Esquemão no Exército desviou pelo menos 150 milhões de reais, diz MP Militar

O Ministério Público Militar no Rio de Janeiro denunciou um esquema de pagamentos de propina que teria funcionado 2005 e 2010 e envolvia fraudes em dispensa de licitação e em contratos celebrados entre o Departamento de Engenharia e Construção do Exército e fundações privadas.

O caso será analisado pelo Superior Tribunal Militar, o STM.

Foram denunciadas 11 pessoas, entre militares e civis, incluindo três coronéis da reserva, um coronel e dois majores da ativa. O grupo, de acordo com a denúncia, desviou pelo menos 150 milhões de reais dos cofres públicos.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 107 comentários
  1. Diferente dos órgãos de governo que se protegem, se blindam de suas safadezas, o Exército é fiscalizado por ele mesmo e torna público que houve alterações por parte de aguns membros e que após apuradas serão devidamente tratadas. Por isso é tão necessária a Intervenção Militar.

  2. Para aqueles que acham que a solução é intervenção militar, isto prova que os militares são brasileiros e não vieram de outro planeta, a corrupção continuaria, o que precisamos mudar é a nossa cultura da corrupção e do jeitinho brasileiro.

  3. O PT é um Midas às avessas, em tudo que toca estraga. Isso é notícia antiga. Na verdade os governos petistas se aplicaram com o objetivo de corromper aquele que é seu maior inimigo. Natural que escolhesse a dedo os militares corrompíveis para cargos com poder de realizar as tais falcatruas. Nem os dedos da mão são iguais. não seria no Exército diferente, apesar de que é o lugar com menos possibilidade de encontrar esse tipo de situação. Até o STF com juízes escolhidos pelo PT está nessas condições. Não há mal que sempre dure. Uma hora isso tudo vai acabar.

  4. Vão se fudeu em ! Tão vendo que a casa vai cair pra vocês petistas socialistas comunistas a mamata vai acabar com a entrada dos militares do poder com o Jair Bolsonaro daí já se desesperam e começam a querer sujar o nome dos militares !! Passar a falsa impressão que são iguais aos que estão afundando nosso país para que não votem neles ! Tão desesperados Hem !!! Kk isso aí é assim mesmo que nos queremos ver vocês

  5. O Rio de Janeiro é uma encrenca para o Brasil. É absurdo o desnível intelectual, cultural, ético, político, midiático e moral. Além de prejuízos de milhões para colocar tanques de guerra nas favelas. Não tenho a mínima vontade de conhecer esse estado que é visto como o Brasil pelos gringos. Uma vergonha!

    1. Verdade, boa parte dos estados dos 27 estados são inúteis e só nos dão prejuízo.
      Esses estados ajudaram a espalhar o “jeitinho brasileiro”, funk e crimes pro sul nas últimas décadas, essa gente n para de vir pra cá aos montes AFFF

  6. O Exercito compete com o Judiciário pra saber qual instituição é mais incompetente. Não existe gestão de dinheiro público no exército, poucos recursos são usados de forma “eficiente”. A ociosidade é gigante, recursos são amplamente desperdiçados e mal investidos.
    Se tivéssemos competição de instituições e organizações militares privadas isso jamais iria acontecer.

  7. Diferença básica:
    1 – Não precisou de denuncia EXTERNA nem escândalo vazado para o caso ser visto
    2 – O Próprio MP Militar viu a sujeira e denunciou maracutaia de SEUS INTEGRANTES
    3 – Estão sendo TRANSPARENTES e repassando a situação para a imprensa
    4 – Não está havendo corporativismo nem PROTEGIDOS – seja quem for
    5 – ACABARÃO SENDO JULGADOS, AFASTADOS e PRESOS.

    BEM DIFERENTE de um certo STF, um certo LEGISLATIVO e um certo EXECUTIVO que vemos aqui fora…
    Mais uma vez, a MÍDIA PODRE, em vez de valorizar e enaltecer a atitude do MP Militar por estar fazendo a coisa certa, tenta jogar a população contra as forças armadas.
    Jornalecos de MÁ-FÉ, infelizmente.
    INTERVENÇÃO JÁ!

  8. E ainda tem gente que acha que os militares dariam jeito no país. Além, é claro, de não terem aprendido nada com todas as vezes anteriores em que o Brasil foi governado por militares.

  9. O primeiro foro privilegiado do Brasil chama-se “carta patente”, o que garante não apenas “imunidade total e absoluta” em tempos de paz como também um tribunal “formado por um colegiado de oficiais militares que pertencem ao mesmo círculo aqueles que serão julgados”, fazendo papel de juízes sem terem formação de juiz! É como se o PT tivesse um tribunal próprio para julgar o Lula e eles dissessem na nossa cara que “não precisam da justiça pois tem uma justiça própria .. Uma excrescência isso! Alguém já viu um militar corrupto perder a patente, o posto? Eu nunca vi oficial perder o posto. Mesmo dps de condenados continuam mamando milhares de reais mensalmente dos cofres públicos. Isso é PODRE!

    1. Não sei se você sabe, mas nos julgamentos militares, normalmente, o juiz auditor é quem fica defendendo penas mais brandas e, normalmente, tenta influenciar os oficiais mais jovens do Conselho.

    2. ..
      — Não há Corte Marcial, ou equivalente, como nos USA?
      ..
      … Isso é crime de traição e lesa pátria.
      ..
      .. Já vi em filmes o destino que é dado aos FEDs americanos em casos de bandalheira.

  10. .
    Inspiração (ou autodidatas???) nos militares corruptos bolivarianos e demais de outras ditaduras capitalistas ou comunistas.
    .
    . Inspiração na iniciativa privada e política.

    . Também temos direitos ao nosso quinhão no jogo nacional da bandalheira.
    .
    General Ernesto Geisel.
    .

  11. JOGAR  NA   MÍDIA  É  MÁ  FÉ!!! O  CASO  JÁ  ESTÁ  SENDO  JULGADO  E  SERÁ  PUNIDO  EXEMPLARMENTE,  PODEM  APOSTAR.  
    ALIÁS,  A  ÉPOCA  JÁ  FEZ  A  MESMA  COVARDIA  AMPLIADA, CITANDO TODOS  OS  CASOS  NO  STM,  EM  ANOS,  MISTURANDO ALHOS  COM  BUGALHOS.  ILUSTRANDO  A  MATÉRIA  COM  MÃO  COLOCANDO  MAÇOS  DE  DINHEIRO  NA  FARDA.
    NÃO  COMPRO  MAIS.  ODEIO  CANALHICE!!

  12. O pior no meio militar não é nem a corrupção, mas sim a vagabunddagem. A maioria da tropa, do contingente, não serve pra nada. Ficam fingindo treinar pra nada. E ainda recebem uma boa aposentadoria. Sem contar as inúmeras pensões de filhos de militares. É uma folha de pagamento inútil.

  13. Os militares jamais protegem bandidos, sejam eles quem forem, a diferença é que os militares não aposentam com salários integrais suas frutas podres, os expulsam e são condenados a perder a patente.

    1. tá de brincadeira, né. Tu achas certo um tribunal exclusivo e corporativo para militar. Quem julga? resposta: eles mesmo.

  14. Só inocente acredita que este é o único esquema de corrupção nas Forças Armadas. A diferença é que no meio militar não há transparência. A hierarquia militar é muito forte e qualquer esquema que venha a ser denunciado morre em alguma patente. AFIRMO COM TODAS AS LETRAS: os esquemas no meio militar são muuuuito maiores que isso.

    1. Verdadeiro Yuri, um prato de comida vale uma moeda, o desvio de ração da cpor é uma vergonha, mas não se pode nem falar, e parece que os mais velhos esqueceram os escândalo de corrupção na época da ditadura militar.

  15. Existe uma diferença muito grande dos corruptos das FA’s, daqueles de outros setores, vejam, eles serão julgados por um tribunal militar e que se comprovadas as culpas, condenados, perdem inclusive as patentes militares. A própria instituição trata de excluir estes maus elementos estranhos a maioria da corporação. Não adianta querer medir esta instituição militar com a mesma régua de outro setor da administração, pois eles não defendem e não protegem bandidos.

    1. Ladrão tem em todos os lugares. O que diferencia as instituições é a punição que será aplicada a eles.
      Comprovada a culpa, esses não serão aposentados com direito aos salários normais como acontece no judiciário.

  16. Mas as Forças Armadas não são uma ilha de honestidade no oceano da corrupção brasileira? Os milicos não são os caras mais honestos do universo? Não foi a esquerda que inventou a roubalheira?

  17. De 2005 a 2010, quem era que ocupava a Presidência da República mesmo?? O PT, certo?? E mesmo com Mensalão e demais esquemas de corrupção vindo a tona, Lula se reelegeu e ainda elegeu a inútil e inepta Dilma.
    Entendem agora o grande mal que o PETISMO fez ao Brasil?? Até mesmo dentro das forças armadas, durante o domínio do PETISMO, a corrupção aumentou. Um dos motivos (não o único) é algo Zeitgeist criado pelo PETISMO, que no coletivoda sociedade ficou como “todos roubam, todos são ladrões mas com o PT o país cresce, gera emprego e se preocupa com os pobres”. Baseado nisso, por que não roubar nas forças armadas também??
    É claro que em Brasília, o roubo é estimulado, mmnas forças armadas é reprimido.
    Mas ainda assim, repito: entenderam o mal que o PETISMO deixou na sociedade??

    1. Não diga bobagem!!
      Seus amiguinhos comunas já devassaram, de todas as formas possíveis, o que ocorreu nos governos militares e só conseguiram falar de tortura. Passaram 40 anos buscando motivos para desmoralizar às FFAA.
      Acha que se pudessem falar que torturaram e roubaram, não falariam??

  18. Aliás, o caso JÁ  ESTÁ  NO  STM.  Assim, até eu sou jornalista!!!  É só ir ao site do STM copiar e colar.
    A única certeza que tenho, além da morte, é que todos os crimes militares são investigados, PUNIDOS  COM  RIGOR e os envolvidos expulsos da Força. É fato!!

    CADÊ  O  PROCESSO  DA  DILMA-VANDA-ESTELA-PATRICIA-LUISA??  CONSIGAM!!  ESTÁ  NO  COFRE  DO  STM.  FAÇAM ALGO ÚTIL.
    VÃO  ESPERAR  O  BOLSONARO  SER  PRESIDENTE  PARA  DAR  O  FURO  DE  REPORTAGEM,  POR  VOCÊS??

    1. Esta é a diferença, A instituição, que é formada por uma maioria de pessoal com formação cívico-patriota, quando flagra em suas fileiras um desvio de comportamento, vão ao banco dos réus do STM que os julga, se for o caso condena e pune exemplarmente , diferentemente dos políticos, juízes e outros que quando eu disse. QUANDO, excepcionalmente condenados são punidos com aposentadoria mantendo todos o seus benefícios. Querem com estas noticias prejudicar o candidato Bolsonaro, mas estão colocando em evidencia a diferença entre esta corporação e o RESTO

    2. Existe uma diferença muito grande dos corruptos das FA’s, daqueles de outros setores, vejam, eles serão julgados por um tribunal militar e que se comprovadas as culpas, condenados, perdem inclusive as patentes militares. A própria instituição trata de excluir estes maus elementos estranhos a maioria da corporação. Não adianta querer medir esta instituição militar com a mesma régua de outro setor da administração, pois eles não defendem e não protegem bandidos.

  19. Duas perguntas simples:
    Por que todo desvio de dinheiro público ocorreu no tempo dos governos Petistas,Lula e Dilma?
    Por que NÃO existe um só caso de desvio de dinheiro público,no governo Temer?
    Não precisa responder agora.
    Tem até outubro de 2018 pra refletir e dar sua resposta.

  20. Nosssa, até lá foi sucumbido? Como conseguiriam roubar 150 milhões sem a proteção de gente muito graúda? Não sobrou pedra sobre pedra neste nosso brasil! um esquema de pagamentos de propina que teria funcionado 2005 e 2010 … não é muito estranho que o período seja exatamente este?

  21. La tb existe corrupção mas la a lei funciona e quem faz e punido. La o sistema e bruto e isso prova que punir funciona. Essa e a diferença. Mas nem compare proporcionalmente os numeros e a quantidade. 10mil vezes ser givernado por militares do que por essa corja que esta aí. Chorem Antas. A intervenção e inevitável por mais que vcs se esforcem em denegrir os guardioes da sociedade

  22. Que seja mesmo tudo devidamente esclarecido. Ainda bem que o Mp Militar denunciou. Observem qual é o período! “um esquema de pagamentos de propina que teria funcionado 2005 e 2010 ” Mais claro é impossível!

  23. La vem os antas tentando denegrir os militares. Antas deixa eu falar uma coisa. Os crimes numa sociedade nunca serão nulos. Existe corrupção dentro das FA. Sim. Mas Não compare com que existe dentro dessa “democracia” que vocês defendem. Não adianta. Vai ser Bolsonaro ou intervenção e gente como vocês, Mainardi e Sabino que não fazem jornalismo de verdade tem medo, pois lei e ordem e aquilo que vocês mais temem.

  24. Mais um burrão que é semelhante ao PETISMO que odeia a imprensa e o jornalismo.

    Você deve ser semelhante ao PT e chamar a GloboNews dePiG. (Como o petista PHA). rsrsrs

  25. Trabalhei como consultor civil de implantação e tecnologia nas 3 forças por 4 anos.
    Vi e presenciei, desvios de equipamentos, acertos de vantagens junto a fornecedores, contratação de empresas prestadores ligadas e pertencentes a família de militares , etc…
    O meio militar também possui corruptos e corruptores desde sempre e todos sabem disso .
    A diferença é que a incidência, valores e exposição desses ilícitos é muito menor, mas, em mais nada difere do que acontece no meio civil .

    1. Pelo visto foi conivente com a corrupção. Passei 34 anos na caserna e nunca presenciei corrupção, se tivesse presenciado não teria dúvida da atitude a ser tomada.

    2. Também passei por está situação na aeronáutica, tem esquema e corrupção.
      Nada comparado com o governo federal, que rouba a luz do dia.
      Corrupção não pode ser tolerada em setor nenhum.

    1. Em todo “cesto pode haver maçãs podres”, assim como pode haver joio em todo trigal. As forças Armadas, assim como qualquer instituição onde haja circulação de $$$, não estão livres desta possibilidade, infelizmente. O que poderá ser diferente, e esperamos que seja, é o tratamento dado aos corruptos. Que a justiça militar sirva de exemplo à justiça civil e prenda-os com todo o rigor que a lei ordena.

  26. Se confirmada a suspeita, teremos o ciclo perfeito da corrupção nos 3 Poderes e nas 3 Armas?
    Então se confirma , uma elite formada por Políticos Profissionais, e Funcionários Públicos, todos juntos contra o resto da nação. Privilégios, Proteção Judicial e fraude nas eleições. Esse é o Paraíso.
    Quantos guardanapos foram usados nas festas ? Quantos anéis presenteados às esposas? e Quantas malas guardadas em apartamentos?
    Homens como Gilmar Mendes?Aécio Neves?Lula?, são nossos representantes?

  27. Qualquer semelhança entre a passividade do Aécio em bater de frente contra a corrupção do PT durante o seu governo e a das forças armadas em combater a organização criminosa formada nos três poderes, não é mera coincidência. Vamos ver se esse tribunal militar vai agir diferentemente do stfudido.

  28. Essas foram as verdadeiras APROXIMAÇÕE$ SUCE$$IVA$?
    Parecem as únicas aproximações que vemos!
    Ou isso ou então a matança de mosquitos os fazem agir. No segundo caso perderam feio

  29. De novo?
    Esta matéria é do ano 2005…
    Tá faltando assunto.
    ¨¨
    A organização globo ROUBOU o país recentemente, propinas (Copa Mundial, e Olimpíadas)… há vários estádios no Brasil e exterior sem atividades… PROPINA.
    MANCHETE INTERNACIONAL.
    Está sendo considerada: LESA PÁTRIA.
    Já devolveram o dinheiro?

    1. Lula contaminou tudo como parte de um plano engendrado para a implantação do comunismo no Brasil.

  30. Cadê aquela galera pedindo milicos no poder?
    Os militares se defendem e não deixam “transbordar do vaso sanitário”, se é que me entendem, pois tem muitos mais podres por aí que eles não deixam o brasileiro saber. Grande “servos” da nação, esses aí, hein?

    1. A exceção não confirma a regra ! Em todas as profissões do mundo existem corruptos, quaisquer que sejam elas. Se realmente aparecerem mais casos, pelo Brasil todo na area Militar, ai sim passaremos a nos preocupar tambem, como tem acontecendo sobretudo no setor politico.

    1. eSPERO que tudo seja devidamente apurado e esclarecido para onde foi o dinheiro. Será que foi para algum partido político? Olhem o período!!!! Observem bem o marco temporal da corrupção. “um esquema de pagamentos de propina que teria funcionado 2005 e 2010 “.

  31. INFELIZMENTE É VERDADE E O PIOR…AGUARDEM QUE TEM MAIS VINDO POR AÍ EM OUTRO SETOR POR ENQUANTO GUARDADO A SETE CHAVES. MAS VIRÁ A TONA .
    O COMANDO DA ‘CECI’ FEZ E DEIXOU ESTRAGOS NA INSTITUIÇÃO…

    1. DEPOIS QUE O FHC CRIOU O MINISTÉRIO DA DEFESA, E OS PETRALHAS CRIARAM A TAL COMISSÃO DE COMPRAS DE MATERIAL BÉLICO, COMPOSTA DE COMUNISTAS E ASSECLAS, NÃO DUVIDO MAIS EM NADA…

    1. Ah tá. Claro, claro… ditadura, hein… bom mesmo deve ser na tal Nova República. O roubo deve ser de trilhões de dólares em valores antigos, porque se formos fazer a conta atualizada, dá para construir um dez países. Mas o que vale é postar comentário fake e dar um jeito de desviar o foco.

  32. Não tem um lugar no Brasil sem corrupção. Bem, já era esperado pelo que se ouve falar. Mas, não de qualquer forma fica uma sensação…não tem jeito? enquanto isso, se errar uma vírgula no imposto de renda somos chamados a esclarecer ou pagar multa. Brasil sil sil sil.

  33. Mário Sabino tá em polvorosa hoje, ein?

    Tenho certeza que as penas impostas pela STM serão pesadíssimas.

    Onde há Estado forte, há corrupção, simples assim. Por isso sou libertário.

    1. Não é a primeira denúncia, houve uma parecida em 2011, devem ter outras. Qual o resultado? Ainda não sei, estou pesquisando. Para denunciar só é preciso uma procuradoria, quanto à condenação são outros quinhentos, lembre-se que os militares estão em evidência. É preciso pesquisar, inclusive quem é o Janot que está à frente. Se forem culpados, aí sim, merecem punição rigorosa.