Esquema que beneficiou JBS no BNDES tinha quatro núcleos

As investigações do MPF sobre o esquema montado pelo PT no BNDES tinha “quatro núcleos”, segundo o procurador Ivan Marx.

A parte empresarial era liderada por Joesley Batista, que solicitava ao banco financiamentos superavaliados – a gordura seria destinada a retroalimentar o esquema.

O núcleo político era composto por Guido Mantega, Antônio Palocci e Luciano Coutinho, que exerciam o poder político no BNDES para obter a liberação dos aportes.

O núcleo intermediário, na pessoa de Victor Sandri, se encarregava de realizar atividades de lobby e de intermediar e receber o dinheiro, a maior parte em contas no exterior.

Não menos importante, o núcleo técnico, composto por técnicos do BNDES, era responsável por “justificar tecnicamente” a liberação dos recursos.

A Lava Jato pode abrir mais uma caixa preta. SAIBA MAIS

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 50 comentários
  1. Se um empresário investe num político no Caixa 2 e o cidadão não entrega o “serviço”; se o empresário encomendar um assassinato e concluir é crime eleitoral e vai pro TSE?

  2. BNDES é um ralo de dinheiro do contribuinte que, por princípio, nem deveria existir. Já é demonstrado seu baixo impacto nos índices de produtividade, geração de emprego, etc. É só corrupção

    1. Exatamente, os técnicos do BNDES também estão envolvidos, tem de haver devassa dentro deste banco, chega de corporativismo lá.

  3. Este núcleo técnico são feitos, claro, de pessoas. Nome aos bois seria importante. Que houve ingerência política no BNDES isso está muitíssimo claro. Nada foi a favor do país e sim de bolsos e

    1. Com os ataques constantes e furiosos por parte Fanática da Direita, àqueles que votaram contra o PT, votando em Bolsonaro, a esquerda tem tudo, pra voltar…

  4. estava claro o direcionamento para a jbs com a finalidade dele passar a ser o maior no ramo.governo pressionava frigoríficos tradicionais,quebrando-os,para o jbs compra-los na bacia das almas.

    1. Se o assassino tiver sido candidato a vereador d Xiririca da Serra há uns 50 anos e mesmo não tendo recebido nenhum voto, é sim.

    1. desfalque em banco virou crime eleitoral tu fumou o que mesmo?esse nem sao jorge ajuda pois sao jorge tem um cavalo, não um burrokkkkkkkkkk

    1. o povo aquele que paga 76,00 reias quando paga, e vai levar um salário inteiro sifu…ah tá conta outra cara pálida. pq não volta a CPMF? porque rico(politico, empresa, globo) gasta mais e paga ma

    2. Você está enganado , houve uma intensa negociação em troca da aprovação da reforma da previdência sendo esse o motivo do silêncio do governo o povo sifu