“Era para fazer o que, no passado, cobramos do PT”

O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco trocou o PSDB há um mês pelo Partido Novo, em razão da hesitação tucana em assumir uma agenda liberal e, também, uma postura firme nos casos concretos de falta de ética na política.

Franco disse à Folha que queria o PSDB “mais em sintonia com os temas de uma economia de mercado que o Brasil precisa se tornar”, mas o problema “era muito mais teórico do que real, sobretudo se o partido está fora do governo”.

“Mas depois apareceu a questão específica do Aécio e sobre como o partido deveria se comportar diante de uma dúvida ética. (…) Como gesto político, podia ter se afastado para montar a sua defesa. Mas ficar presidente do partido com todas essas dúvidas, para dizer o mínimo, é difícil. Aí houve uma questão imediata: era para fazer o que, no passado, cobramos do PT.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 68 comentários
  1. Esse Gustavo Franco vive em que mundo? Ele acreditava que os PSDB tomaria, algum dia, qualquer medida de política liberal de verdade? Meu Deus!!!

  2. Antagonistas: No UFC deste sábado em SP, Covington, um americano, disse: “O Brasil é um chiqueiro e os brasileiros um bando de animais sujos”, pede desculpas aos animais sujos. Muitos sabem porque ele disse isso. Não estou aqui para julgar. Não o culpo.

  3. Enquanto não vier a tona o recalcado, o enganado, o mentido, o escondido, o silenciado que mantem todos amarrados e defendendo uns aos outros por saberem que o maior crime dos últimos tempos à democracia foram os “assassinatos destemidos” e o vendilhão solto vai ser assim. Mas Mourão, Aécio, Gilmar, Moro parecem saber do que se trata. Tenho esperança no retorno do recalcado. Ele emergirá. Só a verdade liberta.

  4. Quem nos governa?
    É simples. A ONU. Todos estes, partidos, instituições e indivíduos, que se submetem as suas diretrizes são ferramentas globalistas. Ainda está por surgir o partido que vai mandar a ONU TnC.
    Porém as redes sociais podem dizer com toda autoridade: ONUVAITOMARNOCU.

  5. A “pequiza” que aponta o filho do Demônio, vulgo “lula” com 35% !! dos votos é tão FALSA e IRRELEVANTE, que conheçe estatística demográfica sabe da falta de aderência nos dados que ela aponta !! BOLSONARO 2018 no PRIMEIRO TURNO !!!

    1. Acreditem: O TRF4 vai ABSOLVER LULA do processo do triplex!!
      Com isso, Lula será eleito no primeiro turno, com mais de 60% dos votos!!
      Portanto, quem puder, venda logo o que tiver e SAIA ANTES!

  6. É digno de reconhecimento o comportamento ético de uma autoridade econômica da estatura de Gustavo Franco ! Pena que jornalistas despudorados do antagonista não se espelhem nestes Bons Exemplos … Pior , o antagonista segue na malhação de cachorro morto sobre lula e CONTINUA ESQUECIDO DOS DELATADOS DO psdb…. Que Nojo…

  7. Lula está sem concorrentes, segundo o Ibope!! Quem puder, SAIA AGORA!!! Vendam AGORA algum imóvel que tiverem e comprem Euros e Dólares!! O Brasil vai virar uma Venezuela em questão de meses, assim que o TRF4 absolver Lula do processo do triplex!!! ESTOU AVISANDO!!!!

  8. O Brasil não tem solução enquanto os grandes arautos do liberalismo pró-mercado eram pessoas que apoiavam Mula, estatismo, intervencionismo, etc, há pouco tempo. Até o mercado amava o Mula e o petê até 2012.

    Esses neoliberais pós-petrolão são oportunistas que vão voltar pro estatismo tão logo a opinião pública mude. Eles não tem plano nem convicção. O pior representante desse grupo é o Bolsolixo que bocós como o Felipe Moura PT e os falsos direitistas de hoje veneram. Elejam Bolsolixo e ganhem 4 anos de Dilmanta 2.

  9. Gustavo Franco nao era dono da Rio Bravo quando Luciano Lewandovski fez grandes negocios com o governo pea Rio Bravo?

  10. Lula sem concorrentes, segundo o Ibope!! Quem puder, SAIA AGORA!!! Vendam AGORA algum imóvel que tiverem e comprem Euros e Dólares!! O Brasil vai virar uma Venezuela em questão de meses, assim que o TRF4 absolver Lula do processo do triplex!!! ESTOU AVISANDO!!!!!

  11. Cadê os “cabeças pretas” no caso Aécio? Ser contra o Temer é fácil; quero ver é olhar o próprio rabo. Sempre admirei o Gustavo Franco (inclusive os livros não estritamente “científicos”, como os sobre Fernando Pessoa , Machado de Assis, Shakespeare). Agora admiração e respeito aumentaram.

  12. Eqto aquela trolha do fhc continuar vivo e se metendo na vida dos brasileiros decentes esse partideco vai ser sempre isso dai,uma comunistada fantasiada de “social-democracia”.

  13. Todas as pesquisas indicam que o Brasil será governado por um candidato de centro-esquerda. Olhe para o segundo turno e some os votos dos progressistas. Eles estão bem na frente.

  14. Gustavo Franco não sabia que o PSDB era socialista ???
    Ata. Gosto e contribuo com o NOVO mas Gustavo Franco é duro viu? O NOVO com os velhos de sempre.

  15. O Bolsonaro é chamado no Exército de “bunda-suja”, “termo usado pelos militares de alta patente para designar os que não galgaram posições na carreira”.

    https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-rebate-veja-sobre-bunda-suja-e-acusa-manipulacao/#comment-902394/

  16. “Vocês querem então eu vou reconhecer esse sindicato (PT). Mas não esqueçam que esse partido chegará ao poder. Lá estando, tudo fará para instituir o “comunismo”. Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será a custa de muito sangue. Sangue brasileiro”
    Frase do Profeta GENERAL FIGUEIREDO

    1. Com todos sentados nos sofas haverá sangue? Não há e nem deveria haver. Mas a verdade que o maior esforço que o brasileiro de bem realiza hoje é aquele de trocar o canal par ver novela ou futebol, guardando suas energias para lotar as ruas apenas no carnaval. Enquanto isso litros de sangue são realmente consumidos diariamente desse povo pelos mosquitos contaminados com zyka e chico, legados da copa

  17. Ibope acabou de dar que seremos governados por Lula ou Marina em 2019.
    E o pessoal está aqui criticando o PSDB.
    Muito útil.

  18. Hã? As falcatruas e roubalheira completa na Petrobras, BNDES, Eletrobras, etc. já aconteciam nos governos FHC.
    Só Gustavo Franco não viu.

  19. Não vale a pena mencionar Burke nem Marx. Nenhum penetrou particularidades da CORRUPÇÃO SISTÊMICA. Nenhum deles ousou imaginar, postular, ou escrever sobre um país que IMPLODE A SUA ECONOMIA E SE EXTINGUE. Mas, é como eu digo: enquanto o GADO É TOUREADO, DISTRAÍDO, COM CAPAS VERMELHAS O SISTEMA VAI SE MANTENDO.

  20. O q vcs estão achando desse “Novo”? Tem o outro “Patriota” também. Parece q estão começando a perceber q o caminho é mais a direita ou é impressão minha.

  21. Qualquer pobre hoje em dia tem smartphone, com Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e telegram. Qualquer pesquisa online em redes sociais dá 70% de intenções de voto para Bolsonaro. Ele ganha no primeiro turno!

  22. Após as maracutaias de Aécio o PSDB vai comer do pão que o Diabo amassou.
    Alkmin? Muito bonzinho, sorrizinho manso, sem nada roxo pra enfrentar as esquerdas alopradas… Pra isso existe um nome: MITO.

  23. O que pode ser mais liberal do que Governos que deixam se evadir mais de 3 trilhões (dinheiro de fundar outro país) do lastro da economia em corrupção, malas de dinheiro para lá e para cá, laranjas, off shores, e o Tesouro Nacional não sabe de nada. O que é mais liberal do que um povo que aceita, bovinamente, pagar essa conta sob o disfarce de ‘reformas’? ESSE DINHEIRO ESTÁ EM ALGUM LUGAR, decerto, não tocaram fogo nele.

    1. Não nego que gostaria de ter escrito primeiro :

      “O que é mais liberal do que um povo que aceita, bovinamente, pagar essa conta sob o disfarce de ‘reformas’? ESSE DINHEIRO ESTÁ EM ALGUM LUGAR, decerto, não tocaram fogo nele.”

    2. Esse dinheiro está fortalecendo lastro da economia de outros países. Nada se perde tudo se transforma, nós, em MERRRRDA.

    3. Copie esse seu poste e , sempre que possivel, republique aqui!
      Esse post esta excelente!
      Uma verdade que deveria ir ao ar todos os dias na TV até que pelo menos 80% da orcrim estivesse presa

  24. Ué, um marxista convicto falando em economia de mercado ? Esse sujeito dissimulado é um lobo travestido na pele de carneiro !

  25. Fez bem emtrocar.
    PSDB = PT metido a intelectual

    PT = PSDB sindicalista, (não digo operário porque sindicalista não gosta de trabalhar) analfa, e tosco mesmo.

    São irmãos gêmeos siameses apenas se odeiam de vez em quando.

    tutti buena gente ma tutti ladri

  26. Não me lembro dele ter se manifestado em relação a acusações de corrupção durante o Governo FHC. Se bem me lembro ele continuou lá muito confortável. Ah, cobrar dos outros é mais fácil.

  27. PALAVRAS AO VENTO.
    A POPULAÇÃO…. O CIDADAO ESTÁ CANÇADO.
    POBRE E POBRE POVO BRASILEIRO (ME INCLUO)
    NAS ULTIMAS ELEIÇÕES MAJORITÁRIAS MEU VOTO SEMPRE FOI POR EXCLUSÃO…..OU SEJA SEM CONVICÇÃO. O SR.FRANCO FALOU CERTO QUANDO COBROU COERENCIA DO PSDB EM RELAÇÃO AO SEU PRESIDENTE…..LEMBREI DA POSSE DO TEMER , VIA O AECIO ANDANDO POR TODOS OS LADOS….ESTAVA MARCANDO TERRITÓRIO…..TINHA UMA EMBALAGEM “NOVA” , SÓ ISSO…..O GOLPE ERA O MESMO……EXTORQUIR O ESTADO BRASILEIRO.
    VIVEMOS HOJE UMA PARALISIA COLETIVA…POLITICA E PÚBLICA.
    DESEJO FORÇA AOS INDIGNADOS……..MAS AÍ VEM ESSAS PESQUISAS ELEITORAIS E PENSO QUE O BRASIL NAO TEM JEITO MESMO.
    AECIO + LULA + TEMER = BRASIL

  28. Demorou a entender q o liberalismo do PSDB é usado no sentido adotado nos EUA, ou seja, coletivista. A agenda do PSDB se subordina à agenda da ONU (globalista): tudo pros índios, pelo meio ambiente, fronteiras abertas para “refugiados”, desarmamento, apoio ao MST dos terroristas …
    FHC foi para o PT o q Kerensky foi pros bolcheviques: preparou o terreno pros extremistas q vieram depois.

  29. O PSDB sempre foi muito semelhante ao PT. Haja vista a enorme dificuldade que o partido tem psra defender privatizações e abertura de mercados. Ressalta-se também que durante as investigações do Mensalão o PSDB blindou totalmente o Lula, mesmo se sabendo que a sua atuação no esquema de corrupção era altamente plausível.

  30. Esse discurso parece o do PSDB em 1994. Só pensava na economia, e deixou todo o restante ser ocupado por petistas: Unviersidades , Judiciário, escolas públicas, privadas, cultura, sindicatos, ongs, movientos sociais…o PSDB entregou o país ao comando do PT enquanto fingia governar o país e fazia esse discursinho pró-mercado. Até dinheiro para o MST o FHC deu.

  31. seja honesto- não pague impostos- os ladrões de brasília dos tres poderes vivem de roubos- comunismo existirá enquanto houver dinheiro dos outros pra roubar

  32. seja honesto- não pague impostos- os ladrões de brasília dos tres poderes vivem de roubos- comunismo existirá enquanto houver dinheiro dos outros pra roubar

  33. Vamos ficar de olho neste Partido Novo pra ver se a bandidagem não está se bandeando pra lá.De qualquer forma PT,PMDB,PSDB,PR,PP nunca mais.

    1. Garanto que não. O NOVO não permite reeleição, isso faz os políticos correrem do partido como um demônho foge da cruz.

  34. Com Lula, Lula e Bolsonaro no segundo turno, Lula ganha.
    Sem Lula, Marina e Bolsonaro no segundo, Marina ganha.
    Então de qualquer jeito teremos a volta dos bolivarianos e o Brasil vai virar a Venezuela.
    Parabéns aos envolvidos!

  35. Antagonista, tô achando que essa foto do Dóriamídia é um tipo de propaganda eleitoral “subliminar”, favor tirar esse mentiroso daí….!!!!
    FORA LULALUF, TEMERLUF, ALCKIMINLUF, RÉUNANLUF, DILMALUF, DORIAMÍDIA, ETCLUF!!!

  36. GUSTAVO FRANCO É UM HOMEM HONESTO, INTELIGENTE. AJUDOU ESTE PAÍS E NAO LUCROU COM ISTO…O QUE MAIS POSSO DIZER ? TODO MUNDO ERRA ? ENTAO LÁ VAI…TODO MUNDO ERRA !

  37. Anselmo disse: 29 de outubro de 2017 às 12:36
    Do que adianta todo esse palavrório se quem lidera as pesquisas para 2018 é o Lula, com mais de 40 % de aprovação?
    Esse tipo de reportagem só serve para encher linguiça.
    De prático para as nossas vida, nada.
    De nada adianta você ter ideias, por melhores que elas sejam para o país, se você não tem um candidato capaz de vencer eleições, de forma a colocar essas ideias em funcionamento.
    Quem é o candidato do Partido Novo? kkkkkkkkkkkkkkk
    Piada, Piada…

    ======================================
    O Partido Novo tem ótimas ideias.
    Tem ótimos quadros.
    Parece que tem gente honesta e competente.
    Mas tem um problema grave:
    Não tem votos.
    ======================================

  38. Do que adianta todo esse palavrório se quem lidera as pesquisas para 2018 é o Lula, com mais de 40 % de aprovação?
    Esse tipo de reportagem só serve para encher linguiça.
    De prático para as nossas vida, nada.
    De nada adianta você ter ideias, por melhores que elas sejam para o país, se você não tem um candidato capaz de vencer eleições, de forma a colocar essas ideias em funcionamento.
    Quem é o candidato do Partido Novo? kkkkkkkkkkkkkkk
    Piada, Piada…

    1. Leila, minha querida, O Estado de São Paulo, que publicou a pesquisa hoje, não é de esquerda. Pare de sonhar. A realidade, queira ou não, é Lula favorito para ser eleito em 2018. O resto é ficar enchendo linguiça.

  39. TODOS ESSES SÃO FARINHA DO MESMO SACO! SIMPLES ASSIM!
    E PREPAREM PARA O AUMENTO DE IMPOSTOS DISFARÇADOS VIA “REFORMA FISCAL”

Os comentários para essa notícia foram encerrados.