Equipe de Bolsonaro avalia corte de tarifas de importação sem contrapartidas

A equipe de transição de Jair Bolsonaro trabalha com três propostas de abertura comercial que têm como ponto comum “a redução, voluntária e unilateral (ou seja, sem exigência de contrapartidas) das tarifas de importação”, registra o Estadão.

As medidas deverão ser feitas aos poucos e junto com uma reforma tributária.

A redução unilateral das tarifas, é claro, contraria o setor industrial.

Um lobista pode causar dor de cabeça a Bolsonaro. Mas nenhum grande jornal contou isso para você ainda. LEIA

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Antonio disse:

    Esse incentivo é a única forma para desenvolver a indústria nacional, não é competição é modernização de equipamentos sucateados e com baixíssima produtividade.

Ler comentários
  1. Eduardo disse:

    Tem que acabar também com o tal Índice Mínimo de Nacionalização, criado pelo PT. Outra estrovenga que não existe em nenhum país desenvolvido do mundo.

    1. Essas maquininhas de crédito que agora qualquer autônomo tem, até vendedora da Avon, custaram a chegar no Brasil por isso, a do UOL até enfrentou processo do MIC. Atraso é isso!

  2. Waldemyr disse:

    Aí tem que cair também a despesa da folha de pagamento. Boa ideia.

  3. João disse:

    “Temos de produzir tudo aquilo de que precisamos e parar de importar produtos do exterior. Assim seremos um país autossuficiente e manteremos o ouro no país”. Leitor mercantilista do Anta, sécu

  4. Fora_Comunas disse:

    --- A inteção é MODERNIZAR, sair da era jurácica com Petrossauros gigantes. Imposto de 60% é na verdade 150%, leva 40% o Leviatã leva 60%. Por isto somos retardados

  5. DireitaMassiva disse:

    Um rifle 22 fabricado no Brasil sai p/ brasileiro por 1700 REAIS, o mesmo fabricado no Brasil é exportado p/ os EUA e chega na loja p/ o americano no valor de 99 DÓLARES. UM ASSALTO!!

    1. Correção: ...p/ redução dos impostos(consumo e produção)

    2. Tem q fazer Reforma Tributária p/ redução dos impostos(consumo e tributação) e abrir o mercado p/ haja competição. O melhor preço e o melhor produto leva o cliente!! É assim em qualquer lugar

  6. Evandro disse:

    Antes da China dominar o comércio mundial tínhamos por exemplo 4 marcas de ferramentas elétricas. Hoje temos mais de 30 e apenas umas 5 ou 6 fabricando tudo aqui. Aonde foram e estão os empregos?

    1. É isso que eu quero dizer Paulo. Um motor elétrico é uma coisa besta que qualquer fabriqueta poderia fazer mas temos que importar porque não compensa produzir aqui.

  7. Gabriel disse:

    Empresários de pouca visão, pois a redução será também o exportação, são medrosos, acomodados... Olhem para o mundo, vendam para para diversos Países!

  8. Rumanettto disse:

    Bolsonaro não vai atuar contra a máfia chinesa que faz contrabando, planta imigrantes ilegais por todos setores, para dar vazão as muamba? Por 3mildolares qqr container passa batido s ser aberto

    1. Bolsonaro já disse que fará negócio que for vantajoso para o Brasil, SEM VIÉS IDEOLÓGICO.

  9. Gabriel disse:

    Empresários do Brasil, não terão motivo para questionar, terão redução drástica de impostos e desse modo podem e devem investir em super máquinas, mão de obra, etc...

    1. Correto, Gabriel. O Brasil precisa de tecnologia de ponta para produzir e consequentemente gerar empregos. Se o contrário tivesse dado certo, hoje estaríamos no 1º mundo e não na rabeira.

  10. Fernando disse:

    tem gente q acha q a industria nacional irá melhorar em produção , qualidade e preço, dificultando a importação..... a história tá bem perto nos anos 80 pra mostrar o quanto isso é nocivo ao

  11. Evandro disse:

    Tem gente desinformada que acha que importar é bom. Importar é gastar dinheiro e, se você está quebrado, porque gastar? Tem que investir em tecnologia que fortalece a indústria.

  12. Pensador disse:

    Toda e qualquer mudança que beneficie a população em geral vai contrariar os interesses de setores específicos.

  13. Evandro disse:

    Tem gente besta que quer comprar o lixo chinês em vez de produzir algo bom aqui e gerar emprego. A dondoca pode ficar sem YSL contanto que tenhamos empregos.

    1. Humberto, essas barreiras só privilegiam os amigos do rei.

    2. Jocimar, diferencie o lixo do bom produto, por favor. Paulo, compre um Lifan e reze para não bater. Humberto, a sua reação é me chamar de burro e falar clichê. Quem é o burro?

    3. O lixo chinês o povo já compra há tempos. O PT nada fez a respeito. O imposto sobre MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS de 1º linha para hospitais, indústrias, etc. é muito levado no Brasil.

    4. A China tecnologicamente esta uns 50 anos na nossa frente, o lixo que vc refere são os produtos baratos e vc so compra barato pq nao tem dinheiro pra comprar o caro.

    5. Deixa de ser burro, essas barreiras só privilegiam uma classe de empresário ineficiente e que vivem nas tetas do governo.

  14. Renato disse:

    Maravilha. Brasil tem que abrir a economia e promover a verdadeira competição.

  15. Eduardo disse:

    Excelente ideia! As empresas brasileiras poderão importar máquinas e equipamentos que não existem no mercado nacional e melhorar a sua competitividade.

  16. daniel disse:

    Só que isso sai do papel se houver Reforma Previdência e Privatizações, que reduziriam a dívida pública, ou seja, provavelmente não iram se concretizar tão cedo.

  17. Evandro disse:

    Isso é idéia de jerico! Temos que aumentar as exportações e não importações. Nossa industria está acabada. É mais lucrativo para o empresário criar uma marca e importar do que produzir aqui.

    1. Sinto Junior mas você sabe que ninguém vai abrir mão de alguma vantagem. Se eu ouvir que haverá alíquota zero para máquinas, tecnologia e insumos, mudo de idéia.

    2. Vc não aumenta exportação com enxada companheiro, precisamos de tecnologia que é muito cara.

    3. A indústria está acabada por conta do desgoverno do PT, que não estimulou a eficiência e a competitividade.

    4. Aos poucos , também importamos insumos , equipamentos . . . Será visto caso a caso .

  18. Vicente disse:

    Outro setor que está a exigir intervenção é a respeito das tarifas de transporte! Esta multa estipulada pela CNTT é absurda! Onde está o espírito de concorrência? Quem pode fazer + barato q. o

  19. contato@aguaph10.com disse:

    Aleluia! já era hora, chega de imposto e taxas de 300 % pra comprar um importado, isso também é uma forma de deixar o povo burro e limitado.

  20. Evandro disse:

    Nossa indústria não precisa de mais concorrência. Elétricos e eletrônicos são, +/-, 70% importados e é neles que está o progresso tecnológico. Precisamos de máquinas para produzi-los aqui.

    1. e falei isso, o Brasil não tem produto... só commodities

  21. Luisa disse:

    Bolsonaro não vai se "amoldar" em nome de uma tal "governabilidade". Foi eleito para mudar o país. E é isso que irá fazer. O resto é mais do mesmo.

  22. Celso disse:

    Politica correta!!!Isso vai ser bom p quem produz e consumidor....

  23. Bianca disse:

    Espero que nao seja conversa fiada. Nao engulo Temer e Rodrigo Maia sendo protegidos. Sao criminosos, traidores da Patria, como Renan Calheiros, que continua incolume.

  24. ANTONIO disse:

    A reportagem disso tudo: reforma tributaria junto com reduções de impostos. Corte da tarifas de importações farão os industriais sair do comodismo.

  25. Rômulo disse:

    🇧🇷 BOLSONARO foi eleito para acabar com os cartórios na economia, se for para não contráriar é mais do mesmo.

  26. Leopoldo disse:

    É a forma mais clara de fazer a indústria brasileira a mais protegida do mundo cair na real e começar a abaixar os preços à realidade do povo brasileiro.

    1. Precisa reduzir a carga tributária e a carga incidente sobre a mão de obra. Quem contrata paga muito,quem recebe ganha pouco. Dinheiro bom é o q está no bolso e quem trabalha.

  27. Luiz disse:

    Primeira medida do próximo governo, revogar o aumento de salário do judiciário. inconstitucional pois não se pode aumentar salarias nos últimos 180dias de mandato. segundo, revogar o rota 2023 .

  28. Adolfo disse:

    O novo governo deve desarmar todas as bombas deixadas.

  29. OsAnarcocapitalistas disse:

    É preciso um incentivo para empresas ESTRANGEIRAS irem ao sertão para abrir lá indústrias, faculdades, empresas de tecnologia. ZERAR IMPOSTOS federais (IPI, I.Imp, I.expor) para isso.

  30. André disse:

    tem que primeiro cortar os impostos e desburocratizar internamente pra dar chance pro empresariado nacional. e ai abrir, escancarar.

    1. Aí o empresário nacional vai ficar no velho ramerrame, e não vai deixar o país decolar...no andar da carruagem ajeitam-se as melancias...

    2. Assim você não abre nunca, pois nunca o empresariado vai achar que cortou e facilitou o suficiente, tem que ser tudo ao mesmo tempo, nada de dar tempinho não.

  31. R.A.F disse:

    Collor e nossas carroças...Alguém aí acha que tá ruim agora?

  32. José disse:

    Não é tão simples assim, cortar impostos de importação sem retirar essa carga absurda das costas do empreendedor nacional??!! Estou começando a achar que esse Paulo Guedes é meio cabeça de bag

    1. Leu toda a matéria fera? Redução de impostos junto com a reforma tributária. O cara da reforma tributária chama-se Marcos Cintra, ele esta na equipe de transição.

  33. CYRUS disse:

    Os bolsonáticos criticam em Ciro aquilo que elogiam no Trump!

  34. CYRUS disse:

    É por isso que eu votei em Ciro, porque Ciro pensa como Donald Trump, valoriza a indústria nacional e planeja ações capazes de reverter a desindustrialização brasileira. Guedes é destrambelhado

    1. Ciro pensa comoTrump? Essa foi a maior sandice que eu li hoje. Vou dormir, boa n0ite.

    2. Ciro e Trump? Kkkkkk Ciro era Lula até tomar um pé na bunda, ele é canhota pura

  35. Freedom disse:

    Se o pessoal está contrariado, a medida é boa. Não estão acostumados com a concorrência.

    1. Tem um outro ponto amigo, muitas empresas nacionais dependem de importações de máquinas e insumos pra produção. Segundo ponto tenho certeza que irão ver medidas pra fortalecer a indústria nacio

  36. José disse:

    Interessante! Também vão cortar os impostos, os encargos trabalhistas e a insegurança jurídica que estão nos matando? Simples, nos deixem em igual situação tributária e trabalhista dos import

  37. Caveira disse:

    Noticia Boa ! Só falta informar que morreram uns 41 Senadores para completar minha alegria !!

  38. Maneva disse:

    Corta o imposto do Corvete por favor !!

  39. Fernando disse:

    corta logoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  40. José disse:

    A nossa indústria precisa disso: Competição externa. Nosso parque industrial está atrasado...

    1. Ciro kkkkkkkk quem sabe em 2022 ele consiga passar pro segundo turno

    2. Ora, se o nosso parque industrial está atrasado, qual será o resultado de expor nossa indústria à competição com potências industriais avançadas? Falência total, bobinho! Só Ciro salva!

  41. Mauro disse:

    O Collor liberou mas foi por pouco tempo, foi uma gritaria tremenda da nossa indústria "nacional" de automóveis. Ainda mais porque as fabricantes não poderiam importar.

  42. André disse:

    sim, precisa primeiro criar condições de competição interna antes de abrir, senão vai ser um genocídio do pouco que resta.

  43. Eduardo disse:

    Excelente iniciativa, especificamente para nós que somos profissionais da área tecnologica aonde precisamos importar produtos que em determinadas situações se tornam inviáveis por conta das taxas

    1. Exatamente! Nós do transporte também será maravilhoso trabalhar com mais cargas da receita DTA e DI

  44. Marcos disse:

    Convivemos a tempos c/ um problema seríssimo no Brasil. A questão dos monopólios e oligopólios- Profundamente semeados pela esquerda. Dólar sobe Dólar cai e os preços SEMPRE SOBEM. INSUPORTÁVE

    1. Muito bem falado, essa prática é a estratagema da política esquerdopata que causou esse caos financeiro, aliás eles sempre estimularam isso pq são vampiros ou melhor ERAM pq a boca acabou.

  45. Ale disse:

    Pensando aqui no dia a dia, e as tarifas extorsivas dos Correios? O general do Kassab talquey?

  46. Evandro disse:

    Lembre-se que a necessaria inovacao na industria moderna, global e competitiva vem ESSENCIALMENTE da Educacao, ou seja, colher amanha se fizer mudancas ja.

  47. Pedro disse:

    É um absurdo que produtos sem similares no Brasil tenham taxa de importação acima de 100%. Produtos de informática, por exemplo, tem que ter tarifa zero.

  48. antonio disse:

    Excelente ideia, aí faz com que o empresário tire a bunda da cadeira e saia vendendo. Chega de tantos cartórios, a hora do fim dos privilégios chegou, ou é bom ou cai fora. O Brasil precisa amadu

  49. Evandro disse:

    O setor industrial brasileiro se tornou pouquissimo inovador, de baixa qualidade e competitividade gracas a uma economia das mais fechadas do mundo. Se quiser competitir tem que abrir.

  50. Evandro disse:

    PAULO desconhece que nossos empregos da indústria estão na China. Não compensa abrir uma indústria sendo que tudo importado ficou mais barato do que produzir aqui devido ao arrocho no setor produt

  51. RENATO disse:

    Se em contrapartida com a queda do dolar, ele diminuir os encargos, aumentar as linhas de credito e criar uma reserva para setores fundamentais as coisas vao se acertar, mas demora...

  52. Elias disse:

    Que entusiasmo ai embaixo. Mas primeiro deveríamos melhorar o PRIMEIRO grau de nossas escolas, pois não conseguem ler e entender um manual de um martelo.E contar até 10, só com calculadoras .

  53. Marcelo disse:

    Industrial pelego é outra espécie em extinção.

  54. Noely disse:

    Prudutos melhores farão que a indústria brasileira desperte.melhores ofertas,

  55. Jackson disse:

    Parabéns! Esta na hora de acabar com esses monopólios danosos ao país. A abertura comercial vai forçar a concorrência e criar condições para a eficiência. Chega de Federações industriais cor

  56. Paulo disse:

    Galera teremos como Ministros em Ciência e Tecnologia e Economia, ambos fantásticos, portanto farão os ajustes necessários com muita coerência, sendo assim especulações sem conhecimento é sab

  57. Marcos disse:

    Ganho de produtividade e modernização da economia, isso DENUNCIA que a equipe vai fazer a reforma fiscal, e tentará por o IVA, imposto de valor agregado, estão no caminho certo, é funciona em60p