Entenda o que senadores querem investigar na CPI da Covid

Entenda o que senadores querem investigar na CPI da Covid
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

No requerimento da CPI da Covid, cuja instalação foi determinada há pouco por Luís Roberto Barroso, o autor, Randolfe Rodrigues, disse que o objetivo é investigar basicamente dois fatos:

  • “as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil”; e
  • “o agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os
    pacientes internados”.
O requerimento foi subscrito por 30 senadores e apresentado em fevereiro a Rodrigo Pacheco.

Como a colapso no sistema de saúde chegou a vários estados, a oposição também poderá investigar na CPI se o governo federal deixou de prestar auxílio a eles com medidas que poderiam evitar o agravamento da pandemia.

Outros estados e cidades caminham para o mesmo destino? Esse fato, juntamente com os vários outros, necessita de ampla investigação por parte do Parlamento”, diz um trecho do requerimento.

No requerimento, os 30 senadores que apoiam a CPI mencionaram ainda tentativas do governo de impedir que os estados adotassem medidas de isolamento social, bem como o atraso na negociação de vacinas contra a Covid.

“Primeiro procuraram desacreditar e retardar, por pura disputa ideológica e política, a vacina CoronaVac simplesmente porque ela foi desenvolvida por uma empresa chinesa em parceria com o Instituto Butantan. Depois, quando dezenas de países já tinham adquirido vacinas e preparado Planos de Vacinação, o Ministério da Saúde não havia nem assegurado um estoque adequado de agulhas e seringas, muito menos de vacinas”, diz o requerimento.

Leia aqui a íntegra do pedido da CPI.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO