Estadão iguala Bolsonaro a Lula como risco à democracia

O editorialista do Estadão, que fala alegadamente em nome dos “brasileiros genuinamente preocupados com o futuro do país”, não vê “razão para otimismo” com o quadro eleitoral de 2018 “até o momento”.

“Os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, Lula da Silva e Jair Bolsonaro, são partidários de soluções mágicas para os principais problemas nacionais. Nem é preciso perder tempo analisando suas propostas, pois todas convergem para a expansão irresponsável dos gastos públicos e para a desmoralização da política, cenário que caracteriza países periféricos e eternamente dependentes de circunstâncias externas favoráveis.

Acrescente-se a essa tenebrosa perspectiva o fato de que ambos, Lula e Bolsonaro, representam o risco de ruptura da democracia. (…) Tanto quanto o lulopetismo, o bolsonarismo é um movimento que vai além do homem que o inspira, sendo consequência da apatia de muitos eleitores e da degradação acentuada que permitiram que a prática política atingisse.

Os eleitores que não se identificam nem com um nem com outro – e eles são a maioria, conforme indicam as mesmas pesquisas – estão, por ora, aguardando uma candidatura que de fato represente a negação desse populismo desbragado. (…) Contudo, essa candidatura ainda não apareceu.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. PT contagia todas as gentes do Brasil! disse:

    País de Jumentos Encantado$: o país dos que votam — ainda! — em lula; Haddad ou até dilma. º Quem é bom para presidenciável mesmo? * Para ser 1 bom e robusto presidente são necessárias qualidades que os últimos petistas nunca jamais tiveram. A saber: Traços dominantes de caráter. Intelecto. Caráter pragmático, enérgico e reto. Coragem. Conversadorismo & inteligência. Sensibilidade Artística [bom gosto] e agudeza intelectual. Orgulho, bom coração e sobriedade. Andar e sentir-se direito. Não simplório toda a vida como o Lula o é. E nem medíocre como a Dilma. ______ Onde está o PT eles levam consigo a CAFONICE contagiante. E contamina a todos os partidos e a todas as agentes! ¿Já imaginou o perigo enooorme?? A contaminação Kitsch política... ¡O PT é de um PERIGO ENOOORME!

Ler comentários
  1. Nélio disse:

    Se o eleitor tiver aprendido algo com a eleição de Lula e dos 13 anos de experiência negativa com o PT, também fruto da omissão dolosa dos jornalões como o Estadão, que preferiram dourar o ovo da serpente escarlate a alertar a população da inconsistência fática das propostas petistas e hoje se debate entre a credibilidade perdida e o apoio ao bandidão Temer, é que surgindo fatos que corroboram com sua opinião, naturalmente a candidatura anômala vai ruir. Principalmente depois da passagem dos beterrabas pelo Poder. Mas, com a ausência de fatos sobre um dos avaliados, parece que o Estadão preferiu apostar em uma teoria da conspiração, se esquecendo que entre os dois, só um pode chamar o outro de corrupto. E quem disse que o Brasil precisa de uma candidatura de centro?

  2. Amauri disse:

    Estadão, vocês sabiam que o NYT teve que alugar mais da metade do próprio prédio-sede e dispensar o terço de seu quadro de funcionários para continuar existindo? A verba que vocês recebem para fazer estas Fake News também vai secar; aproveitem em ir pensando como adequar as finanças uma vez que o número de seus leitores estacionaram na mesma quantidade que tinham em 1960. E só diminui. Como vocês se adaptarão às vacas-magras?! Sinceramente?! Não me interessa nem um pouco; torço até, para que vocês fechem as portas. Foi CRIMINOSA a atitude de vocês em esconderem do povo brasileiro, por quase 30 anos, a existência do FORO DE SÃO PAULO e o progresso da Agenda comunista país afora. Em algum momento vocês terão que pagar por esta infâmia. Acho que a vossa fatura chegará em 2019. Aguardem!

  3. Amauri disse:

    Estadão, vamos relembrar Millôr? "Quando você manda em mim: é democracia. Agora, quando eu mando em você: é DITADURA!" Esta frase sintetiza o este folheto difamatório chamado: O Estadão.

  4. Basta ver com quem o Mito e o condenado andam! disse:

    O condenado e seus parsas tipo: Gleise, Lindemberg, Stedile, Boulos, Waldir Damous, Requião, José Dirceu e outros pseudos pres cut, mst, MTST que todos insitam a violência e o vandalismo. Bolsonaro anda com povo tirando selfies, participa de formaturas das Forças Armadas, participa de condecorações com o alto comando, anda normalmente em locais públicos como aeroportos, etc! Enfim, quem ameaça a democracia? Bolsonaro sempre!

    1. Sem falar dos ditadores assassinos maduro,castro,morales,cristina, paises africanos,oriente medio,.....

  5. Alexandre disse:

    Ter esses jornalista e esta imprensa suja de sangue e fedendo a dinheiro público contra sua candidatura e o maior trunfo do Bolsonaro.

  6. Analista disse:

    Ainda não tenho candidato, mas comparar um com o outro é confundir água com vinho. Pelas poucas propostas que vi de Bolsonaro, nada significa ruptura democrática. Talvez a imprensa o rejeite porque ser oriundo das forças militares. Ou por não ser um engomadinho ou líder "progressista ideológico". Porém quero ouvir mais sobre propostas econômicas, combate a corrupção, desaparelhamento estatal e também sobre afastamento desse progressismo excessivo que tenta desarticular a sociedade. Isso definirá meu candidato!

  7. Risível disse:

    Os defensores do incógnito editorialista estão tão desesperados quanto os petistas. RISÍVEL!

  8. opressor do interior disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sinto cheiro de medo . Se preocupem nao , quando Bolsonaro ganhar , a mamatinha vai acabar

  9. rodrigo disse:

    Está difícil achar alguma coisa contra o Bolsonaro,deve ser por isso que a Globo ainda não começou a sua campanha de difamação.

  10. Edvaldo Nunes disse:

    Estadão ou melhor Estopão , o único risco de Bolsonaro é o corte de propaganda de estatais no seus pasquins , quanto a democracia não se preocupem tudo tranquilo.

  11. Coturno disse:

    O Estadão é praticamente reduto de PMDB e PSDB. Não precisa vasculhar muito para ver suas intenções. Centro, Centro e Centro. Mas desde quando o PSDB é Centro ??? Isso é papinho para enganar bobo. A gente sabe onde eles querem chegar. Só que apareceu uma pedra bem grande no caminho desses corruptos que teimam em ficar no poder. Jair Bolsonaro.

  12. maria disse:

    O problema é a falsa democracia em que vivemos.Enquanto houver foro privilegiado nesse país ,a igualdade ,que é um dos pilares da democracia, existe apenas no papel! Somos governados por ladrões que tudo podem.

  13. Renato de Barcelos disse:

    O estado de degradação política conforme declara apenas confirma que a solução do país passa por uma ruptura obrigatória pois as quadrilhas que estão governando desde a redemocratização criaram uma situação economicamente insustentável em decorrência de todo tipo de privilégios para a casta de servidores públicos mantida por uma constituição que propicia a manutenção do poder através de comando partidário por criminosos. Tanto é que nem a justiça superior consegue evitar (parece que nem quer) deter o avanço da corrupção comandada pelo segundo maior corrupto da história depois do Lula.

  14. Oliveira disse:

    Falta do quê falar, do Estadão!! Sem coragem para apoiar publicamente a pseudo candidatura de um condenado que afundou o país... tenta rebaixar a única alternativa que é aclamada pelos 4 cantos do país, sem nenhuma embromação de sanduba de mortadela, ao mais baixo clero moral já conhecido contemporaneamente. É um absurdo que ainda se ventile a hipótese, na mídia, sobre uma suposta candidatura de um condenado!! SÓ NO BRASIL , MESMO!!! Candidato de centro??? Hahahahaha!!! Algum "Social Democrata" como centro??? Hahahahaha!!!

  15. bj disse:

    A galáxia inteira sabe que o Estadão apoia , o PSDB. E o Brasil inteiro sabe que o poleiro dos tucanos está cag. O PT e o PSDB não são iguais , eles são xenófobos, duas cabeças em um mesmo corpo e , isso é muito mais que uma irmandade . A diferença entre as cabeças é só no penteado , um põe laque e o outro é deslanhado.

  16. Agente86 disse:

    . Com raríssimas exceções, os candidatos são fraquíssimos, de nível muito baixo. Ainda, LULADRÃO e BOÇALNARO são faces da mesma moeda. A única diferença entre ambos é que o primeiro já ROUBOU, e o segundo "tá louco" pra ROUBAR. Se BOÇALNARO alçar o poder, ele será o novo HUGO CHÁVEZ do bananal. ACORDA, BRASIL!!!! CHEGA DE CORRUPTOS, LADRÕES, PARASITAS e INCOMPETENTES!!!! PRECISAMOS DE UM GESTOR EFICIENTE QUE REFORME O ESTADO, IMPLEMENTE AS REFORMAS E FAÇA A ECONOMIA CRESCER COM BASE SÓLIDA. .

  17. Teófilo disse:

    Vejo a mentira de que Bolsonaro é um candidato estatista sendo repetida mil vezes. Quem é o nazista agora?

  18. Marcelo disse:

    Depois de praticar a auto-censura durante os governos petistas de Lula e Dilma, quando foi extremamente branda e carinhosa nas críticas feitas, a grande imprensa ainda afaga Lula cometendo a indignidade de considerá-lo pré-candidato "mais bem colocado" nas pesquisas para 2018. Só faltou dizer (mas disse nas entrelinhas) que o candidato ideal é o "Santo" quando deveria ter a coragem, que sempre lhe faltou, para escrever isso com toda a clareza. Lula fez o que fez com o silencio da grande imprensa, e é mantido no noticiário politico quando deveria ser citado nas paginas policiais. Ou seja, os grandes jornais ainda reverenciam Lula como alguém que merecesse alguma consideração depois de tanta corrupção, desmonte da nação, decepção, desesperança e desemprego.

  19. CHOLA MUITO BOLSONARO disse:

    Kkkkk O QUE FOI #BOLSONARO ..... A IMPRENSA RESOLVEU SE LIVRAR de você e agora diz que está de Mimimi ??? Chola muito BOLSONARO

  20. Chega!!! disse:

    Vamos ser realistas: todo mundo que pede "candidato de centro" tem um corpo inteiro na esquerda. Todos são signatários do Foro de SP. Como defender claramente a esquerda hoje não rende frutos, inventaram essa tal candidatura de "centro". Me poupem!

  21. CHOLA MUITO BOLSONARO disse:

    Kkkkk O QUE FOI #BOLSONARO .... . A IMPRENSA RESOLVEU SE LIVRAR de você e agora diz que está de Mimimi ??? Chola muito BOLSONARO

  22. A IMPRENSA E #PSDB disse:

    KKKKKK RACHO DE RIR VENDO a imprensa o #estadao se livrando do BOLSONARO.... O #estadao e #psdb .... Esperou o que deles ? Apoio ???? Kkkkkkkk

  23. José Coelho disse:

    Dos comentários que li, nenhum vai ao ponto do editorial: os dois candidatos são extremo opostos e, por isso mesmo, idênticos, exceto pelo histórico de poder: um usou a popularidades estonteante enriquecer desonestamente. O outro,... Bem, o outro não tem histórico de poder, nem de longe, parecido. Logo, se amealhou alguma riqueza desonesta, é ainda incipiente. Voltando à extrema oposição (e, por isso mesmo, à identificação espantosa) entre ambos, os dois são estatistas, autoritários e, no mais das vezes, megalomaníacos. Mas, entre as duas alternativas, por motivos óbvios, escolherei o menos experiente.

    1. José seLasque, ah é assim mesmo? . Então entre um bandido que vai furtar sua carteira e um latrocida que vai matá-lo, vocé seria indiferente porque nenhum é bom? . Covarde! Isentão de m.erda.

    2. Coelho, se ambos os candidatos não prestam dentro da sua visão, não vote em ninguem e pronto, dessa forma você não vai ficar com dor na consciência. Esse negocio de votar no menos pior, não justifica

  24. A IMPRENSA E #PSDB disse:

    KKKKKK RACHO DE RIR VENDO a imprensa o #estadao se livrando do BOLSONARO.... O #estadao e #psdb .... Esperou o que deles ? Apoio ???? Kkkkkkkk

  25. Paulo disse:

    Não adianta lutar contra Bolsonaro, alegar que os inteligentes que se preocupam com o Brasil enxergam nele uma ameaça, ele é e representa a antítese de toda a sujeira que os políticos representante e são, enfim, os políticos se tornaram os maiores inimigos da nação. Ele vai ganhar no primeiro turno com mais de 60% dos votos. Ninguém se importa com esta democracia onde só políticos se dão bem.

  26. O Isentão disse:

    Estadão, folha, rede globo e similares vao eleger Bolsonaro, esse gole do candidato de centro não cola, centrista é um esquerdista caviar.

  27. PT - PARTIDO TERRORISTA disse:

    Estadão ?? Este jornal não serve nem para limpar a bunda.

  28. Cristiano Silva disse:

    Até parece que esses jornais parciais vão influenciar os votos dos eleitores de bolsonaro e o centro que eles querem está bem difícil de aparecer.

  29. SPEED GONZALES disse:

    A imprensa de Banania não aprendeu nada com a derrocada da imprensa americana com a eleição do D Trump. Isso é bom.

    1. https://www.youtube.com/watch?v=g9_bE-D70C4

  30. Avelino Castro Assis Vicente disse:

    Lula/PT e todos seus puxadinhos da esquerda escarlates bolivarianas atrasadas já tiveram seus 13,5 anos para mostrar se tinham competências para gerir o Brasil, falharam, quebraram e surrupiaram o país, agora é dar uma guinada para a direite para dar a chance que a direita nunca teve.O Estadão só corrabora que a imprensa em geral não admitem ninguém da direita no Governo, tagiversam mas caem na mesmice de apoiarem os menos competentes.Democracia não é eleger alguém não importanto a suas idéias desde que seja a vontade do povo? Ou Democracia é eleger qualquer um desde que rezem na minha cartilha?Estão fazendo om o Bolsonaro o que fizeram com o Dr.Eneias.

  31. Renato disse:

    Um primor de canalhice. É preciso ser muito idiota para acreditar nesse estrupício.

  32. Janut disse:

    É hilariante ver O Antagonista repercutir o Estadao, kkkkkk

  33. Disse alguma mentira? disse:

    Dois fãs da ditadura militar, dois fãs da ditadura chavista, dois fãs do estatismo exacerbados, dois fãs do Estado transformado em empresa familiar, dois fãs da doutrinação radical, dois fãs do endeusamento, e se um já confirmou que terá de derrubar a justiça para se safar e salvar os filhos, o outro deixou claro que está no mesmo caminho. Tem que estar muito doutrinado pra não ver o óbvio.

    1. Dois fãs do estado gordo. Contra privatizações que só fazem crescer a corrupção e o empreguismo.

  34. Eider disse:

    So lembrando que o estadao defende o temer

  35. Hein??? disse:

    Esse editorialista NUNCA irá se identificar? Corajoso ele, hein???

    1. Na realidade é um cag@o covarde, porque um traste destes deveria ser obrigado a comer de volta o estrume que sai da bocarra.

  36. Daniel - Chega de votar nos mesmos !!! disse:

    Bosonaro não apresenta um plano milagroso. Todos noa sabemos que para tirar o Brasil deste lamaçal não existe mágica. Somente muito trabalho e pessoas certas nos lugares certos. Ele não é o salvador da pátria mas me representa e a toda minha família. Por isso Bolsonaro 2018.

    1. Para tirar o Brasil do lamaçal que se encontra vai ser necessário sacrifício, cortar na carne, reformas profundas e impopulares. Bolsonaro vai fazer isso? Vai mexer com o funcionalismo público, com os militares, com as estatais? Duvido.

  37. Spy disse:

    Não se pode nem culpar o editorialista , pois ele está cumprindo muito bem o seu papel , de pau mandado da empresa e esta lambendo as botas do Temer . Estava tão ruim assim , ESTADÃO ? Digo financeiramente ? Foi preciso uma promessa de muitas lambidas no saco muxo do Temer para sair do vermelho . Que vergonha , um dos maiores jornais do País se prestar a este serviço , começou atacando todo dia o Janot , a mando do Temer , agora esta agonia de querer achar tudo maravilhoso no governo de um dos presidentes mais impopulares da história . Só mesmo um editorialista de quinta categoria para se prestar a um desserviço de tamanha envergonhadura .

  38. Óbvio disse:

    Parabéns ao jornal Estado de São Paulo. Se destaca por ser um jornal a favor das reformas importantes para o país e ataca (com razão) os dois imbecis que estão na liderança para 2018. Nem um nem outro. Bolsonaro mama há 27 anos no congresso, não fez pela liberdade econômica, foi contra o plano real, seu filho votou contra a privatização de uma empresa pública no Rio.... Exemplos não faltam para mostrar que Lula e Bolsonaro são a mesma face do radicalismo cego que destruirá sim a qualidade da democracia brasileira - que já é baixíssima.

  39. Coriolano disse:

    Bolsonaro é o caminho mais curto para a volta da esquerda ao poder. Em seis meses esse cara renuncia ou é "impichado".

  40. Martins Jr. disse:

    Blá, blá, blá....BOLSONARO LEVA NO PRIMEIRO TURNO.

  41. Alexandre disse:

    Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa bolsonetes !

  42. RICARDO disse:

    NEM VAI APARECER. TODOS JOGAM PARA O MESMO TIME. O TIME DA ORCRIM. PETRALHAS, TUCANADA, PEMDEBADA, PP, PDT ET CATERVA, TODOS COM A INTENSÃO DE MUDAR TUDO PARA NÃO MUDAR NADA. BOLSONARO 2018.

  43. Aaron Spelzer disse:

    Fora do assunto... "Porque Hoje é Domingo" (139) 'Oferenda Musical' do dia: https://www.youtube.com/watch?v=tRwsAVyFOkI

  44. DILMO ROUSSEF disse:

    ESTADÃO É A MESMA IMPRENSA QUE FICOU QUIETA NOS 21 ANOS DE ASSALTO À PETROBRAS E TANTAS OUTRAS ESTATAIS. HOJE O MESMO JORNAL, OMISSO, DIZ A QUEM NÃO DEVO VOTAR.

  45. Alexandre disse:

    Hein??? disse: 21 de janeiro de 2018 às 09:58 Esse editorialista NUNCA irá se identificar? Corajoso ele, hein??? . Bolsonete ameaçando uma pessoa com o teclado. Típico.

  46. CLEITON MEMDES disse:

    A própria imprensa já admite com essa matéria, indiretamente, que Bolsonaro é uma ameaça real ao establishment . Quem anda por aí já percebeu que a onda Bolsonaro está forte e não para com as investidas da mesma imprensa tendenciosa e parcial.

  47. Luiz G disse:

    Não dá para comparar Bolsonaro com Lula. Lula é corrupto e condenado pela Justiça. O PT é uma organização que se vale do crime para implantar o seu objetivo que é uma DITADURA COMUNISTA. Já Bolsonaro é um pai de família com princípios cristãos. Tem la´seus defeitos e discordo de alguns de seus posicionamentos mas definitivamente não há como compará-lo a Lula. Só lembrando que o cargo de Presidente da República tem seus limites definidos pela Constituição e que PRESIDENTE # IMPERADOR. Claro que o PT na sua estupidez golpista não reconhece isto e só vai parar quando implantar sua Ditadura. Por isto ele deve ser destruído ou causará danos jamais vistos a este país. O real perigo é Lula e o PT.

  48. Xô Satanás! !! disse:

    Acabar com o MST, com as mamatas dos sindicatos e das ONGs, expulsar da Administração Pública a esquerdalha toda que está pendurada nos cargos comissionados, isso para mim não tem preço.

  49. Murilo disse:

    Como pode um jornal, outrora respeitado, chegar a esse ponto de degradação ? Em breve vão dizer que Temer é o timoneiro que nos levará ao porto seguro ... A imprensa brasileira, quase toda, não passa de lixo.

    1. Concordo. Somente no youtube pude ver as explicações do William Waack. Tenho preferido o youtube aos canais de TV.

  50. Siará disse:

    bom mesmo é reeleger o Temer de preferência com o Tocha Loures de vice

  51. Tupiniquim disse:

    Bolsonaro mira o Trump (que já não é um bom exemplo, prefiro Ted Cruz e Rand Paul), mas acerta a louca e desvairada Marine Le Pen. Bolsonaros e o nosso Le Pen de cuecas: defende estatização, fechamento da economia, nenhuma reforma estrutural, idêntico a candidata extremista francesa. Não passa do traço.

  52. Quem ameaça a democracia é ditador! Bolsonaro não é! disse:

    Ridículo e demente o comentário desse editorial! Quem quer regular a imprensa é Lula e não Bolsonaro; Quem quer desarmar a população é Lula e não Bolsonaro; Quem defende o regime ditatorial de Cuba e Venezuela é o lula e não Bolsonaro; Quem invade propriedade privada e produtiva e o exército de lula! O exército do Bolsonaro é o povo; Quem ataca, desafia e esculhamba com a justiça Brasileira é Lula e não Bolsonaro; Então, caro editorial? Quem ameaça a democracia do Brasil! Quer que desenha?????

  53. valdecir broetto disse:

    o povo ta muito bem informado hoje, atraves da internet, a inprensa tendenciosa nao elege mais quem eles querem, sendo assim estao dando tiro no escuro. e lançando cada ves mais o bolsonaro para o povao.

  54. Gilberto Mendes disse:

    O próximo PRESIDENTE do Brasil tem que ser GESTOR PUBLICO de fato, e não de conversa, e convenhamos vejam no que deu o CABEÇA DE BAGRE do Lula, um CORRUPTO e também EXTREMAMENTE INCOMPETENTE. Se os brasileiros escolherem ERRADO novamente, a CRISE continua e vai se aprofundar ainda mais, e depois não adianta reclamar.

  55. Edu disse:

    O Brasil necessita de um equilíbrio pois ainda é um país pobre, no qual a população necessita do Estado... Porém, o país necessita favorecer o crescimento econômico criando oportunidades para os empresários investirem e criarem empregos!!!! Mas, na real, o Brasil deve trabalhar para eliminar a corrupção pois é ai que mora o maior problema!!!

  56. Marcelo Baglione disse:

    Antagonista, bom dia, Candidato bom é do PSDB, né, Estadão? VÃO TOMAR NO C.U. NUNCA MAIS VOTAREI NO PSDB. Bom candidato é o Temer que diz que o Cachaça deve ser candidato e derrotado nas urnas,né, Estadão? VÃO TODOS VOCÊS TOMAR NO C.U. Candidato bom é do partida da burra Gleisi que prega a morte se o Cachaça for condenado, né, Estadão. QUERO QUE TODO O ESTADÃO VÁ TOMAR NO C.U.

  57. Osvaldo disse:

    Lula faz, ja mostrou o que é capaz, chefe de quadrilha. Bolsonaro e um falastrão, não vai fazer nada fira fantoche dos políticos de centro. O Brasil não precisa de aventuras...

  58. Alexandre disse:

    - Ai amiga tão ofendendo o nosso macho de novo ! - O Bolsonaro ! Ai ! Aonde ? - Lá no Antagonista. - Chama todas as meninas. Vamos inundar aquilo em peso. - Vamos pegar nomes para atacar a pessoa nas redes. - Isso ! Isso ! - Já vestiu sua camiseta preta hoje ? - Já querida. Até a minha cuequinha é preta.

    1. Conhecimento de causa e atitude no uso da camiseta e cuequinha vermelha? Com dólares ou sem dólares na cueca?

  59. fernando neto disse:

    Bom, para o Estadão, é o Michel Temer.

  60. Genivaldo disse:

    Só faltou implorar: Votem no candidato do jornal! Não dá! Nosso voto é Bolsonaro.

  61. Cláudio disse:

    O editorialista do Estadão não se identifica na coluna e nem com a nação brasileira, pois como já é sabido eles escrevem de acordo com a sua conveniência, digo, seu bolso. E já que eles estão rotulando o Bolsonaro é sinal que é a melhor opção!!!!

  62. atilio disse:

    O desespero das Fake News é evidente, Bolsonaro cresce a cada dia, comparar Bolsonaro a Lula e desonestidade intelectual covarde! As Fake News mostram que suas redações ainda estão infestadas de RATOS de esquerda! A midia comprada espera pelo candidato de "CENTRO", que afinal não passa de um socialista envergonhado para decolar, só esqueceram de combinar com o povo brasileiro!! kkkkkk

    1. Assim como fizeram os eleitores de Lula 14 anos atrás, deu no que deu. Populismo tem vertentes distintas, porém resultados iguais.

  63. Regina disse:

    O Estadão só esqueceu de dizer que toda essa "bagaça " está diretamente ligada à CORRUPÇÃO que se instalou no Brasil e a TOTAL FALTA DE ATITUDE E DO ENVOLVIMENTO NA CORRUPCAO DO PSDB...ISTO É, FHC E CIA obs....Estadão...Bolsonaro não é CORRUPTO...NÃO ROUBOU.. seria mais LÍCITO NÃO COLOCAR O CANDIDATO NO MESMO BALAIO DE LULA..FHC...AÉCIO...TEMER..SERRA..e OUTROS MAIS..

  64. José Fernandes disse:

    Gostaria que, tanto o Anta gonista quanto o estadinho apontassem de onde tiraram tal conclusão. Em relação ao Luladrão, há indícios e provas de que ele tinha um projeto de poder. Quanto ao Bolsonaro, gostaria que me apontassem qual a solução "magica" e que projeto ditatorial o mesmo tem. Se privatizar as estatais (com critério), reestruturar as forças armadas e a polícia, fazer valer as leis vigentes e ser a favor da família são idéias "mágicas", eu as quero.

  65. Flor Lilás disse:

    As pessoas de bem precisam abrir seus olhos para não cairem nesta ladainha desconstrutiva. Não interessa à esquerdalha e aos corruptos ter alguém como Jair Bolsonaro no poder. Ele é o que de melhor temos até este momento. Íntegro, honesto, pautas importantes ligadas à segurança, à educação sem a lavagem cerebral comunista, à família como base da sociedade. É totalmente contra a ideologia de gênero e à sexualizacão de nossas crianças. Tem evoluído nas ideuas sobre economia. Precisa ficar muito claro que ninguém ignorante ou com QI baixo cursa a AMAN! Só gente MUITO inteligente dá conta. Vejo uma campanha nefasta para enganar os incautos de que ele não presta. O mais lamentável, no meu entender, é o Prof Villa ter ataques histriônicos contra Bolsonaro. Realmente não entendo o porquê.

    1. Histriônicos são os modos e reações de Bolsonaro. O melhor que temos é isso? Pobre nação, que dependem de homens ao invés de valores e ideais.

  66. Desespero da mídia disse:

    http://eleicoesnobrasil.com.br/resultados ' Desespero da mídia, do establishment. Esses parasitas vão ter que gerar receita ou então fechar. Vai ficar difícil sobreviver com tanta fakeNews produzida. Esse é o ano do auge da sujeira jornalística.

  67. Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente disse:

    Nem análise nem editorial, isso é torcida. Aliás, todos os jornais hoje em dia são partidários, são grandes editoriais diários. Não noticiam, eles militam. Querem a todo custo forçar essa narrativa capenga de centrismo, que é o nome fantasia pra FISIOLOGISMO, ou seja, é a esquerda revolucionária progressista, liberalóides progressistas que dão cargos a todos de maneira totalmente incoerente, pra poder ter governabilidade. E o que isso implica pro Brasil? Ineficiência e corrupção na máquina pública, devido a esse rateio do poder. - http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/01/1951975-por-que-bolsonaro.shtml - https://jornalhoraextra.com.br/coluna/bolsonaro-o-unico-a-empolgar-o-brasil/ - https://jornalhoraextra.com.br/coluna/o-cabresto-imposto-pela-nova-direita/

  68. Emerson Motta disse:

    Nao e que essa candidatura nao apareceu.ela nao existe.temos,na verdade,mais lixos sendo lançados na corrida presidencial.vejam o Collor ai.

    1. Mais um pobre adepto, do Messias, um crente...um mitômano.

  69. Charles disse:

    Apareceu sim, chama-se João Amoedo. Por que vocês parecem ignorar que ele existe?

    1. Viu a reação dos seguidores do Messias, aclamando um mito? Desqualificam o ideário e valores do Novo. Eles tão pouco são liberais conservadores. Só proto fascistas de quarto mundo. Adoram o sebastianismo.

    2. Porque ele é progressista. O tucaNovo e o livres são progressistas com perfume fragrância teorias econômicas.

    3. NOVO não passa de um puxadinho do PSDB, a maior prova disso é que o principal pensador do partido é o Gustavo Franco, PSDB raiz e responsável pelo estelionato eleitoral da reeleição FHC, no mesmo nível do estelionato da Dilma, a função do Amoedo é simplismente tirar votos dos liberais que poderiam ir para o Bolsonaro e com isso tirar ele do segundo turno, beneficiando o Geraldo Alkmin, foi feito o mesmo no Rio com o Flávio Bolsonaro, mesma coisa no caso do Huck que tem função de tirar os votos do povão de Bolsonaro, não seja manipulado, ruptura com o status quo bem ou mal só Bolsonaro, por isso tem meu voto. Bolsonaro 2018

  70. Pascoal Freitas disse:

    Não tem candidatura até o Alckmin formalizar a candidatura, aí para o Estadão ,claramente tucano, vai ter

  71. Flávio disse:

    O editor pode ficar tranquilo que o Lula não vai ser candidato. Quanto ao Bolsonaro é mais uma tentativa de desqualifica-lo. A Dilma e o Lula nunca tiveram nenhuma qualificação mas os jornais nunca questionaram a política econômica dos governos petistas. Só quando desastre estava a caminho e as críticas foram bem leves. É evidente que o Bolsonaro não tem muita experiência na área econômica mas isso vai depender da sua equipe econômica como todos os outros candidatos. O setor público suga 95% dos recursos arrecadados pelo Estado e precisa ser reformulado. O candidato que não apresentar projeto para reduzir o setor público e reduzir impostos vai se dar mal porque a sociedade vai cobrar!

  72. Rita 2 disse:

    #primeiramentelulanacadeia pra restaurar a democracia estraçalhada por ele e seus capangas. Bolsonaro 2018. Os outros candidatos são farinha podre do mesmo saco.

  73. Miranda Priestly disse:

    Bolsominions com a mesma lógica esquerdista, adoram a figura do "Messias" (salvador da pátria) Bolsonaro.... E se dizem de direita... Coerência??? Não estou vendo. Essa coisa de salvador da pátria: O PT faz isso com o Lula desde a década de 80, a desgraça foi eleita em 2002, depois veio aquela mula retardada e deu no que deu... Bolsominions acham que o Bolsonaro vai resolver todos os problemas do país num passe de mágica... Hahahahaha Pessoas brigam na internet por causa deles, e eles se dão as mãos nos bastidores. O país não precisa de um salvador da pátria, o país precisa de administradores e representantes sérios, honestos, comprometidos com o desenvolvimento e progresso social e econômico, coisas que esses aí tão bem longe de ser.

    1. Perfeito seu comentário. Arremato com gestores comprometidos com o estado liberal conservador(liberal na economia, com o Estado diminuído e privatizar todas as estatais. Conservador na moral e costumes).

  74. Flávio disse:

    O governo Alckmin fez concessão por 20 anos das linhas 5 lilâs e 17 ouro do metrô. O Alckmin tem medo de privatização para não contrariar o funcionalismo petista. Provavelmente vai fazer concessão das rodovias federais para cobrar pedágios caríssimos e encher de radares para multar motoristas. Tem que arrecadar para pagar o funcionalismo. Tenho certeza que o Alckmin não vai mexer com a Petrobras, Caixa Econômica, BB, Correios.

  75. Mauro Barroso disse:

    Vou votar no Bolsonaro ponto final. Estadão se juntou a folha intelectualmente desonesto. Era um bom jornal

  76. Marcos disse:

    Marcelo Augusto, o Estadão continua a usar a mesma tática que usou durante os governos petistas. A tática é ser manso na crítica aos donos do poder e "desconstruir" (alô João Santana !) qualquer um que se atreva a quebrar o status quo vigente. Manter o poder nas mãos da turma PSDB/PT e não permitir que esse arranjo politico seja sequer arranhado é a unica meta e razão de ser da grande imprensa nacional. Nada além de braço auxiliar dessa turma que mama nas tetas oficiais há tantos anos. Que dizer de FHC, pai de Lula e defensor da maconha livre, dizer que Bolsonaro é um Hitler e que Lula tem história de compromissos? Compromisso com corrupção deslavada sim, com o aparelhamento total do País sim, com a safadeza sim. Nem a imprensa e nem FHC enganam mais todo mundo, todo o tempo. Passou!

    1. Misturou alhos com bugalhos. E reagiu como um bom petista as críticas. Deu guarida aos argumentos do editorialista, portanto.

  77. Idem disse:

    Nelson disse: 21 de janeiro de 2018 às 12:57 Irretocável o editoral. Os antas e muitos comentaristas tem as notórias dificuldades de entendimento e compreensão de um texto. Praticamente, um analfabetismo funcional. Reagindo com o fígado pois os neurônios nunca foram devidamente exercitados.

  78. Márcia 01 disse:

    Eta medooooo do Bolsonaro!! Quá quá quá risada de pato para esse povo que ainda aguarda um candidato de centro.

  79. Ticu Soares disse:

    Perfeita analise, é bom lembrarmos que Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela com discurso de caça aos corruptos com os votos da direita venezuelana.

    1. Não fala bobagem... na Venezuela não existem partidos de direita. Todos os partidos políticos de lá são de esquerda.

  80. Leia mais no site dagobah.com.br disse:

    Bolsonaro não se iludiu com Chávez porque ele foi um protoditador. Chávez sempre foi um autocrata e Bolsonaro o aprovou justamente por isso. Não foi um mal-entendido, mas um bem-entendido. Bolsonaro só não continua defendendo abertamente isso hoje porque sabe que não conta com o apoio dos comandantes militares e, tal como Chávez (que qualificou como “uma esperança para a América Latina”), escolheu a via eleitoral para autocratizar a democracia e agora tem que mudar o discurso para não perder votos. Como tática eleitoral, está fazendo o mesmo que Lula, em 2002, com a “Carta aos Brasileiros” e a imagem construída do “Lulinha paz e amor”. Ou seja, ele está apenas nos enganando E está repetindo o mesmo papo-furado contra a corrupção usado pelo tenente-coronel Hugo Chávez na Venezuela

  81. carlus disse:

    A imprensa sabe que vai perder a mamata e tenta colocar Bolsonaro no mesmo saco do Lula, mas também sabe que nada vai adiantar, e que somos cada vez mais maioria.

  82. EXTRA EXTRA disse:

    Bolsonaro derretendo na próxima pesquisa do IBOPE!!

  83. Marcos disse:

    Sim, o próximo passo da turma que manda nesse país é dizer que o Bolsonaro está derretendo nas pesquisas. Como as pesquisas dos grandes institutos perderam totalmente a credibilidade, não há como ser diferente. Bolsonaro vai ser "mantido" com algo ao redor dos 15 a 20% no máximo durante toda a campanha eleitoral e só no finalzinho, quando as escolhas já estiverem consolidadas e já não tiver mais nenhum jeito, eles "corrigirão" as estatísticas feitas, sem ainda assumirem que o Bolsonaro ganhou. Isso eles dirão só depois da eleição alegando que houve um movimento de última hora do eleitorado que não tinha como ser captado pelas pesquisas feitas até então. É esperar para ver.

    1. Acredito que a armação vai ser pior, vão fazer o que fizeram com o Flávio Bolsonaro no Rio, não vão nem ajustar as pesquisas, vão apenas dar uma porcentagem muito baixa para ele e tentar induzir o voto útil em outro candidato qualquer apenas para tirar ele do segundo turno. No caso do Flávio a datafolha chegou ao ponto de dar a ele 6% um dia antes da eleição, abertas as urnas teve mais de 14% e não foi para o segundo turno por 0,5 % de votos, com Bolsonaro vai ser igual, as próximas pesquisas já devem usar essa tática e vão dizer que foi por conta da matéria da Folha. A hipocrisia de todo mainstream não tem limite. Bolsonaro 2018

  84. Geraldo disse:

    Pois é! Comparar a Hitler, comparar a Lula etc. Isso me faz lembrar da lei de Godwin: "À medida que uma discussão online se alonga, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou os nazistas tende a 100%.". Vai na mesma linha do "Reductio ad Hitlerum". Só faltou o editorialista fazer como o Marco Antonio Villa e cravar que se eleito Bolsonaro irá implantar o petrolão 2. Estes jornalistas devem pensar que seus leitores são pessoas bem estúpidas ou são eles mesmos os estúpidos.

  85. Ricardo disse:

    O ESTADAO QUER UM DA QUADRILHA DO TEMER PRA CONTINUAR A JOGAR DINHEIRO PUBLICO NO DIARIO OFICIAL DOS CORRUPTOS

  86. Domingos Rocha disse:

    Devem estar esperando o Kal-El (Clark Kent) cair numa fazenda do Maranhão, a bordo de um meteorito artificial. 35 anos depois eles conseguirão.

  87. Felipe Carrasco disse:

    É molecagem esses integrantes da mídia nojenta pretenderem falar em nome do povo. Bolsonaro não é analfabeto e nem ladrão. Acabar com essa "pseudo democracia" seria a única solução para o Brasil. Colocar na cadeia os bandidos e corruptos, fechar a "torneira" para todos aqueles q mamam nas tetas da "viúva", a começar pelos donos dos grupos de mídia, valorizar os funcionários públicos, carrear os recursos somente para a saúde, educação, segurança e salário mínimo digno, demitir todos os q ingressaram no serviço público sem concurso e extinguir todos os cargos de comissão, ou seja, moralizar o país. Se fizer isso, Bolsonaro será carregado nos braços do povo. Lula teve a sua oportunidade e decepcionou. Agora o povo vai dar a oportunidade a Bolsonaro. Os “democratas” de araque estão com medo.

  88. Fica a dica disse:

    Geraldo pega outra dica, deixa de ser ridiculo, bolsonaro é só um Collor 2.0 (caçador de marajas) um Jânio 2.0 (varredor de bandalheira) um Chávez 2.0 (caçador de corruptos) Hitler também chegou ao poder com um discurso anti corrupção, elegendo os judeus como inimigos número 1, no caso de vcs, o establishment, acorde do canto da sereia!!

  89. Robertof disse:

    "jornalistas" desinformantes escrevendo para leitores ignorantes.

  90. Ex-cidadão da Republica das Bananas disse:

    Apareceu sim, votem no Collor! Não é populista (de jeito nenhum)! Eu vou de Bolsonaro, porque quero ver Brasília pegando fogo e os militares tomando o congresso e o STF. Me chamem de louco, de idiota, de palhaço, me chamem do que quiserem... más é isso que eu quero!!! Quero ver Brasília em chamas e todos os políticos cercado por militares e tomando bala!!!

  91. Todo bolsonarita VENERA o sertanejo universitário. disse:

    A breguice bolsonarita. Os BOLSONARISTA são bregas demais. Em excesso. Cafonas e barangões. Adoram e veneram o super barango do Sertanejo-Universitário. É isso aí!

    1. Meu caro, permita-me discordar de vossa senhoria. Vou votar em Bolsonaro. Não ouço e muito menos venero o "sertanejo universitário". Talvez eu seja um pouco brega, mas não me acho "brega demais". Curto Rock, Pop e música clássica. Acho que suas conclusões sobre os "bolsonaristas" são um pouco precipitadas. Talvez, mas só talvez, o idiota por aqui seja outro...

  92. O PT É HIPER BARANGO & Kitsch. disse:

    Lula, o PT, Haddad (a despeito de ser da erudita USP), dilma a Baranga de Belo Horizonte e do Maletta, a Luciana Genro, o petismo e o PSOL super barangão SÃO em enorme grau barangos, bregas, cafonas, Kitsch e de imenso mau gôsto!

  93. brunod disse:

    Para o editorialista do Estadão vazio bom a ser preenchido é o da carteira, recheada de verbas públicas para propaganda estatal. Que o "extremista" Bolsonaro já afirmou que não vai ter!

  94. Luis Inácio disse:

    A direita tá maluca! O ódio plantado contra Lula criou jair bolsonaro! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Quem começou a incitação a guerra de classes ,a divisão é o nós contra eles foi o PT com sua ideologia comunista! Vou votar no Bolsonaro para botar ordem nesta bagunça!

  95. OLS disse:

    NÃO precisa ser mágico, vidente, milagroso ou jornalista de visão curta pra saber quem é melhor para governar o Brasil... essa percepção vem dos que querem alguém que seja honesto, lute como dragão contra o atual sistema político, governe com uma equipe competente, não ceda ao fisiologismo e compadrio, e principalmente, tenha cara e coração verde-amarelos. Esse personagem tem nome: Jair Messias Bolsonaro.

  96. Triste Brasil disse:

    Barbaridade quem ainda fala em Lula como candidato tem que ter um comprometimento com o crime organizado. Bolsonaro é a consequencia de governos esquerdista ou banditismo como queiram chamar, de longos anos nesse país. Difícil digerir uma imprensa inconsequente e irresponsável que parece sempre está à disposição de quem paga mais.

  97. Regina disse:

    Estadão... Bolsonaro já deu diversas entrevistas onde se mostro LIBERAL NA ECONOMIA... ESSA "análise só demonstra mais uma vez a TOTAL PARCIALIDADE DESSA MÍDIA BRASILEIRA... ISSO SIM ...E O REFLEXO DE UM PAÍS ATRASADO... "POR QUE NÃO TE INFORMAS ESTADAO "

  98. Tony disse:

    Que decepção e profunda tristeza! . Este site surgiu como uma esperança de independência e autenticidade. . Tornou-se mera caixa de ressonância da mídia trdicional e corrompida. . Por que isso? . Eu até entenderia se a falta de recurso e estrutura o levasse a servir-se de matérias noticiosas e reportagens fáticas da MSM, e sempre com ressalvas críticas. . Porém difundir opiniões, repercutir e propagar editoriais completamente ideológicos e mentirosos? . Por que?

  99. dramin disse:

    pelos comentários abaixo e pelo nível deste site nos ultimos meses, chego a conclusão que a população classe média ignorante deste país enlouqueceu

  100. Marco disse:

    Incrível , eu acompanho passo a passo o Bolsonaro , em nenhum momento ele apresenta soluções magicas e tampouco aumento de gastos públicos . O ESTABLISHMENT esta muito preocupado em não ter uma marionete para chamar de seu. Os próximos 10 meses vai ser o maior massacre da imprensa contra um candidato que representa e tem a simpatia do povo brasileiro. Resta aos simpatizantes do Bolsonaro fazer o trabalho de formiguinha , boca a boca .

  101. emerson disse:

    A despeito do Estadão ser um dos veículos oficiais de Temer...a diferença crucial do risco entre Lula e Bolsonaro é que o molusco é um risco previsível e rancoroso e o Bolsotrouxa é um risco imprevisível e sem "estruturas" por trás dele!

  102. LULA NUNCA MAIS disse:

    Sou assinante do Estadão por falta de opção, claro que não vou assinar a foice de São Paulo. Mas ô que dizer de um jornal que apoia Temer abertamente como o Estadão. Tem que manter isso, viu!! A grande maioria dos jornalistas está igualando Lula a Bolsonaro. É como igualar água a fogo. Lula simplesmente foi o líder do quadrilhão que assaltou o país por 13 anos. A imprensa defende seus bandidos prediletos, Lula, Temer ou um do PSDB.

  103. zara-trusta disse:

    O maior risco para a "democracia" é a manutenção do status quo de roubalheira e corrupção desbragada, implementado pelas diversas facções (PMDB, PT, PP, PSDB, etc) da ORCRIM, em seus diversos níveis de poder: Executivo, Legislativo, Judiciário, Imprensa.

  104. Geraldo disse:

    Eu estaria realmente preocupado se o editorialista começasse a elogiar Bolsonaro. A grande impressa brasileira tem sua parcela (que não é pequena) de culpa na situação em que se encontra o Brasil. Silenciou-se por mais de uma década sobre o Foro de São Paulo. Nunca denunciou a roubalheira nos governos petista. Depois que a lava jato começou a expor as entranhas do poder é fácil falar mal do Lula e pedir a sua condenação. Equiparar Bolsonaro a Lula é de uma estupides sem medidas. O editorialista tem em baixa conta os seus leitores, pois dúvida da capacidade destes de ver a realidade com os próprios olhos. Enfim, o que o jornal faz já era mais que esperado: tentar abrir caminho para um candidato do PSDB. Boa sorte nessa empreitada.

  105. Sandro disse:

    Bolsonaro vai cortar verbas para a imprensa e vai usar na segurança pública.... não tem comparação. A internet vai ser os meios de divulgação.

  106. Adalberto disse:

    O Estadão vem defendendo o governo Temer com "unhas e dentes." Quanto será que estão levando $$$???? Também não sou simpatizante do Sr. Jair Bolsonaro mas colocá-lo no mesmo patamar que o ladrão, corrupto, Lula, é no mínimo maldade.

  107. ESTÃO COM MEDO DE PERDER A VERBA MILHONÁRIA disse:

    ESTÃO COM MEDO DE PERDER A VERBA MILHONÁRIA, QUE RECEBEM PARA PUBLICIDADE E PARCERIAS.

    1. "milhonária"???? Tenha dó. Onde estudaram a língua portuguesa? Os bolsominions se dizem tão patriotas, amam tanto o país que não se dão ao trabalho nem de aprender a língua pátria! Se orgulham de ser "espertos" e nunca terem aberto um livro, porque "ler é coisa de comunista". Vão estudar! Eu teria vergonha de ter um eleitorado iletrado como essa direita chucra do bolsomico, mas como o interesse do mico é se manter mamando no Estado, fica claro seu objetivo.

  108. Marco disse:

    Antagonista esquerdo de vez. Uma pena. Gostava de vocês.

  109. Teófilo disse:

    A imprensa nazista repete mil vezes a mentira de Bolsonaro estatista. Não deixemos esta etiqueta falsa colar no mito. Ele precisa apresentar seu plano de governo logo!

    1. O máximo que este senhor tem a oferecer é um "verniz" e não é o que procuramos, não queremos alguém para encher nossos ouvidos de promessas e sim um candidato que de fato tem história e compromisso com o liberalismo. Bolsonaro não é o que diz ser.

  110. joao carlos shreder disse:

    Quem construiu LuLA e ficou em silêncio por 14 anos!(imprensa) A tática dessa imprensa esquerdista, parasita do $ estatal e globalista, que produzem fakenews e replicam fakenews(preste atenção) é bater no JB até as eleições. Segundo ponto, bater forte até apresentarem uma nova pesqui$a encomendada para mostrar queda nas intenções de votos!! QUEM NÃO CONHECE A SUJEIRA dessa gente!!!!!!!! O único candidato contra o sistema, que está do nosso lado, é Bolsonaro. Vai acabar a farra de $ público BANCANDO A imprensa parasita.

  111. Tem mais disse:

    O Estadão fala de ataque à qual democracia? A democracia do roubo generalizado que fica impune, do foro privilegiado garantido aos criminosos, dos juízes que soltam criminosos, das eleições fraudadas pela urnas eletronicas?

  112. Tony disse:

    Ow gente! Os antas não tem credibilidade nenhuma. São uns fracassados!

  113. Nelson disse:

    Irretocável o editoral. Os antas e muitos comentaristas tem as notórias dificuldades de entendimento e compreensão de um texto. Praticamente, um analfabetismo funcional. Reagindo com o fígado pois os neurônios não foram devidamente exercitados.

  114. Mauro disse:

    Ole o,olé olá a boquinha vai secar.E Bolssonaro que este ano vai emplacar, isto é se a Famosa urna chamada SistematicTradicionalFidedignatic,deixar,so que tem que tirar o tofolitic,da sala, ou colocar um representante de cada partido pra acompanhar.

  115. XYZ disse:

    Só uma minoria lê este tabloide,mas mesmo assim deveria se fazer urgentemente uma pericia para levantar quanto do nosso dinheiro a quadrilha repassou no ano passado para este falido jornal.Aproveita e vê se os Antas também não estão levando algum.

  116. jeferson pinto disse:

    Imprensa comprada e mancomunada com o SISTEMA corrupto que nos governa. PT=PSDB=PMDB=FOLHA=ESTADAO=VEJA=GLOBO=ODEBRECHT=OAS=STABLISHMENT BOLSONARO 2018 Brasil acima de tudo Deus acima de todos !

  117. JA FUI LULISTA MAIS HOJE ENTENDO QUE O BOLSONARO E O MELHOR PRA NAÇÃO disse:

    pra esses fdpt só existira democracia se o chuchu do Alckmin for eleito o foice o antagonista estadão globo e os cambaos vou se acostumando com a ideia de ser comandado pelo um tal de JAIR BOLSONARO ESSE CARA QUANDO ABRIR A BOCA EM REDE NACIONAL QUE BANDIDO SERA TRATADO COMO BANDIDO EXEMPLO ROUBOU CADEIA PESADA QUANDO O CARA ABRIR A BOCA PRA FALAR EM CORTE DE IMPOSTOS QUANDO O CARA FALAR EM CORTE EM MASSA NO FUNCIONALISMO PUBLICO QUANDO O CARA FALAR QUE O CIDADÃO TERÁ A LIBERDADE DE COMPRAR SUA ARMA PARA SUA DEFESA QUANDO O CARA FALAR QUE E O UNICO CANDIDATO FICHA LIMPA E OS OUTROS TODOS SENDO INVESTIGADO POR ALGUM TIPO DE CRIME AI VEIO VOU TE FALAR VAI SER UM STRIKE EM GERAL NO PRIMEIRO TUDO CABOU MANO COLOQUEM UMA COISA NA CABEÇA NÃO ADIANTA POR ONDE EU ANDO SO SE FALAM EM BOLSONARO!

    1. se mata, lixo o BRASIL está assim por causa de gente BURRA igual a vc imbecil se mata, vai, otário,r etardado

    2. Claro que já foi lulista. Todo bolsominion é petista - já foi, já votou no pt, sempre pensando com a própria barriga no messias populista. Por isso este país nunca vai ser nada melhor.

  118. Tudo a seu tempo disse:

    Agora é hora de abater Lula.

  119. Bolsonaro 2018 disse:

    Bolsonaro 2018. Se aparecer um Churchill ou um Reagan me avisa, enquanto isso: Mito 2018

    1. Ou uma Thatcher. Estou no Ceará e estou vendo muita gente votando em Bolsonaro!!

  120. Juão. disse:

    "... estão, por ora, aguardando uma candidatura que de fato represente a negação desse populismo desbragado. (…) Contudo, essa candidatura ainda não apareceu.” E nem vai aparecer, pois todos os outros estão comprometidos até o pescoço com o establishment, e é para isso que o eleitor está dizendo não. Não precisa ser cientista político para entender isso, mas para eles "e os editorialistas" só é candidato que preste, alguém de dentro do sistema e a opinião do povo simplesmente não é levada em consideração; e este seria o caminho para quem realmente quer pensar em uma saída para esta terra. Claro como a luz do dia.

  121. marcelo disse:

    o Estadao podia ser fechado, ja esta tao insignificante quanto a RaDio Eldorado, do mesmo grupo. Em.outra palavras, afundou como o iate do herdeiro do grupo.

  122. Odorico Parguaçu disse:

    Traduzindo : não perca tempo lendo e analisando o programa de gov do Bolsonaro, acreditem no que dizemos quando acusamos ele de se eleito desequilibrar as contas públicas, apesar de do plano de governo dele ser o contrário total desse descontrole, em resumo, seja um imbecil idiotizado e acredite em tudo que nós do Estadão falamos e votem no nosso candidato que é o pagador, ops, governador Geraldo Alkmin, seja um imbecil manipulado e sigam o que dizemos. Hipocrisia e mau caratismo não tem limite no Estadão e na imprensa em geral, todo mundo sabe disso. Bolsonaro 2018

  123. danilo gomide disse:

    . Começaram a censurar, ok. Só avisando aos leitores. Não gostam de críticas ao jornalismo chinfrim que prati$am e ficam chateados. Graças a Deus, quem tem mais de 35/40, muitos se salvaram da educação que imbecilizou de vez o povo nas últimas décadas. Por essa razão é possível ler essa notícia e dar risada da bhosta de texto, quão fake é, sem base. A mídia tá pior que TVFAMA.

  124. vmcunha disse:

    Já fiz parte dessa maioria mas, entre Bolsonaro e qualquer outro que seja de esquerda, prefiro fechar o nariz e votar nele, mesmo sem concordar com o vocabulário impróprio para menores, as vezes usado por ele. Se desesquerdizar e despetizar o Governo já estará bom.

  125. Tchau Bolivarianos disse:

    Não acho mesmo que Bolsonaro seja risco a ruptura democrática, ao contrário do Lula que apoiou e apoia Maduro e a ditadura dos Castros