Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Especialistas explicam o que é uma obstrução intestinal, diagnosticada em Bolsonaro

As notas divulgadas pela Secom indicam que há relação entre o diagnóstico do presidente e a facada que ele levou no atentado de 2018, em Juiz de Fora
Especialistas explicam o que é uma obstrução intestinal, diagnosticada em Bolsonaro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No Papo Antagonista desta quinta-feira (15), especialistas explicaram o que é uma obstrução intestinal, problema que levou Jair Bolsonaro a ser internado.

As notas oficiais divulgadas pela Secom até o momento indicam que há relação entre o diagnóstico do presidente e a facada que ele levou no atentado de 2018, em Juiz de Fora.

O médico cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Chartuni disse que as obstruções intestinais são frequentes em pacientes que foram submetidos previamente a cirurgias abdominais. Segundo Chartuni, elas estão ligadas a microlesões e à manipulação de ossos intestinais, do estômago ou do intestino grosso.

A gastroenterologista Thicianie Fauve afirmou que, a princípio, o tratamento é clínico. Nele, o paciente fica em jejum e, se houver necessidade, é colocada uma sonda nasogástrica. Caso não haja resposta ao tratamento, a última alternativa é a cirurgia.

Já o cirurgião do aparelho digestivo Ronaldo Cuenca afirmou que a obstrução intestinal pode ser causada também por doença e que a evolução dela pode levar até a uma necrose de um segmento intestinal. Portanto, o tratamento deve começar o mais rápido possível depois do diagnóstico.

Assista:

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO