ACESSE

Estadão iguala Bolsonaro a Lula como risco à democracia

Telegram

O editorialista do Estadão, que fala alegadamente em nome dos “brasileiros genuinamente preocupados com o futuro do país”, não vê “razão para otimismo” com o quadro eleitoral de 2018 “até o momento”.

“Os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, Lula da Silva e Jair Bolsonaro, são partidários de soluções mágicas para os principais problemas nacionais. Nem é preciso perder tempo analisando suas propostas, pois todas convergem para a expansão irresponsável dos gastos públicos e para a desmoralização da política, cenário que caracteriza países periféricos e eternamente dependentes de circunstâncias externas favoráveis.

Acrescente-se a essa tenebrosa perspectiva o fato de que ambos, Lula e Bolsonaro, representam o risco de ruptura da democracia. (…) Tanto quanto o lulopetismo, o bolsonarismo é um movimento que vai além do homem que o inspira, sendo consequência da apatia de muitos eleitores e da degradação acentuada que permitiram que a prática política atingisse.

Os eleitores que não se identificam nem com um nem com outro – e eles são a maioria, conforme indicam as mesmas pesquisas – estão, por ora, aguardando uma candidatura que de fato represente a negação desse populismo desbragado. (…) Contudo, essa candidatura ainda não apareceu.”

Comentários

  • PT -

    País de Jumentos Encantado$: o país dos que votam — ainda! — em lula; Haddad ou até dilma. º Quem é bom para presidenciável mesmo? * Para ser 1 bom e robusto presidente são necessárias qualidades que os últimos petistas nunca jamais tiveram. A saber: Traços dominantes de caráter. Intelecto. Caráter pragmático, enérgico e reto. Coragem. Conversadorismo & inteligência. Sensibilidade Artística [bom gosto] e agudeza intelectual. Orgulho, bom coração e sobriedade. Andar e sentir-se direito. Não simplório toda a vida como o Lula o é. E nem medíocre como a Dilma. ______ Onde está o PT eles levam consigo a CAFONICE contagiante. E contamina a todos os partidos e a todas as agentes! ¿Já imaginou o perigo enooorme?? A contaminação Kitsch política... ¡O PT é de um PERIGO ENOOORME!

  • Nélio -

    Se o eleitor tiver aprendido algo com a eleição de Lula e dos 13 anos de experiência negativa com o PT, também fruto da omissão dolosa dos jornalões como o Estadão, que preferiram dourar o ovo da serpente escarlate a alertar a população da inconsistência fática das propostas petistas e hoje se debate entre a credibilidade perdida e o apoio ao bandidão Temer, é que surgindo fatos que corroboram com sua opinião, naturalmente a candidatura anômala vai ruir. Principalmente depois da passagem dos beterrabas pelo Poder. Mas, com a ausência de fatos sobre um dos avaliados, parece que o Estadão preferiu apostar em uma teoria da conspiração, se esquecendo que entre os dois, só um pode chamar o outro de corrupto. E quem disse que o Brasil precisa de uma candidatura de centro?

  • Amauri -

    Estadão, vocês sabiam que o NYT teve que alugar mais da metade do próprio prédio-sede e dispensar o terço de seu quadro de funcionários para continuar existindo? A verba que vocês recebem para fazer estas Fake News também vai secar; aproveitem em ir pensando como adequar as finanças uma vez que o número de seus leitores estacionaram na mesma quantidade que tinham em 1960. E só diminui. Como vocês se adaptarão às vacas-magras?! Sinceramente?! Não me interessa nem um pouco; torço até, para que vocês fechem as portas. Foi CRIMINOSA a atitude de vocês em esconderem do povo brasileiro, por quase 30 anos, a existência do FORO DE SÃO PAULO e o progresso da Agenda comunista país afora. Em algum momento vocês terão que pagar por esta infâmia. Acho que a vossa fatura chegará em 2019. Aguardem!

Ler 163 comentários