cadê a PGR que não entra com ação contra o JEC por desvio de função e finalidade.? A PGR é lentinha por conveniencia ou por convivencia?

  6. Brilhante, o CarBozo Ah ! o bobo da corte é sempre figura indispensável . Quando a assembleia está enfastiada e de mau humor o bufão aparece, com sua careta afetada, falando abobrinha É a figurinha diferente do baralho, fala o que quer porque todo bobo é inimputável.

  7. O PT insiste em dizer que as pedaladas não são suficientes para tirar a Presidente. O povo não está preocupado com este lado da questão. O que o povo tem certeza é que não quer mais o PT no poder, tendo em vista os desmandos dessa quadrilha, a inflação que voltou, o desemprego, a saúde e a segurança que não existe e outras mil mazelas. O que existe mesmo é que o povo não acredita mais neste Governo. O JECA pode falar o que quiser, ele não conseguirá defender Dona Dilma. “PARA AQUELES QUE ACREDITAM NENHUMA EXPLICAÇÃO É NECESSÁRIA, PARA AQUELES QUE NÃO ACREDITAM NENHUMA EXPLICAÇÃO É POSSÍVEL”.

  8. O Prefeito da minha cidade Lages (SC) do PMDB nem bem assumiu e já começou a roubar ficou afastado mais de 1 ano e o falatório que quem tirou ele da cadeia foi Michel Temer, semana passada o Prefeito falou no jornal da cidade, “que beleza o Temer vai assumir a Presidência e será melhor pra mim” Agora vocês tirem as conclusões se vale apena o Temer assumir. Fora PT e PMDB em Santa Catrina queremos eleições novamente.

  9. O jec deve ter buscado inspiração nos Sermões do Rosário do Pe Antonio Vieira o qual pregava que os escravos eram privilegiados, se comparados aos seus senhores. É mais fácil entender a lógica de Vieira do que as elocubrações emanharadas do faz-tudo da ex-presidenta. Resta esperar que os deputados saibam diferenciar entre a embromação e a verdade.

  10. Não é necessário qualquer um destes pressupostos que o Advogado pressupôs para que se admita a denuncia e se envie para o Julgamento do Senado ! Toda sombra de licito tem que ter investigação e no Julgamento do Senado se avaliarão os atos ! O AGU está perdido numa briga no escuro, não distingue Dolo Bonum de Dolo Malum, pressupõe conceitos de sua própria torpeza, acreditando que não há atentado à Constituição , como se CF protegesse os crimes que ele não enxerga ! Fraquinho o AGU ! Volta pra vereança e estará fazendo melhor ao município dele !

  11. È vergonhoso, como JEC se presta a esse papel, argumentos fracos, se pautando no erro dos outros, sem nenhum senso de civismo. Defende a presidente como se o pais não existisse, como se a situação toda já não fosse suficientemente grave. Temos que ir pra rua ……..

  12. “FRancisco 2 minutos atrás” Estive pensando nisso agora, nesse momento Cunha ja deve estar preparando alguma ação contra as afirmações de JEC, e Geraldo Alckimin tem que exigir que este, explique a acusação que fez acerca das condutas de um governador que não tem NADA a ver com o processo. Fracassado.

  13. Extamente, FRancisco. FRancisco menos de um minuto atrás Agora é oficial – Está na hora de Cunha, mandar ver num processo em JEC, para que ele prove que Dilma foi chantageada.

  14. A defesa do Jec é acusar cunha de chantagista? E o que lula e dilma estão fazendo neste exato momento para garantir os votos para o PT? Como é o nome disso mesmo heim?

  15. O AGU está acusando o Presidente da Câmara dos Deputados de estar cometendo CRIME (“denunciação caluniosa”, visto que a PresidAnta seria “inocente”, entre outras coisas). Pois bem, se o Eduardo Cunha está mesmo agindo por vingança, por que ele, quando MINISTRO DA JUSTIÇA na época, não mandou a PF apurar tais fatos? Por que o atual AGU não protocolou Ação Popular, já que haveria “desvio de finalidade”? Chega a dar dó do amadorismo dele (nem precisamos nos esforçar pra contra-argumentar). De tão contagiosa, a esquerda se autodestrói como uma doença autoimune. Lenin não previu essa obviedade.

  16. Vexame. Vexame. Eu superestimei esse demagogo. Pensei que haveriam argumentos mais plausíveis. Mas o que vejo é uma defesa fraca, refutável, insustentável. Pós doutorado em demagogia.

  17. Respeitável público, vamos receber :::: CarBozo alô deputados, Carbozo chegou trazendo alegria pra você e o vovô fiquem rindo, isso é bom, porque lálálálálá … Carbozo chegou !

  18. Mama mia, a economia derretendo, doenças de todos os tipos, da Flu H1N1, dengue, virus Zika a Chikungunya e essas desgraças pouco se importando, mentindo e achando que todos são velhinhas inocentes de 90 anos que em tudo crêem. Como o Brasil chegou a essa situação? Esquerdas nunca mais, viva Moro.

  19. não entendi o porquê do meu comentário ter sido bloqueado, eu comentei exatamente isso ! e considerei a piada do dia, pois fez uma acusação oficial, baseados em notícias de jornais e alegou que era a maneira que o cunha mandava recados para a dilma ! ai já é demais ! o cara era ministro da justiça, sabe de uma chantagem contra a presidente e nada fez ?

  20. Ah agora já sei porque o cunha faz manobras, claro é o Michel Temer que está por detrás de tudo isso, ele já foi Presidente da Câmara ele já sabe os macetes agora quer dá o golpe. Tirando a Dilma que o PT e o PMDB sempre foram unidos eram unha e carne agora querem dar um de santinhos, enquanto a gente estava na rua em 2013 o PMDB estava numa boa um andando de jatinho Henrique Eduardo Alves e o Renan Calheiros um velho fazendo implante de cabelo com o jatinho da FAB, agora é fora PT né, quem gritava era o povo brasileiro. Agora fora PT e PMDB, queremos novas eleições

  21. Ele nem é chantagista… Caso o impeachment não passe, como homem honesto e probo que é, promete levar deputados ligados a lava jato ao conselho de ética. Mas só se os mesmos não votarem a favor do impeachment. Povo aqui anda tão desesperado que já renunciaram a logica.

  22. Geraldo Alckimin? Mas o mesmo argumento de petista sujo? Calçando as suas culpas sobre os ombros de outrem afim de diminuir seus crimes e suas falhas. INACREDITÁVEL! Pede pra sair Jose Eduardo Cardozo. Voce é um fracasso. Ainda pior que Luis Inacio Adams.

  23. Rick três minutos atrás É isso mesmo. E aí do Cunha se não soubesse tanto senão iam jogar tudo em seu colo e posar de moralistas. Lembram da Dilma dizendo que ela não investigada, que o governo dela não era investigado e outras asneiras tais?

  24. EM PLENO SEC. XXI, FALTA GRANDEZA AOS NOSSOS GOVERNANTES, AOS POLITICOS, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER PARTIDO… FALTA “ESPIRITO PUBLICO”, FALTAM LIDERANCAS ETICAS… O BRASIL, COMO NACAO, PRECISA – URGENTEMENTE!!! – FORTALECER SEUS INSTRUMENTOS DE JUSTICA, SEGURANCA, LIBERDADE E DEMOCRACIA…

  25. A Defesa apresentada por JEC já disse a que veio. É louvável a forma como o Advogado particular de Dilma, cujos honorários são custeados por nós, expõe sua peça em favor da presidente. Mas facilmente se veem suas fragilidades, dada a precariedade daquilo em que se fundamenta a própria defesa, a qual exclui de sua estrutura a apreciação de mérito.

  26. Muito primária mesmo e pior, contra seus próprios princípios, pois fui aluno dele em Direito Administrativo (um ano duas horas por semana) e naquela época seu discurso era bem diferente do de hoje…talvez o cachê fosse muito pequeno naquela época…

  27. Gostaria de pedir ao antagonista ver o Vídeo de Joice hasselmann onde fala Que Teori e Glesi se encontraram no Costão do santinho escondido neste final de semana.

  28. Excelente observação, reitero: “Max 1 minuto atrás JEC mente ao dizer que a comissão não podia ter ouvido os autores da denúncia para prestarem esclarecimentos. O art. 20 da Lei 1.079/50 é clara: Art. 20. A comissão a que alude o artigo anterior se reunirá dentro de 48 horas e, depois de eleger seu Presidente e relator, emitirá parecer, dentro do prazo de dez dias, sôbre se a denúncia deve ser ou não julgada objeto de deliberação. Dentro desse período poderá a comissão proceder às diligências que julgar necessárias ao esclarecimento da denúncia.”

  29. Eu sou de Santa Catrina e como vocês sabem SC deu a vitória para Aécio e eu votei nele, mas não aceito de jeito nenhum o Temer ficar no lugar da Dilma, porque o PMDB sabia da robaleira. Agora querem passar a outra imagem para o povo brasileiro. Aqui em SC queremos nova eleição nada de PMDB, que eles são um câncer só querem cargo.Imaginem vocês que Cacildo Maldaner ex-governador já ganha uma aposentadoria que só ficou 4 anos no poder em 2014 saiu do Senado um velho de quase 80 anos arrumou uma boquinha no banco do Brasil tirando o emprego de pessoas novas. Queremos novas eleições.

  30. O CRIME ESTÁ NA NATUREZA DO CRÉDITO, NA FONTE DO RECURSO PARA O GASTO, ANALFABETO ! E NA SONEGAÇÃO DA INFORMAÇÃO MAQUIAGEM CRIMINOSA ENERGÚMENO ! MAQUIARAM PASSIVO EM ATIVO E SONEGARAM OCULTANDO O LANÇAMENTO DA CONTRAPARTIDA NO PASSIVO ! Animal despreparado !

  31. Como não o que defender o JECA quer melar o processo. Ele esqueceu que o presidente da comissão e alguns deputados foram até o Supremo pedir a “benção” sobre o rito do processo e obtiveram. Não adianta querer melar o processo será aprovado com tranquilidade nessa comissão. Agora ele entrou na xepa, comprando abacaxi, tomate, peras, etc… com a mesma listinha do barbosa, eles combinaram direitinho, só que um foi para o super mercado e outro para a feira. Deus salve o Brasil!

  32. JEC mente ao dizer que a comissão não podia ter ouvido os autores da denúncia para prestarem esclarecimentos. O art. 20 da Lei 1.079/50 é clara: Art. 20. A comissão a que alude o artigo anterior se reunirá dentro de 48 horas e, depois de eleger seu Presidente e relator, emitirá parecer, dentro do prazo de dez dias, sôbre se a denúncia deve ser ou não julgada objeto de deliberação. Dentro desse período poderá a comissão proceder às diligências que julgar necessárias ao esclarecimento da denúncia.

  33. Ele não “defendeu” nada! Só usou e abusou da velha ladainha petista: acusar os outros! Se essa fanfarronice passar no STF, aí é certo que o aeroporto é o melhor caminho para um mundo melhor.

  34. É a forma mais cretina e baixa de depreciar todo o processo de impeachment.Não importa quem esteja conduzindo.O que importa é o que a maioria vai escolher.Se Eduardo Cunha ainda não foi cassado ou preso é porque tem foro privilegiado.Não é a toa que a Jararaca quer o ministério.Janot já até apelou pelo seu afastamento.Mas Cunha sabe demais.Sobre leis e sobre os esquemas escusos.Se prenderem sua mulher e filha,elas delatam por ele.MAs JEC tem que dizer agora porque mandou Janot perseguir Cunha.

  35. Antes mesmo de começar a falar já tinha entrado com cerceamento de defesa no judiciário, agora quer bagunçar, vai procurar fazer isso de todos os modos. Fiquem atentos. Seria interessante postar este documento de cerceamento.

  36. Como sempre, a república que se dane. NENHUMA atitude deste desgoverno, foi, ou é a favor da nossa República, ou seja, o bem comum de todos! Muito pelo contrário, cada um salve o seu, não importa as consequências. Cadeia em todos eles, criminosos da orcrim, e seus cúmplices, aliados e oposição (que não existe).

  37. JECA “DERROTADO” CARDOSO, DECLAROU, EM PLENÁRIO, QUE EDUARDO CUNHA CHANTAGEOU A “PRESIDENTA”. ENTÃO, PROVE!!!!! FICAREI BEM FELIZ EM VER O CUNHA DANDO UMA FERRADA BONITA NELE E NA FALSA.

  38. Como qualquer petista Cardozo é contra a verdade. Sua filosofia de vida é a mentira e nela se inspira para fazer qualquer coisa. Está convencido de que mentindo repetidas vezes transformará mentiras em verdade.

  39. Eu to achando uma defesa extraordinaria.. muito boa mesmo. Tá a cara do desgoverno do PT .. merecidissima … eu acho que só tá faltando a mandioca e um litro de cachaça pra ternibar esse despacho na encruzilhada…

  40. A que ponto chegamos….um ser desprezível atacando outro da mesma espécie…. O pior é que ambos estão com a razão… No meio desse teatro de horrores estamos nós…sós…

  41. CUIDADO…ele quer provocar baderna para justificar cerceamento de defesa…Essa turma é cheia de truques e armadilhas ….Deixem-no falar à vontade e ir embora sossegado…

  42. De chantagem o PT conhece bem, estão a mais de uma década chantageando e destruindo reputações pelo Brasil. Nos próximos dicionários, corrupção será explicada com apenas uma sigla: PT.

  43. Vexaminosa suposta defesa da Dilma pelo ECardoso.Muito enrrolado como a Patroa passa a ofender e atacar o ECunha ao invés de apresentar argumentos convincentes na defesa.Lastimavel e ainda vai levar um processo na orelha do ECunha. Impichamento já e não só de Dilma.

  44. JEC Que papelão triste. Ridículo. Você só se diminui cada vez mais a cada patetice desse tipo. E deixe Cunha fora disso. Não adianta desviar o foco. Seu pateta mediocre. Pare de se envergonhar.

  45. Avocou o Código Penal, a fraude, a supressão de documento publico (3 anos e pouco de pena) , a sonegação de informação publica ao BC vai por Dilma na Cadeia depois do Impeachment ! Eita Advogado ruim !

  46. Cai fora, ô Cardozo. Tu és muito ruim, bicho. Deveria haver espaço para a acusação. Ele fica repetindo que se tata de um processo judicial, então deveria admitir a réplica.

  47. Bem… Já se esperava que buscassem desqualificar todo o processo. Insistem na tese de golpe quando, na verdade, todos sabemos que o golpe foi aplicado em 2014, durante as eleições.

  48. E diz JEC que vai recorrer pela nulidade no Supremo que nos dá uma suprema vergonha… Já percebemos que esse supremo de Teori e de Lewandoswski vai anular este impeachment É ditadura bolivariana

  49. José Eduardo Cardozo parece um humorista. Um cara frio como o Eduardo Cunha quer apenas se vingar da Dilma e a melhor forma que encontrou foi o Impeachment hahahaha. Conta outra JEC, você é um cara muito engraçado hahahaha.

  50. Cidadãos ,to disposto a morrer pela minha familia e a nação,largo meu emprego aqui em maua Sp Rumo a brasilia armado ,para invadir a capital dos demônios ,quem vem comigo.?nos unimos,é agora ou nunca.alguem ,precisa tomar atitude..somos milhões gente.vamos espalhar na midia.estou com gosto de sangue na boca por vingança a fazer justiça,sem demora. É preciso ter coragem e fé. AÇÃO JÁ.É GUERRA,O QUE ESTÁ EM JOGO ,É O FUTURO DE NOSSOS FILHOS. #

  51. Porque não te calas seu JEG. Chantagem é o que vocês fazem dizendo que se houver impeachment o povo vai perder o bolsa família, minha casa minha dívida, etc. Assim como vocês fizeram nas eleições 2014. Chantagem é o que o Edinho fez com a Andrade Gutierrez que se não pagasse a propina iriam perder os contratos com o governo. Cala a sua boca maldito comunista do FORO DE SÃO PAULO. https://youtu.be/Pfia9E_DEGQ

  52. Ai que mora o perigo e a pergunta que não quer falar:PORQUE NUMA LISTA DE CINQUENTA,O NOME DE EDUARDO CUNHA FOI PARA O PRIMEIRO DA FILA?Perguntem a ele deputados como foi que ele então Ministro da Justiça,convenceu Janot a executar Eduardo antes de todos.

  53. Acusa a quem devia defender e mente como é habitual no político feito AGU ! Advogado fraco galgou pelo peleguismo o poder e foi feito AGU mas é péssimo advogado !

  54. ACABOU DE DESTRUIR A DEFESA DA VELHA. COMO ACUSOU SEM AS DEVIDAS PROVAS , ACABOU DE ANULAR COMPLETAMENTE A DEFESA DA INCAPAZ. AGORA CABE A EDUARDO CUNHA, PRESIDENTE DA CÂMARA , ENTRAR COM UM PROCESSO GIGANTE CONTRA A AGU POR OFENSA A CASA, OFENSA AO PRESIDENTE DA CÂMARA, SEM AS DEVIDAS PROVAS.

  55. E oferecer cargos para se proteger do impeachment dá para chamar de corrupção? Compra de votos ESCANCARADA não demonstra desvio de finalidade nas nomeações para cargos públicos? Pois é.